quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Asteróide passará a distância recorde da Terra em fevereiro

No próximo dia 15, um asteróide de 50 metros de diâmetro vai passar de raspão pela Terra à distância recorde de 22 mil quilômetros na astronomia moderna. A rocha espacial, batizada de 2012 DA14, deve atignir a região onde ficam os satélites de comunicação e meteorológicos do planeta, mas cientistas garantem que não há perigo de colisão. Os estudiosos vão aproveitar a oportunidade para estudar a pedra e calcular a interação dela com a gravidade da Terra. Informações do portal G1.

Almoçar tarde prejudica a perda de peso, diz estudo


Não é apenas o que você come que atrapalha a dieta, mas também quando você come. Um estudo mostrou que pessoas que almoçam cedo perdem mais de peso do que os que adiam a refeição. As informações são do Daily Mail. Pesquisadores do Hospital Brigham and Women's e da Universidade de Murcia reuniram 420 pessoas com excesso de peso para fazer dieta por 20 semanas. Os grupos foram divididos em dois: metade almoçava antes das 15h e a outra metade após esse horário. Durante a refeição, 40% das calorias diárias foram consumidas. Segundo relatório do International Journal of Obesity, aqueles que comiam mais cedo perderem em média 30% a mais que o outro grupo. Além de perder mais peso, quem almoçou cedo teve menos risco de desenvolver diabetes.
"Nossos resultados indicam que quem come tarde apresenta um ritmo mais lento de perda de peso do que quem come cedo, o que sugere que o momento de grandes refeições pode ser um fator importante em um programa de emagrecimento”, disse o pesquisador Frank Scheer, do Hospital Brigham and Women's. O estudo mostrou ainda que o horário de refeições menores não influencia na perda de peso. No entanto, notou-se que quem comia tarde também era mais propenso a pular o café da manhã. Os pesquisadores também examinaram outros fatores que desempenham um papel na perda de peso, como ingestão e gasto de calorias, hormônios do apetite e qualidade do sono. Além dos horários das refeições, não foi encontrada qualquer outra diferença  entre os grupos que justifique os resultados.

Sisu favorece migração de estudantes entre Estados brasileiros


Em uma das salas de uma universidade, vários jovens escutam com atenção as explicações do professor. A lição de uma disciplina da área de Ciências Humanas também permite que os estudantes contribuam com informações sobre o lugar de onde vieram, e o aprendizado agrega toques de diversidade cultural. Esse é o panorama de muitas instituições brasileiras. Com a chegada do Sistema de Seleção Unificada (SiSu), passou a ser ainda mais comum encontrar quem cursa a faculdade longe - às vezes muito longe - de casa. Adotando a pontuação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como método de avaliação dos candidatos, as instituições de ensino têm facilitado o acesso à disputa por vagas.Já não é preciso fazer longas viagens pelo País em maratonas de vestibular. Agora, um dos primeiros passos na corrida pelo diploma está no computador. Nesta edição, 1.757.399 estudantes se candidataram na disputa por 108 mil vagas em 95 instituições de ensino. Cada participante pode escolher até dois cursos, apontando uma prioridade. Ao total, foram contabilizadas 3,4 milhões de inscrições.
Aos 20 anos, João Miguel Soller cursa o primeiro ano de Medicina na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS). Antes de conquistar a vaga, realizou as provas em várias faculdades públicas de São Paulo. Não conseguiu boa colocação. Se inscreveu no Sisu em busca de aprovação na UFMS ou na Fundação Faculdade Federal de Ciências Médicas de Porto Alegre (UFCSPA). A boa nota do Enem o permitiu escolher entre as duas. "Optei pelo Mato Grosso do Sul por estar mais perto de casa. Se não fosse o Enem, eu não estaria na faculdade", diz.

Times baianos conhecem adversários na 1° fase da Copa do Brasil

Os representantes baianos na Copa do Brasil, Bahia, Vitória e Vitória da Conquista, conheceram seus adversários na primeira fase da competição. A competição começa dia 3 de abril, porém os locais dos jogos de ida ainda não foram definidos. O Bahia, campeão baiano de 2012, vai encarar na primeira fase da Copa do Brasil o MAC (Maranhão Atlético Clube), já o Vitória, vice-campeão de 2012, vai duelar na fase inicial da Copa do Brasil o Mixto (MT). O Vitória da Conquista, que garantiu vaga na Copa do Brasil devido ao título da Copa Governador do Estado, irá estrear na competição de mata-mata o Sport, que foi vice-campeão pernambucano. O Grêmio, Fluminense, Corinthians, Atlético Mineiro e Palmeiras, que disputam a Libertadores, entram na Copa do Brasil somente nas oitavas de Final. A novidade da competição é o número de participantes, 80 clubes, e o período que irá ocorrer, entre 3 de abril e 27 de novembro, data da final.

Enem 2012: preso passa em 1° lugar e tenta frequentar faculdade no Piauí


Um homem que cumpre pena de 34 anos de prisão por homicídio qualificado foi aprovado em primeiro lugar no Sisu (Sistema de Seleção Unificada) para uma vaga no curso de análise e desenvolvimento de sistemas do IFPI (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí). O encarcerado, que teve apenas suas iniciais divulgadas, L.S.R.J., tem 45 anos e foi classificado após prestar o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) no ano passado. Ele está preso na Penitenciária Regional José de Deus Barros, localizada no município de Picos (a 308 km de Teresina). 
Nesta semana, a Sejus (Secretaria Estadual de Justiça e Cidadania do Piauí) efetuou por meio de procuração a matrícula do detento, mas ainda não é certo se ele poderá frequentar o curso. A secretaria notificou o Ministério Público sobre o pedido para ele estudar fora da prisão. Caberá ao juiz de execução penal decidir se o homem tem ou não condições de estudar fora do sistema prisional, uma vez que ele recebeu condenação por crime hediondo.

Lançamento de campanha contra violência sexual e trabalho infantil

“Solte a Voz nesse Carnaval” é o mote da campanha contra a violência sexual e o trabalho infantil, que será lançada nesta sexta-feira (1º), na Fundação Luís Eduardo Magalhães (Flem), no Centro Administrativo da Bahia, em Salvador. Participam do lançamento, às 9h30, a ministra-chefe da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Maria do Rosário, o governador Jaques Wagner, secretários estaduais, representantes do Ministério Público, Defensoria Pública e de entidades civis, das Polícias Militar e Civil. Uma construção conjunta do Governo do Estado, por meio das Secretarias de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes), e do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), com o Comitê de Enfrentamento às Violências Sexuais, o Ministério Publico Estadual (MPE), o Fórum Estadual de Erradicação do Trabalho Infantil (Fetipa) e o Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedeca), a iniciativa tem como objetivo sensibilizar e mobilizar o folião e toda a população, para a garantia da proteção às crianças e adolescentes em situação de risco social e pessoal. Às 8h30, também na Flem, haverá um café da manhã para convidados.

Governo autoriza Petrobras a importar gás natural para atender á demanda do país

Portaria publicada nesta quinta-feira (31) no Diário Oficial da União autoriza a Petrobras a continuar importando gás natural liquefeito (GNL) para atender à demanda de gás natural do país. O volume de importação é 40 milhões de metros cúbicos e o gás deverá ser entregue no Terminal Marítimo da Baía de Guanabara (RJ) ou no Terminal Marítimo do Porto de Pecém (CE), onde também estão localizadas estações de regaseificação do GNL. A autorização do Ministério de Minas e Energia (MME) tem validade de dois anos e a Petrobras terá que apresentar à Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) relatórios detalhados sobre as operações de importação. De acordo com o MME, a importação de GNL garante flexibilidade e diversificação ao mercado brasileiro de gás natural, principalmente no atendimento ao segmento de geração termelétrica a gás natural. Anteriormente, a importação de GNL pela Petrobras era autorizada pela ANP, mas, a partir da sanção da Lei do Gás, a responsabilidade para autorizar as atividades de importação e de exportação desse combustível passou para o ministério. (Agência Brasil)

Casamento reduz risco de ataque cardíaco em homens e mulheres


Afinal, estar solteiro é um risco. Segundo um estudo realizado na Finlândia, ter um enfarte do miocárdio é mais comum entre homens e mulheres solteiros de todas as faixas etárias do que entre casados. O número de mortes também sobe entre os que têm aversão ao casamento.  O estudo, publicado esta quinta-feira no European Journal of Preventive Cardiology, foi baseado em todos os casos de enfarte do miocárdio detetados entre 1993 e 2002, na Finlândia. 
A análise dos resultados mostrou que o número de casos de ataque cardíaco era 58 a 66% maior entre homens solteiros e 60 a 65% maior entre mulheres solteiras.  Dos 15.330 casos registados em 10 anos, 7.703 resultaram na morte da pessoa em menos de 28 dias depois do enfarte, revela o estudo liderado por Aino Lammintausta, do Hospital Universitário de Turku, na Finlândia. 

Anatel aprova reajuste para planos básicos de telefonia fixa


A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aprovou nesta quinta-feira (31) o reajuste da tarifa de telefonia fixa, para ligações locais e de longa distância. Os novos valores entram em vigor dois dias após a publicação da decisão no Diário Oficial da União, o que deve ocorrer até segunda-feira (4). Para as concessionárias Telefônica, CTBC (Minas Gerais) e Sercomtel (Paraná), a agência autorizou aumento de 0,568%. Já para Oi e Embratel, o reajuste aprovado foi de 0,554%. Esses índices incidem sobre o valor de itens que compõem os planos básicos dessas operadoras.
Os planos básicos locais incluem franquia de 200 minutos para chamadas, além da assinatura do serviço. Na longa distância, a cesta inclui 16 tarifas, que variam de acordo com a região de origem e de destino da ligação e com o horário em que ela é feita. O reajuste também é aplicado ao valor cobrado pelas concessionárias para cada minuto de ligação que excede a franquia do plano básico. No Rio de Janeiro, por exemplo, o minuto adicional para clientes da Oi sobe de R$ 0,072 para R$ 0,08, valor que não considera impostos. Em São Paulo, para os clientes da Telefônica o minuto adicional passa de R$ 0,0743 para R$ 0,0747.

Escolas da rede estadual vão acessar conta bancária via internet

As atividades bancárias das escolas da rede estadual do estado da Bahia vão ser facilitadas a partir deste ano. A Secretaria da Educação lança nesta sexta-feira (1º), às 14h30, no Instituto Anísio Teixeira, na Paralela, o programa de automação das contas das unidades, que vai possibilitar o pagamento de despesas e consultas de saldos e extratos via internet. Antes, as operações bancárias eram realizadas por intermédio de cheques ou com visitas às agências. A iniciativa é inédita e será lançada inicialmente em cinco escolas. A previsão é que, até o final do ano, todas as unidades trabalhem com o acesso online, facilitando e trazendo mais segurança para os gestores das escolas. Para o diretor do Colégio Paulo Américo de Oliveira, em Salvador, Ricardo Baqueiro, uma das cinco escolas selecionadas para a primeira etapa de implantação, a iniciativa “vem facilitar o trabalho do gestor, que terá uma atividade mais organizada. Vamos gastar menos tempo com o financeiro e mais tempo com o administrativo e, principalmente, com o pedagógico, que é a nossa prioridade”.

IPI de móveis e linha branca sobe a partir de sexta-feira

As alíquotas do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para móveis e artigos da linha branca vão ficar mais altas a partir desta sexta-feira. Isso porque acaba nesta quinta-feira um incentivo que foi concedido pelo governo no ano passado, na tentativa de estimular a economia.  Para os móveis, o IPI vai passar de zero para 2,5%. Já no caso da linha branca, a alíquota vai depender do produto. Para fogões e tanquinhos, o tributo subirá de zero para 2%. Refrigeradores e congeladores terão um aumento de 5% para 7,5%. Máquinas de lavar, no entanto, continuarão tendo uma alíquota de 10%.  As novas alíquotas vão vigorar de fevereiro a junho. Embora sejam mais altas, elas ainda não voltarão aos patamares originais. A alíquota integral dos móveis é de 5%, dos fogões, 4%, dos tanquinhos, 10%, dos refrigeradores e congeladores, 15%, e máquinas de lavar, 20%. Esses valores só passarão a valer a partir de julho. Texto de Martha Beck. (Agêncoa OGlobo)

Cantor coreano Psy estará em Salvador na sexta-feira de Carnaval

O cantor sul-coreano Psy estará em Salvador na sexta-feira de Carnaval, dia 8 de fevereiro. No dia 9, ele embarca para curtir a folia no Rio de Janeiro. O cantor do hit "Gangnam Style" é convidado da marca Gillette para o Carnaval brasileiro. Psy já havia manifestado vontade de conhecer o carnaval e chegou a receber um convite descontraido de Ivete Sangalo durante o Festival de Verão. Em entrevista ao "Fantástico" no início do mês Psy falou sobre a folia e o desejo de conhecer as brasileiras. "Se eu encontrá-las, quem sabe eu posso faze um 'Opa Samba Style", brincou. (Correio)

Consumo de sal deve ser menos de 5 g


A Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou nesta quinta-feira (31) novas orientações para que adultos consumam menos sal e incluam uma quantidade mínima de potássio em suas dietas diárias, na tentativa de reduzir o risco de doenças cardíacas e derrames cerebrais. "Os adultos deveriam consumir menos de 2 gramas de sódio – ou menos de 5 gramas de sal – e pelo menos 3,51 gramas de potássio por dia", disse a agência em comunicado. Isso equivale a menos de uma colher de chá rasa de sal ou cinco pacotinhos daqueles servidos em restaurantes, já que cada um contém 1 grama.
Anteriormente, a OMS havia recomendado 2 gramas de sódio, mas as novas orientações acrescentam as palavras "menos de", disse o porta-voz da organização, Gregory Hartl, à Reuters.  A OMS também divulgou suas primeiras indicações para a ingestão de sódio e sal por crianças, dependendo do tamanho, da idade e da necessidades energéticas delas. Essas medidadas se aplicam a crianças com mais de 2 anos de idade.

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Estaleiro Enseada do Paraguaçu capta fornecedores


Com sua demanda inicial já garantida, fruto de contratos já assinados para construir seis navios sondas que somam US$ 6,4 bilhões (R$ 12,6 bilhões), o Estaleiro Enseada do Paraguaçu (EEP) realizou nesta terça (29) a sua primeira Rodada de Negócios com Fornecedores Estratégicos. O evento ocorreu na Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb) e contou com a presença do presidente da entidade, José de Freitas Mascarenhas, e do secretário da Indústria Naval do estado, Carlos Costa. 
O diretor de Relações Instituicionais do EEP, Humberto Rangel, informou que foram recebidos mais de 100 empresários no evento. Sobre os fornecedores que serão contratados, Rangel explica que esse processo é contínuo e não existe prazo para ser encerrado. O executivo diz que milhares de fornecedores serão contratados, tanto na área de equipamentos quanto de serviços. A expectativa é que o EEP esteja pronto em 2014. (Correio)

Maria Bethânia vai á procissão de Santo Amaro


Maria Bethânia vai participar da procissão de Nossa Senhora da Purificação no próximo sábado, em Santo Amaro (a 87 km de Salvador). A cantora chega à capital baiana no dia anterior e segue direto para o Recôncavo. Na noite de sexta-feira, Bethânia, como faz há mais de quatro décadas, cuidará da decoração da imagem de Santa Bárbara, de quem é devota. "Ela não abre mão desse ritual de enfeitar o andor", conta o irmão Rodrigo Velloso, secretário de Cultura do município. Presença marcante na festa, a cantora seguirá o cortejo carregando o andor com a imagem da santa. Diferentemente dos anos anteriores, desta vez a participação da artista baiana se limitará aos festejos religiosos.
Surpresa - A confirmação  da presença de Bethânia na festa surpreendeu os santo-amarenses, que temiam que, com a morte da mãe da cantora, dona Canô, em dezembro do ano passado, ela deixasse de participar da tradicional celebração. "Chegar aqui e não encontrá-la vai ser um momento de muita emoção para ela, que  tinha uma ligação muito forte com a mãe. Mas ela vai achar forças porque é muito religiosa. Mesmo as pessoas dizendo que ela não viria, eu, no fundo, intuía que ela viesse", disse o compositor Jorge Portugal.

Brasil lança pôster oficial da Copa do Mundo de 2014

A Fifa e o COL (Comitê Organizador Local) lançaram, nesta quarta-feira, o pôster oficial da Copa do Mundo de 2014, em um hotel em São Conrado, no Rio de Janeiro. O evento contou com as presenças de Jérôme Valcke, secretário-geral da Fifa, José Marin Marin e Marco Polo del Nero, presidente e vice da CBF, além dos ex-jogadores Ronaldo e Bebeto, membros do COL. O pôster foi inspirado no seguinte conceito: "Todo um país a serviço do futebol ­ Brasil e futebol, uma identidade compartilhada". O desenho, criado pela agência brasileira Crama, mostra as pernas de jogadores disputando a bola e revelando ao mesmo tempo o mapa do Brasil. Segundo a Fifa, a criação retrata a beleza e a diversidade do Brasil por meio de um desenho colorido, vibrante e carregado de emoção. "O cartaz é um ótimo exemplo da grande capacidade criativa do Brasil. A proposta ganhadora sem dúvida servirá como um esplêndido cartão de visita para a Copa do Mundo da Fifa 2014, que começará em 498 dias. Com muita emotividade, o cartaz destaca a importância e o brilho do torneio, assim como o fascínio gerado pelo futebol", explicou Valcke. O secretário-geral da Fifa fez parte de uma comissão técnica julgadora que escolheu a peça vencedora entre três concorrentes, junto com mais cinco pessoas: a ministra da Cultura, Marta Suplicy, pelo presidente do COL, José Maria Marin, pelo artista plástico Romero Britto, e por Ronaldo e Bebeto, integrantes do conselho do COL. O lançamento estava inicialmente marcado para a última segunda-feira, em Brasília, mas foi adiado em dois dias por causa da tragédia de domingo na cidade de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, onde um incêndio em uma boate deixou mais de 230 mortos. (Msn)

Matrículas são suspensas em escola ocupada por índios na Bahia

Mais de 100 índios da tribo pataxó Hã hã hãe ocupam o Colégio Municipal José Onório, em Itaju do Colônia, cidade no extremo sul da Bahia, desde a terça-feira (29). O parque de exposições, um outro parque onde há provas de competições com cavalos e uma creche também foram ocupados. De acordo com Ednaldo Martins, prefeito de Itaju do Colônia, as matrículas na escola invadida foram suspensas por conta do movimento indígena. Segundo ele, as matrículas começaram na segunda-feira (28) e as aulas estão previstas para após o carnaval. A prefeitura também retirou todo o material que estava dentro da unidade de ensino por causa da ocupação. “Tiramos carteiras, computadores, fichas de alunos, documentos”, disse Ednaldo Martins. Os índios alegam que a área onde foram construídos os parques, a creche e a escola pertence a eles e dizem que só vão desocupar os locais invadidos depois que a prefeitura retirar todos os moradores das áreas. Segundo o prefeito de Itaju do Colônia, um pedido de reintegração de posse já foi encaminhado ao Ministério Público Federal em Ilhéus. O chefe da Fundação Nacional do Índio (Funai) de Itaju do Colônia, Jovanildo Vieira, informou ao G1 que a área ocupada pelos manifestantes, localizada no bairro de Parque dos Rios, o mais populoso da cidade, é indígena. Vieira afirmou ainda que foi passado um relatório para a Coordenadoria Regional da Funai em Eunápolis, que vai avaliar a situação para tomar as providências necessárias. 

Agentes Penitenciários param na Bahia e outros 16 estados


Os agentes penitenciários da Bahia e de mais 16 Estados, além dos de Brasília, começaram nesta quarta-feira (30/1) uma paralisação de 24 horas, em protesto contra o veto da presidente Dilma Rousseff ao Projeto de Lei 87/2011, que regulariza o porte de arma de fogo da categoria fora do serviço. O presidente da Federação Nacional Sindical dos Penitenciários (Fenaspen), Fernando Ferreira de Anunciação, informou que durante a paralisação os agentes estão executando apenas 30% dos serviços. Segundo ele, o veto do governo gerou “insatisfação nacional.”
Ele defendeu o direito dos agentes de portar arma fora do serviço. “O veto causou revolta na categoria e [a paralisação] foi deliberada como repudio [ao veto] da presidente Dilma Rousseff”. No Distrito Federal, a visitação aos presos, que normalmente se dá às quartas-feiras, foi transferida para sexta (1º). Segundo o subsecretário do Sistema Penitenciário do Distrito Federal, Cláudio de Moura Magalhães, a mudança não causará prejuízo aos visitantes. “Não recebi [informação sobre ] qualquer ocorrência de tumulto nos presídios. Os próprios visitantes [entenderam] que é difícil avisar a todos. Só quem não acompanhou o noticiário foi pego de surpresa”.

Embasa abre inscrições para Programa de Estágio 2013

A Empresa Baiana de Água e Saneamento (Embasa) inicia nesta quarta-feira (30), as inscrições para o seu Programa de Estágio 2013, com oportunidades para cargos do nível médio, técnico e superior, tanto em Salvador como em 36 localidades do interior do estado. O processo seletivo será realizado pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL/BA) e contará com três etapas: recrutamento, triagem curricular e entrevista. Os alunos interessados devem enviar sua inscrição para o endereço ielembasa@gmail.com até o dia 22 de fevereiro. Os editais com as informações estarão disponíveis no site do IEL (www.ielestagio.org.br) a partir do dia 30. Para participar do processo, os alunos deverão ter pelo menos 50% do curso concluído. Com carga horária de 4 horas diárias, os estudantes recebem auxílio transporte e bolsa auxílio que varia de R$ 210 a R$ 350.

Polícia prende catarinenses especialistas em arrombar caixa-eletrônicos

Dois catarinenses foram presos nesta terça-feira (29) no bairro de Stella Maris, em Salvador, acusados de serem especialistas em arrombar caixas-eletrônicos. No imóvel que havia sido alugado por Sérgio Kling Filho, de 27 anos, e Robson Matos Godinho, 28, foram encontrados uma serra elétrica, ferramentas e rádios transmissores, além de aparelhos utilizados para interromper o sinal do alarme dos equipamentos durante o furto. Na Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR), a dupla confessou que estava em Salvador há quatro dias e planejavam arrombar caixas-eletrônicos. Também foram encontrados sob posse deles uma garrafa contendo líquido para esfriar metal (que seria utilizado durante o corte do maçarico) e uma lata de tinta spray para inutilizar as câmeras de segurança dos equipamentos, além de um veículo Palio de placa HJK-2173, de Fortaleza (CE). Os dois já têm diversas passagens em delegacias de Santa Catarina e do Ceará. Sérgio Kling ainda possuía mandado de prisão em aberto, emitido pela Justiça cearense. (Correio)

Mistura do álcool na gasolina passará para 25% em 1° de maio


Um dia após o anúncio de reajuste de 6,6% na gasolina nas refinarias anunciado pela Petrobras, o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, afirmou nesta quarta-feira que a mistura do álcool anidro neste combustível passará de 20% para 25% a partir de 1º maio. A medida é uma forma de reduzir o impacto no preço final do combustível ao consumidor. Segundo o ministro, os produtores de etanol garantem que vão dar conta de ofertar o excedente de álcool. A previsão inicial era que essa elevação do percentual de álcool na gasolina fosse feita em junho por causa da safra de cana de açúcar. 
"O setor nos garantiu de mãos juntas que dará conta. Se não desse, manteríamos a elevação para junho", disse Lobão. Segundo ele, a oferta de etanol deverá subir de 22 bilhões de litros para uma faixa entre 26 e 27 bilhões de litros. Ontem, a Petrobras anunciou reajuste dos preços da gasolina A nas refinarias (6,6%) e do diesel (5,4%). O Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo do Estado de São Paulo (Sincopetro-SP) estima que o preço da gasolina deve subir 4,67% nas bombas e o do diesel 4,34%. A expectativa é que a alta dos combustíveis para o consumidor seja de 4%, em média. 

Termina amanhã prazo para matrícula da primeira chamada do Prouni

Termina amanhã (31) o prazo para os candidatos pré-selecionado na primeira chamada do Programa Universidade para Todos (ProUni) providenciarem a matrícula nas instituições de ensino. Para garantir o benefício, os estudantes devem entregar os documentos que comprovem as informações prestadas na ficha de inscrição. No site do ProUni estão detalhados os procedimentos necessários para obter a bolsa de estudos do programa. Além de documentos pessoais, o candidato deve apresentar comprovantes de residência, de rendimentos, de conclusão do ensino médio, entre outros. No dia 8 de fevereiro, será feita a segunda chamada de pré-selecionados. O candidato deve providenciar a matrícula e a apresentação de documentos até o dia 19 do mesmo mês. Quem não for selecionado nas duas chamadas pode aderir à lista de espera na página do ProUni nos dias 24 de 25 de fevereiro. O ProUni concede bolsas de estudo integrais e parciais em instituições privadas de educação superior para cursos de graduação e sequenciais de formação específica. Para o primeiro semestre deste ano, foram oferecidas 162.329 bolsas. O balanço final do programa registrou 1.032.873 inscritos. Tem direito à bolsa integral o candidato com renda familiar por pessoa até um salário mínimo e meio (R$ 1.017). Para as bolsas parciais (50% da mensalidade), a renda familiar deve ser de até três salários mínimos (R$ 2.034) por pessoa. Aratu

