segunda-feira, 23 de julho de 2012

Cachoeira: Divulga programação da Festa da Boa Morte 2012


A Festa Internacional da Irmandade de Nossa Senhora da Boa Morte teve a sua programação para 2012 divulgada. Este ano, a festa acontece de 13 a 17 de agosto, e deverá, mais uma vez, atrair dezenas de turistas brasileiros e estrangeiros que acompanham os cortejos pelas ruas do centro histórico da Cidade Heróica, e se fartam nos banquetes oferecidos pelas irmãs a população.
Manifestação de incomparável valor simbólico, a Festa da Boa Morte representa o sincretismo religioso da união entre catolicismo e candomblé e mostra a força das tradições afro-brasileiras no recôncavo da Bahia. Conhecida por sua beleza, já atraiu famosos, como o etnólogo e fotógrafo francês Pierre Fatumbi Verger. Confira a programação da Festa da Boa Morte 2012:
Programação
13/08 (segunda-feira)
18h – Ritual do traslado do esquife de Nossa Senhora, com saída do anexo da Capela D'Ajuda, com destino à capela da Irmandade, onde haverá celebração religiosa em memória das irmãs falecidas.

14/08 (terça-feira)
19h - Procissão do enterro de Nossa Senhora. Parte da igreja da Irmandade e percorre as principais ruas do centro histórico de Cachoeira, seguida de filarmônicas que tocam marchas fúnebres.

15/08 (quarta-feira)
08h - Cortejo que parte da igreja da Irmandade, após a missa. Integrantes da irmandade vestem beca, usam joias, mostram as contas de seus orixás, além de deixar a face vermelha do xale exposta. A Irmandade oferece um farto banquete com feijoada, assados e saladas.

16/08 (quinta-feira)
18h - A Irmandade oferece à população o tradicional escaldado, com diversos tipos de carnes, verduras, legumes, pirão e samba de roda.

17/08 (sexta-feira)
18h - Samba de roda de Nossa Senhora e distribuição de caruru e mungunzá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário