sexta-feira, 31 de maio de 2013

Exclusivo: Diretor do IAENE morre em acidente na BR 101

Por volta das 12h05min desta sexta-feira (31) um grave acidente deixou morto o diretor administrativo da Faculdade Adventista da Bahia, em Cachoeira. Elton Santos de Oliveira, 48, bateu seu veículo modelo Honda Fit, de placa MPX-4316, licença de Parnamirim – RN, com uma motocicleta modelo Honda Titan, de placa NZY – 6903, licença de Santo Amaro – Ba, conduzida por Edvaldo Gonçalves da Ressurreição, que foi encaminhado em estado grave para um hospital em Feira de Santana. O acidente ocorreu na BR-101, imediações do km 192, no trevo de acesso à cidade de Conceição da Feira. 

De acordo com informações da Polícia Federal a
 esposa da vítima, Cláudia Anjos de Oliveira, também estava no veículo e foi atendida por uma equipe do SAMU 192 com lesões pelo corpo. Funcionários da Universidade lamentaram a morte do colega. “Pessoa extremamente cristã, competente, carinhosa, cuidava dos funcionários do IAENE. Foi uma perda irreparável.” Relatou o Pastor André Rivas. 

Elton trabalha no campus da Faculdade desde 2012, onde se destacou ao liderar uma grande reengenharia na área técnico-administrativa da instituição. A vítima deixa três filhos. Informações do Mídia Recôncavo

Brasil está entre os menos competitivos do mundo

O Brasil é um dos países menos competitivos do mundo. É o que mostra o relatório anual divulgado esta semana pelo Institute for Management (IMD), uma das escolas de negócios mais respeitadas como centros de ensino na Suíça. De acordo com o estudo, o país perdeu este ano cinco posições no ranking, que mede a capacidade de uma nação para criar um ambiente que sustente a competitividade das suas empresas no cenário internacional. De 2012 para 2013, o país saiu do 46º para o 51º lugar, no ranking de 60 nações analisadas pelo IMD. Em anos anteriores, o Brasil já havia perdido posições no ranking. O relatório, chamado Relatório Mundial da Competitividade (tradução livre do inglês), analisa o gerenciamento das competências de cada país na busca por mais prosperidade. No topo do ranking estão os Estados Unidos. Após perder a primeira colocação da lista para Hong Kong em 2012, os americanos conseguiram voltar ao topo com a recuperação do setor financeiro, o aumento da inovação tecnológica e um grande número de empresas com bons resultados. Países emergentes e concorrentes diretos do Brasil como México, Índia e Rússia têm níveis de competitividade melhores do que o brasileiro. Já países como África do Sul, Argentina e Venezuela possuem uma situação ainda pior do que a brasileira. A Venezuela foi considerado o país menos competitivo, ocupando a 60ª posição. Cruzando dados disponíveis de outras pesquisas e pesquisas próprias, o IMD avaliou o desempenho de cada país em quatro áreas: desempenho econômico, eficiência governamental, eficiência empresarial e infraestrutura.
A análise foi feita a partir de dados estatísticos nacionais e internacionais, associados às informações obtidas com empresários e executivos com negócios no país.

Tia de adolescente grávida aos 12 anos diz que vai cuidar de bebê

Grávida do primo, adolescente de 12 anos precisa de cuidados especiais
A tia da adolescente de 12 anos, que está grávida de seis meses, diz que pretende adotar o bebê após o nascimento. “Vou adotar a criança, eu e meu esposo. Ela disse que dava o bebê, porque ela não tem condições de criar. Porque ela também é uma criança, não vai ter condições de saber como lidar com o bebê”, revela Lusimarina Xavier da Cruz. A adolescente é da cidade de Sátiro Dias, a 200 Km da capital baiana, e engravidou do primo que tem a mesma idade. Ela está hospedada na casa da tia, em Porto Sauípe, no Litoral Norte da Bahia, onde vai ficar até o bebê nascer.
Saúde
A garota se sentiu mal e foi atendida na quinta-feira (30) na maternidade de referência José Maria de Magalhães Neto, no bairro de Pau Miúdo, em Salvador. Os médicos disseram à tia da menina que ela tem uma infecção urinária leve e que pode ser tratada em casa. Ela foi atendida na unidade, e após fazer uma ultrassonografia e exames de sangue e urina, foi liberada pela médica Vera Barral. Segundo a tia da adolescente, a médica só recomendou que ela se alimentasse bastante para não precisar ficar internada. “Ela falou que o bebê está bem e que não tem necessidade de deixar ela internada, porque não corre risco nenhum de nascer prematuro”. A tia ainda revelou que o sexo da criança é masculino.

Petrobras aprova três projetos de investimentos na Bahia

A Petrobras divulgou, nesta sexta-feira (30), que sua diretoria executiva aprovou, na quarta-feira (29), três projetos de investimento na Unidade de Operações de Exploração e Produção da Bahia. Segundo a estatal, os projetos preveem, além da ampliação de instalações da companhia na região, a perfuração de 26 novos poços de produção e 227 intervenções em poços já existentes, com o objetivo de aumentar o fator de recuperação de petróleo em campos maduros da área.  A empresa informou ainda que as principais características dos projetos aprovados são o baixo tempo de retorno e a rápida geração de caixa, que contribuirão para aumentar a produção de petróleo e gás de concessões maduras, abrangendo os campos de Miranga, Água Grande, Taquipe e Candeias, dentre outros do Recôncavo Baiano. 
Os projetos fazem parte do Plano de Negócios e Gestão para o período 2013-2017 (PNG), que prioriza a continuidade da atividade exploratória nas áreas das concessões vigentes, em busca da incorporação de reservas e produção. Nessa mesma linha, a estatal avalia continuamente sua carteira de oportunidades na região, com o objetivo de aumentar a produção pela introdução de novas tecnologias. Além disso, confirma a disposição de continuar investindo nos campos maduros do estado da Bahia, bem como em outras áreas no Norte e Nordeste do País. Informações da Agência Estado.

Em 25 anos, número de fumantes diminui de 31% para 16,8% no Brasil

O número de brasileiros que fuma regularmente está em queda. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto Nacional de Câncer (Inca), em parceria com a Universidade de Georgetown, nos Estados Unidos, a taxa de tabagismo no País foi reduzida em quase 50% nos últimos 25 anos. O número passou de 31% para 16,8% entre 1985 e 2010. Segundo o levantamento, se o Brasil não tivesse implementado nenhuma ação de controle do tabaco, a prevalência (percentual de fumantes) em 2010 seria de 31%. Isso significa que aproximadamente uma em cada três pessoas, com 18 anos ou mais, seria fumante. Em 2010, a proporção de tabagistas no país foi estimada em 16,8%. Com base nesses números, calcula-se que pelo menos 420 mil mortes em decorrência do fumo foram evitadas nesse período. O sucesso na redução do consumo do tabaco se deve principalmente às leis que restringiram a propaganda e proibiram o fumo em locais fechados. No Estado de São Paulo, por exemplo, estima-se que a lei Antifumo (nº 13.541/09) contribuiu para reduzir em 9% o número de adeptos do hábito. “O País já alcançou muitos avanços na luta contra o tabagismo, mas o número de casos novos relacionados ao fumo é preocupante. É preciso regulamentar definitivamente a lei dos ambientes 100% livres do tabaco e dar mais um grande passo em prol da saúde dos brasileiros”, afirmou o diretor-geral do INCA, Luiz Antonio Santini. (Portal Terra)

Mata de S. João: oposição reclama de comportamento da base em votações

As sessões da Câmara Municipal de Mata de São João, na Região Metropolitana de Salvador, ocorrem todas as terças-feiras da semana e apenas este dia é separado para tal evento. No dia, entretanto, a sessão não conta com muitos momentos de discussão e, na maioria das vezes, especialmente em dias de votação, o que ocorre se assemelha bastante a um rolo compressor. Esta é a avaliação predominante da oposição na Casa. O Bocão News esteve esta semana para conhecer melhor a atual situação de Mata de São João, município que concentra alguns dos destinos turísticos mais procurados do Litoral Norte, a exemplo de Imbassaí, Sauípe e Praia do Forte. Além de conhecer os problemas da localidade, também teve a oportunidade de acompanhar um pouco da situação política na cidade. O resultado da visita será destrinchado em uma série de matérias nos próximos dias. Dos 13 edis matenses, apenas dois estão contra o prefeito Marcelo Oliveira (PP), sucessor do tucano João Gualberto, atualmente pré-candidato ao Governo do Estado. São eles os peemedebistas Élcio Ramayana e Roberto Bolinha, que avaliam a própria atuação na Câmara como sofrida devido ao fato de que a base, por ter maioria absoluta, ignora seus apelos por debates, avaliações e fiscalização da celeridade do Executivo. (Bocão News)

Enem: MEC anuncia mudança em questionário após colocar empregada doméstica entre objetos

O Ministério da Educação anunciou a alteração de um item do questionário do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2013. No ato da inscrição, os estudantes precisavam responder a perguntas referentes a dados socioeconômicos, como a renda mensal familiar e escolaridade. Na questão número 7, relativa aos itens que o candidato possuía em casa, constava a opção “empregada mensalista”, entre objetos como TV, geladeira, aspirador de pó, automóvel e computador. “É um ato discriminatório porque nos reduziu a objetos. Não foi perguntado se na casa do aluno havia pais, filhos ou parentes. Só objetos e as empregadas domésticas. E o mais grave é que quem elaborou esse questionário são pessoas ligadas à educação, formadores de opinião. Será que eles ensinam para as crianças que empregadas são utensílios domésticos?”, criticou a presidente da Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas (Fenatrad), Creuza Maria de Oliveira. Por meio de nota, o MEC informou que “o ministro Aloizio Mercadante considera que a forma da pergunta que se refere a trabalhadores domésticos é inadequada, e vai encaminhar a necessidade de sua adequação, preservando os critérios técnicos, mas garantindo integralmente o respeito àqueles trabalhadores”. Informações do Globo.

Defensoria Pública da Bahia muda de endereço e altera atendimento em junho

A Defensoria Pública da União na Bahia, que tem sede no bairro do Stiep, em Salvador, mudará de endereço em junho e, por isso, funcionará em regime de plantão entre os dias 3 e 21, informou o órgão nesta sexta-feira (31). No período, serão atendidos apenas casos de urgência, como demandas que envolvem risco de morte ou prisões. A defensoria só passa a funcionar na nova sede, no entanto, a partir do dia 17, quando os atendimentos começarão a ser realizados no edifício Redenção Trade II, na Avenida Paulo VI, Pituba. A situação será completamente regularizada no próximo dia 25. 

quinta-feira, 30 de maio de 2013

Câmara aprova projeto de combate às drogas no país

A Câmara Federal concluiu a votação do projeto de lei que muda o Sistema Nacional de Políticas sobre Drogas (Sisnad) para definir condições de atendimento aos usuários, diretrizes e formas de financiamento das ações. O texto aprovado terá que passar ainda pelo Senado. Conforme proposta, haverá aumento da pena mínima para o traficante que comandar organização criminosa que, neste caso, passa de cinco para oito anos de reclusão. A pena máxima permanece em 15 anos. O texto define como organização criminosa a associação de quatro ou mais pessoas com estrutura ordenada para a prática de crimes cujas penas máximas sejam superiores a quatro anos. Para tentar evitar a aplicação de pena de tráfico a usuários, foi aceita a inclusão de novo atenuante na lei, prevendo que, se a quantidade de drogas apreendida “demonstrar menor potencial lesivo da conduta”, a pena deverá ser reduzida de 1/6 a 2/3. Uma das votações mais agitadas foi a de um destaque do PT que queria excluir do texto todo o artigo sobre mudanças de penalidades estabelecidas na Lei 11.343/06. Segundo o deputado Paulo Teixeira (PT-SP), no Brasil se prende usuário como traficante. “Há estudos que indicam que 2/3 dos presos fizeram isso sem ajuda de outros e sem armas. Na cadeia, ele entra como usuário e sai criminoso. A interpretação feita pelo policial classifica o pobre e negro como traficante, e o branco e rico como usuário”, argumentou. Para o autor do projeto, deputado Osmar Terra (PMDB-RS), o aumento da pena é fundamental para coibir a distribuição da droga. "Senão haverá cada vez mais gente doente. Um único traficante precisa viciar 20 jovens para se manter, e a maior parte dos consumidores de crack morre em cinco anos”, afirmou.

Nove em dez cidades baianas estão com o 'nome sujo'

A larga maioria dos municípios baianos está com o “nome sujo” no Cadastro Único de Convênios (Cauc) do governo federal, portanto, impossibilitada de firmar convênios com as administrações estadual e federal, assim como viabilizar financiamentos com instituições financeiras. Segundo reportagem do jornal A Tarde, 393 das 417 cidades do estado estão em tal situação, o que representa 95% dos municípios baianos. Logo, somente 24 municípios da Bahia encontram-se adimplentes e com a documentação em dia. Uma série de fatores é responsável pelo cenário. O principal problema não está no setor financeiro e sim no administrativo. Logo, a falta de prestação de contas por parte dos municípios desempenha papel muito mais relevante do que a escassez de recursos.

Asteroide passa perto da Terra nesta sexta-feira, diz Nasa

Um asteroide cinco vezes maior que um navio transatlântico vai passar nesta sexta-feira a 5,8 milhões de quilômetros da Terra, uma distância curta em termos astronômicos, informou a agência espacial norte-americana (Nasa). Chamado 1998 QE2, ele será observado por meio de telescópios e radar pelos cientistas, que esperam obter "imagens de alta resolução que poderão revelar muita coisa sobre as suas características", disse o astrônomo Lance Benner. Seguindo a trajetória atual, o 1998 QE2 atingirá às 21h59 (1h59 no Brasil) desta sexta-feira o ponto mais próximo da Terra e só voltará a aproximar-se dentro de cerca de 200 anos. O asteroide, que mede cerca de 2,7 quilômetros de diâmetro, não poderá ser observado a olho nu ou com binóculos: sua baixa luminosidade só o torna visível aos telescópios mais potentes. O interesse público nos objetos celestes que passam perto da Terra reacendeu-se depois da queda do meteorito de Chelyabinsk, na Rússia, em fevereiro passado. Além da Nasa, a Casa Branca seguirá com atenção o trajeto do asteroide, uma vez que a administração norte-americana aposta em convencer o Congresso a liberar mais verbas para vigiar os objetos que se aproximam da Terra. "Temos que encontrar os asteroides antes que eles nos encontrem", disse o assessor de Política Espacial da Casa Branca, Phil Larson. O programa espacial dos Estados Unidos prevê o envio de astronautas que "capturem" um asteroide até o ano 2020.

Graça Foster é a mais poderosa do Brasil nos negócios na lista da Forbes

A presidente da Petrobras, Graça Foster, foi apontada pela Forbes a mulher mais poderosa do país nos negócios. A publicação listou as dez mais poderosas no país na área. Na semana passada, a Forbes indicou a presidente do Brasil, Dilma Rousseff, como a segunda mulher mais poderosa do mundo. Na lista mundial, Graça Foster é a 18ª colocada. Segundo a Forbes, Maria das Graças Foster é considerada a mais poderosa do país por conta do valor de mercado da empresa, estimado em US$ 120 bilhões, e o faturamento, de US$ 144 bilhões.
Em segundo lugar na lista brasileira e focada no mundo dos negócios está a presidente do grupo hoteleiro blue Tree Towers, Chieko Aoki. Ela nasceu no Japão e fundou a rede de hotéis em 1997. A lista aponta a presidente do Magazina Luiza, Luiza Trajano, em terceiro lugar. Além de comandar uma das maiores rede de varejo do país, a revista cita o convite à empresária para ocupar um ministério para apontar seu poder. A modelo Gisele Bündchen, a mais bem paga do mundo, está em quinto lugar na lista. Ela tem uma linha de produtos de beleza, a Sejaa, que gera quase US$ 1 bilhão por anoe é garota-propaganda de marcas como Ipanema, Sky e C&A. nova presidente da TAM, Claudia Sender, está em 7º entre as mais poderosas e, segundo a Forbes, ela ajudou a TAM a formar a LATAM, com a chilena LAN.

quarta-feira, 29 de maio de 2013

Resultado do concurso da Polícia Civil da Bahia é divulgado

Foi divulgado nesta quarta-feira (29) no Diário Oficial do Estado (DOE) o resultado da prova objetiva do concurso público da Polícia Civil da Bahia. Na mesma publicação também foi divulgado a decisão sobre os recursos da prova objetiva e do resultado provisório da prova discursiva.Será divulgado no dia 26 de junho o cronograma do concurso, o resultado final da prova discursiva, a convocação para realização do teste de aptidão física, a convocação para investigação social e da conduta pessoal e para preenchimento do formulário de investigação e da conduta pessoal online. Já o resultado final e a homologação do concurso está previsto para 19 de março de 2014.O concurso oferece 600 vagas que estão divididos em 100 vagas para os cargos de delegado, 100 para escrivão e 400 vagas para investigador (400). Os salários variam de R$ 2.665,51, para cargos de escrivão e investigador a R$ 9.155,28 para o cargo de delegados.

Rodoviária de Salvador terá 320 horários extras no feriado

Aproximadamente 70 mil pessoas devem embarcar no terminal Rodoviário de Salvador durante o feriadão de Corpus Christi. Desde esta terça-feira (28) até domingo (02/6) estão sendo disponibilizados 320 horários extras de ônibus, além dos 540 horários regulares cumpridos diariamente. De acordo com a Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba), a procura antecipada de passagens já começou, sendo que os destinos mais procurados são as cidades do Recôncavo (Maragogipe, São Félix, Cachoeira, Santo Amaro, Santo Antonio de Jesus, Conceição do Almeida e Cruz das Almas), bem como as cidades litorâneas, a exemplo daquelas localizadas ao longo da rodovia BA-099 (Estrada do Coco e Linha Verde), além das tradicionalmente, tais como Itararé, Ilhéus, Porto Seguro, Lençóis, Vitoria da Conquista, Juazeiro.     
A Agerba recomenda aos usuários do sistema de transporte intermunicipal que procurem antecipar à compra das passagens, evitando, assim, as filas nos guichês. É importante lembrar, segundo a agência, que os passageiros procurem chegar à rodoviária com antecedência mínima de 20 minutos do horário marcado para a viagem, evitando possíveis transtornos no momento do embarque. 

ANTT divulga edital de concurso com 135 vagas e salários até R$ 10 mil

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) divulgou nesta quarta-feira (29), o edital de abertura do concurso para 135 vagas. Desse total, dez vagas são para técnico administrativo e 45 para técnico em regulação de serviços de transportes (ambos de nível médio). No nível superior, há 17 vagas para analista administrativo e 63 para especialista em regulação de serviços de transportes terrestres. O salário inicial para técnicos administrativos é de R$5.064,18, já para técnico em regulação o valor é de R$5.288,98. Para analista os rendimentos são de R$9.567,20 e de R$10.323,20 para especialista em regulação. Todos os valores já incluem o auxílio-alimentação.  As inscrições terão início no dia 10 de junho e vão até 2 de julho e devem ser feitas através dosite do Cespe/UnB. As taxas variam de R$80 a R$100. As provas, marcadas para 11 de agosto, ocorrerão em Brasília, Boa Vista (RR), Rio Branco (AC) e Porto Velho (RO), locais de lotação das vagas. A contratação dos aprovados ocorrerá pelo regime estatutário, que garante a estabilidade empregatícia. A validade inicial do concurso será de um ano, podendo ser prorrogada uma única vez, por igual período.

Cruz das Almas: Adolescente perde controle de carro, mata uma pessoa e deixa outra ferida

Na imagens acima, o retrato de como ficou o local após a invasão do carro/  Foto: Cruz na Tela 
O acidente aconteceu nesta quarta-feira (29) por volta das 12h, Praça Landulfo Alves, na cidade de Cruz das Almas, no recôncavo baiano. Vinícius Oliveira Souza, 18 anos, perdeu a direção do carro que dirigia, atropelando Verilene da Silva Damasceno, 39 anos, que conduzia uma moto Biz de placa, JQO 1148.  Após atropelar a mulher o jovem continuou sem o controle do veículo, vindo a invadir um Bar. José Nogueira 87, dono do estabelecimento comercial também foi atropelado. O idoso que é cadeirante  foi socorrido com ferimentos para o Hospital, mas não corre risco de morte. Verilene não resistiu aos ferimentos e morreu a caminho do Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus. Secretária de uma Escola do município, a vítima era mãe de dois filhos. O acusado do atropelamento, Vinicius Oliveira, foi preso em flagrante pela Polícia Militar. O jovem não era habilitado. Segundo informações da delegacia à Voz da Bahia,  ele responderá por homicídio doloso eventual que de acordo com a legislação penal brasileira é um tipo de crime que ocorre quando o agente, mesmo sem querer efetivamente o resultado, assume o risco de produzi-lo. Na hora do acidente, a irmã do adolescente estava com ele no carro. A jovem de 16 anos sofreu apenas ferimentos leves.
 Reportagem : Fábio Santos

Passa de 80 número de ataques a bancos e caixas no estado

Até esta quarta-feira (29), foram registrados 82 ataques a agências bancárias e caixas eletrônicos em Salvador e cidades do interior da Bahia. O levantamento é feito pelo Sindicato dos Bancários do Estado. Somente nesta quarta, três casos foram registrados - na capital baiana e em Camaçari, na região metropolitana. No bairro do Garcia, uma agência do Banco do Brasil foi assaltada. Vítimas foram mantidas reféns e dinheiro foi roubado do cofre. Ninguém ficou ferido. No bairro do Cabula, também em Salvador, um caixa eletrônico foi destruído por explosão. O mesmo ocorreu com um equipamento bancário que fica em Abrantes, na cidade de Camaçari. Em nota, a Polícia Militar informou que intensificou o policiamento nas proximidades de agências bancárias no intuito de coibir assaltos a banco na capital baiana. (G1)

Muritiba: Fred Costa é o novo delegado da cidade

Fred comandava a Polícia Civil da cidade de Gov. Mangabeira. Em entrevista ao programa Comando Geral da Mangabeira FM, o delegado falou sobre suas propostas de trabalho para a segurança pública da cidade e prometeu empenho contra o crime organizado. Após oito anos, Jocelina Carmem Ferrão despediu-se nesta quarta-feira (29) com muita emoção entre os colegas de trabalho. “Foram bons anos. Aprendi muito trabalhando em Muritiba e irei levar todo o carinho desse povo maravilhoso comigo. Fiz meu papel, sei que não agradei a todos, mas é normal. A vida continua”, finalizou. Jocelina Carmem Ferrão assumirá a delegacia da cidade de Alagoinhas. 
Mudança no quadro policial:

A Secretária de Segurança Pública do Estado, através do Departamento de Polícia do Interior fez uma renovação total no quadro policial da delegacia da cidade serrana. Com Jocelina, saíram o investigador Gil César, nomeado para a cidade de Cachoeira, Nilton Batista foi transferido para Civil de Mangabeira, Nilmar Batista, nomeado para a delegacia de Santo Antônio de Jesus e Paulo Sérgio encontra-se lotado em Maragojipe. Os novos policiais irão chegar à cidade até sexta-feira (31), juntamente com o delegado Fred Costa.  

Bahia aperta no segundo tempo, mas fica no empate com o Coxa

Não foi desta vez que o Bahia conquistou sua primeira vitória no Brasileirão 2013. Pouquíssimos torcedores foram a Pituaçu e acompanharam o empate entre o Tricolor e o Coxa na noite desta quarta-feira (29), pela segunda rodada da Série A. Após um primeiro tempo equilibrado, o Bahia foi absoluto durante toda a segunda etapa, mas não teve qualidade para colocar a bola para dentro, apesar das tentativas de Hélder e Marquinhos Gabriel. O time de Cristóvão pelo menos inaugura sua pontuação na tabela. Com um ponto ganho, o Bahia deixa a zona de rebaixamento, mas pode voltar com o complemento da segunda rodada. O time baiano ocupa a 16ª colocação neste momento e enfrenta, no domingo, o Internacional no estádio Centenário. Já o Coritiba é o quinto colocado, com quatro pontos, e pega o Goiás, sábado pela terceira rodada do Brasileirão.
Bahia 0 x 0 Coritiba - 2ª rodada do Campeonato Brasileiro/Série A
Data: 29/5/2013, 21h
Local: estádio de Pituaçu, Salvador
Bahia: Marcelo Lomba; Madson, Titi, Lucas Foseca e Jussandro; Fahel, Hélder (Toró), Diones e Marquinhos Gabriel; Ryder (Potita) e Fernandão. Ténico: Cristóvão Borges. /// Coritiba: Vanderlei; Victor Ferraz, Leandro Almeida, Chico e Dênis Neves; Junior Urso, Gil, Robinho e Alex (Arthur); Geraldo (Lincoln) e Deivid. Técnico: Marquinhos Santos.

Leão vence o Náutico nos Aflitos e carimba primeira vitória no Brasileirão

O Vitória carimbou seu primeiro triunfo no Brasileirão 2013. Fora de casa, os rubro-negros arrancaram o bom resultado diante do time do Náutico, em pleno estádio dos Aflitos, em Recife. Maxi marcou duas vezes na vitória por 3 a 0 e Edson Magal, com um bonito gol no final do primeiro tempo, também ajudou na contagem a favor do Leão. Do outro lado, o Timbu sofreu a segunda derrota e viu a torcida começar a deixar o estádio ainda no começo da primeira etapa. O Leão volta para Salvador e tem compromisso em casa na terceira rodada da competição. No sábado (1º) o time recebe o Vasco da Gama, no Barradão, a partir das 18h30. O Náutico joga no domingo (2), quando recebe a Portuguesa, a partir das 18h30, na despedida do Estádio dos Aflitos.
Náutico x Vitória - 2ª rodada do Campeonato Brasileiro/Série AData: 29/5/2013, 21h
Local: estádio dos Aflitos, Recife

Náutico: Felipe; Maranhão, João Fillipe, Luiz Eduardo, Colaço; Elicarlos (Auremir), Rodrigo Souto (Jones Carioca), Martinez; Rogério; Caion e Elton (Marcos Vinícius). Técnico: Silas. /// Vitória: Wilson; Nino Paraíba (Reniê), Victor Ramos, Gabriel Paulista e Tarracha (Fabrício); Neto Coruja, Edson Magal, Renato Cajá e Escudero; Maxi Biancucchi e Dinei (Giancarlo). Técnico: Caio Júnior.

terça-feira, 28 de maio de 2013

Prefeitura abre 623 vagas para cursos gratuitos do Pronatec

A Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate a Pobreza (Semps) anunciou nesta terça-feira (28) a abertura das inscrições para mais 623 vagas dos cursos gratuitos oferecidos pelo Programa Nacional de Acessos ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) para os beneficiários do Bolsa Família seus dependentes. O Serviço Municipal de Intermediação de Mão-de-Obra (Simm) realizará as pré-matriculas de 3 a 6 de junho. Os interessados em participar dos cursos já poderão obter mais informações com o Simm a partir desta quarta feira (29). As aulas serão ministradas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), nos turnos matutino, vespertino e noturno, nas unidades do Pelourinho, Pituba, Aquidabã e Casa do Comércio. Nesta etapa serão oferecidos cursos de Organizador de Eventos, Pizzaiolo, Confeiteiro, Instalador e Reparador de Redes de Computadores, Montador e Reparador de Computadores, Operador de Computador, Balconista de Farmácia, Auxiliar Administrativo, Porteiro e Vigia, Auxiliar de Cozinha e Garçom. 
No total serão formadas 11 turmas com o inicio das aulas marcado para os meses de julho, agosto e setembro. As inscrições podem ser feitas das 8 às 17 horas, nos postos do Simm, no Comércio - Rua Miguel Calmon, 382; no Cabula - Praça da Mangueira, 84; em Cajazeiras - Estrada do Coqueiro Grande, 1.902 e na Boca do Rio - Rua Abelardo Andrade de Carvalho, 141, anexo ao Colégio Imeja. Os candidatos têm que ter no mínimo 16 anos e devem comparecer aos postos de Simm levando originais do CPF, Carteira de Identidade, Comprovantes de residência e escolaridade, além do cartão do Bolsa Família ou Número de Inscrição  Social (NIS). Segundo Mauricio Trindade, secretário de Promoção Social e Combate à Pobreza, a Prefeitura disponibilizará 9.137 vagas ao longo deste anos para cursos profissionalizantes, ministrados pelo Secan, Senai e Instituto Federal da Bahia (Ifba).

Tiririca decide permanecer na política

Depois de manifestar desilusão com a política, o deputado Tiririca (PR-SP), voltou atrás e disse nesta terça-feira (28) que pretende continuar disputando eleições. Eleito com mais de 1,3 milhão de votos em 2010, Tiririca admitiu que a falta de espaço para voltar a trabalhar na TV pesou na decisão. “Rescindi o contrato com a [TV] Record para dar sequência ao trabalho [de deputado]. A gente sabe que o humor que está em alta é o stand up”, disse Tiririca. Ele tentou negociar um programa solo, mas não obteve sucesso. O deputado, um dos mais assíduos da Câmara, não quis antecipar qual será seu futuro político. O líder do PR, Anthony Garotinho (RJ), disse que pesquisas encomendadas pelo partido demonstraram que Tiririca aparece bem cotado para disputas eleitorais majoritárias e proporcionais. (Agência Brasil)

Ingressos para Copa do Mundo vão começar a ser vendidos em agosto

s ingressos para a Copa do Mundo de 2014 comemoração a ser vendidos no dia 20 de agosto deste ano. A informação foi passada pelo diretor de marketing da Fifa, Thierry Weil, durante um evento no Rio de Janeiro. Segundo o diretor, mais informações serão passadas após a Copa das Confederações. Em entrevista, o secretário geral da Fifa, Jérôme Valcke, afirmou que os valores dos ingressos para o mundial deve ser parecidos com os praticados no mundial da África do Sul, em 2010, quando o setor mais barato custou cerca de R$ 40, e o mais caro R$ 320. Segundo o cronograma da Fifa, o sorteio para definir os grupos da competição será realizado no dia seis de dezembro, em Costa do Sauípe. (Correio)

Domésticos demitidos por justa causa não têm direito a indenização

Pressionado pela presidente Dilma Rousseff, o senador Romero Jucá (PMDB-RR), relator da regulamentação da nova lei dos empregados domésticos, voltou atrás e determinou que apenas os trabalhadores demitidos por justa causa terão direito a sacar a indenização. A última versão do relatório de Jucá determinava que todos aqueles que se desligassem do emprego teriam direito à "poupança", exceto se fossem demitidos por "atos criminosos", como agressão e roubo. Para acabar com a multa de 40% sobre o saldo do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), Jucá determinou uma contribuição mensal de 3,2% sobre o valor do salário do doméstico para uma conta separada do FGTS, além de 8% para o fundo. A contribuição mensal não sobrecarregaria patrões na hora de demitir seus empregados, que seriam obrigados a pagar a multa sobre o saldo do FGTS de uma só vez.  Quando o empregado se demitir, ou for afastado por justa causa, ele não terá direito à indenização. O valor será revertido para o patrão. No caso de demissão sem justificativa, ele poderá retirar o dinheiro do banco. No relatório que será votado na próxima semana na comissão especial, Jucá especificou os casos que configuram justa causa: são os mesmos previstos na CLT (com exceção dos itens que tratam de segredo de empresa), como embriaguez habitual em serviço e abandono de emprego, e incluiu agressão a menores, idosos e demais pessoas que estiverem sob a responsabilidade do funcionário.

segunda-feira, 27 de maio de 2013

Polícia Rodoviária realiza Operação Corpus Christi 2013

A Superintendência de Polícia Rodoviária Federal, na Bahia, vai realizar a Operação Corpus Christi a partir do próximo dia 29 (quarta feira) e vai até o domingo, dia 02. Durante toda a operação, serão priorizadas ações preventivas para redução da violência no trânsito e de acidentes relacionados, em especial, ao excesso de velocidade, embriaguez ao volante, ultrapassagens proibidas e à inobservância do uso do cinto de segurança. A Operação Corpus Christi, que ocorre em nível nacional, aqui no estado terá algumas inovações por ser realizada com parte da força operacional que será empregada durante a Copa das Confederações. Além do reforço do efetivo com a chegada de equipes táticas de vários estados, a PRF disponibilizará um helicóptero e trará também as equipes de motopoliciamento, permitindo maior agilidade para a fiscalização e no deslocamento para o atendimento de ocorrências diversas.
Todos os esforços da PRF estarão sendo destinados para combater a criminalidade, em especial, o combate à exploração sexual de menores e o comércio e uso de drogas, aumentar a fiscalização de trânsito e dos transportes interestaduais e internacionais de passageiros, com vistas à prevenção dos acidentes e ao aumento da segurança, conforto e fluidez no trânsito das rodovias federais. Os policiais contarão com o auxílio de 38 etilômetros e 13 radares entre portáteis e fotográficos para coibir o uso de bebida alcoólica ao volante e excesso de velocidade dos condutores, respectivamente. Serão utilizadas, além das viaturas operacionais, resgates, posto móvel e veículos gaiolas. Durante todo o final de semana a PRF realizará comandos em locais estratégicos, enfatizando o fator da segurança no trânsito, principalmente quanto ao excesso de velocidade, às ultrapassagens indevidas, ao consumo de bebidas alcoólicas, à fiscalização de motocicletas e ciclomotores, ao uso de cinto de segurança, aos equipamentos obrigatórios e sistema de iluminação e sinalização dos veículos, ao transporte irregular de passageiros, ao uso da cadeirinha para crianças, às restrições do trânsito de combinações e demais veículos portadores de AET. (Nucom/BA)

Muritiba: ex-prefeito terá que devolver ao município R$ 171 mil

O ex-prefeito de Muritiba, Epifânio Marques Sampaio ( PSD), terá que ressarcir os cofres públicos em R$ 171 mil, devido a não prestação de contas de recursos repassados a entidades civis, em 2010, por determinação do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM). A relatoria solicitou a formulação de representação ao Ministério Público contra o gestor, determinou o ressarcimento de R$ 171.244,40, com recursos próprios, e multa no importe de R$ 2.000,00. Ainda cabe recurso. O  Voz da Bahia, tentou entrar em contato com a assessoria do ex-gestor,  mas até o fechamento da matéria não foi localizada afim de emtir a versão do acusado.  Babão, como é conhecido o ex-prefeito,  governou a cidade por três gestões, e perdeu o último pleito em Outubro para o atual prefeito Roque Luis Dias dos Santos ( PDT).

Neymar assina contrato por 5 anos e já é jogador do Barcelona

Neymar assinou contrato com o Barcelona na tarde desta segunda-feira. O atacante firmou o acordo de 5 anos com o clube catalão em reunião na sede do Instituto Neymar, em Santos. Em passagem pelo local para conversar sobre um projeto, o ex-jogador do clube espanhol Edmilson registrou o momento em sua conta no Instagram, site de compartilhamento de imagem (veja abaixo). Também pelo instagram, Neymar postou uma mensagem com o seguinte texto: "E aqui se encerra essa passagem maravilhosa por um clube especial. Obrigado por tudo, pelos elogios, pelas cobranças, pelos gritos, enfim POR TUDO ! Vou guardar estes momentos por toda minha vida ! .... É Toiss !!". A transferência de Neymar para o Barcelona foi sacramentada no fim da semana passada. O Santos aceitou a proposta do clube catalão e também do Real Madrid e deixou a escolha nas mãos do atleta. No fim da noite de sábado, Neymar, então, anunciou que seu destino era o Barcelona em uma transferência que rendeu cerca de € 28 milhões para os cofres santistas. O último jogo do craque com a camisa alvinegra foi no domingo, no estádio Mané Garrincha, com o empate sem gols entre Santos e Flamengo. O clube paulista ainda tentou a liberação do jogador dos treinos da seleção brasileira para uma despedida no próximo sábado, na Vila Belmiro, diante do Grêmio. No entanto, o pedido foi rejeitado pela CBF, que só liberará o atleta para a apresentação em Barcelona. (Msn)

Maragojipe: Jovem é baleado com cinco tiros

Na tarde do último domingo (26), dois homens armados, dispararam vários tiros contra um jovem, conhecido por Gugu que estava próximo a um bar. Segundo a Polícia Civil a Voz da Bahia  a vítima foi socorrida por populares para o hospital da cidade e em seguida transferido para o Hospital Geral do Estado, em Salvador.  Gugu foi alvejado em várias partes do corpo e seu estado de saúde é considerado grave, segundo informações médicas a nossa equipe. Os acusados pelo crime deixaram a moto no local e fugiram a pé. A Polícia ressaltou que já têm identificações dos suspeitos, mas até o momento ninguém foi preso. As autoridades policiais acreditam que o crime esteja ligado ao tráfico de drogas.  
Reportagem: Fábio Santos/ 

Caixa admite informação errada sobre Bolsa Família

O presidente da Caixa Econômica Federal, Jorge Hereda, pediu desculpas nesta segunda-feira (27) pelas informações incorretas divulgadas pelo banco sobre a liberação antecipada dos recursos do programa Bolsa Família. No fim de semana passado, boatos sobre o fim do programa levaram milhares às agências em ao menos 12 estados do país. Na segunda-feira (20) passada, o vice-presidente de Habitação da Caixa, José Urbano, informou em entrevista que a antecipação do pagamento só foi realizada no sábado (18), após a divulgação dos boatos, para preservar a integridade física dos beneficiários que fossem em busca do seu benefício.
Em nota divulgada neste sábado (25), porém, o banco voltou atrás e disse que os pagamentos foram liberados na sexta-feira (17), um dia antes do início dos boatos de que o programa seria suspenso. Em entrevista à imprensa nesta segunda-feira, Jorge Hereda disse que a Caixa viveu uma situação de crise, o que motivou a divulgação das informações erradas.“É sabido, tem se falado muito que a Caixa mentiu na hora na hora que ele [José Urbano, vice-presidente de Habitação da Caixa] foi fazer a entrevista. No momento em que estamos vivendo uma crise, o único pensamento que a Caixa tinha era esclarecer as pessoas. Tivemos uma informação equivocada com relação à data que se abriu o sistema e isso gerou uma informação imprecisa da Caixa”, disse Hereda.

STF avalia possibilidade de preso ir para prisão domiciliar quando faltar vaga no semiaberto

O Supremo Tribunal Federal (STF) discute nesta segunda-feira (27), em audiência pública, a possibilidade de deixar em prisão aberta ou domiciliar os condenados que tenham direito ao regime semiaberto, mas não possam cumprir a pena nesses moldes por falta de vagas nas cadeias, informa a Agência Brasil. O assunto foi posto em debate pelo ministro Gilmar Mendes, relator de um recurso extraordinário apresentado pelo Ministério Público do Rio Grande do Sul contra decisão do Tribunal de Justiça local, que considerou possível a concessão do benefício. Para resolver o problema, houve uma proposta de edição de súmula vinculante pelo STF, apresentada pela Defensoria Pública da União. Um dos estados em pior situação é São Paulo, onde atualmente 6,4 mil presos cumprem pena no sistema fechado, apesar de que deveriam estar em regime semiaberto, segundo a defensora pública-geral Daniela Cembranelli.  (BN)

Sesab inscreve para vagas com salários até R$ 2.528,88

Estão abertas até 30 de maio as inscrições para o processo seletivo da Secretaria Estadual da Saúde (Sesab), que oferece 150 vagas por meio de Regime Especial de Direito Administrativo (Reda). Entre as vagas, 100 são para técnicos de enfermagem, 36 para enfermeiros e 14 para fisioterapeutas. Os salários chegam a R$ 2.528,88, para profissionais com nível superior. Já para o nível técnico, a remuneração é de R$ 1.274,58. O contrato tem duração de dois anos, renováveis por mais dois. As inscrições devem ser feitas no site da secretaria, e a seleção é baseada na análise curricular dos candidatos, em única etapa, que deve acontecer entre os dias 3 e 6 de junho. A previsão é que o resultado seja divulgado no dia 14 de junho.

domingo, 26 de maio de 2013

Edital de concurso do INSS sai em junho, diz ministro

O ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho, informou, por meio do microblog Twitter, que até o final de junho deverá ser publicado o edital para a realização do concurso público para 500 vagas de analista do seguro social, em várias formações, para o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O processo de contratação da banca organizadora ainda está em andamento, segundo ministro. Ele disse ainda que as áreas que oferecerão vagas só estarão definidas em junho. O concurso foi autorizado pelo Ministério do Planejamento, por meio da portaria nº 17, publicada no “Diário Oficial da União” do dia 1º de fevereiro. O cargo exige nível superior de escolaridade. O salário é de R$ 6,5 mil.
O edital está em fase de preparação. Os novos contratados serão lotados nas novas agências da Previdência Social que estão sendo entregues à população. Anteriormente, Garibaldi Filho havia dito que o edital sairia em maio, mas o processo da escolha da organizadora não foi concluído ainda. O prazo para publicação de edital de abertura para realização de concurso público é de até seis meses contados da data de publicação da portaria, ou seja, até agosto. O último concurso para o cargo foi realizado em 2009, para candidatos com formação em serviço social. O salário inicial era de R$ 3.586,26 na época - 43.354 pessoas se inscreveram para concurso, que ofereceu 900 vagas. O concurso foi organizado pela Funrio.

Bahia perde para o Criciúma na estreia da Série A

Mais uma vez decepcionando sua torcida, o Bahia, comandado pela primeira vez pelo técnico Cristóvão Borges, perdeu para o Criciúma nesta tarde de domingo, por 3 x 1, no estádio Heriberto Hülse, em partida válida pela estreia dos dois clubes na Série A do Campeonato Brasileiro.  E para tentar se recuperar na competição, o tricolor baiano terá pela frente o Coritiba, quarta-feira, às 21h, no estádio do Pituaçu.  
  1. FICHA TÉCNICA
  2. Campeonato Brasileiro 
  3. Criciúma 3 x 1 Bahia
  4. Criciúma: Bruno; Bruno Renan, Matheus Ferraz, Ewerton Páscoa e Marlon; Tiago Dutra, Elton, João Vitor, Lins; Marcel (Gilson) e Fabinho (Tartá). Técnico: Vadão//Bahia: Marcelo Lomba (Omar); Madson, Titi, Rafael Donato e Jussandro; Fahel, Hélder, Ítalo Melo (Diones) e Marquinhos Gabriel; Ryder (Freddy Adu) e Fernandão. Técnico: Cristóvão Borges.

Muritiba: Dois homens roubam três mil reais em assalto a Posto de Combustíveis

Localidade têm sido alvo constante das ações dos bandidos 
O Posto de combustíveis localizado no distrito de São José do Itaporã, na cidade de Muritiba  foi assaltado  na manha deste domingo (26). De acordo com a Polícia Civil, dois bandidos a bordo de uma moto, chegaram e anunciaram o assalto.  Os elementos que estavam armados renderam o frentista, levando dos caixas da empresa, três mil reais em dinheiro, um computador portátil e celulares. Os elementos fugiram tomando sentido ignorado.  Segundo a Polícia Civil, diante das características do crime, acredita-se que os assaltantes são da localidade. A Polícia Militar foi acionada, realizou diligencias, mas até o momento ninguém foi preso.  Há menos de uma semana, a Civil desarticulou uma quadrilha responsável por assaltos em São José e região. Segundo o investigador Gil César, uma segunda facção ainda atua no local, mas a Polícia já investiga o segundo bando e promete uma resposta a população. 
Reportagem: Fábio Santos/

Estádio Nacional de Brasília não passa em teste do "padrão Fifa"

Foi um jogo sem gols, sem bom futebol, sem emoção e sem o teste para avaliar o padrão Fifa. Só não faltaram tropas de choque da Polícia Militar e filas quilométricas em volta do estádio Nacional (Mané Garrincha), em Brasília. Para evitar um vexame, os policiais liberaram a vistoria com detectores de metal - uma exigência na Copa das Confederações - uma hora antes do início do jogo para garantir que milhares de torcedores entrassem na arena até o final do primeiro tempo. Com a falta de revista na entrada, o evento não serviu como teste para o jogo entre Brasil e Japão, na abertura da Copa das Confederações, no próximo dia 15. Os 63.501 torcedores que pagaram ingressos de R$160 a R$ 400 para assistir ao jogo enfrentaram uma série de obstáculos. 
Às 13 horas já havia filas nas portarias com detectores de metal. Após a barreira, os torcedores tinham de enfrentar outra fila nos portões do estádio e as falhas nas catracas que faziam a leitura dos ingressos. Quando a polícia deixou de fazer a vistoria com detectores, a espera nas filas passou a ser de 1 hora e 30 minutos. Dentro da arena, havia ainda aglomeração nos bares e banheiros. A polícia tratou o evento como uma cúpula de chefes de estado, levando para o estádio centenas de homens armados. Um helicóptero sobrevoou o local o jogo todo. Os agentes controlaram um raio de dois quilômetros em torno da arena, proibindo o trabalho de ambulantes e estacionamento de carros. O serviço de locução do estádio, com traduções em inglês e espanhol, falhou ao anunciar quem tinha recebido cartão do árbitro, trocando os nomes dos jogadores. Os vestiários, o setor de imprensa e corredores ainda não foram finalizados. Sobras de material de construção estão por toda a parte da área interna do estádio.

Uneb abre concurso para professor na classe de auxiliar

A Universidade do Estado da Bahia (Uneb) publicou no Diário Oficial do Estado deste fim de semana o edital do concurso público de provas e títulos destinado à seleção de candidatos para formação de cadastro de reserva para o cargo de professor na classe de auxiliar, nível “A”. As inscrições devem ser feitas de 14 a 30 de junho através do site do concurso, mediante o preenchimento da ficha de inscrição e o pagamento da taxa no valor de R$150. remuneração vigente para o cargo de professor auxiliar, nível “A”, em regime de trabalho de 40 horas semanais, é de R$3.136,14. Estão incluídos nesta remuneração o vencimento básico (R$2.163,30), o Incentivo Funcional de Especialista (20%) e o benefício CET – Condições Especiais de Trabalho – (24,97%). O incentivo funcional docente poderá aumentar a remuneração na hipótese do professor ser portador de diploma de pós-graduação stricto sensu: mestrado (40%) ou doutorado (60%).
Cada candidato, no ato da apresentação do pedido de inscrição, fará sua opção por uma única Área de Conhecimento / Matéria(s) / Componente(s) Curricular(es) vinculada a um único Departamento / Campus Universitário. A seleção constará das seguintes etapas: Prova escrita de caráter eliminatório; Aula pública, gravada para efeito de registro; Apresentação de memorial; e Prova de títulos. O concurso terá validade de dois anos, contados a partir da data da publicação dos resultados homologados, podendo ser prorrogado por igual período. Durante a validade, o candidato classificado poderá ser convocado para assumir vaga sob o regime jurídico do Estatuto do Magistério Superior do Estado da Bahia, previsto na Lei nº 8.352/2002, segundo as necessidades da instituição.

sábado, 25 de maio de 2013

Lei autoriza investimentos na revitalização do Centro Histórico de Salvador


O governo do estado anunciou o investimento de R$ 115 milhões para a revitalização do Centro Antigo e Histórico de Salvador. A contratação da quantia foi autorizada por lei específica e publicada nesta sexta-feira (24), no Diário Oficial do Estado. No projeto, está prevista a recuperação e sinalização de sete quilômetros quadrados de ruas e passeios no Centro Antigo, além de 800 metros quadrados no Centro Histórico. De acordo com o governo do estado, serão beneficiadas mais de 150 ruas e todo o cabeamento de força e comunicação do Santo Antônio passará a ser subterrâneo.

Em missa, papa Francisco defende batismo de filhos de mães solteiras

 missa na Capela da Casa Santa Marta, no Vaticano, o papa Francisco defendeu hoje (25) o batismo de filhos de mães solteiras. “Somos muitas vezes controladores da fé, em vez de facilitadores”, disse o papa ao se referir a algum padre que se recusa a batizar uma criança filha de mãe solteira. “Essa mulher teve a coragem de continuar a gravidez. E o que encontra? Uma porta fechada?”, disse. “Isso não é zelo, isso é distância de Deus. Quando fazemos este caminho com esta atitude não estamos ajudando o povo de Deus”, acrescentou. “Jesus instituiu sete sacramentos e, com este tipo de atitude, estamos criando um oitavo, o sacramento da alfândega pastoral”, disse. Antes de ser papa, quando era o arcebispo de Buenos Aires, Jorge Bergoglio incentivava padres e bispos a batizarem as crianças nascidas fora do casamento. O papa citou durante a missa outro exemplo: um casal de noivos que queria marcar a data do casamento e foi alertado pelo sacerdote de que precisaria pagar enfeites, cantos. Francisco disse que, no caso, o casal encontrou "as portas da Igreja fechadas quase como sinal de impedimento para a união". Participaram da cerimônia cerca de 70 pessoas de diversas partes da Itália e de outros países. (Agência Brasil)

Renato Piaba tem pertences furtados durante espetáculo em Maragojipe

Diversos objetos do humorista baiano foram levados pelo ladrão. Celulares, ipad, uma câmera filmadora, documentos, cartões de crédito, inclusive o texto do novo show, intitulado “Vida de solteiro”, com estreia prevista para o segundo semestre deste ano, estavam na mochila furtada de dentro do carro, estacionado na porta da Associação Atlética de Maragogipe. Segundo o empresário de Piaba, Angelo Curvello, por terem chegado a poucos minutos do início da apresentação, um dos integrantes da equipe esqueceu o vidro traseiro do veículo aberto, o que facilitou a ação do “oportunista”. A produção do espetáculo “Piaba é show” foi informada enquanto o artista ainda estava no palco. “A gente não gosta de ser surpreendido com essa situação, mas, infelizmente, faz parte”, desabafou Angelo. Após o show, Piaba foi à delegacia da cidade, mas não conseguiu registrar o boletim de ocorrência, o que só foi feito na manhã deste sábado. O empresário informou que, por conta disso, o vôo para a cidade de Vitória da Conquista, onde Renato Piaba se apresenta ainda hoje, teve que ser cancelado. A equipe seguiu para o destino de carro. Indignado, Angelo disparou: “Você quer levar alegria para as pessoas, e ai vem alguém para estragar. Isso é absurdo”!  (Aratu)

Bayern vence pela 5ª vez Liga dos Campeões


Arjen Robben teve uma, duas, três chances de abrir o placar em Wembley. Um filme com o pênalti decisivo perdido diante do Chelsea, há um ano, passou pela cabeça dos torcedores vermelhos. O craque holandês, que começou a Liga dos Campeões na reserva, aproveitou-se da lesão de Kroos para brilhar e, enfim, poder dizer que é um herói. Com um lindo gol do camisa 10 aos 44 minutos do seugndo tempo, o Bayern de Munique confirmou o seu favoritismo ao derrotar o Borussia Dortmund, por 2 a 1, neste sábado, e acabar com a sina de vice-campeões após dois títulos perdidos em finais em três anos.
Robben ainda teve grande parcela de responsabilidade no primeiro gol do jogo, marcado pelo croata Mandzukic. Foi do holandês o passe açucarado para o centroavante apenas completar para as redes, aos 15 minutos do segundo tempo. Pouco depois, aos 23, o Borussia Dortmund viria a empatar a partida, em pênalti cometido por Dante e cobrado com categoria por Gündogan. Mas foi pouco para o conto de fadas aurinegro se tornar realidade.

China e EUA ameaçam estabilidade econômica do Brasil


A possibilidade de que a desaceleração na China e a retomada dos EUA ocorram em ritmo mais forte do que o previsto representa um risco para o Brasil. As duas maiores economias do mundo caminham em direções opostas. Se esse descasamento se acelerar rapidamente, o Brasil poderá se deparar com dificuldades para financiar o crescente rombo em suas contas com o exterior, que chegou a 3% do PIB (Produto Interno Bruto). Uma fraqueza mais acentuada da China levaria a uma desaceleração maior das exportações brasileiras, podendo provocar um maior deficit em conta-corrente. Esse saldo negativo nas transações do país com o exterior precisa ser financiado com recursos externos. Nos últimos cinco anos de deficit, os investimentos estrangeiros diretos cobriram os buracos. Em 2013, essa situação mudou. O país voltou a depender de recursos mais voláteis, como investimentos em ações e rendafixa. A expectativa de analistas para a entrada desses fluxos no Brasil em 2013 é boa. A possível pedra no caminho pode ser uma recuperação mais rápida dos EUA. Isso levaria parte desses recursos a sair de mercados emergentes e migrar para ativos americanos, principalmente em um possível cenário de alta de juros nos EUA. 
PROBABILIDADE: 
A probabilidade de que desaceleração mais forte na China e recuperação mais robusta nos EUA ocorram ao mesmo tempo ainda não é considerada grande. Mas tem crescido, segundo analistas. "A chance hoje está entre 10% e 15%. Não é grande, mas também não se pode dizer que seja um risco pequeno", diz André Loes, economista-chefe do HSBC. Reservas de US$ 375 bilhões ajudariam a conter uma desvalorização do real.Economistas ressaltam que, ainda que esse cenário arriscado para o Brasil se concretize, o impacto para a economia não seria drástico como em crises do passado. Mas, segundo o economista Affonso Celso Pastore, a tendência seria de uma "correção contracionista" no Brasil, ou seja, com impacto negativo sobre a atividade: 

sexta-feira, 24 de maio de 2013

BBB 14: estão abertas as inscrições para a próxima edição do reality

Os fanáticos pelo reality 'Big Brother Brasil' devem ficar atentos. As inscrições para participar das Seletivas Regionais da próxima edição do programa já começaram. Os interessados têm até o dia 31 de agosto para preparar um material especial e enviar para a produção da atração. Além disso, é necessário também preencher um questionário simplificado, enviar entre 3 e 10 fotos coloridas e atuais, e escolher, entre as várias cidades pré-estabelecidas, qual a opção para o caso de ser selecionado para uma entrevista, cara a cara com a produção, tendo as despesas de deslocamento de responsabilidade do candidato. No site oficial do reality, a produção dá algumas dicas de como conseguir ser um brother. Não inventar, ter respostas claras, objetivas e verdadeiras são algumas delas. Vale lembrar que, além das Seletivas Regionais, os candidatos terão outras chances e poderão participar das Inscrições Nacionais, que se iniciam logo após a etapa regional, no dia 31 de agosto, através dos Correios e da internet. Mesmo quem se inscreveu e/ou participou das entrevistas durante as Seletivas Regionais poderão voltar a se inscrever na etapa nacional. (Correio).

Estado apoia festa de São João em 77 municípios baianos

Nesta sexta-feira, foi assinado o convênio para a realização da festa junina em 77 cidades baianas. O evento contou com a participação do governador Jaques Wagner, que destacou a importância da festa para os baianos. “Este é um evento tradicional que merece destaque. Tem sido cada vez mais reconhecido no país, desde os sanfoneiros, os artistas, os cantores, fazem parte de nossa cultura. Vamos contribuir com R$ 3,75 milhões para a festa. Ano que vem queremos ampliar este investimento”. O governador também comentou sobre os efeitos da seca e os reflexos nas festas juninas no interior. “Sabemos das dificuldades de algumas cidades que estão sofrendo com a seca, por isso estamos trabalhando para minimizar os problemas com o Bolsa Estiagem, Garantia Safra, construção de adutoras, entrega de equipamento e muitas outras ações”. Cerca de 500 mil pessoas deixam a capital para aproveitar os festejos juninos no interior do estado, contribuindo para a economia de toda Bahia. Somente o turismo interno injeta R$ 150 milhões na economia baiana durante o São João. (Política Livre).

Cidades-sede da Copa das Confederações terão energia reforçada durante os jogos


As seis cidades-sede da Copa das Confederações vão adotar um regime especial de operações no setor de energia elétrica durante a competição, que vai de 15 a 30 de junho próximo. Segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), o objetivo é evitar falhas no setor para não prejudicar a realização do evento. As cidades-sede são: Brasília, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Fortaleza e Recife. A Copa das Confederações funciona como uma prévia da Copa do Mundo de 2014. Segundo o diretor de Operações do ONS, Ronaldo Schuck, as medidas previstas para o setor elétrico representam um esforço adicional dos operadores em prol da imagem do país. Schuck participou do 2º Encontro Nacional dos Operadores, que reúne em Brasília eletricitários de todo o país, para discutir os problemas que afetam a categoria atualmente, principalmente a progressiva substituição dos profissionais por sistemas conhecidos como teleassistência, operados a distância por programas automatizados. Se houver problemas no setor elétrico durante os grandes eventos esportivos que o Brasil sediará, “não será por falta de energia, pois o Brasil produz quantidade suficiente para atender ao aumento do consumo nessas ocasiões, até porque a indústria reduzirá sua atividade no horário dos jogos, disse o presidente da Associação dos Profissionais em Operações de Usinas e Subestações (Apous), Sérgio Fonseca.
Para Fonseca, pode haver problema se ocorrer uma fatalidade que cause o desligamento de um sistema teleatendido e não seja possível colocá-lo em funcionamento sem a presença de operador ou de uma equipe de profissionais. "Até que eles cheguem, muitas vezes tendo que viajar grandes distâncias, a energia não voltará”, explicou.

quinta-feira, 23 de maio de 2013

Bahia lidera número de greves de funcionários municipais

O Sistema de Acompanhamento de Greves (SAG), do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), registrou 873 greves em 2012, número 58% maior do que o registrado no ano anterior. Do total, foram registradas 227 paralisações deflagradas por funcionários públicos municipais. A Bahia liderou o ranking no país, com 28 movimentos paradistas entre os servidores de prefeituras. No âmbito dos governos estaduais, os funcionários públicos deflagraram 114 greves em 2012. Por outro lado, o número de greves deflagradas pelos trabalhadores da esfera privada (461) superou o registrado pela esfera pública (409). No setor privado, a maioria das greves foi no setor da indústria, já na esfera metade das greves ocorreu no setor de serviços. Entre as principais reivindicações apontadas no estudo, a exigência de reajuste salarial foi predominante (41%). Os pedidos de introdução, manutenção ou melhoria de auxílio-alimentação aparecem em segundo lugar (27%). Depois, vem o cumprimento, implantação ou reformulação de Plano de Cargos e Salários (23%). As queixas contra o atraso no pagamento dos salários representaram 18% das reivindicações. Em Salvador, os servidores públicos municipais completam, nesta sexta-feira (24), duas semanas parados. (BN).

20 mil toneladas de milho chegaram à Bahia de navio


Vinte mil toneladas de milho oriundas da Argentina, das 80 mil liberadas pela Conab para serem vendidas a preço subsidiado a pequenos criadores atingidos pela seca na Bahia chegaram, na tarde desta quarta-feira, no Porto de Cotegipe, em Salvador. Na semana passada, as cidades que compreendem os dez novos polos conseguidos pelo governo estadual – Bom Jesus da Lapa, Jacobina, Baixa Grande, Amargosa, Paramirim, Maracás, Ponto Novo, Remanso, Euclides da Cunha e Chorrochó – receberam parte das 60 mil toneladas que estão chegando por via terrestre, para ser comercializado por meio do Programa Venda Balcão, da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
As 20 mil toneladas de milho que chegaram são doadas pelo governo federal, ao governo da Bahia, para serem vendidas nos mesmos moldes do programa Venda Balcão, da Conab, a cerca de 10 mil criadores familiares. O milho será ensacado pelo Estado e obrigatoriamente vendido em 5 municípios da Bahia que ainda não possuem pontos de vendas a preço subsidiado. Para viabilizar essa decisão, na terça-feira (21), o governador Jaques Wagner, os secretários da Casa Civil, Rui Costa, e da Agricultura, Eduardo Salles, com o secretário executivo do Ministério da Agricultura, Gerardo Fontelles, assinaram, na governadoria, um termo de destinação. (Política Livre)

Brasil investirá R$ 1,9 bilhão em saúde até 2014, diz ministro

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou nesta quinta-feira investimento de R$ 1,9 bilhão até 2014. O dinheiro será usado em infraestrutura na área para a Copa e as Olimpíadas. O anúncio foi feito durante a 20ª Feira Hospitalar, que ocorre em um centro de eventos na Zona Norte de São Paulo. O dinheiro será investido em unidades básicas de saúde, unidades de pronto atendimento 24 horas (Upas), Serviço de Atendimento Medico de Emergência (Samu), oficinas ortopédicas, unidades móveis odontológicas e Força Nacional do Sistema Único de Saúde, um grupo criado para atuar nos eventos de massa. Padilha disse que o Ministério da Saúde planeja desde 2011 as ações para a Copa do Mundo. O planejamento levou em conta riscos como transmissão de doenças, abuso de álcool e drogas, violência e ocorrência de surtos causados por agentes externos. 

Muritiba: Ex-prefeito terá que ressarcir R$ 171 mil por falta de prestação de contas

O Tribunal de Contas dos Municípios, nesta quinta-feira (23), julgou procedente o termo de ocorrência lavrado contra a prefeitura de Muritiba, na gestão do ex-prefeito Epifânio Marques Sampaio, em razão da não regularização na prestação de contas de recursos repassados a entidades civis, no total de R$ 171.244,40, no exercício de 2010. De acordo com o Tribunal, embora tenha o denunciado solicitado prazo para apresentação de defesa adicional, nenhuma prova nova foi apresentada pelo ex-gestor. A relatoria solicitou a formulação de representação ao Ministério Público contra o gestor, determinou o ressarcimento ao erário do mesmo valor não regularizado, R$ 171.244,40, com recursos próprios, e multa de R$ 2 mil. Ainda cabe recurso da decisão. (Bahia notícias)

Idosa de 84 anos debilitada é presa por tráfico de drogas


O júri da comarca de Bernalillo, no estado americano do Novo México indiciou por tráfico de drogas, formação de quadrilha e adulteração e posse de provas, a norte-americana Lillie Smith, de 84 anos. Com aparência frágil e de não poder respirar sem ajuda de um tanque de oxigênio portátil a idosa foi presa em abril, mas os detalhes do caso só vieram a público nesta quinta-feira (23). As informações são da agência Associated Press, publicadas no Jornal Extra. Documentos judiciais mostram que o indiciamento partiu das provas encontradas no apartamento dela, em 2011. Investigadores suspeitavam que o filho da idosa, Nathan Jones, estava praticando tráfico de drogas de dentro do apartamento. Mas, segundo informações da polícia, também foram encontradas cocaína e maconha na posse de Lillie, que tentou esconder as drogas durante a investigação. Ela também é acusada de auxiliar o filho na venda das drogas.

quarta-feira, 22 de maio de 2013

Primeiro turno da eleição de 2014 será em 5 de outubro


O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou nesta terça-feira (21), em sessão administrativa, o calendário eleitoral para as eleições do ano que vem, quando serão escolhidos presidente, governadores, senadores, deputados federais, estaduais e distritais. O primeiro turno da eleição será no dia 5 de outubro e o segundo turno, no dia 26. O relator do calendário eleitoral, que define as principais datas sobre o processo eleitoral, foi o ministro Dias Toffoli, que vai presidir o TSE durante as eleições de 2014. A íntegra do calendário ainda não foi disponibilizada pela corte eleitoral. 
O calendário começa no dia 5 de outubro de 2013, um ano antes da eleição, quando todos os partidos interessados em participarem da eleição precisam estar registrados no TSE. A data também é o prazo para que candidatos transfiram os títulos de eleitor para a localidade pela qual pretendem disputar a eleição. As pesquisa eleitorais devem ser registradas nos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) e no TSE a partir de 1º de janeiro de 2014. Os partidos deverão fazer convenções para definição de seus candidatos entre 10 e 30 de junho do ano que vem. Os candidatos devem pedir o registro na Justiça Eleitoral até 5 de julho do ano da eleição. A partir do dia 6 de julho de 2014 será permitida propaganda eleitoral e realização de comícios.

Brasil ultrapassa 100 milhões de acessos de banda larga


O Brasil ultrapassou a marca de 100 milhões de acessos em banda larga. O anúncio foi feito na última segunda (21) pelo presidente da Associação Brasileira de Telecomunicações, Antonio Carlos Valente, durante abertura do 57º Painel Telebrasil. De acordo com levantamento da Telebrasil, o crescimento do número de acessos nos últimos 12 meses foi de 37%, com 27 milhões de novas conexões ativadas no período. Do total de 100 milhões de acessos, 78,7 milhões são de banda larga móvel e 21,3 milhões de banda larga fixa. A evolução mais significativa em número de acessos se deu no segmento móvel da banda larga, com 45% de crescimento em relação a maio de 2012. Na banda larga móvel, 64,1 milhões são de conexões celulares 3G, incluindo os smartphones. A tecnologia de quarta geração (4G), inaugurada no último dia 30 de abril e que permite velocidade de acesso à internet até 10 vezes mais rápida que a 3G, já conta com cerca de 50 mil acessos. A cobertura 4G já foi instalada nas seis cidades-sede da Copa das Confederações – Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Recife, Rio de Janeiro e Salvador – e está sendo expandida para outros municípios, como São Paulo, Curitiba e Porto Alegre.
A expansão também se deu na cobertura das redes de banda larga móvel, que cresceu 16%, com a ativação de 456 municípios nos últimos 12 meses.  Ao todo, as redes de terceira geração (3G) estão instaladas em 3.371 municípios, onde moram 89% dos brasileiros.  (Terra).

Muritiba: Delegada será exonerada do cargo e novo titular deve ser apresentado até sexta-feira


Novo delegado(a) deve ser apresentado até sexta-feira 
Após quase oito anos a frente da Delegacia de Polícia da cidade de Muritiba, a delegada Jocelina Carmem Ferrão, tinha entrado de férias,  porém as mesmas acabaram nesta quarta-feira (22) mas a policial não retornará a cidade serrana, segundo informou uma fonte a nossa reportagem. O trabalho da delegada foi marcado por acusações populares de ineficiência. As reclamações em torno da demora para as investigações dos  caso que competem a delegacia eram constantes.  Com exclusividade o Voz da Bahia apurou que o delegado de Mangabeira, Fred  Alberto Barreto Costa  é um dos cogitados a assumir a vaga de Jocelina. A delegacia de Muritiba, está sendo comandada pelo delegado de Cachoeira, Adré Olveira Alves, que sinalizou a  nossa equipe o desejo de continuar o  trabalho na instituição, mas fato pouco provável diante da demanda da cidade cachoeirana. A única afirmação correta até o momento, é que o novo delegado (a) terá muito trabalho, pois durante  estes quase oito anos, muitos casos policiais necessitam de um resultado urgente, é o que diz um investigador, que prefere não se identificar. O novo títular de Muritiba, deverá ser nomeado através do Dário Oficial até a próxima sexta-feira(24). 

Exército e PF abrem 701 vagas com salários de até R$ 14 mil


A Polícia Federal e o Exército recebem inscrições até o começo de junho para concursos públicos. As 600 oportunidades para cargos de delegado, escrivão ou perito, oferecem salários de até R$ 14.037,11, de acordo com informações dos editais. Já o Ministério da Defesa tem 101 vagas abertas para professores de colégio militar, com salários base de R$ 3.594,57. 
Polícia Federal
O concurso para o cargo de delegado da Polícia Federal exige diploma de conclusão de curso superior em Direito. São 150 vagas, com jornada de trabalho de 40 horas semanais e salário de R$ 14.037,11.
As inscrições para o cargo devem ser feitas até o 3 de junho por meio do site http://www.cespe.unb.br/concursos/dpf_12_delegado/. A taxa é de R$ 150. 

Bahia lidera geração de emprego formal no Nordeste

Levantamento divulgado pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) aponta que a Bahia gerou mais de 10 mil novos empregos com carteira assinada no último mês de abril, segundo o do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). O resultado coloca a Bahia na liderança na geração de empregos na região Nordeste, com destaque para os municípios de Salvador, que contratou 3.654 pessoas, Eunápolis (1.013) e Brumado (898). No ranking nacional, a Bahia ocupa a 8ª posição. Os segmentos que mais geraram mão-de-obra formal foram os de serviço (mais 2.969 empregos), agropecuária (2.927) e construção civil (2.783). No acumulado do ano (janeiro a abril), o estado gerou 15.078 novos postos de trabalho. (BN)

Comissão do Senado aprova projeto que pode reduzir preço do pão

Após um aumento de 15,86% nos últimos 12 meses, o pãozinho pode, finalmente, aliviar o bolso em breve. Isso porque a Comissão de Assuntos Econômicos do Senado aprovou, nesta terça-feira (22), um projeto de lei que exclui as receitas de venda do produto da base de cálculo do Simples Nacional, regime tributário diferenciado destinado a pequenas empresas. Assim, se confirmada pelo plenário e pela Câmara, a medida, que diminui os impostos dos pães e derivados, abrirá caminho para a redução do preço dos itens. Autora do projeto, a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) afirma que a expectativa do setor é o corte de 4% no preço dos pães em 95% das padarias e estabelecimentos semelhantes. 

Gov. Mangabeira: Câmara aprova contas da prefeita Domingas exercício 2011


                                                                          (Prefeita reeleita teve suas contas de 2011 aprovadas)                                                                                         
Uma sessão marcada pela presença de um público significante e com a vigilância da Polícia Militar foi colocada em plenário da Câmara de Vereadores afim  de ser votado o exercício financeiro da Prefeitura Municipal de Governador Mangabeira, relativo ao ano de 2011, na administração da prefeita Domingas Souza da Paixão (PT). O presidente da Casa, vereador Edgar Henrique (PTB), ressaltou que o governo vem enfrentando ao longo dos últimos quatro anos uma avalanche de denúncias provocadas pela oposição  ao Governo, todavia, as Contas  do Executivo sempre vieram opinadas pela aprovação, através do órgão competente, o Tribunal de Contas dos Municípios. O líder da oposição Albano Fonseca (PDT), destacou que não se sente tranquilo para aprovar as Contas  da prefeita: ‘’Para modificar seriam necessários oito votos, de onze disponíveis. Mas não é o caso. É uma votação comum. “O voto é um direito de cada vereador, pois cabe cada um prestar conta ao seu eleitorado” – finalizou.
O exercício  financeiro entrou em votação, resultando em empate entre os vereadores. O presidente da Casa Legislativa, Edgar Henrique, desempatou, votando pela aprovação das Contas. Por seis votos a cinco a prefeita Domingas da Paixão (PT), conseguiu mais uma aprovação de suas Contas. O exercício retorna a apreciação da Casa na próxima sessão em segunda e última votação.
Reportagem Fabio Santos/Voz da Bahia