quinta-feira, 22 de março de 2012

Os nutricionistas já sabem se ovo faz mal ou faz bem

O ovo por muito tempo teve uma fama de ser mal para a saúde por conta do colesterol, mas, na década de 90 vários estudos contrários a essas acusações começaram a surgir. Então surgiu o questionamento na verdade o ovo faz mal ou faz bem? O ovo é uma excelente fonte de vitaminas A, complexo B e carotenóides, que colaboram para saúde. É rico em minerais como ferro, fósforo, selênio e zinco.
Para quem quer ganhar massa muscular, o ovo pode ser um grande aliado. Na clara, mais especificamente na ovoalbumina (proteína da clara), há uma boa quantidade de leucina, aminoácido utilizado em suplementos nutricionais que evitam a perda de musculatura. Na gema, a leucina também aparece, porém, em pequena quantidade.
 Existe uma prática de pessoas que querem ganhar massa muscular de comer ovos crus. Tal prática deve ser desconsiderada, pois grandes doses de avidina - substância natural de proteção do ovo - diminuem a absorção de algumas vitaminas do complexo B e podendo ainda levar à contaminação por salmonella causando complicações graves a saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário