sábado, 16 de junho de 2012

São João: Bahia em contagem regressiva


Os baianos e visitantes que curtem o bom forró já estão em contagem regressiva para o ponto alto dos festejos juninos, daqui a uma semana. O dia de São João cai no próximo domingo, com programação animada, mas que desta vez recebe um freio orçamentário com a prolongada estiagem em várias regiões. Em Santo Antônio de Jesus, a 185 km de Salvador, o colorido das bandeirolas sinaliza o que por lá é chamado de “maior festa do interior da Bahia”.
Cálculos oficiais apontam 350 mil pessoas nos quatro dias de festa do ano passado. O festejo ocupará uma área de 22 mil metros quadrados. Também no Recôncavo, Cachoeira, a 110 km de Salvador, terá São João do dia 22 a 25, homenageando o centenário de nascimento de Luiz Gonzaga, com decoração inspirada na música Sabiá, de autoria do artista.
Já Amargosa, a 240 km de Salvador, terá como tema a literatura de cordel dentro de uma programação que vai do dia 21 a 24. Amargosa tem 13 mil residências, das quais 1,5 mil são alugadas a visitantes. Em Cruz das Almas, o Arraiá da Cultura Popular começa no dia 21 e termina dia 24, reunindo 30 atrações no Parque Sumaúma e na Praça Multiuso. Cerca de 100 mil visitantes são esperados na cidade, a 146 km de Salvador. A festa de São João do município também conta com 77% dos artistas da própria cidade, como a Filarmônica Euterpe Cruz-almense. Os festejos buscam resgatar costumes da cultura popular, como quadrilhas juninas e casamento na roça.
Quem visita Lençóis (a 415 km de Salvador), na Chapada Diamantina, encontra o tradicional arrasta-pé, mas também natureza encantadora na zona rural. Já em Ibicuí, 535 km a sudoeste de Salvador, a prefeitura investe cerca de  R$ 520 mil e espera retorno dobrado para a economia local. A festança completa 45 anos e acontece na Praça Régis Pacheco e ruas próximas.
Santo Antônio de Jesus
O São João Solidário terá show do padre Fábio de Melo, no dia 19, às 20h, na Cidade do Forró. O objetivo da Paróquia de Santo Antônio é arrecadar alimentos não perecíveis para os municípios que estão sofrendo com a seca

Nenhum comentário:

Postar um comentário