A diarréia é uma doença dos intestinos, caracterizada por aumento do volume de fezes líquidas e frequentes. Sintomas: às vezes predominante de certas moléstias, algumas vezes com vômitos e cólicas abdominais e muita sede. As diarréias podem apresentar-se também isoladamente, um comportamento agudo ou crônico.
DIARRÉIA AGUDA
É uma diarréia de início súbito que ocorre em indivíduo sadio, sendo na maioria das vezes de causa infecciosa, geralmente, causados por vírus, bactérias e protozoários. Os sintomas mais freqüentes são: febre, cefaléia, anorexia, vômitos, mal-estar e mialgias. A diarréia viral, no geral, dura um período de um a três dias e as alterações principais são situadas no intestino delgado.
A diarréia bacteriana se desenvolve em torno de 12 horas após uma refeição e, geralmente, se deve à ingestão de uma toxina pré-formada (ex: exotoxina estafilocócica) transmitida por alimentos contaminados. Pode ocorrer por salmonelas e surge em três dias entre a ingestão do alimento com o agente patogênico e o início da diarréia. A patogenia é devida à invasão direta da mucosa pela bactéria e à elaboração de toxinas, causando intoxicação alimentar e infecções gastrintestinais.
Prevenção quando a diarréia é provocada por alimentos contaminados: Higiene corporal principalmente com as mãos e na aquisição, preparo e distribuição dos alimentos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário