terça-feira, 30 de abril de 2013

Três homens suspeitos do crime de Muritiba que chocou a Bahia foram presos na manhã desta terça-feira(30), porém liberados em seguida, por ausência de provas que mantivessem as prisões. Uma Força Tarefa da Polícia Civil de Muritiba, Cachoeira e Salvador, encontra-se em ação na cidade Serrana, com intuito de chegar aos acusados do crime. Desde sábado, um dia após o crime, um suspeito foi preso, Miguevaldo do Lima dos Santos 19 anos. O jovem acusado encontra-se a disposição da Justiça na Delegacia de Cachoeira. Porém uma fonte ligada ao Voz da Bahia, informou que a qualquer momento este principal suspeito pode ser liberado. Os advogados de Miguevaldo, tentam junto a Justiça a liberação do jovem, até que as investigações se concluam. Segundo informações de fontes ligadas a defesa, as teses levantadas pela Polícia incriminam o suspeito sem provas suficientes. Um casaco preso com Miguevaldo é a única suposta prova do crime. Segundo a Polícia supostas marcas de sangue que foram encontradas no blusão de Miguevaldo, é o que mantém a prisão do mesmo. Porém uma fonte ligada ao Voz da Bahia, afirmou que a Jovelina Fonseca, a sobrevivente do crime, não identificou com exatidão, se o jovem preso era o acusado do estupro e assassinato. Segundo as informações a vítima, destacou que não quer cometer injustiça. A Polícia Civil não quer comentar as versões apuradas pelo site e diz que irá esperar o laudo dos exames periciais no casaco do acusado, a fim de falar sobre o assunto.


A rede 4G, telefonia de quarta geração, começa a ser oferecida nesta terça-feira (30) pelas operadoras Claro, Oi, Tim e Vivo nas seis cidades-sede da Copa das Confederações, conforme prazo estabelecido pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações). O 4G chega, no entanto, com limitações: além de cobrir apenas 50% da área urbana dessas localidades, os planos são caros e o número de smartphones à venda no Brasil, compatíveis com a tecnologia, é pequeno. Voltada especificamente para o tráfego de dados, a rede 4G permite conexão de internet que pode chegar a 50 Mbps (Megabits por segundo), cerca de 50 vezes a velocidade utilizada em planos 3G convencionais, de 1 Mbps. Para acessá-la, é necessário ter um smartphone, tablet ou modem compatível com a tecnologia. Brasília (DF), Belo Horizonte (MG), Fortaleza (CE), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ) e Salvador (BA), cidades-sede da Copa das Confederações, são as primeiras a receber o 4G, de acordo com determinação da Anatel ao leiloar as faixas de frequência para operação da rede. Além dessas seis cidades, a operadora Claro também oferece o serviço em Búzios (RJ), Campos do Jordão (SP), Curitiba (PR), Parati (RJ), Porto Alegre (RS) e São Paulo (SP). Até 31 de dezembro deste ano, todas as quatro operadoras devem oferecer o 4G em mais seis cidades, que compõem o grupo que sediará as competições da Copa do Mundo de 2014: São Paulo (SP), Porto Alegre (RS), Cuiabá (MT), Curitiba (PR), Manaus (AM) e Natal (RN).  No intuito de atender ao prazo, Oi e Tim fizeram uma parceria para compartilhar a infraestrutura da rede, assim cada operadora fica responsável por atender uma localidade. A TIM atenderá São Paulo, Natal e Curitiba, enquanto a Oi fica com Manaus, Porto Alegre e Cuiabá.
Além desses prazos iniciais, a Anatel determinou que todas as capitais do país e os municípios com mais de 500 mil habitantes devem ter rede 4G até dezembro de 2014. As cidades com mais de 200 mil habitantes devem ser atendidas até dezembro de 2015, e as com mais de 100 mil habitantes, até dezembro de 2016. Os municípios que têm entre 30 mil e 100 mil habitantes serão atendidos até dezembro de  2017. (Aratu).

Acusado do crime de Muritiba pode ser liberado da prisão

 Três homens suspeitos do crime de Muritiba que chocou a Bahia foram presos na manhã desta terça-feira(30), porém liberados em seguida, por ausência de provas que mantivessem as prisões. Uma Força Tarefa da Polícia Civil de Muritiba, Cachoeira e Salvador, encontra-se em ação na cidade Serrana, com intuito de chegar aos acusados do crime. Desde sábado, um dia após o crime, um suspeito foi preso, Miguevaldo do Lima dos Santos 19 anos. O jovem acusado encontra-se a disposição da Justiça na Delegacia de Cachoeira.  Porém uma fonte ligada ao Voz da Bahia, informou que a qualquer momento este principal suspeito pode ser liberado. Os advogados de Miguevaldo, tentam junto a Justiça a liberação do jovem, até que as investigações se concluam.  Segundo informações de fontes ligadas  a defesa, as teses levantadas pela Polícia incriminam o suspeito sem provas suficientes.  Um casaco preso com Miguevaldo é a única suposta prova do crime. Segundo a Polícia supostas marcas de sangue que foram encontradas no blusão de Miguevaldo, é o que mantém a prisão do mesmo. Porém uma fonte ligada ao Voz da Bahia, afirmou que a Jovelina Fonseca, a sobrevivente do crime, não  identificou com exatidão, se o jovem preso  era o acusado do estupro e assassinato. Segundo as informações a vítima, destacou que não quer cometer injustiça. A Polícia Civil não quer comentar as versões apuradas pelo site e diz que irá esperar o laudo dos exames periciais no casaco do acusado, a fim de falar sobre o assunto. 

Médicos reguladores entram em greve por tempo indeterminado


Os médicos reguladores baianos decidiram, por unanimidade, entrar em greve por tempo indeterminado a partir desta quarta-feira (1º). A categoria reclama da falta do cumprimento pelo Estado do acordo referente ao pagamento do abono de plantão retroativo a julho de 2012. Durante a greve, os médicos reguladores comparecerão à Central de Regulação, de acordo coma sua escala, e serão realizados os atendimentos aos casos classificados como urgência/emergência, assim como os de obstetrícia. Uma nova assembleia para avaliação inicial do movimento grevista está marcada para esta quarta (1º), às 18h30, na Central de Regulação, no Pau Miúdo. Segundo o Sindicato dos Médicos da Bahia (Sindimed), além do pagamento do abano de plantão, os médicos alertam contra as condições de trabalho inadequadas, que incluem desde questões estruturais de higiene e espaço fisico, questões ergonômicas, e, principalmente, sobrecarga de trabalho.
A categoria também alega insuficiência no número de reguladores, ausência de procedimentos operacionais com determinação clara dos perfis e contratos da rede, disponibilidade específica dos recursos, desgastes relacionados à insuficiência da rede de saúde e insuficiência do transporte de ambulâncias (UTI e básicas), bem como a ausência do respeito a autoridade sanitária do médico regulador. 

Excesso de vitamina C pode provocar pedras nos rins

As pedras nos rins, mal que atinge 10% a 20% dos homens e 3% a 5% das mulheres, provocam intensas dores e podem até vir a bloquear as vias urinárias. Elas podem ser provocadas por excesso de vitamina C. O alerta foi dado por pesquisadores do Instituto Karolinska, na Suécia, que realizaram um estudo de 11 anos sobre a incidência de pedras nos rins em 23.355 homens. A pesquisa descobriu que aqueles que tomavam suplementos de 1g de vitamina C com regularidade tinha o dobro de chances de desenvolver pedras nos rins. Consumida em doses recomendadas, que é de 40mg diárias, a vitamina C não oferece esse risco. Suplementos da vitamina, que possuem doses mais elevadas, não devem ser consumidos, principalmente por quem já sofre de pedras nos rins. A recomendação não se aplica às mulheres. Como está provado que doses de 500mg de vitamina C reduzem a duração de resfriados, é benéfico o consumo para as mulheres.

segunda-feira, 29 de abril de 2013

Polícia trabalha com hipótese de latrocínio em crime de Muritiba

Foi ouvida,  na tarde de ontem, a dona de casa Jovelina de Araújo Fonseca, 64 anos. Ela é mãe da professora Célia Fonseca, 46, morta  sexta-feira, depois de ser estuprada, baleada e queimada viva no distrito de Posto Sanca, zona rural de Muritiba, no Recôncavo. Jovelina assistiu a violência contra  a filha. Ela também foi espancada e levou um tiro na mão direita. O delegado André de Oliveira Alves, titular da Delegacia de Cachoeira, que está à frente do caso, trabalha com hipótese de latrocínio - roubo seguido de morte. “Foi levado em torno de mil reias, além de joias e dois celulares”, disse. O delegado foi ao HGE, onde Jovelina está internada, sem previsão de alta. Segundo ele, uma equipe de Salvador chega hoje a Cachoeira para ajudar na investigação. Somente o suspeito Miguevaldo Lima dos Santos, 19, foi preso. Em depoimento, ele negou o crime. Segundo Sônia Batista, amiga da família, Dona Jovelina reage bem aos medicamentos, mas evita falar sobre o caso. “Ela está consciente e sabe da morte da filha, mas quando alguém toca no assunto, começa a tremer”, disse. (Correio)

Proteína é vista como importante aliada no emagrecimento, diz estudo

Dieta da proteína, Dieta de Atkins, Dieta Dunkan, dieta de South Beach. Você provavelmente já ouviu falar de alguma delas ou conhece alguém que já tentou fazê-las. Segundo o International Food Information Council Foundation, 50% dos consumidores têm interesse em adicionar proteína à dieta e 37% acredita que o nutriente ajuda no emagrecimento. Em um novo estudo, realizado pela Universidade de Minnesota, nos Estados Unidos, e que estará na edição de maio/junho do periódico do The Journal of Nutrition Education and Behavior, pesquisadores relatam que há uma proporção relativamente alta de mulheres que adotam a prática de consumir mais proteína para prevenir o ganho de peso e emagrecer. O estudo avaliou 1.824 mulheres, com idades entre 40 e 60 anos, com três objetivos principais: descobrir suas impressões sobre fontes e necessidade de proteína, identificar a frequência do uso da prática de comer mais proteínas para prevenir o ganho de peso e, por fim, comparar o consumo de proteína relatado à frequência da prática de comer mais proteína para prevenir o ganho de peso. A maioria das mulheres identificou corretamente boas fontes de proteínas e soube indicar a necessidade diária de proteína recomendada. O hábito de comer mais proteína foi reportado por 43% das mulheres e por mais da metade das mulheres obesas como estratégia para prevenir o ganho de peso e emagrecer. Dois fatores que comprovaram a eficácia desse hábito das mulheres foram a quantidade de proteína consumida - que estava adequada - e a capacidade de gerenciar o próprio peso. De acordo com os pesquisadores, as participantes que disseram que perderam peso "comendo mais proteína" apresentavam um consumo de proteínas próximo ao sugerido pelo 2010 Dietary Guidelines Advisory Committee. Ainda de acordo com os responsáveis pelo estudo, a obesidade é uma doença cada vez mais comum, e identificar as práticas mais eficazes para manter e reduzir o peso é muito importante.

Muritiba: Mulher é assassinada e corpo é jogado em estrada da zona rural

Mais uma mulher  foi assassinada brutalmente na cidade de Muritiba, localizada no Recôncavo baiano, desta feita a vítima trata-se de Luana Lopes Alves, 22 anos, natural de Sapeaçu, foi assassinada na madrugada deste domingo (28) e seu corpo foi localizado na localidade rural de Fazendinha no distrito de São José do Itaporã. A Polícia Civil informou que a jovem foi encontrada com várias perfurações, provocadas por arma de fogo. Segundo a Civil, não se tem informações da autoria do assassinato, tão pouco os motivos que levaram ao mesmo. Até o momento nenhum suspeito foi preso. A o Voz da Bahia a Polícia Civil informou que continua investigando o caso. 

Prefeitos cassados terão de ressarcir gasto com nova eleição

Prefeitos que tiveram o registro indeferido ou o mandato cassado por crime eleitoral ou outras irregularidades terão de arcar com o custo das novas eleições. A Justiça Eleitoral, em parceria com a Advocacia-Geral da União (AGU), vai entrar com ações contra os eleitos de 26 cidades em todo o País cujas condutas já levaram à realização de novo pleito este ano. Há ainda novas eleições marcadas para seis municípios. Desde o ano passado, 34 ações de ressarcimento referentes às eleições de 2008 foram ajuizadas objetivando receber dos prefeitos cassados R$ 1,3 milhão de gastos com novas eleições. Outras ações ainda serão propostas, já que, desde 2008, foram realizadas 179 eleições suplementares no Brasil. No próximo domingo (6), os eleitores de Meruoca (CE) voltam às urnas para escolher um novo prefeito. As novas eleições em Rodeio Bonito (RS) e São José das Missões (RS), que aconteceriam na mesma data, foram suspensas. No dia 2 de junho, outras cinco cidades, duas delas em São Paulo - Cananeia e General Salgado - realizam novas eleições. As demais são Primavera (PE), Santa Maria da Boa Vista (PE) e Simões (PI). A organização de uma nova eleição é de responsabilidade de cada Tribunal Regional Eleitoral (TRE), mas o repasse de recursos cabe ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O TSE entende que o gasto adicional deve ser debitado na conta de quem o causou, no caso os políticos que deram causa à anulação da eleição. 

Aos 27 anos, paranaense é coroada a mais bela mulher casada do Brasil


Priscila com o esposo no dia da coroação (Foto: Arquivo Pessoal)
A paranaense Priscila Lini, de 27 anos, foi eleita a mais bela mulher casada do Brasil, denominado Mrs. Brasil, no concurso Beleza Fashion Brasil, em Campo Grande, Mato Grosso do Sul. Esposa de Kássim Ahmad Omar Ali desde agosto de 2011, ela mora emFoz do Iguaçu, no oeste do estado. Para ela, a coroação foi mais um “sonho” realizado. “É um momento de plenitude. É uma realização completa e mais feliz não tem como eu ficar”, relatou ao G1. Priscila é funcionária pública federal e professora universitária, graduada em Direito pela Universidade Estadual do Oeste doParaná (Unioeste), onde ingressou com apenas 16 anos. Também é mestre em Direito Socioambiental pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) e doutoranda em Direito na mesma instituição. Apaixonada por passarelas, ela já participou do Miss Foz do Iguaçu, Miss Turimo, Foz em Destaque, entre outros. Contudo, ainda não havia conquistado o primeiro lugar em um concurso. “Eu tinha dado uma parada para terminar a faculdade, o mestrado. Daí, uma amiga minha comentou sobre esse concurso, e eu me candidatei. Sempre gostei das passarelas”, lembrou. Segundo ela, para se candidatar, ela precisou enviar fotos e vídeos para a comissão organizadora do concurso. O resultado da escolha foi divulgado no começo de janeiro. No Brasil, 24 estados participaram. “Poucas pessoas sabiam desse meu lado. As pessoas falam: a Priscila só estuda. (...) Saí da faculdade e já fiz pós, mestrado e agora doutorado. Todo mundo associa que eu gosto só de estudar. Agora ,depois do concurso, elas falam: como assim? Mrs. Brasil? Achava que você só estudava. É engraçado”, brincou. 

domingo, 28 de abril de 2013

Pior seca em 80 anos já matou um milhão de bois no Semiárido baiano


Um rebanho dizimado por falta de água e de pasto. O número de bois mortos por causa da seca no Semiárido baiano chegou a um milhão, de acordo com a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia (Faeb). A estimativa é que apenas o rabanho perdido nos últimos três anos – cerca de um terço do original, de três milhões de bovinos – causou um prejuízo aos produtores baianos de R$ 800 milhões, considerando o custo por cabeça de gado de R$ 800. Com a morte dos bovinos, a produção de leite foi afetada, com queda de 70% na região, chegando a 100% em alguns municípios. A criação de caprinos também  está sofrendo e a agricultura está destruída, o que causou uma elevação nos preços dos alimentos básicos. Por conta da seca, a cesta básica de Salvador teve a segunda maior alta acumulada do país nos últimos 12 meses, de acordo com o Dieese. A previsão é que a estiagem continue, pelo menos, até novembro, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
“Chegamos ao ápice da seca. O produtor de bovinos não tem mais reservas de alimento e não existe mais comércio, porque ninguém quer o gado seco”, diz Humberto Miranda, vice-presidente da Faeb e presidente do Sindicato Rural de Miguel Calmon. Miranda perdeu 40 cabeças de gado de 400 e viu sua produção de leite cair 50% - de 700 litros por dia para 350 litros. Também em Miguel Calmon, o produtor Daniel Ramos estima que perdeu 35% do rebanho que mantinha em 2012 e 60% da produção de leite. “A região tá acabada. O capim morreu todo. A situação é a pior possível. Não tem comida e pastos para os animais. A gente não vê saída”, lamenta Ramos.  

Maragojipe: Com mediação do Poder Judiciário, chega ao fim greve dos servidores municipais


Na mesa de negociação, juíza, promotora, sindicalistas e prefeita
Acabou na última sexta-feira (26) a greve dos servidores públicos municipais que já durava  quase três semanas  na cidade de Maragojipe, localizada no Recôncavo baiano. Uma audiência  conciliatória no Fórum Raul Chaves entre  Sindicatos, Prefeitura, Ministério Público e Poder Judiciário, chegaram a um acordo para o fim da paralisações.  Os sindicalistas queriam 10% de aumento em todas as categorias, mas um acordo entre os envolvidos resultou em 8% para todas as classes. A prefeita Vera Lúcia Maria ( PMDB), junto com os representantes sindicais assinaram o termo de acordo, onde colocaram fim na greve. A audiência que foi medida pela Drª  Neide Reimão Reis -promotora de justiça  e Drª Ana Lúcia Ferreira Souza - juíza de direito da comarca.  Na audiência foram discutidos diversos pontos de reivindicações, entre elas a possibilidade relatada pela prefeitura de “corte de ponto” dos servidores, onde foi esclarecido e acordado por todos que o Município compromete-se a restituir eventuais valores indevidamente descontados. Os servidores grevistas farão assembléia na segunda-feira(29) para comunicação das ocorrências nessa audiência e retornarão ao trabalho na mesma data. 

Prazo para entrega do IR termina na terça-feira

Este é o último fim de semana para fazer a declaração do Imposto de Renda. O contribuinte que ainda não prestou contas à Receita tem até a próxima terça-feira, dia 30, para declarar seus rendimentos. Até a tarde da última sexta-feira, 26, a Receita Federal já havia recebido 17,6 milhões de declarações de Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF). A expectativa do Fisco é de receber cerca de 26 milhões. Ou seja, mais de 8 milhões de pessoas deixaram para enviar o formulário na reta final. Quanto mais perto do prazo limite, maior o risco de encontrar dificuldades devido ao acúmulo de acessos ao endereço da Receita. No caso de perda do prazo, a multa mínima é de R$ 165,74, limitada a 20% do imposto devido. São obrigados a fazer a declaração todos aqueles que tiveram rendimento tributável superior a R$ 24.556,65 no ano passado. A declaração pode ser entregue pela internet (www.receita.fazenda.gov.br) ou em disquete no Banco do Brasil e na Caixa Econômica. Pela primeira vez, é possível também enviar as informações por tablets e smartphones que tenham os sistemas operacionais Android (Google) e iOS (Apple). Mas não podem fazer a declaração por meio destes aplicativos os contribuintes que receberam rendimentos de pessoa física, os que estejam obrigados a declarar dívidas e ônus reais, os que auferiram ganho de capital, os que tenham recebido determinados tipos de rendimentos isentos ou com tributação exclusiva, entre outros. Estadão

sábado, 27 de abril de 2013

Justiça Eleitoral cancela mais de 120 mil títulos na Bahia

Por terem faltado às últimas três eleições, mais de 120 mil eleitores em toda a Bahia terão o título cancelado, uma vez que nenhuma destas ausências foi justificada à Justiça Eleitoral. O prazo expirou nesta quinta-feira (25) e apesar do intenso movimento na Central de Atendimento ao Público do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) da Bahia, dos 132.912 baianos registrados como faltosos no Cadastro Eleitoral, apenas 9.075 – o equivalente a 6,8% – quitaram a pendência e regularizaram a situação. O cancelamento de títulos ocorrerá de 10 a 12 de maio e em 14 de maio serão divulgados os números consolidados e os nomes daqueles que deixarão de ter título porque não votaram, não justificaram a ausência nas três últimas eleições e não foram a um cartório eleitoral para regularizar sua situação dentro do prazo. O eleitor que tiver o documento cancelado, deve procurar a Justiça Eleitoral, mesmo após o prazo. O procedimento de regularização será o mesmo, podendo ser realizado na Central de Atendimento ao Público do TRE, nos cartórios e postos dos SACs. A diferença é que, a partir de agora, enquanto não sanar a pendência, o eleitor vai ficar com o título cancelado.

LimitaçõesO cancelamento de título dificulta a retirada de passaporte ou carteira de identidade, o recebimento de salários de função ou emprego público e obtenção de certos tipos de empréstimos e inscrição. Também complica a investidura e nomeação em concurso público e renovação de matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo. 

Lavrador colhe mandioca gigante e raiz vira atração no interior da Bahia


É a segunda vez em seus 71 anos que o aposentado e lavrador Manoel Teodoro de Santana Filho, conhecido como Neném de Benta, colhe uma raiz de mandioca gigante, como aconteceu na manhã deste sábado (27). Por volta das 9h, ele retirou da terra do quintal de sua casa, na cidade de Acajutiba, a quase 200 km de Salvador, cerca de 2,54 cm da raiz. "Na primeira vez, eu era 'filho de família' quando assisti meu pai colher um pé de mandioca, que era até maior que essa, só que mais delgada, fina. Essa chamou muito a atenção porque é muito grossa e tem duas mandiocas em uma", relatou, em conversa com o G1A raiz foi posta na porta de casa para a visita dos moradores da pequena cidade de pouco mais de 14 mil habitantes, segundo o IBEGE. "Coloquei na frente de  casa, o povo chega e tira retrato", conta. Ele comenta que a terra nem havia sido adubada e atribui o feito ao que restou de uma obra feita pelo vizinho. "Os torrões da casa velha que demoliu serviu de adubo", disse. Com a mandioca, os planos agora são fazer muitos bolos de puba, que é a massa extraída da raiz. Para isso, é preciso que ela apodreca, como ele mesmo descreve. "Bota no vaso d´água e em três, quatro dias está podre. Aí a pessoa lava, purifica e faz o bolo, muito apreciado". Quem vai preparar a receita é a própria esposa que, segundo ele, é uma boleira conhecida da cidade. "Em pleno tempo ruim [de seca], fizemos essa colheita importantíssima. Acajutiba é muito rica. Graças a Deus, gosto muito de morar aqui, é o lugar que nasci", diz Manoel Filho. Ele tem três filhos, uma professora, residente da cidade, e duas outras, que moram no Rio de Janeiro e na Alemanha.(G1)

Muritiba: Crime que chocou a cidade pode ter sido passional, diz Polícia


Um crime que chocou a comunidade do Posto Saca, Zona Rural de Muritiba, no recôncavo baiano. De acordo com a Polícia Civil, na noite da última sexta-feira(26), dois mulheres foram agredidas e uma  violentada sexualmente por três bandidos. Sedundo o investigador Gil Cesar, uma das mulheres não suportou as torturas e morreu a caminho do Hospital. Jovelina Fonseca Araujo 64 anos e sua filha Célia Fonseca Araujo 47, foram estupradas  durante três  horas, pelos elementos.  Célia foi violentada na frente da mãe.  Após o ato, os bandidos introduziram um pedaço de ferro na vagina da vítima, e em seguida deram um tiro no pescoço e tocaram fogo na mulher.  Jovelina, mãe de Célia, também foi  agredida pelo bando. Com ferimentos grave a mesma foi socorrida para o Hospital Geral do Estado em Salvador. O crime foi descoberto, após vizinhos desconfiarem da movimentação estranha na casa e acionaram a Polícia, mas os criminosos  fugiram.
Buscas:
A Polícia Civil de Muritiba e Cachoeira realizam buscas desde madrugada desta sexta-feira, a fim de prender os suspeitos. O homem chegou a ser detido, mas sua participação no crime não foi confirmada. Ainda de acordo com os investigadores, os suspeitos são da região. A Polícia continua mobilizada em torno do caso. A polícia informou que  o crime pode ter sido premeditado, todavia que nada foi roubado. A Polícia não descarta a hipótese de um crime passional e investiga vida conjugal da vítima.  

Micareta de Feira de Santana registra oito ocorrências no segundo dia


O segundo dia da micareta de Feira de Santana registrou oito ocorrências, segundo informações da Polícia Militar da cidade. O número foi considerado positivo, já que no mesmo período em 2012 foram 15 ocorrências, segundo o tenente coronel William Nunes. Na sexta-feira, 14 adolescentes foram apreendidos pela Polícia Civil por uso de drogas. Os dados foram apresentados pelos órgãos de segurança envolvidos no policiamento da festa neste sábado pela manhã.
 Depois da apresentação do balanço, um helicóptero do Grupamento Aéreo da Polícia Militar da Bahia (Graer) foi apresentado - ele vai reforçar o policiamento em Feira de Santana durante a micareta. Atendimentos de saúdeAo longo do circuito da micareta, batizado de Maneca Ferreira, existem quatro unidades de saúde, que realizaram 2010 atendimentos até a sexta-feira. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) registrou um aumento nos seus atendimentos em relação à micareta do ano passado - foram 41 atendimentos contra 32 no mesmo período em 2012, segundo a coordenadora do órgão, Maiza Macedo. Correio

Muritiba: Polícia prende suspeito de estuprar e matar mulher

Um suspeito de participar do crime que chocou a população de Muritiba, foi preso no fim da tarde deste sábado (27). Segundo a polícia, Miguevaldo Lima dos Santos, 19 anos, nega o crime, mas na casa dele foi encontrado um casaco com sangue e fezes. O delegado Dr. André de Oliveira Alves, responde pela cidade de Muritiba, todavia que Dr. Jocelina encontra-se de férias. A autoridade policial informou que Policiais Militares prenderam o suspeito em casa na localidade de Tabuleiro da Baiana, em São José do Itaporã, distrito de Muritiba. O acusado nega a autoria do assassinato, mas, a mãe da vítima fatal, a idosa Jovelina que também foi agredida o reconheceu pelas fotos mostradas pela Polícia. Miguevaldo, vulgo Minguel do Tabuleiro, encontra-se preso na delegacia de Cachoeira. Um outro acusado encontra-se foragido. A Polícia Civil e Militar continuam as buscas no intuito de prender o comparsa de Miguevaldo. 

Homem de Ferro 3 ganha paródia tailandesa com trailer criativo


Em meio ao sucesso do lançamento de Homem de Ferro 3, que é o maior destaque entre as estreias da última sexta (26), um grupo de amigos tailandeses se inspiraram na superprodução para criar uma paródia do filme da Disney. Criativos e engraçados, abusaram dos papelões, pinturas corporais, brinquedos e bonecos para a produção do vídeo. A graça do trailer é a falta de recursos tecnológicos e a improvisão 'tosca' do herói. Tony Stark, o Homem de Ferro, vivido por Robert Downey Jr., aparece tatuado e com bigode na versão tailandesa. Já a coleção de armaduras escondida na mansão do bilionário, se transformou em corpos pintados no trailer tailandês. Entre as pérolas do vídeo, ainda tem a atuação de Pepper Potts, a namorada do Homem de Ferro interpretada por Gwyneth Paltrow no filme da Disney, que aparece em uma versão travestida na paródia. 

sexta-feira, 26 de abril de 2013

Novas medidas visam aumentar segurança em Cachoeira


Durante audiência pública realizada nesta quinta feira, dia 25 de abril, na Câmara de vereadores, o prefeito de Cachoeira, Carlos Menezes Pereira, anunciou que obatalhão da Polícia Militar da cidade voltará a integrar a 27ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), localizada em Cruz das Almas. O anúncio foi feito após recente audiência com o secretário estadual de segurança pública, Mauricio Trindade.
A decisão foi publicada no Diário Oficial do Estado, na edição do dia 19 de abril, após uma série de mobilizações do poder público local e da sociedade civil motivada pelo aumento dos índices da criminalidade nos últimos meses.
O comando do 2º pelotão de Cachoeira foi transferido no final do ano passado pelaSecretaria de Segurança Pública (SSP) da Bahia da 27ª para a 50ª CIPM, em Santo Amaro da Purificação. Com essa mudança, o pelotão de Cachoeira deixou de contar com o apoio de policiais das cidades vizinhas, além de ter ocorrido uma diminuição do efetivo policial, que passou de 48 para 29, uma redução de 60,41%. Atualmente, são quatro policiais por plantão, que se reversam a cada jornada de 12 horas, e uma viatura para assistir ao município que tem cerca de 33 mil habitantes e uma extensão territorial de 395 Km².
Ações da Prefeitura
Criação da guarda municipal é uma das medidas a ser implementada pela prefeitura. Foto: Mário Jorge
Criação da guarda municipal faz parte do conjunto de ações anunciadas pela prefeitura. Foto: Mário Jorge
prefeitura de Cachoeira, por sua vez, anunciou novas medidas para a segurança pública local, dentre elas a criação da guarda civil municipal e a implantação do sistema de monitoramento por câmeras de segurança no centro histórico da cidade. “O monitoramento do centro da cidade com câmeras será uma ação preventiva que visa combater a criminalidade dando mais segurança para a população”, disse o prefeito.
Pereira também comemorou o retorno do comando para Cruz das Almas e anunciou que, a partir de agora, iniciará o processo para tornar Cachoeira um comando independente da PM. “A importância desse município e sua localização estratégica justificam muito bem a criação de uma companhia independente”, apontou.
O município de Cachoeira também contribuirá com o trabalho da policia civil, disponibilizando dois funcionários para auxiliar nas ações da entidade que atualmente dispõe de três agentes, que, além das investigações, devem realizar estatísticas para a SSP. Durante a audiência, foi anunciada ainda a transferência do local do módulo policial, que passará a funcionar na Rua Sete de Setembro e a reabertura do Posto Policial do distrito de Capoeiruçu.
Pereira anunciou, ainda, que a prefeitura está ampliando as ações sociais voltadas a prevenção da criminalidade: “Temos ampliado nossos projetos sociais porque acreditamos ser necessário pensar também em resultados em longo prazo, segurança pública não se resolve apenas com polícia, mas também com oportunidades.” Fonte: Reverso Online

Mais de 1,3 milhão de eleitores podem ter título cancelado


Mais de 1,3 milhão de eleitores de todo o país podem ter o título eleitoral cancelado, segundo dados divulgados nesta quinta-feira (25) pelo Tribunal Superior Eleitoral. Pode ter o documento cancelado quem deixou de votar nas três últimas eleições e não compareceu a um cartório eleitoral até esta quinta para regularizar a situação. Dados apurados até as 17h desta quinta apontam que apenas 8,5% dos eleitores que tinham títulos irregulares - 128.929 dos 1.514.621 que deixaram de comparecer às urnas - regularizaram o documento.
Os dados finais sobre quantos títulos e os nomes dos eleitores serão cancelados será divulgado pelo TSE no próximo dia 14 de maio. Segundo o TSE, os eleitores menores de 18 anos, maiores de 70 anos e os analfabetos não são identificados nas relações de faltosos e não podem ter o título cancelado. A legislação prevê que o eleitor que tiver o título cancelado ficará excluído da participação na eleição, poderá ser impedido de tirar passaporte ou carteira de identidade, receber salários de função ou emprego público, tomar posse em cargo público e renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo.G1

Policiais Civis da Bahia decidem na próxima terça se farão paralisações

Uma assembleia na próxima terça-feira (30) definirá se policiais civis do Estado da Bahia farão paralisações. A reunião foi marcada em caráter de urgência por causa do não cumprimento pelo governo do Estado do acordo de reajuste salarial, segundo informa o Sindicato de Policiais Civis do Estado da Bahia (Sindipoc). A assembleia acontecerá às 9h na Associação dos Funcionários Públicos do Estado da Bahia - AFPEB, na rua Carlos Gomes. (Metrô1).

Marinha do Brasil abre concurso para Sargento Músico Fuzileiro Naval

O Corpo de Fuzileiros Navais abriu 24 vagas para o Concurso de Admissão ao Curso de Formação de Sargentos Músicos do Corpo Fuzileiros Navais. As inscrições estão abertas até o dia 23 de maio e podem ser feitas pela internet, no site do Comando-Geral do Corpo de Fuzileiros Navais, www.cgcfn.mar.mil.br, no link “CONCURSOS”, ou, presencialmente, nos endereços listados no Edital de Convocação. Esse edital também inclui os requisitos para inscrição, dentre os quais destacam-se os limites de  idade entre 18 e 24 anos e a exigência do ensino médio (ou curso equivalente) completo. O exame de escolaridade será aplicado no dia 07 de julho de 2013, em locais a serem divulgados, posteriormente, na página do concurso. As etapas a serem cumpridas no certame são: Exame de Escolaridade; Prova Prática de Música; Verificação de Dados Biográficos; Inspeção de Saúde; Teste de Suficiência Física; Exame Psicológico e Verificação de Documentos. Durante o curso, cuja duração é de dezoito semanas, em regime de internato, os candidatos aprovados, na condição de Praça Especial, recebem uma ajuda de custo de aproximadamente R$720,00 por mês. Após a formatura, já nomeados Terceiros-Sargentos Fuzileiros Navais, passarão a perceber a remuneração inicial da ordem de R$ 3.200,00 e farão parte do Corpo de Fuzileiros Navais da Marinha do Brasil, tendo direito a assistência médico-odontológica e outras prerrogativas da vida militar. 

Defesa Civil reconhece situação de emergência em cinco municípios da Bahia

A Secretaria Nacional de Defesa Civil reconheceu situação de emergência em 30 municípios, em nove estados, afetados pela seca e pelas chuvas. A Portaria nº 54 entra em vigor nesta sexta-feira (26) e, a partir do reconhecimento da situação pelo governo federal, os municípios podem solicitar ajuda financeira ao governo federal. A portaria vale para cinco municípios da Bahia atingidos pela seca: Carinhanha, Jacaraci, Jequié, Matina, e Palmas de Monte Alto. A estiagem também atingiu dois municípios de Alagoas, dois do Rio Grande do Norte, dois do Piauí e seis de Minas Gerais. Já as inundações e chuvas intensas atingiram um município do Amazonas; um de Goiás, quatro de Mato Grosso, três de Mato Grosso do Sul, um de Minas Gerais e três do Paraná.

As situações de emergência estabelecem uma situação jurídica especial que permite o atendimento às necessidades temporárias de interesse público, ou seja, resposta aos desastres, reabilitação do cenário e reconstrução das áreas atingidas. Os municípios que precisam receber recursos de reconstrução para áreas destruídas por desastres devem apresentar um plano de trabalho no prazo de 90 dias da ocorrência do desastre. Para aquisição de cestas básicas, medicamentos, fornecimento de aluguel social e implantação de obras provisórias, os municípios devem aderir ao Cartão de Pagamento de Defesa Civil (CPDC). As informações são da Agência Brasil.

Suspeito de matar técnico agrícola em Salvador é preso no interior da BA


Técnico agrícola foi achado morto no Rio Vermelho
Um homem suspeito de ser o responsável pela morte do técnico agrícola Maurício José Sanches de Oliveira, de 49 anos, foi preso na madrugada desta sexta-feira (26), no distrito de Itamarindo, zona rural de Jequié, no centro-sul da Bahia. Segundo a polícia, o homem trabalha como confeiteiro e é ex-companheiro da vítima. O técnico agrícola foi achado morto no chão da sala do apartamento em que morava já em estado de gigantismo no dia 16 de abril. O prédio está localizado na rua Maragogipe, no bairro do Rio Vermelho, em SalvadorO suspeito tinha um mandado de prisão temporária em aberto, solicitado à Justiça pelo delegado da 1ª Delegacia de Homicídios, Reinaldo Mangabeira. Segundo a investigação, o confeiteiro, tinha feito ameaça à vítima por conta do fim do relacionamento de três anos, conforme relatado pelo irmão e pela prima do técnico agrícola à polícia.
Investigação
O vigilante do prédio em que a vítima morava afirmou à polícia que viu o suspeito circular no local por volta das 22 horas do domingo (14). Segundo a apuração, a vítima tinha, inclusive, indicado à família a casa do suspeito, no bairro de Itapuã, com medo das ameaças. Segundo a polícia, o ex-companheiro da vítima compareceu na segunda-feira (15) ao hotel em que trabalha, no Campo Grande, e avisou aos colegas que faltaria alguns dias alegando que foi assaltado e estava com ferimento nas mãos. sepultamento de Maurício de Oliveira ocorreu na quarta-feira (17). Segundo amigos, a vítima morava sozinha e tinha um bom relacionamento com as pessoas, sem histórico de brigas. (G1)

Itabuna: PF realiza operação no Hospital de Base


Durante toda essa semana agentes da Polícia Federal estão realizando uma investigação no hospital de Base de Itabuna. Segundo informações, os agentes estão investigando supostas irregularidades na unidade hospitalar. De acordo com o site Políticos do Sul da Bahia, a principio, a investigação é em relação a gestão de 2005 a 2008, na qual existem suspeita de várias irregularidades e esquemas de corrupção. Foi disponibilizada uma sala no hospital para os agentes, que estão debruçados em documentos referentes a gestão passada. A expectativa é que a investigação pode levar muita gente para a prisão, inclusive pessoas que atualmente fazem parte do atual governo. Quem fez coisa errada é melhor contratar um bom advogado criminalista, pois a investigação da Polícia Federal promete ser “dura”. (Bocão News)

Exame da OAB tem novo novo horário neste domingo

Os candidatos que irão fazer a primeira fase do X Exame de Ordem Unificado da OAB, que será realizado neste domingo (28), deverão ficar atento ao novo horário estipulado pela instituição. Com a mudança, o novo horário passa ser às 13h, horário de Brasília, e valerá para todos os estados em que o exame for aplicado. Em Salvador, a primeira fase do Exame de Ordem será realizado no Centro universitário da Bahia (FIB), no Stiep. A prova, que terá duração de cinco horas, reúne 80 questões de múltipla escolha. A segunda fase (prático-profissional) acontecerá no dia 16 de junho. 

quinta-feira, 25 de abril de 2013

Gov. Mangabeira: Prefeita divulga os nomes do acusados de desviar R$ 500 mil do FUNDEB


O circuito interno de segurança da Prefeitura Municipal de Governador Mangabeira (119 km de Salvador),  flagrou os funcionários Marcos Fernando Sírio Kirchel e Gleicia dos Santos Martins, em horários fora do expediente de trabalho nos setores de finanças da Casa. As imagens flagraram os servidores envolvidos no episódio subtraindo da sala da tesouraria, algumas pastas e um grande volume de documentos. Os balanços eram utilizados na fraude contra o dinheiro público.
Os servidores  supostamente desviaram recursos de uma das contas bancárias da administração pública, mediante transferência indevida e não autorizada para a conta de uma empresa sediada no município de Alagoinhas. A prefeita tomou conhecimento dos fatos na sexta-feira passada (19), e no primeiro dia útil seguinte, segunda-feira (22), dirigiu-se à Delegacia de Polícia, oportunidade em que registrou a ocorrência, contra os acusados. Os valores desviados chegam à casa dos R$ 500 mil reais. Um deles prevaleceu-se de informações bancárias de que dispunha, por força do cargo que ocupava necessárias à execução de transações bancárias através do gerenciador financeiro, para finalizar a operação ilícita.  Segundo informações divulgadas ao Voz da Bahia, a deletora da fraude encontra-se sob proteção da Justiça.   A  mesma teria devolvido  cerca de R$ 100 mil reais como parte do pagamento por participar da fraude. A prefeita Domingas Souza da Paixão (PT) informou  através da assessoria de imprensa que abriu uma instauração de processo administrativo, bem como, uma auditoria interna das contas bancárias, processos licitatórios e processos de pagamento do Município, para levantar a quantidade de documentos subtraídos pelos funcionários públicos, que foram exonerados ainda na sexta-feira (19).
Em nota ao Voz da Bahia, a administração  municipal  destacou que lamenta o episódio, e informa que além das providências no âmbito da polícia, noticiará o fato ao Ministério Público e ao Tribunal de Contas dos Municípios, além de adotar outras medidas no âmbito da administração pública, com a finalidade de reaver os recursos desviados e punir exemplarmente os servidores que praticaram os atos ilícitos. De acordo com informações levantadas pela polícia, a delatora que teve o nome preservado pela Justiça colabora com as investigações, porém o Marcos Fernando e Gleicia dos Santos Martins encontram-se foragidos. Marcos tinha sido denunciado em agosto de 2012, por supostas irregularidades nas Licitações do Município. Na época uma reportagem do Jornal Folha do Estado, mostrou o então pregoeiro como um dos responsáveis pela fraude que ficou conhecida como “Licitações de cartas marcadas.” O caso não foi apurado devidamente e o suspeito continuou no cargo. Há uma suspeita que as maiores partes dos valores desviados estejam com o acusado, em conta bancária pessoal, ou de terceiros. A Polícia Civil investiga se há mais pessoas envolvidas no esquema, que desviou R$ 500 mil reais do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (FUNDEB). Os servidores  trabalhavam com a prefeita desde seu primeiro mandato, eram tidas como pessoas de confianças, e estavam a quase cinco anos em seus cargos. 

Bahia ganhará mais uma universidade federal

Foi aprovado pela Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público (CTASP) da Câmara dos Deputados nesta quarta-feira (24), o projeto para a criação de mais uma universidade federal no estado da Bahia. De autoria do deputado federal Afonso Florence (PT-BA), o projeto prevê a implantação da Universidade Federal da Chapada Diamantina (UFCD). 
Ainda de acordo com o projeto, a UFCD terá sede e foro nas cidades de Seabra, Lençóis, Ipirá, Rio de Contas e Morro do Chapéu. Além disso, até a sua implantação a universidade teria a criação dos cargos de reitor e vice-reitor e seu provimento temporário. O projeto passa por fase de conclusão, mas ainda será avaliado pelas comissões de Educação e Cultura; Finanças e Tributação e Constituição e Justiça e de Cidadania. (iBahia).

Governo quer limitar tamanho de elencos e gastos com salários

Limitação no tamanho do elenco, salários dos jogadores e calendário do futebol brasileiro. Esses são alguns dos temas que o Ministério do Esporte pretende discutir em breve. Depois de apoiar o perdão da dívida dos clubes de futebol com o governo federal, o Ministério apresentam um projeto em que os times teriam um limite de até 25 atletas em seus elencos e poderiam gastar no máximo 60% de suas receitas com a folha de pagamento dos atletas. Além disso, a ideia do governo é alinhar o calendário brasileiro de futebol com o europeu. "Não será um processo impositivo", garantiu Toninho Nascimento, titular da recém-criada Secretaria Nacional de Futebol e Direitos do Torcedor da pasta do Esporte, em entrevista ao portal Uol. "A ideia é trazer os clubes para este debate e todos percebam que é o melhor para o futebol. Muitas destas sugestões já são realidade no futebol europeu". A ideia é discutir essas mudanças assim que for decretado o perdão da dívida dos clubes, avaliada em R$ 2 bilhões. Essa seria uma maneira de ter certeza que os dirigentes vão gerir os times com responsabilidade e investindo em projetos diferentes, como nos esportes olímpicos. 

Papa Francisco confirma locais da primeira visita ao Brasil


O responsável pelas viagens internacionais do Papa, Alberto Gasbarri, confirmou nesta quarta-feira (25) a visita do Pontífice ao Santuário Nacional de Aparecida, em São Paulo. "A divulgação oficial da visita do Santo Padre, tanto no Rio de Janeiro como em Aparecida, será feita no dia 7 de maio, quando teremos essa informação oficial", afirmou o cardeal. Francisco virá ao Brasil para participar da Jornada Mundial da Juventude, de 23 a 28 de julho, e passará pelo Rio de Janeiro e São Paulo. Esta deve ser a única viagem internacional do Papa durante o ano. Metro1

Multa para ultrapassagem forçada vai subir ao valor da Lei Seca, diz relator


As mudanças aprovadas no Código de Trânsito Brasileiro pela Câmara dos Deputados equiparam a multa da ultrapassagem forçada e do racha à da Lei Seca, afirmou nesta quinta-feira (25) ao G1 o relator das propostas, o presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Trânsito Seguro, deputado federal Hugo Leal (PSC-RJ). Conforme antecipou reportagem do G1, o governo trabalha pela aprovação de um pacote de medidas para tentar reduzir a maior causa de mortes nas rodovias: a colisão frontal. O  projeto, aprovado na noite de quarta (24), vai agora ao Senado. Se aprovado e posteriormente sancionado pela presidente Dilma Rousseff, o projeto irá endurecer as situações em que um veículo força outro a uma ultrapassagem perigosa. "Agora o motorista vai começar a prestar mais atenção. Forçando ultrapassagem ele coloca em risco a vida de outras pessoas", afirmou o relator. A multa saltará de R$ 191 para R$ 1.915,40 (que pode ser dobrada caso o motorista for reincidente), e o infrator ainda corre o risco de ter a habilitação suspensa.
Já os motoristas que ultrapassarem outro veículo perigosamente ou pelo acostamento passarão a pagar multa de R$ 957,70. A infração nesses casos sobe de grave para gravíssima. A Lei Seca elevou a multa para quem dirige sob efeito de álcool ou outra substância entorpecente, de R$ 957,70 para R$ 1.915,40. O valor pode dobrar em caso de reincidência.

Muritiba: Mulher com problemas psicológicos tenta suicídio


A vítima desmaiou no momento exato que os socorristas o imobilizou
Jaciara Neves 37 anos tentou cometer suicídio na tarde desta quinta-feira (25).  Segundo familiares a vítima é portadora de doenças psicológicas e faz uso de anti-depresivo. Jaciara subiu em uma Torre pertencente a uma empresa de telefonia móvel, onde tentava se jogar, segundo informou a Polícia Militar. A Polícia contou com ajuda de voluntários, que subiram e imobilizaram a vítima, momento que ele desmaiou, dificultando o resgate. Fredson Andrade, supervisor da empresa de telecomunicação OI, esteve no local e concedeu suporte técnico na ação, disponibilizando cintos de segurança para efetuar o resgate. Os socorristas voluntários prenderam os cintos na mulher, e desceu até o solo, sob forte aplauso de familiares e populares que estavam no local. Jacira foi encaminhada ao Hospital Geral da cidade, a fim de ser avaliada clinicamente. Um pastor evangélico que tentou socorrer a vítima, subindo a torre, ficou aguardado um novo resgate, pois devido à chuva que sobrecai a cidade, o local ficou escorregadio, dificultando sua descida. Mas, assim como Jacira, ele também recebeu ajuda de populares e desceu em terra firme.

Cachoeira: Pelotão da Polícia retorna para a 27ª CIPM de Cruz das Almas


Os vereadores da cidade da Cachoeira destacaram na sessão realizada na última segunda-feira (22) que o Pelotão de Polícia Militar estará integrando novamente a 27ª Companhia Independente de Polícia Militar, localizada em Cruz das Almas. O pelotão tinha se desmembrado no ano passado da Companhia da região e estava ligada a 50ª Companhia Independente de Santo Amaro, mas não estava atendendo os anseios do município em relação a segurança-pública. 

Durante o ano que passou ligado a Santo Amaro, o pelotão não foi eficaz nas ações pela ausência de um apoio mais presente de outros membros do Recôncavo. Com o retorno á Cruz das Almas, os vereadores acreditam que a segurança deve melhorar na cidade.

No último dia 12 de abril, o prefeito de Cachoeira, Carlos Pereira, esteve em reunião com o secretário de Segurança Pública do Estado (SSP), Maurício Trindade, para exigir mais segurança para o município que vem sofrendo com furtos e assaltos, intensificados nos últimos meses. 

Na audiência o secretário garantiu que irá reforçar a segurança com mais uma viatura e aumento do efetivo da Polícia Militar em Cachoeira. Câmeras serão instaladas em alguns pontos da cidade, onde ficarão sob monitoramento da Polícia Militar. O intuito é inibir as ações criminosas na cidade Histórica.

No último final de semana um jovem foi assassinado no município, além de uma intensa troca de tiros entre a Polícia e bandidos. O retorno do Pelotão a 27ª CIPM aconteceu depois de uma mobilização junto ao Estado das autoridades políticas da cidade.
 
Fonte/Foto: Anderson Bella - Midia do Recôncavo.

quarta-feira, 24 de abril de 2013

Eleitores que faltaram às três últimas eleições devem regularizar situação até quinta

Eleitores que faltaram aos três últimos pleitos e não justificaram a ausência têm até esta quinta-feira (25) para regularizarem sua situação eleitoral. Caso não façam isso, terão o título cancelado. A regularização pode ser feita nos cartórios eleitorais, na Central Atendimento ao Público (CAP) do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TER-BA) e nos postos de atendimento do SAC. Segundo dados do TRE, dos 132.912 eleitores faltosos na Bahia, 3.328 (2,5%) regularizaram seu título eleitoral, segundo a atualização mais recente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O prazo de regularização é direcionado somente aos eleitores que faltaram às três últimas eleições consecutivamente e não justificaram. Cada turno de votação é considerado uma eleição para esse efeito. 

Ameaça de bomba suspende voo com destino a Manaus e apavora passageiros

Uma ameaça de bomba causou pânico entre os passageiros do voo 1646 da Gol, que saía do aeroporto Juscelino Kubitschek, em Brasília, com escala em Boa Vista e destino final Manaus, na noite dessa terça-feira (23/4). Um dos passageiros informou que haveria uma explosão na aeronave e a Polícia Federal (PF) foi acionada. Segundo informações da assessoria de imprensa da Inframérica, empresa que administra o Aeroporto Internacional de Brasília, um dos 145 passageiros teria declarado portar uma bomba ainda no ônibus que leva ao avião. Ao tomar conhecimento do fato, a tripulação retirou todos da aeronave e acionou a PF. Como forma de prevenção, todas as malas do voo foram inspecionadas, além do interior da aeronave, o que causou todo o atraso. O voo, que estava previsto para sair às 21h50, decolou por volta da 0h30, com quase três horas de atraso. homem suspeito de portar o explosivo foi detido e encaminhado para a superintendência da PF em Brasilia. (TB).

Estiagem na região do Semiárido é a pior dos últimos 50 anos


Mesmo com a súplica do sertanejo por chuva, a estiagem na região do Semiárido não dá trégua. É a pior registrada nos últimos 50 anos. De acordo com o governo federal, 1.415 municípios sofrem com a, que afeta a vida de quase 22 milhões de brasileiros. A falta de chuva atinge mais de 90% dos municípios do Semiárido e ultrapassou a extensão das 1.135 cidades que o compõem. A Secretaria Nacional de Defesa Civil já decretou situação de emergência e estado de calamidade pública em 1.046 municípios. A área mais atingida pela seca, o Semiárido brasileiro, estende-se por oito estados da Região Nordeste (Alagoas, Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe), além do norte de Minas Gerais, totalizando uma extensão territorial de mais de 980 quilômetros quadrados.
O agricultor José Alírio de Macedo, de 61 anos, morador da zona rural de Petrolina (PE) conta que até o momento choveu apenas 28 milímetros (mm) na região onde vive. O período chuvoso no município, que tem início em dezembro e pode se estender até maio, tem em média 530 mm. Apesar da estiagem atual, o agricultor cultiva feijão, milho e sorgo para alimentar seu pequeno rebanho. “A situação já é feia. Se Deus não tiver compaixão, ninguém vai ficar com nada. E o período mais crítico ainda não começou, que é de agosto para a frente. Ano passado não plantei nada por causa da seca. Nunca vi dois anos diretos sem chuva, como já está acontecendo”.

Governo federal muda slogan oficial da Copa da Mundo



Referência nacional no jornalismo e na dramaturgia, Nelson Rodrigues será homenageado na Copa do Mundo de 2014. O governo federal usará o slogan "A Pátria de Chuteiras", termo criado pelo escritor. A frase é diferente da escolhida pela Fifa como oficial do torneio no Brasil: "Juntos num só ritmo". De acordo com o colunista Lauro Jardim, da revista Veja, em março, a família de Nelson Rodrigues cedeu os direitos do uso da expressão para o governo. E a frase acabou escolhida pela presidente Dilma Rousseff. A logomarca do governo poderá ser usada por estados, municípios e empresas que não patrocinam a Copa, durante o torneio em 2014. O slogan oficial da Fifa só pode ser usado pela entidade e pelos patrocinadores oficiais da Copa do Mundo.

Comissão do Senado aprova texto principal contra guerra fiscal


A Comissão de Assuntos Econômicos do Senado Federal aprovou nesta quarta-feira (24) o texto principal do substitutivo (o projeto após alterações) que prevê a unificação gradual das alíquotas do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para operações interestaduais. O texto é uma tentativa de acabar com a “guerra fiscal” entre os estados. A chamada guerra fiscal é a disputa entre governos estaduais para atrair empresas por meio da concessão de benefícios, como redução de tributos (o da alíquota do ICMS, por exemplo) ou ampliação do prazo de pagamento de impostos. Outras 14 emendas apresentadas pelos senadores e rejeitadas pelo relator da proposta, senador Delcídio Amaral (PT-MS), deverão ser votadas separadamente em sessão do colegiado na próxima semana. Em seguida, o texto passará pelo plenário. A matéria aprovada prevê redução das alíquotas de ICMS de 12% e 7% para 4% até 2021, mas estabelece valores diferenciados para setores de estados mais pobres. 
Atualmente, há duas alíquotas de ICMS interestaduais no país. A alíquota geral é de 12%, mas nas vendas de mercadorias realizadas da região Sul do país – além de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais – para os estados do Norte, Nordeste, Centro-Oeste e mais o Espírito Santo, a alíquota cobrada é de 7%. Pelo substitutivo, no Norte, Nordeste, Centro-Oeste e no Espírito Santo será cobrada uma alíquota de 7% para produtos industrializados e agropecuários. Também há exceção para o ICMS cobrado em áreas de livre comércio, como a Zona Franca de Manaus, que ficará em 12%, e em operações de gás natural, que ficarão em 7% no Sul e Sudeste, exceto no Espírito Santo. Nos demais estados, a alíquota para gás natural ficará em 12%.

Campanha de vacinação contra gripe é prorrogada até 10 de maio


A campanha nacional de vacinação contra a gripe foi prorrogada até o dia 10 de maio, informa o Ministério da Saúde. A previsão anterior era que a campanha terminasse nesta sexta-feira (26). O prazo maior é necessário para dar mais tempo para as pessoas se imunizarem, diz o ministério. A cobertura até agora foi de mais de 50% do público-alvo, formado por de 39,2 milhões de indivíduos, e a meta é chegar a 80%, segundo a pasta.
A prorrogação é normal e atinge todos os estados. Nada muda, com exceção do prazo, diz o ministério. A meta é atingir 32 milhões de pessoas. A imunização protege contra os três subtipos do vírus influenza que mais circularam no inverno passado: A (H1N1) – conhecido popularmente como gripe suína –, A (H3N2) e B. Foram distribuídas, neste ano, 43 milhões de doses da vacina para 65 mil postos de saúde, segundo a pasta. Em 2012, 26 milhões de pessoas foram imunizadas, número equivalente a 86,3% do público-alvo. O índice superou a meta prevista, de 80% do público.

Mangabeira: Prefeita divulga nomes do acusados de desviar 500 mil do FUNDEB


Marcos Fernando encontra-se foragido. Na imagem ele aparece  debochando do Jornal que o denunciou  em fraudes nas Licitações
O circuito interno de segurança da Prefeitura Municipal de Gov. Mangabeira,  flagrou os  funcionário  Marcos Fernando Sirio Kirchel e Gleicia dos Santos Martins, em horários fora do expediente de trabalho nos setores de finanças da Casa. As imagens flagraram os servidores envolvidos no episódio subtraindo da sala da tesouraria, algumas pastas e um grande volume de documentos. Os documentos eram utilizados na fraude contra o dinheiro público.
Os servidores  supostamente desviaram recursos de uma das contas bancárias da administração pública, mediante transferência indevida e não autorizada para a conta de uma empresa sediada no município de Alagoinhas – BA. A prefeita tomou conhecimento dos fatos na sexta-feira passada (19), e no primeiro dia útil seguinte, segunda-feira (22), dirigiu-se à Delegacia de Polícia, oportunidade em que registrou a ocorrência, contra os acusados. Os valores desviado chegam a casa dos R$ 500,00,00 ( Quinhentos mil reais). Um deles prevaleceu-se de informações bancárias de que dispunha, por força do cargo que ocupava, necessárias à execução de transações bancárias através do gerenciador financeiro, para finalizar a operação ilícita.  Segundo informações apuradas pelo Voz da Bahia,  Gleicia dos Santos Martins,   confirmou ser  comparsa de Marcos. A suspeita teria devolvido  cerca de R$ 100,00,00 ( Cem mil reais) como parte do pagamento por participar da fraude. A prefeita Domingas Souza da Paixão (PT) informou  através da assessoria de imprensa  que abriu uma instauração de processo administrativo, bem como, uma auditoria interna das contas bancárias, processos licitatórios e processos de pagamento do Município, para levantar a quantidade de documentos subtraídos pelos funcionários públicos, que foram exonerados ainda na sexta-feira (19).
Em Nota ao Voz da Bahia, a administração  municipal  destacou que lamenta o episódio, e informa que além das providências no âmbito da polícia, noticiará o fato ao Ministério Público e ao Tribunal de Contas dos Municípios, além de adotar outras medidas no âmbito da administração pública, com a finalidade de reaver os recursos desviados e punir exemplarmente os servidores que praticaram os atos ilícitos.
De acordo com informações levantadas pelo site, Gleicie coloabora com as investigações, porém o Marcos Fernando encontra-se foragido. Marcos tinha sido denunciado em agosto de 2012, por supostas irregularidades nas Licitações do Município. Na época uma reportagem do Jornal Folha do Estado, mostrou o então pregoeiro como um dos responsáveis pela fraude que ficou conhecida como “Licitações de cartas marcadas.” O caso não foi apurado devidamente e o suspeito continuou no cargo. Há uma suspeita que a maior  parte dos valores desviados estejam com o acusado, em conta bancária pessoal, ou de terceiros. A Polícia Civil investiga se há mais pessoas envolvidas no esquema, que desviou 500 mil reais Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica ( FUNDEB). Os servidores  trabalhavam com a prefeita desde de seu primeiro mandato, eram tidas como pessoas de confianças, e estavam a quase cinco anos em seus cargos.

terça-feira, 23 de abril de 2013

Vacinação já imunizou quase 600 mil baianos


Uma semana após o início da campanha de vacinação contra a gripe, 594.978 baianos foram imunizados contra a doença, o que representa 23% do público-alvo (2.601.374 pessoas). As informações são do Banco de Dados do Sistema Único de Saúde (Datasus), computados até o final da tarde desta segunda-feira, 22. Em Salvador, segundo a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), até sábado foram vacinadas 73.037 pessoas -  15,7% do público-alvo da capital (465 mil  indivíduos). O número é 10% superior ao do mesmo período da  campanha de 2012. No Estado, em comparação com o mesmo período do ano passado, a percentagem de imunizados é similar (em 2012, foi cerca de 25%).
A chefe do setor de imunização da SMS, Doiane Lemos, afirma que o número de vacinados na capital baiana é considerado bom. "Ainda há muito a ser feito. Temos estratégias para ir aos locais onde estão as pessoas que formam o público-alvo, como asilos, ambulatórios de maternidades e também  penitenciárias", afirmou.  Já o número de imunizados no Estado na primeira semana é considerado baixo pela coordenadora do Programa de Imunizações da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), Fátima Guirra.

Cresce número de brasileiros que utilizam cartões de crédito e débito

O uso dos cartões de crédito e débito representou 26,4% do consumo das famílias brasileiras no ano passado, segundo levantamento divulgado hoje pela Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs). Cinco anos antes, esse percentual chegava a 16,7%. A preferência pelo uso dos meios eletrônicos para pagamentos fez crescer o faturamento do setor, que chegou a R$ 724,3 bilhões, uma alta de 18% em relação ao ano anterior. Quando considerados somente os cartões de débito, o crescimento foi maior, com 20,6%, o que representa um faturamento de R$ 244,8 bilhões. Em relação ao crédito, a alta atingiu 16,6%. Nessa modalidade, R$ 479,5 bilhões foram registrados em transações. No comércio, por exemplo, as transações com cartão de crédito e débito já representam 58% do faturamento do setor. A entidade apontou ainda que cresceu o número de brasileiros que usam de forma adequada o cartão. 

Dilma abre exposição de Brown e toca caxirola


Em uma cerimônia marcada por informalidade, quebra de protocolo e som de caxirolas, a presidente Dilma Rousseff abriu nesta terça-feira, 23, a exposição "O olhar que ouve", que reúne pinturas e instalações do artista baiano Carlinhos Brown. A mostra fica aberta ao público até o dia 26 de maio no térreo do Palácio do Planalto. A entrada é franca. Descontraída, a presidente fez um rápido discurso, repleto de elogios a Brown, a quem se referiu como um "talentoso e excepcional músico brasileiro". "Vocês vão ver olhando a exposição que, com Carlinhos, a imagem canta, a imagem também canta e essa capacidade de várias vozes, a voz da pintura, a voz plástica, da pintura e da percussão, elas se encontram numa imensa capacidade de criar. Queria dizer pra vocês que a mim me encanta em demasia esse processo do Carlinhos, mostra a imensa força da cultura brasileira. É a capacidade de expressar esse mundo muito particular, específico, que transforma um autor em um grande artista", afirmou Dilma. Com a curadoria da crítica de arte Matilde Matos, "O olhar que ouve" reúne 19 pinturas e cinco instalações do baiano - entre as instalações, está uma repleta de caxirolas que, juntas, formam o mapa do Brasil. O instrumento foi criado por Carlinhos Brown para a Copa do Mundo de 2014, numa tentativa de repetir o sucesso das vuvuzelas no Mundial de 2010, na África do Sul.  

São Francisco do Conde sediará o I Encontro Municipal Territorial

No dia 30 de abril, próxima terça-feira, São Francisco do Conde sediará o I Encontro Municipal Territorial. Marcado para ocorrer no Laboratório de Ciências da UNILAB (Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afrobrasileira), entre as 08 e 12 horas, o encontro será realizado com a proposta de criar uma Coordenação Municipal Territorial de São Francisco do Conde, para que esta possa, junto ao Colegiado Territorial (CODETER), buscar soluções para os problemas, seja de investimento público ou privado, considerando todos os pontos da vida social, entre os quais: educação, saúde, meio ambiente, segurança, agricultura, comércio, indústria, seca, enchente, abastecimento de água e saneamento. O cronograma inclui apresentações sobre Política de Desenvolvimento Territorial, Território do Recôncavo e Consórcio Público, Discussão e Aprovação do Regimento Interno da COMTER e Eleição da Coordenação Municipal Territorial. O I Encontro Municipal Territorial é realizado pela Prefeitura de São Francisco do Conde, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (SEAP), em parceria com o Colegiado do Território de Identidade do Recôncavo da Bahia.  (Política Livre)

Câmara aprova aumento de 15,8% para servidores

A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (23) projeto de lei que concede reajuste de 15,8% a sete carreiras do funcionalismo público do Executivo federal. O aumento será parcelado pelos próximos três anos, até 2015. O texto já havia sido apreciado pelos deputados em março, porém, como foi alterado pelo Senado, teve de retornar à Câmara para nova votação. O projeto, que custará R$ 1,684 bilhão aos cofres públicos em 2014, agora será encaminhado ao Palácio do Planalto para sanção ou veto da presidente Dilma Rousseff. Segundo a Agência Câmara, 80.822 servidores serão beneficiados pela proposta, que foi fruto de um acordo realizado em agosto de 2012 com o Ministério do Planejamento para acolher categorias que haviam recusado, inicialmente, a proposta de aumento salarial do governo. Serão beneficiados os servidores das seguintes carreiras: auditores fiscais da Receita Federal do Brasil, auditores fiscais do Trabalho, analistas tributários da Receita Federal, analistas e técnicos do Banco Central, analistas e especialistas em Infraestrutura, analistas e agentes executivos da Superintendência de Seguros Privados (Susep) e da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), carreiras e cargos de Reforma e Desenvolvimento Agrário. G1

segunda-feira, 22 de abril de 2013

Especialização gratuita em educação profissional reabre inscrições até hoje

O Departamento de Educação (DEDC), do Campus I da UNEB, em Salvador, reabriu as inscrições do curso de especialização em metodologia do ensino para a educação profissional até hoje (22). A pós-graduação lato sensu, ofertada gratuitamente pela universidade, em parceria com a Secretaria estadual da Educação (SEC), por meio da Superintendência de Educação Profissional (Suprof), vai qualificar 1.620 professores da rede pública estadual de educação profissional. As inscrições foram reabertas para completar as 356 vagas disponíveis. O curso é voltado para as pessoas graduadas em cursos de bacharelado, licenciatura e tecnológicos. Os interessados devem se inscrever no DEDC, das 8h às 12h e das 13h às 17h, apresentando os documentos exigidos no edital. A especialização tem carga de 450 horas-aula com duração de um ano. Além disso, 80% do curso será realizado presencialmente e 20% a distância. As aulas presenciais serão ministradas em nove polos formativos, respectivamente em Alagoinhas, Barreiras, Irecê, Itabuna, Juazeiro, Salvador, Serrinha, Valença e Vitória da Conquista. As atividades do curso têm previsão de início para o mês de maio. 

Ministério do Desenvolvimento Social pede apuração de irregularidades em Ilhéus

O Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome pediu apuração à prefeitura de Ilhéus acerca de irregularidades na prestação de contas nos convênios com a pasta, referente à aplicação de aproximadamente R$ 6,9 milhões de 2009 a 2011. De acordo com a assessoria da administração local, a Procuradoria Geral do Município investiga o caso. Conforme ofício enviado pelo ministério ao prefeito Jabes Ribeiro, a prestação teve parecer desfavorável do Conselho Municipal de Assistência Social, órgão da pasta federal. A atual gestão deverá encaminhar a documentação comprobatória das despesas realizadas com os recursos federais ou então devolver os valores corrigidos. Caso a determinação não seja cumprida, o ministério incidirá a inclusão do nome do atual prefeito no Cadastro Informativo dos Créditos não Quitados do Setor Público Federal (Cadin) e na conta "Diversos Responsáveis" do Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (Siafi). Com isso, a prefeitura de Ilhéus ficaria impossibilitada de receber recursos diretos dos governos federal e estadual. O procurador do Município, Marco Aurélio, afirmou que, após a apuração preliminar, a prefeitura entrará com ação na Justiça Federal contra os responsáveis pelas supostas irregularidades. Em seguida, o município informará o processo ao ministério, que deverá promover a Tomada de Contas Especial, segundo determinação do Tribunal de Contas da União (TCU). 

João Paulo II pode ser canonizado ainda este ano

Uma revista religiosa italiana informou nesta segunda-feira, 22, que avançou o processo de canonização do papa João Paulo II. Especialistas designados pelo Vaticano reconheceram um segundo milagre atribuído ao polonês - o que facilitaria o processo. Morto em 2005, João Paulo II foi enterrado em meio a gritos de “santo” e seu processo avançou pela via rápida, graças a seu sucessor, o atual papa emérito Bento XVI. Crescem ainda rumores de que sua canonização ocorrerá em outubro, no 35.º aniversário de sua eleição. Estadão

Chuvas começam a cair e 42 cidades deixam de racionar água na Bahia


As chuvas que foram registradas em parte do estado nos últimos dias fizeram com que o número de cidades em racionamento caísse de 96 para 54, segundo informações da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), divulgadas nesta segunda-feira (22). De acordo com a empresa, entre quinta (18) e sexta-feira (19), choveu entre 10 e 65 milímetros na faixa litorânea do estado, o que teria contribuído para o aumento nos níveis dos mananciais utilizados para abastecimento das cidades. A Embasa oferece água encanada para 362 das 417 cidades da BahiaSegundo a Embasa, a conclusão das obras da Adutora do São Francisco e a recuperação da Barragem do Rio das Pedras, no norte, colaboraram para o aumento de água em parte dos reservatórios do estado. Segundo o governo, foram investidos mais de R$ 237 milhões nas duas obras.
Racionamento
Na terça-feira (16), a Ilha de Itaparica, na Baía de Todos os Santos, começou a ter a água racionada. Segundo a Embasa, o motivo foi a falta de chuva esperada para o final de março e também a alta na demanda, provocada pelo calor que permanece mesmo com o fim do verão. (G1)

Cachoeira: Troca tiros entre bandidos, jovem é assassinado e homem corre nu após ameaça de morte


Um fim de semana movimentado no setor Polícia da cidade da Cachoeira, localizada no Recôncavo baiano. De acordo com as informações da Policia Civil, na noite deste domingo (21) Jailson de Jesus Santos, 27 anos, foi assassinado por quatro homens armados. O jovem conduzia uma motocicleta na localidade rural de Lagoa Encantada quando surpreendido pelos elementos que deflagraram vários tiros contra a vítima, que morreu no local.  A Polícia investiga o caso.  
Troca de tiros: Bandidos rivais assustaram moradores do bairro Nova Esperança, após uma intensa troca de tiros  entre eles.  Segundo a Polícia, o fato aconteceu no último sábado.  Após acionada por moradores da localidade, a Polícia Militar foi recebida a tiros no local e revidou as ações, mas os bandidos conseguiram fugir.  
Ameaça de morte: Thiago Santos da Silva 28, natural de Camaçari se encontrava em um “Point” da cidade, quando outro jovem paquerou sua companheira, resultando em confusão. O jovem paquerador saiu do local e retornou com mais três amigos que agrediram Thiago, além de rasgar suas vestes.  No desespero, após ver que poderia morrer no local, o camaçariense correu dos agressores por dentro de um matagal.  O jovem conseguiu refúgio em uma Fazenda.  Ao se refugiar, o grupo evadiu-se do local e Thiago completamente nu e com escoriações, ganhou roupas do dono da casa, que em seguida acionou a Polícia que deu suporte ao jovem. Thiago relatou que ainda retornou a Camaçari assustado.
Reportagem e foto:  Fábio Santos