sexta-feira, 26 de abril de 2013

Novas medidas visam aumentar segurança em Cachoeira


Durante audiência pública realizada nesta quinta feira, dia 25 de abril, na Câmara de vereadores, o prefeito de Cachoeira, Carlos Menezes Pereira, anunciou que obatalhão da Polícia Militar da cidade voltará a integrar a 27ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), localizada em Cruz das Almas. O anúncio foi feito após recente audiência com o secretário estadual de segurança pública, Mauricio Trindade.
A decisão foi publicada no Diário Oficial do Estado, na edição do dia 19 de abril, após uma série de mobilizações do poder público local e da sociedade civil motivada pelo aumento dos índices da criminalidade nos últimos meses.
O comando do 2º pelotão de Cachoeira foi transferido no final do ano passado pelaSecretaria de Segurança Pública (SSP) da Bahia da 27ª para a 50ª CIPM, em Santo Amaro da Purificação. Com essa mudança, o pelotão de Cachoeira deixou de contar com o apoio de policiais das cidades vizinhas, além de ter ocorrido uma diminuição do efetivo policial, que passou de 48 para 29, uma redução de 60,41%. Atualmente, são quatro policiais por plantão, que se reversam a cada jornada de 12 horas, e uma viatura para assistir ao município que tem cerca de 33 mil habitantes e uma extensão territorial de 395 Km².
Ações da Prefeitura
Criação da guarda municipal é uma das medidas a ser implementada pela prefeitura. Foto: Mário Jorge
Criação da guarda municipal faz parte do conjunto de ações anunciadas pela prefeitura. Foto: Mário Jorge
prefeitura de Cachoeira, por sua vez, anunciou novas medidas para a segurança pública local, dentre elas a criação da guarda civil municipal e a implantação do sistema de monitoramento por câmeras de segurança no centro histórico da cidade. “O monitoramento do centro da cidade com câmeras será uma ação preventiva que visa combater a criminalidade dando mais segurança para a população”, disse o prefeito.
Pereira também comemorou o retorno do comando para Cruz das Almas e anunciou que, a partir de agora, iniciará o processo para tornar Cachoeira um comando independente da PM. “A importância desse município e sua localização estratégica justificam muito bem a criação de uma companhia independente”, apontou.
O município de Cachoeira também contribuirá com o trabalho da policia civil, disponibilizando dois funcionários para auxiliar nas ações da entidade que atualmente dispõe de três agentes, que, além das investigações, devem realizar estatísticas para a SSP. Durante a audiência, foi anunciada ainda a transferência do local do módulo policial, que passará a funcionar na Rua Sete de Setembro e a reabertura do Posto Policial do distrito de Capoeiruçu.
Pereira anunciou, ainda, que a prefeitura está ampliando as ações sociais voltadas a prevenção da criminalidade: “Temos ampliado nossos projetos sociais porque acreditamos ser necessário pensar também em resultados em longo prazo, segurança pública não se resolve apenas com polícia, mas também com oportunidades.” Fonte: Reverso Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário