Milhares de brasileiros procuram o INSS em busca de aposentadoria, pensão ou outro benefício. Contudo, muitos têm o pedido negado. Mesmo com um “não” é possível recorrer e provar o direito dos benefícios. A luta por um benefício do INSS já dura 10 anos, desde que o filho de Hilda Mota recebeu o diagnóstico de esquizofrenia. O auxílio-doença foi suspenso e a aposentadoria por invalidez negada. “É uma tristeza muito grande, porque você tem um filho em casa que depende de você, de medicamento e você tendo que dar tudo.”
Segundo o INSS, na maioria das vezes, o pedido não é atendido porque as pessoas não conseguem comprovar que têm direito ao benefício. “O servidor não vai cair no erro de conceder o benefício porque olhou os bons olhos do segurado. Não existe isso. O que temos é que ter prova material”, explica o gerente Francismar Lucena. Quando a pessoa dá entrada em um pedido de benefício do INSS, o resultado sai, geralmente, em 30 dias. Se for negativo, ele pode recorrer na própria agência. Se, novamente receber um ‘não’, tem a possibilidade de apelar para o conselho de recurso, em Brasília. Se ainda assim não conseguir, o jeito é procurar a Justiça. Quem não tem condições de pagar advogado pode ser atendido pela Defensoria Pública da União, que, no ano passado, recebeu mais de 55 mil reclamações contra o INSS. “Cada problema é prioritário. A questão é que damos mais agilidade ao risco de vida”, explica Carolina Botelho, da Defensoria Pública da União.
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