quarta-feira, 18 de abril de 2012

Simpósio nacional discute políticas públicas para o semiárido brasileiro

O número de municípios que decretaram situação de emergência por conta da seca que atinge o Nordeste não para de crescer e já é o maior dos últimos cinco anos. Na Bahia, a situação é ainda mais grave, a estiagem é considerada a mais severa das últimas três décadas. Pensando nisso, as universidades UNEB, UFBA, UEFS, UFRB e UNIVASF, e o Instituto Nacional do Semiárido (INSA) se uniram, pela primeira vez, para refletir sobre ações de intervenção do poder público no semiárido brasileiro para o combate à seca. Sob essa bandeira foi concebido o I Simpósio Nacional Repensando os Sertões Semiáridos do Brasil, que acontece entre os dias 23 e 27 de abril, nas cidades de Salvador, Feira de Santana, Cruz das Almas, Juazeiro e Petrolina. A ação, que traz o lema Sertões semiáridos sem miséria, é voltada para pesquisadores, gestores públicos, professores, estudantes e profissionais interessados no tema. Para a solenidade de abertura do simpósio, a se realizar no Salão Nobre da Reitoria da UFBA às 14h do dia 23, estão convidados a ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Tereza Campello, e os governadores Jaques Wagner (BA) e Eduardo Campos (PE), além dos dirigentes da Sudene, Embrapa, Codevasf, DNOCS, Chesf, Banco do Brasil e Banco do Nordeste. 
Ampla programação
Entre os destaques da programação do seminário estão as conferências O planejamento regional com foco nos sertões semiáridos do Brasil – a ser realizada dia 24, às 19h30, no Teatro UNEB, em Salvador –, que será ministrada pelo economista José Otamar Carvalho, e Os sertões semiáridos do Brasil nos cenários da integração nacional – que acontece dia 27, às 20h, na UNIVASF, em Petrolina, e será apresentada pelo ministro da Integração Nacional (MI), Fernando Bezerra. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário