quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Bebida mais cara reduz mortalidade ligada ao álcool, indica pesquisa

Uma pesquisa canadense associou o aumento dos preços de bebidas alcoólicas a uma queda significativa no número de mortes relacionadas ao consumo de álcool. Os resultados do estudo, divulgados na publicação científica Addiction, indicam que um aumento de 10% no custo das bebidas poderia levar a uma queda de 32% nas mortes relacionadas ao consumo de álcool. A pesquisa foi realizada entre 2002 e 2009 na província da Colúmbia Britânica (oeste do Canadá) e incluiu dois períodos no que diz respeito às regras sobre a venda de bebidas alcoólicas na região. No primeiro, as bebidas só podiam ser compradas em lojas do governo. No segundo, foi liberada a venda em pontos de venda do setor privado. Além do aumento do preço, o maior acesso a bebidas alcoólicas, com o surgimento de muitas lojas vendendo esses produtos, também teve um impacto significativo sobre a mortalidade dos consumidores. De acordo com os cientistas, um aumento de 10% no número de pontos de venda foi associado a uma alta de 2% no número de mortes relacionadas ao álcool. (G1)

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