quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Cinema: Cachoeira participa de evento internacional de animação


No próximo domingo (28), Cachoeira participa pela primeira vez, das atividades do Dia Internacional da Animação (DIA). O evento criado pela Associação Internacional do Filme de Animação (ASIFA) e está em sua 11ª edição, acontece em várias partes do mundo e celebra a data em que, Émile Reynaud realizou a primeira projeção do seu teatro óptico no Museu Grevin, em Paris, no ano de 1892. Essa projeção foi a primeira exibição pública de imagens animadas (desenhos animados) no mundo.
Cachoeira será uma das mais de 200 cidades brasileiras a participar do DIA, que já é realizado no Brasil há nove anos. Segundo a Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA), que promove o DIA no país, este é o maior evento simultâneo do gênero no Brasil, e tem como principal objetivo difundir o cinema de animação, atraindo novos públicos e proporcionando aos espectadores o acesso a essa arte cinematográfica, institucionalizando esta data, como referência histórica da animação mundial no calendário de eventos culturais do Brasil. Em 2012, o dia acontecerá em mais de 30 países. Para mais informações, acesse o site. Confira a programação do evento em Cachoeira:
Domingo (28/10) – Auditório do Quarteirão Leite Alves
14h - Mostra Infantil (livre)
15h – Mostra Nacional (14 anos)
16h – Mostra Internacional (16 anos)
Eventos de Cinema
O Dia Internacional da Animação que acontece no domingo (28) é o terceiro de uma série de quatro eventos com temáticas relacionadas ao cinema, realizadas quase que simultaneamente em Cachoeira, pelo curso de Cinema e Audiovisual da UFRB. Nesta terça-feira (23) e quarta-feira (24), acontece o seminário “Ouvir o Documentário”. Começa nesta quinta-feira (25) e vai até a próxima terça (30), o Panorama Internacional Coisa de Cinema. Nos dias 31 de outubro e 01° de novembro, acontece a Semana Kirimurê. Todos os eventos acontecem no auditório do Quarteirão Leite Alves e têm entrada franca.
Eliandson José
Repórter do Jornal A Cachoeira

Nenhum comentário:

Postar um comentário