sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Estátua de Maria Quitéria, prometida há 30 anos, nunca foi erguida em Cachoeira

De certo que a cidade de Cachoeira é conhecida mundialmente por monumentos e casarões seculares recebendo centenas de turistas todos os anos. Mas dentre os detalhes de sua arquitetura uma curiosa placa salta aos olhos que quem passa pela Praça Tranquilino Bastos.
Poucas pessoas observam, mas lá está o pequeno monumento que passa quase despercebido em meio ao seu jardim central. Nele se encontra escrita a seguinte mensagem: “Neste local será erguida a estátua de Mária Quitéria de Jesus”. Tudo bem até aí, se não fosse pela data em que o pequeno monumento foi erguido: 28 de junho de 1980, na  administração do já falecido prefeito Geraldo Simões. Mas onde está o busto da mulher que ficou famosa ao se vestir como homem para lutar pela independeria da Bahia, fazendo assim parte da história da cidade de Cachoeira?
Originalmente a estátua seria erguida próxima à Ponte D. Pedro II, mas, pela inviabilidade do local, a proposta foi transferida para a Praça Tranquilino Bastos, que ao ser reformada em 1980 ganhou o monumento prometendo a homenagem.
Segundo o historiador Cacau Nascimento, a ideia da estatua surgiu da proposta de homenagear figuras históricas da cidade de Cachoeira, já que não havia nenhum outro monumento que homenageasse os heróis da independência.
Desde então, nem na administração do prefeito Geraldo Simões, nem nas que se seguiram foi feito nada a respeito, e o projeto que havia sido aprovado na Câmara nunca foi executado. Para Cacau, isto reflete o descaso dos administradores e da comunidade cachoeirana para com a importância da história local, e do 25 de junho, que foi o primeiro passo para a independência da Bahia. “Grandes nomes cachoeiranos não são lembrados nem em nome de ruas”, comenta.
A administração atual do prefeito Tato Pereira declara que a estátua está sendo providenciada, e que ainda não foi erguida devido à demora de processos legais, já que Cachoeira é uma cidade tombada, e é necessário uma série de avaliações. “Estão sendo tomadas todas as providencias legais para a colocação da estatua”, declara o coordenador do gabinete do prefeito, Egídio Ribeiro Santos.
*Com informações de Jonas Pinheiro, estudante de Jornalismo da UFRB

Nenhum comentário:

Postar um comentário