quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

São Félix: Desabamento de sobrado assusta moradores e turistas e atinge um carro

No final da tarde deste sábado (17), por volta das 18h, os moradores do centro de São Félix foram surpreendidos com o desabamento de um antigo casarão localizado na Avenida Salvador Pinto. Dezenas de pessoas se aglomeram no local no momento da queda. Neste horário é comum a prática de exercícios físicos na orla da cidade, o que aumentou ainda mais o risco de vítimas graves.
Os fios de alta tensão pela pista foram isolados por uma equipe da Coelba cerca de vinte minutos após o acidente.
Toda região central da cidade ficou sem energia elétrica, pois o acidente atingiu a principal rede de abastecimento local, além muitas residências que ficaram também sem sinal telefônico e de Internet. O fornecimento de energia foi normalizado por volta das 21h.
Não houve vítimas graves, porém um veículo modelo Peugeot 206 foi atingido por escombros em toda lateral esquerda no momento da queda. “Viemos de Salvador e estamos estarrecidos com isso. Estou com minha esposa e três crianças, uma delas de colo. Estávamos bem perto do veículo brincando com elas, por minutos não fomos vítimas fatais” diz Vinícius Lima, dono do veículo. A família buscou a guarnição da Polícia Militar no local para realizar uma perícia dos danos.
“Estou com um prejuízo agora. Por muito pouco meu quiosque não sofreu graves danos, mas pedras e estilhaços chegaram a atingir nós, mesmo dentro do balcão. Estamos todos muito indignados com tudo isso, pois já fizemos inúmeros alertas sobre esse prédio abandonado e os riscos para nosso comércio”, afirma Nice Santos, comerciante local.
A Santa Casa de Misericórdia de São Félix, proprietária do imóvel, não foi encontrada para conceder entrevista, porém enviou um funcionário para dialogar com os prejudicados no incidente e pedir que entrassem em contato para negociações dos danos.
O programa Monumenta do Governo Federal inaugurou em junho 2010 a obra de restauração de toda orla e no final de 2010 a cidade foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Contudo, assim como Cachoeira, ainda há casarões antigos que representam sérios riscos.
“Perdemos mais um dos nossos patrimônios pela burocracia, isso não tem retorno. Podem até reconstruir, remodelar, mas não será a mesma coisa. Tombamento aqui na cidade ser resume assim”, relata Marcia Schlapp, fotógrafa moradora da cidade.
por Toni Caldas
Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo.
Fotos de Fernando Almeida

Nenhum comentário:

Postar um comentário