domingo, 30 de setembro de 2012

Bahia vence o Botafogo e entra na zona da sulamericana

Alivio tricolor! Jogando bem e com autoridade o Bahia não tomou conhecimento do Botafogo, venceu por 2 a 0, fugiu de vez das proximidades da zona do rebaixamento e de quebra entrou na zona da Sulamericana.
 
Com o triunfo o Bahia chegou aos 34 pontos, assumindo o 12º lugar, ficando a sete pontos da zona do rebaixamento.
 
O Bahia começou melhor o jogo e foi premiado com um gol antes dos 20 minutos. Após cobrança de escanteio de Neto o volante Fahel subiu no meio de dois zagueiros, acertou uma bela cabeçada, marcando o primeiro gol do tricolor no jogo.
 
Depois do gol o Bahia buscou ampliar, porém pecou nos cruzamentos, errando sempre o último passe.
 
No final do primeiro tempo o Botafogo assustou com Lordeiro. Aos 44 minutos Andrezinho cobrou escanteio e o meia cabeceou, mas a bola tirou tinta da trave de Marcelo Lomba.
 
No segundo tempo o Bahia quase marca o gol. Aos 8 minutos Hélder mandou um chute forte de fora da área, mas o goleiro Jefferson praticou uma bonita defesa.
 
Aos 13 minutos quase o Bahia amplia. Após excelente triangulação a bola sobrou para o atacante Gabriel, que chutou colocado, no canto direito de Jefferson, mas a bola foi caprichosamente para fora.
 
O Bahia por pouco não amplia aos 35 minutos. Elias recebeu passe em profundidade, mas se atrasou, permitindo a defesa de Jefferson, porém a bola sobrou para Kleberson que mandou de cobertura, mas o goleiro do Botafogo salvou novamente.
 
Para aliviar a tensão o Bahia marcou o segundo gol aos 40 minutos. Hélder recebe passe em profundidade, dribla Jefferson, tocando de perna direita, fechando o caixão do Botafogo.
 
Campeonato brasileiro série A – 27ª Rodada
Bahia 2 x 0 Botafogo
Bahia: Marcelo Lomba, Neto, Danny Morais, Titi e Jussandro; Fahel (Fabinho), Diones, Hélder e Zé Roberto (Lulinha); Gabriel (Kleberson) e Elias. DT: Jorginho.
Botafogo: Jefferson, Lucas, Fábio Ferreira, Dória e Márcio Azevedo; Jackson (Vitor Júnior), Gabriel, Lordeiro (Rafael Marques), Seedorf e Andrezinho; Elkeson; DT: Osvaldo de Oliveira
 
Local: Estádio de Pituaçu
Data: 30/09/2012
Horário: 16h
Gols: Fahel e Hélder(B)
Cartões amarelos: Titi (B).

Acidentes de trânsito causam 42 mil mortes por ano


Anualmente, cerca de 42 mil pessoas morrem vítimas de acidentes de trânsito no Brasil – entre motoristas, motociclistas e pedestres. O dado é do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), que encerrou, na última terça-feira (25), a Semana Nacional de Trânsito. “Nós temos que reduzir [as mortes] em 50% até 2020”, alerta Maria Cristina Hoffmann, coordenadora geral de qualificação do fator humano no trânsito. De acordo com ela, a semana serviu para realizar ações e divulgar as que já existem, abordando o tema Década Mundial de Ações para a Segurança do Trânsito – 2011/2020: Não Exceda a Velocidade, Preserve a Vida.
O tema foi escolhido pela Câmara Temática do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), a partir de sugestões dos órgãos de trânsito de todo o país, da população e com base em pesquisas. Este ano, a escolha também levou em consideração a questão da segurança: a Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou o período de 2011 a 2020 como a Década Mundial de Ações para a Segurança do Trânsito. “Entendemos que deveríamos continuar com o tema da década, desta vez com o enfoque da velocidade, porque já está comprovada que uma das maiores causas de acidentes nas estradas é a velocidade”, explica Hoffmann. 

640 candidatos a prefeito correm o risco de ganhar e não levar

A uma semana do primeiro turno das eleições municipais, 640 candidatos a prefeito em 602 cidades podem ir para as urnas no próximo domingo ainda sem saber se poderão tomar posse caso sejam eleitos. Ou seja, podem até ganhar, mas correm o risco de não assumir o cargo. Isso acontece porque esses políticos estão com as candidaturas indeferidas ou cassadas, e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ainda não julgou os recursos. Até o momento, a Corte analisou 241 processos referentes a candidaturas ao Executivo, incluindo casos de concorrentes que tiveram o registro aprovado em instâncias anteriores e contestado por partidos adversários ou pelo Ministério Público Eleitoral (MPE).  (O Globo)

Despedida de Hebe tem missa do Padre Marcelo e cantoria de fãs


Cerca de 50 fãs se despediram de Hebe Camargo, 83 anos, cantando a música Como é grande o meu amor por você, do cantor e amigo da apresentadora, Roberto Carlos. A homenagem aconteceu na manhã deste domingo (30), no palácio dos Bandeirantes, no Morumbi, em São Paulo, pouco antes do inicio da missa celebrada pelo padre Marcelo Rossi, que começou por volta das 8h20. Os fãs fizeram a "surpresa" diante do caixão de Hebe, emocionando os amigos e familiares que estavam presentes no local. Ao final da homenagem eles foram aplaudidos pela família da apresentadora. No mesmo horário, chegavam ao palácio o ex-governador Paulo Maluf (PP), e o maestro João Paulo Martins, além do governador Geraldo Alckmin.
A missa de padre Marcelo será aberta ao público, mas a movimentação é tranquila pela manhã - à noite e pela madrugada, muitos fãs enfrentaram o frio para dar o ultimo adeus. O corpo dela será enterrado hoje às 10h30, no cemitério Gethsemani, também no Morumbi.Amigo de Hebe, padre Marcelo Rossi começou a celebração cantando Luz Divina, também de Roberto Carlos, que foi ontem à noite ao velório, muito emocionado. "Com muito carinho estou aqui, com o amor que todos sabem que tenho pela Hebe. Ela foi uma mãe para mim. Hebe é um exemplo de vida, além de um ícone da comunicação", disse o padre antes do início da celebração. "A própria família pediu para que eu celebrasse a missa, do modo que ela queria. Ela não queria uma missa triste, mas sim uma missa com muita saudade. Hebe sempre lutou como uma guerreira para sobreviver", falou emocionado.

Hebe é sepultada com chuva de pétalas e aplausos


Centenas de pessoas - entre familiares, amigos e fãs - foram ao cemitério Gethsemani, em São Paulo, dar adeus à apresentadora Hebe Camargo, 83 anos, cujo corpo foi enterrado no final da manhã deste domingo. A despedida foi marcada pela emoção, com gritos de "Hebe, eu te amo" e muitos aplausos. Antes do enterro, familiares e amigos atiraram pétalas de rosas sob o caixão, "embalado" com uma bandeira do Brasil. Em seguida, uma "montanha" de coroas de flores foi colocada sob o túmulo. "Fiz minha ultima homenagem. Falei o que sentia, o que ela merece e merecia", disse Romildo de Oliveira, 61 anos, que ao fim da missa do padre Marcelo Rossi gritou ser fã da apresentadora, sendo abraçado pelo filho dela, Marcelo. "Uma honra", concluiu o fã.
Vários artistas também acompanharam o enterro, como a apresentadora Luciana Gimenez, que se emocionou ao atirar uma rosa branca sob o túmulo, e o apresentador Otávio Mesquita. Do lado de fora do cemitério, o muro foi pichado com a frase: adeus Hebe Camargo. "Nós não perdemos nada, somo privilegiados porque ela viveu conosco 83 anos. A lembrança que fica é de alegria, ela irradiava alegria e luz", disse Luciana. A apresentadora também lembrou que recebeu o incentivo de Hebe para continuar na TV, após receber muitas criticas. "Ela me falou: 'você tem que ser o que você é, seja você mesma'. Hebe não era minha melhor amiga, mas era uma pessoa muito querida".
Muito emocionado Claudio Pessutti, sobrinho e assessor pessoal de Hebe, resumiu em poucas palavras sua dor. "Ainda não caiu a ficha. A lembrança que fica é de uma mulher alegre, forte e com muita coragem". Também acompanharam o sepultamento as apresentadores Ticiane Pinheiro, Daniela Albuquerque, Leão Lobo e a atriz Maria Paula.

Professores do Estado prometem paralisação nesta quarta-feira

O sindicato que representa os professores da Bahia (APLB) divulgou nota em que anuncia paralisação das atividades nesta quarta-feira (3), em cobrança “ao cumprimento da Lei do Piso e de todas as reivindicações da categoria”. Segundo a entidade de classe, a decisão foi tomada durante assembleia realizada em 18 de setembro. Os representantes da categoria prometem realizar manifestações na Praça da Piedade, às 9h e “outras atividades” na capital e interior do estado. Nova assembleia deve acontecer na segunda quinzena de outubro. (BN)

Problemas da visão são causa de repetência e baixo rendimento escolar


Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) revelam que 50 milhões de brasileiros sofrem de algum tipo de distúrbio da visão e que 60% dos casos de cegueira e deficiência visual podem ser evitados. Porém, o mais preocupante é que grande parte da população desconhece o problema visual, e muitos carregam essa deficiência desde a idade escolar. Quando avaliadas as crianças em idade escolar, os números são mais alarmantes. Cerca de 30% das crianças têm problemas na visão, e 80% nunca passaram por um exame de vista, de acordo com os números apresentados pelo Ministério da Saúde e pela Sociedade Brasileira de Oftalmologia, respectivamente.  
Isso mostra a necessidade da realização do exame de acuidade visual. Um projeto de lei pretende tornar obrigatórios os exames para estudantes do ensino fundamental e médio. A iniciativa visa reduzir os problemas relacionados ao baixo índice de aproveitamento escolar e os números de repetência. “Enxergar direito talvez seja um dos direitos mais legítimos de todos. E isso só será alcançado com iniciativas conjuntas entre a iniciativa privada e poder público”, afirma Bento Alcoforado, diretor presidente da Associação Brasileira da Indústria Óptica (Abióptica). 

Ação põe em xeque privatização dos cartórios baianos


Expira na próxima segunda-feira (1º), o prazo para que o presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Nilo (PDT), e o governador Jaques Wagner (PT) respondam ao ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), sobre a lei de privatização dos cartórios, sancionada em dezembro do ano passado. Segundo reportagem do A Tarde, uma ação proposta pelo procurador-geral da República, Roberto Gurgel, torna incerto o destino dos 145 ex-servidores que optaram por deixar o serviço público do Judiciário para ser dono de cartório.      
Toffoli é o relator da ação direta de inconstitucionalidade (Adin), feita por Gurgel, que questiona o 2º artigo da lei baiana. Nele, é dado ao servidor o direito de optar, a partir da privatização, se continuava como funcionário público ou virava um empresário, gestor de um dos 1.463 cartórios extrajudiciais na Bahia. O prazo para optar expirou em abril e 145 servidores são hoje donos de cartório, 30 na capital e 115 no interior. O argumento do procurador é o da ausência de concurso público de provas e títulos para assumir o cargo. Caso os ministros do STF concordem com Gurgel, o Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) provavelmente terá de voltar a assumir os serviços desses cartórios até a feitura de concurso público. Na maioria dos casos, a migração foi vantajosa financeiramente para o ex-funcionário público.

sábado, 29 de setembro de 2012

Brasil é exemplo na erradicação da raiva animal e humana no mundo


O Brasil é considerado, hoje, exemplo no combate eficaz da raiva animal em todo mundo. De acordo com Rosângela Ribeiro, gerente de Programas Veterinários da Sociedade Mundial de Proteção Animal (WSPA, na sigla em inglês), com a implantação pelo Ministério da Saúde, em 1973, do Programa Nacional de Prevenção da Raiva, o país tem sido eficaz no combate à doença. Foi por meio desse programa, acrescentou, que o Brasil conseguiu baixar o número de casos de raiva humanos e animais em mais de 90%, desde a década de 1980. De acordo com dados do Ministério da Saúde, enquanto em 1990 foram registrados 73 casos de raiva humana no país, no ano passado esse número caiu para apenas dois oficialmente notificados. 
Outros países da América Latina, entre os quais o México, o Peru e o Chile, também conseguiram obter esse resultado por meio da vacinação em massa gratuita. Em toda a região, os casos de raiva canina caíram de 25 mil, em 1977, para 196, em 2011, informou a WSPA. Nesta sexta-feira (28), Dia Mundial da Raiva, a WSPA lançou pelo segundo ano consecutivo a campanha Coleiras Vermelhas – Na Luta Contra a Raiva. O objetivo é mostrar para as pessoas que existem métodos humanitários, sustentáveis e mais efetivos de combater a raiva. “Infelizmente, existem muitos países, principalmente na Ásia, que matam milhões de cães por ano pensando que, dessa forma, podem erradicar a raiva”, disse Rosângela. De acordo levantamento feito pela entidade, cerca de 20 milhões de cães são sacrificados por ano no mundo, “na tentativa errônea de erradicar a doença, que mata 55 mil pessoas anualmente”.

Frango com pele tem mais colesterol que picanha, diz médico especialista em cirurgia cardiovascular

Embora a genética tenha grande influência sobre a saúde, cuidados com a alimentação e prática de exercício físico podem evitar eventuais problemas cardiovasculares. Este sábado (29) é o Dia Mundial do Coração e na opinião de alguns especialistas, falta melhor instrução para a população sobre alimentação saudável. “Não importa a cor da carne. Peixes de água doce são extremamente gordurosos e uma coxa de frango com pele também tem mais colesterol que qualquer picanha”, disse o especialista em cirurgia cardiovascular com doutorado pela USP, Guilherme de Menezes Succi, em entrevista ao Terra.

Francês de 100 anos bate recorde de ciclismo


O francês Robert Marchand se tornou o mais rápido centenário a percorrer a distância de 100 quilômetros na sexta-feira (28), ao completar o percurso numa pista em Lyon em 4 horas, 17 minutos e 27 segundos. O recorde foi certificado pela federação de ciclismo da França. Marchand, que completará 101 anos em novembro, praticou boxe na juventude e somente adotou o ciclismo como esporte ao comprar sua primeira bicicleta, em 1978, aos 66 anos. Desde então, ele calcula já ter pedalado centenas de milhares de quilômetros. A longevidade e a vitalidade de Robert é surpreendente, ao ponto de um grupo de cientistas tomá-lo como cobaia para pesquisar os segredos da vida longa.
Marchand, que pesa atualmente 51 quilos, conta que nunca fumou na vida, mas admite uma queda por vinho e por muheres. Após completar o percurso e garantir o recorde, o atleta centenário afirmou que seu feito não foi tão fácil como pode ter parecido para o público que compareceu em massa para vê-lo. "Foi melhor do que eu esperava, mas foi difícil continuar pedalando nos últimos quilômetros", disse. Segundo ele, os principais problemas foram dores e formigamento nos braços e nas mãos e dores nas costas. (BBC)

Bahia está pronto para enfrentar o Botafogo

Na manhã deste sábado, o elenco do Bahia finalizou sua preparação para a partida de amanhã, contra o Botafogo-RJ. Os jogadores participaram de um recreativo de dois toques, em campo reduzido, que contou com as participações dos meias Zé Roberto e Gabriel, que deixaram o treino de ontem sentidores incômodos musculares. Depois de realizaram tratamento intensivo durante a noite, os dois jogadores se reapresentaram bem dispostos e foram avaliados pelo departamento médico. Zé e Gabriel participaram do treino e continuarão o tratamento na concentração, permanecendo como dúvidas. No fim do treino, os jogadores ensaiaram cobranças de faltas e escanteios. Para a partida contra o Botafogo, o técnico Jorginho não contará com Ávine, Coelho, Jones, Júnior e Souza, que estão machucados ou em recuperação de lesões. Em compensação, ele terá o retorno do lateral Neto e deve ter também o de Zé Roberto. Depois do treino, os jogadores seguiram para o Hotel Bahia Plaza Resort, em Busca Vida, onde permanecerão concentrados até horas antes do jogo. (Esporte Clube Bahia)

Apresentadora Hebe Camargo morre aos 83 anos em São Paulo


A apresentadora Hebe Camargo, uma das pioneiras da televisão brasileira, morreu aos 83 anos neste sábado (29), de parada cardíaca, em São Paulo. Hebe retirou um tumor no intestino em 11 de março deste ano. Anteriormente, em 2010, ela passou por cirurgia e quimioterapia após ser diagnosticada com câncer no peritônio, membrana que envolve os órgãos do aparelho digestivo. Em junho, outro susto: no dia 12, a apresentadora foi levada às pressas ao hospital para a retirada da vesícula. Um mês depois, ficou internada por cinco dias para realizar exames de rotina.
A última emissora de Hebe foi a Rede TV!, onde ficou contratada até agosto de 2012. Este ano, ela apresentou dez programas inéditos na emissora. O último “Hebe” inédito foi ao ar foi no dia 19 de junho. Desde então, devido ao afastamento de Hebe por conta da doença, foram exibidas reprises, sempre às terças, às 22h30. A última gravação em vídeo feita por Hebe foi em julho, após a alta hospitalar, quando ela recebeu em sua casa a visita de amigos, como a apresentadora Astrid Fontenelle e o cantor Pedro Leonardo. Na ocasião, ela também lançou seu canal oficial no YouTube, site de compartilhamento de vídeos, para mandar recados aos seus fãs e internautas.

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Souza se machuca em treino e desfalca o Bahia contra o Botafogo


O chororô mudou de lado. O atacante Souza, que adora provocar o Botafogo comemorando seus gols ironizando as históricas reclamações dos alvinegros cariocas, se machucou no treino de ontem do Bahia e deve ficar de fora do jogo entre as equipes, domingo, às 16h, em Pituaçu. A preocupação agora fica com o técnico Jorginho, em busca de um substituto para o centroavante, e para a torcida, que deve ficar sem seu artilheiro. Neste ano, Souza marcou 26 gols com a camisa do Bahia, sete deles na Série A. O lance aconteceu quando, no coletivo, o atacante deu um pique e logo colocou a mão na parte posterior da coxa direita. Em seguida, desabou no chão. Souza foi atendido pelo departamento médico do clube e gerou preocupação também em seus colegas. 
“Ele disse que sentiu um desconforto”, contou o zagueiro Titi. “Estamos na torcida para que não seja nada e que, amanhã (hoje), ele possa estar com a gente treinando e que no domingo possa estar fazendo gols e ajudando o Bahia a vencer”, disse o capitão do time. Na saída do campo, Souza estava mancando. Pelo tipo de lance, é bem provável que o jogador tenha tido uma lesão muscular. No entanto, o médico Márcio Santana preferiu ser prudente. “Hoje (ontem), ele tem dor. É dúvida para domingo. A suspeita é de lesão muscular, mas só o exame para saber o grau. Amanhã (hoje), ele não deve treinar”, explicou. Segundo Santana, o artilheiro já iniciou um tratamento intensivo à base de gelo e as 24 horas posteriores à lesão são importantes para ter uma projeção de diagnóstico e cura. “Nos deixa preocupados”, revelou o médico. (Correio)

Dilma sanciona lei que torna crime a formação de milícias


A  lei que torna crime a formação de milícias e ou de grupos extermínio foi publicada na edição do Diário Oficial desta sexta-feira (28). A presidente Dilma Rousseff sancionou lei que altera o artigo do Código Penal, que é de 1940. Não havia previsão para a prática de crimes cometidos pelas milícias; os integrantes dos grupos só eram punidos se cometessem outros crimes, como homicídio e extorsão. Dentre as práticas consideradas crimes estão constituir, organizar, integrar, manter ou custear organização paramilitar, milícia particular, grupo ou esquadrão. A pena prevista é de 4 a 8 anos de reclusão.
De acordo com a nova lei, se um crime como homicídio for cometido por um miliciano ou integrante de grupo de extermínio sob o pretexto de segurança, a pena pode ser aumentada de 1/3 até a metade. Na maioria das vezes, milicianos são agentes de segurança pública que ameaçam e agridem moradores, obrigando a comunidade a pagar por serviços, como fornecimento de gás, transporte clandestino e TV a cabo ilegal. (G1)

Governo anuncia primeiro cancelamento de obra para a Copa de 2014


O governo federal anunciou oficialmente o primeiro cancelamento de uma obra prevista para a Copa do Mundo de 2014. A construção do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) de Brasília não será mais realizada, diferentemente do havia que sido prometido em 2010. A obra foi retirada nesta sexta-feira da Matriz de Responsabilidades da Copa do Mundo, documento que lista todas medidas necessárias para a preparação do Brasil para o Mundial. Uma resolução publicada no Diário Oficial da União informa a exclusão do VLT da matriz. De acordo com o Ministério do Esporte, a retirada do VLT da lista de obras para a Copa foi uma solicitação do governo do Distrito Federal. Seria ele o responsável por construir o VLT.
A obra estava orçada em R$ 276,9 milhões. Desse valor, R$ 263 milhões viriam de recursos do governo federal. Só R$ 13,9 milhões seriam investidos diretamente pelo Distrito Federal. O governo do DF, no entanto, não conseguiu contratar a obra a tempo para que ela fosse concluída até o Mundial. Uma licitação realizada para contratar a obra foi anulada na Justiça por irregularidades e não houve prazo para que uma nova concorrência fosse feita Com a retirada do VLT de Brasília da lista de obras para a Copa, o custo da preparação do Brasil para o torneio caiu. O valor total das obras e projetos para o Mundial era de cerca de R$ 27,6 bilhões. Agora, é de R$ 27,3 bilhões. (180graus)

Leonardo fala sobre possível afastamento dos palcos: '' estou um pouco cansado da estrada''

Convidado especial do programa Altas Horas comandado por Serginho Groisman e que vai ao ar neste sábado (29), o cantor Leonardo falou a respeito de seu possível afastamento dos palcos. “Estou um pouco cansado da estrada. Vou fazer 30 anos de carreira e a quantidade de shows que faço está um pouco pesada. Estou em um dilema: não sei se dou uma diminuída ou se paro de vez”, explica. Durante o bate-papo, o artista também comentou sobre a disputa judicial que seu escritório, a Talismã Music, está passando com a cantora Paula Fernandes e revelou estar triste com a situação. “Fiquei muito chateado com a notícia que ela queria sair, mas não tenho nada a ver com essas pendengas jurídicas. Se tem alguma coisa de briga jurídica é entre os nossos escritórios. Entre nós só existe amizade”, destaca o goiano. (Ibahia)

Anatel vai fiscalizar transmissão de dados no dia das eleições

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) vai colocar um funcionário em cada estado à disposição dos Tribunais Regionais Eleitorais no dia das eleições municipais para mediar possíveis problemas de transmissão de dados que possam acontecer durante o pleito. A medida foi anunciada nesta sexta-feira (28) pelo presidente da Anatel, João Rezende, durante reunião com a presidenta do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, e representantes das empresas de telefonia de todo país. O objetivo é prevenir qualquer ocorrência que possa atrasar a votação e a apuração das eleições. Rezende disse que a Anatel vai se reunir nesta semana com representantes das empresas para pedir atenção redobrada no dia da eleição (7 de outubro). Cármen Lúcia relatou a Rezende as reclamações dos TREs em relação aos contratos firmados com as operadoras de telefonia devido a falhas nos serviços dos links de longas distância e transmissão de dados. Ela disse que, em julho deste ano, durante o registro de candidaturas, já foram detectados alguns problemas. (Agência Brasil)

Governo muda cálculo, e cerveja terá aumento menor a partir de segunda


Após mudança de cálculo e acordo com as fábricas, o governo decidiu reduzir o aumento no preço da cerveja, que será sentido a partir da próxima segunda-feira. O valor médio da cerveja teria aumento de 2,85% para o consumidor no dia 1º de outubro. Mas uma mudança na tributação anunciada nesta sexta pela Receita Federal reduziu essa alta para 2,15%. O reajuste para as demais bebidas frias (refrigerante, água e isotônicos) será mantido em 2,85%. 
Conforme o acordo em vigor até então, haveria um aumento de 25% na tributação para as fábricas, que seria diluído nos próximos quatro anos a partir de 1º de outubro. Mas, com a nova regulamentação, o impacto de 25% na alta do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), PIS e Cofins será menos sentido pelo consumidor de cerveja a partir da próxima segunda-feira. O produto terá reajustes semestrais, com aumento de 0,2% em abril de 2013 e pelos seis anos seguintes. 

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

446 cidades querem reforço nas Eleições Municipais


Pedido de tropas federais feito nesta semana pelo Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) elevou de 294 para 446 os municípios brasileiros que solicitaram ajuda das Forças Armadas para reforçar a segurança pública no dia da eleição (7 de outubro), mostra balanço fechado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) às 17h desta terça (25). Com o novo número, 8% dos 5.564 pediram ajuda federal.
A Justiça Eleitoral do Piauí solicitou tropa federal para 64% dos municípios do estado - 143 cidades. Isso elevou para onze o número de estados brasileiros que pediram reforços. Além, do Piauí, pleitearam auxílio Alagoas, Amazonas, Amapá, Maranhão, Pará, Paraíba, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Sergipe e Tocantins. Nesta terça, a presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia, informou que 474 cidades pediram reforços. A diferença, segundo a assessoria do TSE, se deve a cidades que pediram reforços ao tribunal regional, mas cujo pedido ainda não foi aprovado no TRE e, portanto, pode ou não chegar ao TSE. Cármen Lúcia observou ainda que os pedidos de reforços aumentaram de 20% a 30% com relação à eleição de 2010. Na última eleição municipal, em 2008, 135 cidades de 13 estados tiveram apoio de tropas federais.
Pedidos aprovados
Dos municípios que já pleitearam reforços para a disputa eleitoral deste ano, 76 tiveram os pedidos aprovados - anteriormente, o TSE informou que 78 tiveram reforço aprovado, no entanto são cidades que tiveram o pedido aprovado duas vezes. Os demais 370 aguardam aprovação – segundo o TSE, todas as solicitações serão analisadas em menos de duas semanas, a tempo do envio das tropas para o dia da eleição. Um único pedido do Piauí engloba as 143 cidades e outro do Pará já beneficia 112 municípios.

Muritiba: Após 07 assassinatos Polícia intensifica ações

Após a série macabra de assassinatos na cidade e temendo outros casos, a Polícia reforçou as ações de combate a violência, ao todo foram contabilizados 07 casos até a presente data. De acordo com informações da Delegacia de Polícia, as investigações intensificaram-se nos últimos dias. Pelo outro lado, a Polícia Militar aumentou o número de viaturas em Muritiba, realizando rondas, abordagens em pessoas e veículos suspeitos. Grupos especiais da Polícia Militar também estão constantemente desde do início da semana no município. O Tático Operacional de Cruz das Almas e a Caatinga do Litoral Norte dão apoio as ações de combate a criminalidade. O último assassinato foi registrado na sexta-feira quando um jovem de pre- nome Antônio, foi assassinado com um tiro a queima roupa. Para a população, a Polícia é única alternativa imediata de aliviar o clima de terror que impera na cidade. De acordo com a Polícia após as ações nenhuma ocorrência foi registrada

Professores da rede estadual param por 24 horas nesta sexta e na quarta-feira


Os professores da rede estadual de ensino suspendem as atividades nesta sexta-feira (28) e na próxima quarta (03) por 24 horas. Segundo o presidente da APLB Sindicato, Rui Oliveira, na primeira paralisação será realizado um debate no Hotel Fiesta com representantes do Ministério da Educação, durante todo o dia, sobre o novo ensino médio. Na segunda, será feito um ato público, às 9h, na Praça da Piedade, cobrando um posicionamento do governo sobre a instalação da mesa de negociações que, segundo a categoria, não aconteceu como foi prometido ao final da greve realizada neste ano.
Segundo site Política Livre o governo estadual convidou o presidente Rui Oliveira para instalar a mesa de negociações, mas não houve resposta ao pedido. O presidente, no entanto, negou. “Desde o fim da greve, em agosto desse ano, o governo não retomou as negociações com os professores”, garantiu Oliveira, que pertence ao PCdoB. Nesta sexta-feira (28) e na próxima quarta (03), a categoria suspende as atividades por 24 horas para reivindicar a instalação da mesa junto ao governo.  A greve da rede pública de ensino realizada neste ano entrou para a história como a mais longa feita no Estado: foram 115 dias sem aulas, prejudicando cerca de 1 milhão de alunos.

Hebe Camargo retorna ao SBT

A direção artística e de programação do SBT acaba de acertar, junto ao empresário Cláudio Pessuti, nesta quinta-feira (27), o retorno de Hebe Camargo à emissora. O formato e a data de estreia do novo programa ainda estão sendo planejados pela direção e pelo empresário da apresentadora. Na semana passada, a coluna Outro Canal, do jornal Folha de S. Paulo, já havia antecipado a contratação de Hebe. Ela, que se desligou da RedeTV! em 17 de setembro, receberá uma homenagem do SBT, preparada para acontecer na cerimônia do Teleton, em novembro. Ainda segundo a publicação, existem dois projetos diferentes para o novo programa da apresentadora. Em um deles, o formato seria de uma "noite de gala", com convidados em trajes sociais e cenário de festa. No outro, seria uma espécie de talk-show intimista, gravado na própria casa de Hebe. A segunda opção teria aparecido como uma forma de poupar a saúde da apresentadora, que atualmente está tratando um câncer. 

Recôncavo Baiano e Baixo Sul serão palco para difusão de conhecimentos científicos e tecnológicos


Elaborar estratégias para alavancar o desenvolvimento científico e tecnológico, através de debates e da difusão de conhecimento. Esta é a proposta da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) para a realização, entre os dias 17 e 19 de outubro, da II Reunião Anual de Ciência, Tecnologia, Inovação e Cultura (Reconcitec), uma das ações da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Com o apoio do Sebrae Bahia, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), o evento pretende reunir estudantes, professores e pesquisadores, oferecendo uma programação com temas relacionados às questões locais, concentrando as discussões sobre “Energias Renováveis, Educação, Tecnologia e Sociedade”.
As palestras e apresentações dos trabalhos serão realizadas em diversos campus da UFRB. A abertura oficial acontece no município de Cruz das Almas, dia 17 de outubro. Nos dias seguintes, serão realizados minicursos, palestras, exposições científicas e tecnológicas em todos os campi da Universidade: Amargosa, Cachoeira, Cruz das Almas e Santo Antônio de Jesus. As atividades culturais também marcam o encontro. Segundo o gestor da Regional do Sebrae em Santo Antônio de Jesus, Carlos Henrique Oliveira, a instituição vai desenvolver quatro cursos na área de empreendedorismo e inovação, além de fornecer, aos potenciais empreendedores, informações e atendimento. “A participação do Sebrae é essencial para fomentar o empreendedorismo e a inovação para um público com grande potencial”, acrescenta.

Ao lado de ministro, Carlinhos Brown apresenta caxirola, a vuvuzela brasileira

A vuvuzela brasileira está mais para chocalho do que corneta. O músico Carlinhos Brown e o ministro Aldo Rebelo (Esporte) apresentaram hoje a "caxirola", uma espécie de chocalho a ser utilizado pela torcida durante a Copa-2014. Segundo o músico, o instrumento é uma variação do caxixi, de origem indígena. "Agora começa oficialmente a torcida organizada brasileira. Muitos reclamavam que a vuzuvela era barulhenta, mas ela prenunciava a voz da torcida da África. A caxirola é o ritmo do povo brasileiro", disse o músico.  Carlinhos Brown, em parceria com uma empresa de marketing, pretende fabricar 190 milhões de unidades. O instrumento produz barulho tanto sendo sacudido com sendo friccionado a outro.  A caxirola é um dos 96 projetos aprovados pelo governo brasileiro para promoverem o país durante a Copa-2014. Nesta terça-feira, o ministério do Esporte entregou os diplomas com a "chancela" do governo. Não haverá dinheiro. Com a chancela, os 96 projetos poderão pedir patrocínio e usar, em seu favor, o apoio do governo.  "É uma autorização para que os autores façam a captação de recursos junto a empresas privadas ou estatais, ou pela própria lei de incentivo ao esporte. Os autores terão, a partir da chancela, o diploma de que o projeto preenche os requisitos de promoção do país e da Copa", explicou o ministro.  Os projetos, a partir dos patrocínios, poderão ser divulgados no Brasil e no mundo. Os 96 projetos representam a cultura indígena, valorização da natureza e das regiões do país, além da música e artes. No total, 199 propostas haviam sido inscritas.  (UOL)

Kaká está de volta a seleção brasileira


Kaká está de volta à seleção brasileira. O meia do Real Madrid, que disputou nesta quarta-feira sua primeira partida na temporada em um amistoso contra o Millonarios, foi convocado por Mano Menezes para os amistosos contra Iraque e Japão, nos dias 11 e 16 de outubro, respectivamente. - Trouxemos de volta o Kaká primeiro por essa trajetória vencedora. E segundo porque eu disse que faria isso, em uma conversa anteriormente com ele, por produção. Nós temos acompanhado muito o trabalho que ele vem fazendo, e claro que ainda não é o ideal em termos de jogar na equipe. Mas em termos de treinamento, de dedicação, tem sido bom, sem problema físico, e nos leva a crer que pode ter um bom desempenho na seleção. É hora de botar ele para jogar.
- Ontem ele teve uma boa participação, marcando três gols, mas não teve influência. A decisão foi tomada anteriormente, até porque vocês sabem que não uso esse critério de uma partida. Não adianta de nada. Procuro avaliar uma consistência do jogador - disse Mano, citando o desempenho de Kaká no jogo contra o Millonarios. Outra novidade na lista é o zagueiro Leandro Castán, ex-Corinthians, atualmente no Roma. Mano não convocou mais de um jogador de nenhum clube brasileiro para não prejudicar os times no Campeonato Brasileiro.

Eleições 2012: PM já começou a deslocar reforços para 78 municípios


Na tarde desta quinta-feira (27), 78 municípios baianos começaram a receber parte do efetivo de homens da Polícia Militar (PM-BA) que atuarão na segurança das Eleições 2012. Na sede do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), um posto avançado com oficiais PM que atuarão como elos de comunicação entre a Polícia Militar e o TRE-BA será também montado em 1º de outubro para dar celeridade às solicitações enviadas pelo Tribunal às unidades da Polícia em todo o Estado. O plano de ações da Polícia para o pleito foi apresentado em reunião, realizada, na tarde de quarta-feira (26), entre a Presidente do TRE-BA, Desembargadora Sara Brito, o Diretor-Geral do Tribunal, André Beserra, e o Comandante-Geral da PM, o Coronel PM Alfredo Braga de Castro (foto). Participaram ainda o Tenente-Coronel PM Kerjean, do Comando-Geral da PM, o Major Souto (Comando de Operações), e o Coronel Albérico (Departamento de Pessoal). Na reunião, realizada no Gabinete da Presidência, foram apresentados também alguns dos oficiais PM que atuarão como interlocutores com o TRE-BA. 
Os 78 municípios selecionados para receber os primeiros deslocamentos foram escolhidos por conta de seus históricos em outras eleições e pelas localizações geográficas. Estão em áreas que irão permitir o deslocamento com agilidade de militares para outras regiões vizinhas. Entre as cidades estão aquelas cujas zonas eleitorais já haviam solicitado segurança ao TRE. 

Após determinação do TST, funcionários dos correios aprovam fim de greve na Bahia


Os funcionários dos Correios na Bahia decidiram encerrar a greve nesta quinta-feira (27) depois do julgamento do dissídio da categoria no Tribunal Superior do Trabalho (TST), que determinou também que os trabalhadores retomassem suas atividades. Os serviços dos Correios voltam ao normal já a partir dessa sexta-feira (28), segundo o Sindicato dos Trabalhadores em Correios e Telégrafos do Estado da Bahia (Sincotelba). A decisão de sair da greve oficialmente foi tomada em assembleia na noite de hoje. No Brasil, foram 16 dias de greve da categoria , que manteve durante o período 40% dos funcionários trabalhando, seguindo determinação da Justiça. Na Bahia, os funcionários dos Correios decidiram aderir à paralisação nacional no dia 24 de setembro. A expectativa em todo país é que as entregas atrasadas fiquem em dia até o domingo.
TST
Os ministros decidiram que os trabalhadores terão um aumento de 6,5% retroativo a agosto. Os Correios tinham proposto reajuste de 5,2%, mas a ministra Kátia Arruda, relatora do processo de dissídio ajuizado pela empresa, aumentou o percentual, para “preservar minimamente o poder aquisitivo dos trabalhadores”.

65% dos brasileiros preferem pagar compras em dinheiro, diz pesquisa


No país, 65% dos consumidores preferem pagar suas compras em dinheiro, segundo aponta pesquisa da Boa Vista Serviços, divulgada nesta quinta-feira (27). Na sequência, aparecem em segundo lugar o cartão de crédito (21%) e, em terceiro, o cartão de débito (10%). Apenas 1% dos brasileiros utiliza cheque como forma de pagamento. O estudo aponta que a preferência pelo dinheiro é mais comum entre pessoas de renda familiar menor. O percentual é de 79% entre os consumidores das classes D/E e 33% entre os da classe A. Quando se analisa a utilização do cartão de crédito, os números ficam invertidos: 44% dos consumidores da classe A usam o cartão como principal forma de pagamento e somente 14% das classes D/E tem essa forma de pagamento como preferida. O número de brasileiros bancarizados é de 71%, de acordo com o levantamento.
O percentual é de 95% na classe A e de 56% nas classes D/E. A pesquisa analisou percepções comuns a respeito do perfil dos consumidores brasileiros e apontou, por meio dos números, o que é mito e o que é verdade. Entre as conclusões está a de que os consumidores de classes sociais mais baixas não pagam suas contas em dia. Segundo a Boa Vista, 45% dos consumidores das classes C e 48% das classes D/E responderam que têm dificuldades de pagar suas contas. Entre os da classe A, o índice cai para 15%. 

Fifa anuncia seis horários possíveis para jogos da Copa de 2014

A Fifa anunciou nesta quinta-feira os horários das partidas da Copa do Mundo de 2014, que serão realizadas no Brasil. Com inícios previstos das 13 às 21h, os jogos respeitarão os fusos horários do País e poderão ser realizados seja de acordo com a hora oficial de Brasília ou de Cuiabá e Manaus. De acordo com a entidade máxima do futebol mundial, os confrontos da fase de grupos terão seis horários possíveis para o pontapé inicial: 13h, 16h, 17h, 18h e 21h. Já os confrontos de oitavas e quartas de final ocorrerão às 13h e às 17h, enquanto as semifinais exclusivamente começarão às 17h. A final no Maracanã, em 13 de julho de 2014, foi agendada para as 16h. Das 12 sedes da Copa do Mundo de 2014, dez estão sob o mesmo fuso horário, de Brasília (Curitiba, Brasília, Fortaleza, Belo Horizonte, Porto Alegre, Natal, Recife, Salvador, São Paulo e Rio de Janeiro, além da própria capital federal). Cuiabá e Manaus, porém, possuem fuso de uma hora. "Depois da Copa de 1994, nos Estados Unidos, esta é a primeira vez que o Mundial será realizado em diferentes fusos horários, com Manaus e Cuiabá estando uma hora atrás de Brasília", explicou a Fifa, que levou em consideração cinco quesitos para a decisão tomada: distribuição das equipes, período de descanso entre seleções do mesmo grupo, temperatura das sedes, logística de viagem dos torcedores e interesses televisivos. (Terra)

Plano de Dilma prevê tirar 38 mil crianças de abrigos

O governo federal prepara o lançamento do plano Brasil Protege, que cria uma rede de assistência para crianças e adolescentes. Organizado em três eixos, e desenhado desde o ano passado, ele será divulgado pela presidente Dilma Rousseff em meio às comemorações do Dia da Criança, em outubro. O foco inicial do plano será o atendimento a cerca de 38 mil crianças que vivem hoje em abrigos no País. A proposta é restabelecer vínculos familiares ou incluí-las em programas de adoção. A avaliação é de que esses meninos estão sendo duplamente abandonados: pelas famílias e pelo Estado.(Estadão)

Curso de inglês será oferecido para 1.500 estudantes da rede pública

Um curso de inglês em nível básico será oferecido, inicialmente, para 1.500 estudantes do ensino médio da rede pública estadual, em Salvador. Segundo o secretário da Educação, Osvaldo Barreto, o projeto resulta de um convênio entre a Universidade Federal da Bahia (Ufba) e a Secretaria de Educação e, além de  fortalecer a rede básica de ensino, tem o objetivo de abrir uma oportunidade para os estudantes que queiram trabalhar durante os jogos da Copa das Confederações de 2013 e da Copa do Mundo de 2014. “Esse convênio visa preparar melhor nossos jovens no aprendizado da língua inglesa e, também, qualificar estudantes neste momento que a Bahia está vivendo, com a recente inauguração do Parque Tecnológico e a realização de dois grandes eventos futebolísticos", disse o secretário. O curso de extensão de inglês para os estudantes da rede pública está previsto para começar em novembro e será ministrado por professores do Instituto de Letras da Ufba. Terá duração de 12 meses e será dividido em quatro períodos, equivalendo a 136 horas/aula. As aulas ocorrerão em horário diferente do turno letivo, 2 vezes por semana. (Tribuna)

Feira de Santana: Cidade recebe Base Comunitária de Segurança


A quarta Base Comunitária de Segurança fora de Salvador foi inaugurada por volta das 10h desta quinta-feira, na cidade de Feira de Santana, distante cerca de 100 km da capital. Esta é a décima base da Bahia. A estrutura, também provisória em módulos, está localizada na Rua George Américo, no bairro Campo Américo, e tem 70 m². A base deve mudar de local quando o prédio definitivo estiver construído. O governador Jaques Wagner, o secretário da Segurança Pública, Maurício Barbosa, o comandante geral da Polícia Militar, coronel Alfredo Castro, e o delegado chefe da Polícia Civil, Hélio Jorge participaram da inauguração.
De acordo com a Secretaria da Segurança Pública do Estado (SSP-BA), a instalação das bases provisórias foi a medida encontrada para acelerar a implantação das estruturas onde são necessárias intervenções e onde as obras ainda não foram concluídas. A Base Comunitária de Segurança de Feira de Santana terá o mesmo modelo de atuação das outras nove já instaladas na Bahia. A estrutura é inspirada nas Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) do Rio de Janeiro.  (G1)

Morre pé de maracujá que dava frutos de formato fálico


Um pé de maracujá que chamava atenção por dar frutos "em formato fálico", em São José de Ribamar (MA), morreu. Segundo a dona de casa Maria Rodrigues, de 55 anos,  a planta foi alvo de uma infestação de cupins e, há pelo menos uma semana, a árvore deu lugar a um pé de macaxeira. De aspecto curioso, as frutas do maracujazeiro tinham um formato que se assemelhava ao de um órgão sexual masculino. O fato rapidamente chamou a atenção dos moradores da cidade.
Uma equipe da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) foi deslocada para descobrir as razões que levaram o fruto, normalmente redondo, a ter formato fálico. A repercussão foi tão grande que vários curiosos diariamente procuravam a residência de Maria Rodrigues para conferir a excentricidade. Por esta razão ela teve que cobrar uma taxa para ao menos limitar o acesso de pessoas a sua casa. Até um bloco carnavalesco, o Maracujá do Pânico, foi criado para fazer brincadeiras e comemorar com bastante irreverência o formato do fruto. (G1)

Caso New Hit: defesa não aceita indiciamento por formação de quadrilha


O advogado Leite Matos que defende Alan Trigueiros, coreógrafo da banda New Hit, disse em entrevista ao Aratu Online que o indiciamento do seu cliente e dos outros integrantes do grupo, por formação de quadrilha, configura uma “tentativa de endemoniar” os acusados. “Eu não acredito que algum promotor irá fazer essa denúncia, ao menos que exista alguma coisa nos autos que eu desconheça”, ressaltou Matos, considerando que não há elementos para essa acusação. O titular da delegacia de Ruy Barbosa, Marcelo Cavalcanti, que presidiu o inquérito policial, enviou relatório ao Ministério Público (MP), na última segunda-feira (24,) denunciando os acusados, também, por estupro, após receber laudo dos exames realizados nas vestes das duas adolescentes que fizeram a denúncia.
Até a próxima semana, o MP vai se posicionar com relação à denúncia perante à Justiça. “A partir desse momento é que se inicia uma Ação Penal, o que não pode acontecer apenas com o entendimento do delegado”, defendeu Matos. Para Cléber Andrade, advogado que defende os outros oito artistas envolvidos no caso, só depois de uma análise criteriosa do laudo é que se pode emitir algum parecer com relação ao indiciamento. Hoje ele vai visitar seus clientes e deverá informá-los sobre o andamento do processo. Nesta quarta-feira (26), foi completado um mês da prisão dos artistas. Inicialmente, eles ficaram detidos na delegacia de Ruy Barbosa e depois, foram transferidos para o presídio de Feira de Santana. “Eles estão divididos em grupos, ocupando celas comuns, juntos com outros detentos”, informou Andrade. (Aratu)

Brasil tem mais de 15 milhões de casas com TV por assinatura

O Brasil fechou o mês de agosto com 15,1 milhões de residências com TV por assinatura. No mês passado foram registrados 319,5 mil novos assinantes, o que representa crescimento de 2,16% em relação a julho e de 30% em comparação com agosto de 2011. Entre agosto de 2011 e agosto de 2012, foram registradas quase 3,5 milhões novas assinaturas. Considerando o número médio de 3,3 pessoas por domicílio, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o serviço de TV por assinatura alcança aproximadamente 50 milhões de brasileiros. A participação do serviço prestado via satélite atingiu 59% e a do serviço a cabo alcançou 39,8% dos assinantes. As informações são da Agência Brasil.

Tiririca reclama de outros interesses no Congresso e admite abandonar a política

O deputado federal Tiririca (PR-SP) afirmou que existem outros interesses no Congresso e que, por conta disso, admite que talvez não tente a reeleição nas eleições de 2014. Ele se disse desacreditado da política. "Eu não sei se pretendo continuar, por ser muito difícil lá dentro [da Câmara dos Deputados]", disse Tiririca, ontem, em entrevista à rádio Liberdade FM, de Aracaju (SE). Palhaço eleito com 1,3 milhão  de votos, ele demonstra decepção com a burocracia do Congresso. "Eu pensei que chegando à condição que eu cheguei, ia lá e ia aprovar projetosque iam beneficiar a população e essas coisas todas, mas não é assim. Há outros interesses", afirmou. Tiririca também disse que para boa parte da população, o político é visto como ladrão, mas ressaltou que se sente muito feliz quando as pessoas o elogiam por seu trabalho na Câmara. (Folha)

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Greve dos bancários pode acabar nesta quinta-feira


A Federação Nacional de Bancos (Fenaban) ofereceu, na terça-feira (25), reajuste de 7,5% (2% de aumento real), elevação do piso da categoria e do vale-refeição e vale-alimentação em 8,5% (2,95% de reajuste sobre a inflação). O Comando Nacional de Greve dos bancários considerou positiva a contraproposta e recomendou a aprovação do acordo nas assembleias regionais que ocorrerão hoje (26) em todo o país.
Os bancários estavam paralisados desde a última terça (18) e reivindicavam reajuste de 10,25%, o que significa 5% de aumento descontada a inflação do período. Antes da greve os bancos tinham proposto elevar os salários da categoria em 6%, o que garantiria um ganho real de 0,58%.
Caso a proposta dos banqueiros seja aprovada nas 137 assembleias, o funcionamento dos bancos pode ser normalizado na quinta-feira (27).

Saiba o que é permitido e o que não é permitido no período eleitoral

No período de campanha e no dia das eleições, há uma série de normas e procedimentos que têm de ser seguidos por eleitores, candidatos a cargos eletivos e cabos eleitorais. Definidas pela Justiça Eleitoral, tais regras dizem respeito, por exemplo, ao uso da internet, de camisetas e bonés e à distribuição de folhetos ou santinhos, além de estabelecerem critérios para a realização de comícios, carreatas e caminhadas.

Veja aqui o que é permitido e o que não é permitido no período eleitoral:

Internet


Pode

Está autorizado o uso de sites de partidos e candidatos, desde que comunicados à Justiça Eleitoral e hospedados em provedores estabelecidos no Brasil. É permitida também a veiculação de propaganda eleitoral por meio de blogs, sites de relacionamento (Orkut, Facebook, Twitter etc) e sites de mensagens instantâneas. As propagandas eleitorais veiculadas por e-mail são permitidas, mas devem conter mecanismo que possibilite ao destinatário solicitar seu descadastramento. É permitida ainda a reprodução do jornal impresso na internet, desde que seja feita no sítio do próprio jornal, respeitado integralmente o formato e o conteúdo da versão impressa.

Não Pode

Qualquer tipo de propaganda eleitoral paga, propaganda em sites de pessoas jurídicas, com ou sem fins lucrativos, e em sites oficiais ou hospedados por órgãos ou entidades da administração pública. Serão aplicadas aos provedores de conteúdo ou de serviços multimídia as penalidades previstas em lei, caso não cumpram, no prazo estipulado, a determinação da Justiça Eleitoral para cessar a divulgação de propaganda irregular veiculada sob sua responsabilidade, desde que comprovado seu prévio conhecimento.

Camisetas, chaveiros, bonés, canetas e brindes


Pode

A comercialização pelos partidos políticos e coligações, desde que não contenham nome ou número de candidato, nem especificação de cargo em disputa. A restrição vale para qualquer outro material de divulgação institucional.

Não Pode

A confecção, utilização ou distribuição realizada por comitê de candidato ou com a sua autorização. Esta vedação vale para quaisquer outros bens ou materiais que possam proporcionar vantagem ao eleitor.

Comício

Pode

Os comícios poderão ser realizados até a meia-noite do dia 5 de outubro. É autorizado o uso de aparelhagem de som fixa. O trio elétrico terá de permanecer parado servindo apenas como suporte para divulgação de jingles e mensagens do candidato.

Não Pode

Estão proibidos shows com apresentação, remunerada ou não, de artistas com a finalidade de animação.

Alto-falantes ou amplificadores de som


Pode


São permitidos desde que respeitadas algumas regras.

Não Pode

A menos de 200 metros das sedes de órgãos públicos.

Caminhada, carreata e passeata


Pode


Até dia 2 de outubro. É permitida a distribuição de material gráfico e o uso de carro de som que circule pela cidade divulgando jingles ou mensagens de candidatos. É preciso respeitar a distância mínima de 200 metros dos órgãos públicos.

Não Pode

Usar a aparelhagem de som para transformar a manifestação em comício.

No dia das eleições

É permitida apenas a manifestação individual e silenciosa da preferência do eleitor, revelada pelo uso de bandeiras, broches e adesivos.

Cavaletes, bonecos, cartazes e bandeiras móveis


Pode


Ao longo das vias públicas, desde que não dificultem o bom andamento do trânsito de pessoas e veículos.

Não Pode

Nos bens cujo uso dependa de cessão ou permissão do poder público, ou que a ele pertençam. São proibidos também nos bens de uso comum, inclusive postes de iluminação pública e sinalização de tráfego, viadutos, passarelas, pontes, paradas de ônibus e outros equipamentos urbanos. A proibição vale ainda para árvores e jardins localizados em áreas públicas, muros, cercas e tapumes divisórios. Esta vedação também vale para qualquer outro tipo de propaganda. Para a Justiça Eleitoral, bens de uso comum, para fins eleitorais, são aqueles a que a população em geral tem acesso, tais como cinemas, clubes, lojas, centros comerciais, templos, ginásios e estádios, ainda que de propriedade privada.

Faixas, placas, cartazes, pinturas ou inscrições

Pode
Apenas em bens particulares, independentemente de autorização da Justiça Eleitoral, observado o limite máximo de 4 metros quadrados.

Não Pode

Em troca de dinheiro ou de qualquer tipo de pagamento pelo espaço utilizado. A propaganda deve ser feita espontânea e gratuitamente.

Distribuição de folhetos, volantes e outros impressos (santinhos)

Pode
Até as 22h do dia que antecede as eleições. Não depende da obtenção de licença municipal, nem de autorização da Justiça Eleitoral.

Não Pode
Apenas com estampa da propaganda do candidato. Todo material impresso de campanha deverá conter também o número de inscrição no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) ou o número de inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) do responsável pela confecção, bem como de quem a contratou, e a tiragem. No dia das eleições: é vedada a arregimentação de eleitor ou a propaganda de boca de urna (distribuição de santinhos) e a divulgação de qualquer espécie de propaganda de partidos políticos ou de seus candidatos.

Outdoors

Não Pode

Independentemente do local. A empresa responsável, os partidos, as coligações e os candidatos pagarão multa, caso recorram a propaganda em outdoors.

Jornais e revistas


Pode

Até a antevéspera das eleições, para divulgação paga de propaganda eleitoral na imprensa escrita. É permitida a divulgação de opinião favorável a candidato, a partido político ou a coligação pela imprensa escrita, desde que não seja matéria paga.

Não Pode

Publicação de propaganda eleitoral que exceda a dez anúncios, por veículo, em datas diversas, para cada candidato, num espaço superior, por edição, de um oitavo de página de jornal padrão e um quarto de página de revista ou tabloide. Também não pode deixar de constar no anúncio, de forma visível, o valor pago pela inserção.

Rádio e Televisão


Pode

Apenas para propaganda eleitoral gratuita, veiculada nos 45 dias anteriores à antevéspera das eleições (em 2012, este período corresponderá ao intervalo entre os dias 21 de agosto e 4 de outubro, inclusive).

Não Pode

Antes das eleições as emissoras não poderão, em sua programação normal e noticiário, transmitir, ainda que sob a forma de entrevista jornalística, imagens de realização de pesquisa ou qualquer outro tipo de consulta popular de natureza eleitoral em que seja possível identificar o entrevistado ou em que haja manipulação de dados, entre outras vedações.