quinta-feira, 27 de setembro de 2012

446 cidades querem reforço nas Eleições Municipais


Pedido de tropas federais feito nesta semana pelo Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) elevou de 294 para 446 os municípios brasileiros que solicitaram ajuda das Forças Armadas para reforçar a segurança pública no dia da eleição (7 de outubro), mostra balanço fechado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) às 17h desta terça (25). Com o novo número, 8% dos 5.564 pediram ajuda federal.
A Justiça Eleitoral do Piauí solicitou tropa federal para 64% dos municípios do estado - 143 cidades. Isso elevou para onze o número de estados brasileiros que pediram reforços. Além, do Piauí, pleitearam auxílio Alagoas, Amazonas, Amapá, Maranhão, Pará, Paraíba, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Sergipe e Tocantins. Nesta terça, a presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia, informou que 474 cidades pediram reforços. A diferença, segundo a assessoria do TSE, se deve a cidades que pediram reforços ao tribunal regional, mas cujo pedido ainda não foi aprovado no TRE e, portanto, pode ou não chegar ao TSE. Cármen Lúcia observou ainda que os pedidos de reforços aumentaram de 20% a 30% com relação à eleição de 2010. Na última eleição municipal, em 2008, 135 cidades de 13 estados tiveram apoio de tropas federais.
Pedidos aprovados
Dos municípios que já pleitearam reforços para a disputa eleitoral deste ano, 76 tiveram os pedidos aprovados - anteriormente, o TSE informou que 78 tiveram reforço aprovado, no entanto são cidades que tiveram o pedido aprovado duas vezes. Os demais 370 aguardam aprovação – segundo o TSE, todas as solicitações serão analisadas em menos de duas semanas, a tempo do envio das tropas para o dia da eleição. Um único pedido do Piauí engloba as 143 cidades e outro do Pará já beneficia 112 municípios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário