quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

SSA: Fé e ativismo político movimentam festejos ao Senhor do Bonfim


Na manhã desta quinta-feira (16), a fé levou milhares de pessoas para a Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia, no bairro do Comércio, em Salvador. O motivo da mobilização religiosa é secular. Do templo baiano, desde 1754, são iniciados os festejos ao dia do Senhor do Bonfim. Neste ano, as homenagens ao santo foram iniciadas, por volta das 8h30, com discursos de líderes das crenças católicas, evangélicas, espíritas, hinduístas e do candomblé.  Os discursos dos participantes convergiram nos pedidos de paz e respeito à liberdade religiosa. "Cada um tem a sua crença e isso é pessoal. Juntos, entretanto, somos apenas diferentes", disse o líder de candomblé Tata Anselmo Santos. Assim como em todos os anos, o início dos festejos contou com a presença de diversas personalidades políticas, como o prefeito de Salvador, ACM Neto, o governador do Estado, Jaques Wagner, e a ministra da Cultura, Marta Suplicy. "Este é momento de celebrarmos a paz e o respeito entre pessoas", disse Wagner. Com o término dos festejos em frente à Igreja da Nossa Senhora da Conceição da Praia, no Comércio, por volta das 9h15 (horário da Bahia), fiéis, peregrinos e turistas partiram em caminhada para a Colina Sagrada, no Bonfim, em trajeto de oito quilômetros. (G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário