quinta-feira, 31 de maio de 2012

Amargosa: Diocese celebra 70 anos de sua criação e instalação


No próximo dia 03 de junho, Solenidade da Santíssima Trindade a Diocese de Amargosa se concentra em sua sede para na Eucaristia agradecer a Deus sua caminhada evangelizadora e renovar seu compromisso de levar adiante a missão de Jesus Cristo.
A diocese foi criada em10 de maio de 1941, pela Bula Apostolicum Munus do Papa Pio XII, com sede na cidade de Amargosa,compreendendo uma área geográfica que se estendia do litoral até a divisa com o Estado de Minas Gerais, tendo como Padroeira Nossa Senhora do Bom Conselho. Sua instalação canônica se deu em 15 de agosto de 1942 com a posse do seu primeiro Bispo Dom Florêncio Sisínio Vieira. Do seu território foram criadas as Dioceses de Vitória da Conquista e a de Jequié. Atualmente tem uma extensão de 13.972 Km2 e uma população de aproximadamente 600.000 habitantes em 27 Municípios e 26 Paróquias, em áreas geográficas bem distintas: litoral, mata e semi-árido. Com a renúncia de Dom Florêncio que esteve à frente da diocese de 1942 a 1969 sucedeu-lhe Dom Alair Vilar Fernandes de Melo de 1970 a 1988 quando, então, foi transferido para a Arquidiocese de Natal. No mesmo ano assumiu a diocese Dom João Nilton dos Santos Souza, Bispo atual.
A criação da diocese teve forte impacto na região pela atuação dos seus Bispos, Sacerdotes, Religiosos, Religiosas e Leigos, de modo particular na formação do clero, na estruturação de uma pastoral de conjunto, na formação das comunidades eclesiais, na educação, da promoção da dignidade humana e defesa dos seus direitos. A comemoração deste Jubileu teve início no ano passado em 29 de maio, por ocasião da Romaria das Comunidades ao Santuário de Nossa Senhora de Brotas, em Milagres, e abertura do Ano Missionário em todas as Paróquias. Na caminhada do tempo jubilar a reflexão teológica está centrada na trilogia Deus Salva, Deus Chama, Deus Envia. Ascom

Nenhum comentário:

Postar um comentário