quarta-feira, 15 de maio de 2013

Preço alto faz venda de alimentos e bebidas ter maior queda em 5 anos, diz IBGE


O aumento nos preços de alimentos e bebidas não afetou somente o bolso dos consumidores, mas também as receitas dos supermercados no Brasil. Um levantamento divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quarta-feira (15) apontou uma queda de 2,1% nas vendas em março na comparação com o mês anterior. A redução é a maior desde fevereiro de 2008, quando os supermercados venderam 2,2% a menos em relação a janeiro do mesmo ano. "O preço dos alimentos teve uma forte elevação, o que influenciou no resultado do setor", concluiu a técnica do IBGE, Aleciana Gusmão. Nos últimos 12 meses, a inflação dos alimentos, que também inclui o preço das bebidas, subiu 13,48%. No entanto, o setor não foi o único responsável pelo resultado negativo do início do ano.
Os eletrônicos e equipamentos de informática também pesaram no bolso e apresentaram queda de 5,2% nas vendas em março. Segundo o gerente do IBGE, Reinaldo Pereira, o recente enfraquecimento no consumo dos produtos ligados à tecnologia pode significar o início de uma desaceleração após os entusiasmados números de 2011 e 2012. "O que a gente percebe é que pode ter havido uma acomodação da demanda. O que o consumidor vai fazer daqui para frente é trocar de aparelho, mas para trocas tem que pensar duas vezes porque o orçamento está comprometido com alimentação", disse, em comunicado divulgado pelo instituto. 

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