Devido à morte da juíza perpétua da Irmandade de Nossa Senhora da Boa Morte, Estelita de Souza Santana, a programação da festa foi alterada. Os festejos vão continuar ocorrendo do dia 13 ao dia 17/08, mas não haverá as apresentações de samba de roda nos dois últimos dias. Confira modificada:
Programação
13/08 (segunda-feira)
18h – Ritual do traslado do esquife de Nossa Senhora, com saída do anexo da Capela D’Ajuda, com destino à capela da Irmandade, onde haverá celebração religiosa em memória das irmãs falecidas.
14/08 (terça-feira)
19h - Procissão do enterro de Nossa Senhora. Parte da igreja da Irmandade e percorre as principais ruas do centro histórico de Cachoeira, seguida de filarmônicas que tocam marchas fúnebres.
15/08 (quarta-feira)
08h - Cortejo que parte da igreja da Irmandade, após a missa. Integrantes da irmandade vestem beca, usam joias, mostram as contas de seus orixás, além de deixar a face vermelha do xale exposta. A Irmandade oferece um farto banquete com feijoada, assados e saladas.
16/08 (quinta-feira)
18h - A Irmandade oferece à população o tradicional escaldado, com diversos tipos de carnes, verduras, legumes, pirão.
17/08 (sexta-feira)
18h – Distribuição de caruru e mungunzá.
Missão de respeito
Estelita morreu no último domingo (05/08), em Cachoeira. Dona Estelita tinha 104 anos e segundo informações de irmãs, já estava adoentada devido à idade. Ela ocupava o cargo mais alto da irmandade e sua função era participar dos festejos e orientar irmãs da Boa Morte. Pela tradição, este cargo é ocupado pela irmã de maior idade e maior tempo na instituição. Com seu falecimento, quem assume o cargo agora é a centenária Narcisa Cândida, conhecida como Filhinha.

Nenhum comentário:
Postar um comentário