Evento com a Presidente Dilma é transferido por questões de segurança

Por questões de segurança, a cerimônia em memória das vítimas do Holocausto com a participação da presidenta Dilma Rousseff, que seria realizada hoje (30) no prédio da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Brasília, foi transferida de local. A decisão foi do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República, a partir de laudo do Corpo de Bombeiros. A cerimônia teve o horário mantido para as 19 horas, mas foi transferida para o Hotel Golden Tulip, próximo ao Palácio da Alvorada. O evento é organizado pela Confederação Israelita do Brasil (Conib) para relembrar o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto, data instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU). O prédio da OAB está localizado próximo à área central de Brasília, na Avenida L2. Laudo do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal concluiu que “é de parecer que o local não oferece as condições mínimas de segurança contra incêndio e pânico” e recomendou à entidade que sejam instalados sistema de sinalização de segurança, entre outras ações. 

Cachoeira: Mototaxista morre após acidente com um caminhão

Um motociclista morreu na tarde desta terça-feira (29) após colidir de frente com um caminhão na BA-502, trecho que serve de ligação da BR-101, sentido Belém. De acordo com a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), a vítima foi identificada como Robustiano Caetano Silva dos Santos, de 24 anos.

A vítima não chegou a receber socorro médico, pois morreu com o impacto da batida. A PRE não soube informar as circunstâncias em que a colisão ocorreu, pois alegou que não tinha testemunha no momento da batida.

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Festa do Bonfim de Muritiba: Polícia apreende faca e outros materiais cortantes nas lavangens

Na foto, o Tenente Valdomiro Suzart, comandante das Operações Especiais da Polícia Militar no recôncavo, mostra uma faca de serra, utilizada para cortar pão, aprendida na tarde desta terça-feira (29) na lavagem do Bonfim de Muritiba. Segundo o Tenente,  essa imagem  retrata a forma violenta que encontra-se o cortejo. Desmentido assim, informações de populares, sobre truculência das equipes policiais. De acordo com a Polícia, além dessa faca, outros materiais cortantes foram encontrados com alguns suspeitos de cometerem desordem no evento. Em relação a forma de ação, os policiais continuam afirmar que é a unica maneira de manter a ordem; impondo autoridade e respeito. As lavagens continuam até o próximo domingo (03), penúltimo dia dos festejos. Todo material apreendido e os acusados foram encaminhando a delegacia local.

Gasolina e diesel ficam mais caros nas refinarias a partir de amanhã

A Petrobras anunciou agora à noite um aumento de 6,6% no preço da gasolina comum (Gasolina A) e de 5,4% no preço do óleo diesel nas refinarias da companhia em todo o país a partir da meia-noite do dia 30. A nota conclui que o reajuste foi definido levando em consideração a política de preços da companhia de buscar alinhar os preços dos derivados aos vigentes no mercado internacional. Segundo nota da estatal, os preços da gasolina e do diesel, sobre os quais incide o reajuste, não incluem os tributos federais como a Contribuição de Intervenção do Domínio Econômico (Cide) e PIS/Cofins e o tributo estadual ICMS. O último reajuste anunciado pela estatal para a gasolina ocorreu em 25 de junho do ano passado, quando o tipo comum do produto subiu 7,83% nas refinarias. Na ocasião, o óleo diesel foi reajustado em 3,94%, também sem a incidência dos tributos federais e estadual. Naquela ocasião, no entanto, o aumento não chegou ao bolso do consumidor final uma vez que o governo, para manter a inflação sobre controle, zerou a alíquota da Cide. No caso do óleo diesel, no entanto, a Petrobras voltou a anunciar um novo aumento de 6%, que passou a vigorar no dia 16 de julho de 2012, nas refinarias da estatal.(Agência Brasil)

Número de mortos na tragédia em Santa Maria sobe para 235

Subiu para 235 o número de mortos no incêndio da boate Kiss, durante uma festa universitária em Santa Maria, no Rio Grande do Sul. Gustavo Marques Gonçalves, de 21 anos, teve morte encefálica confirmada na noite desta terça-feira (29) pela Secretaria Estadual de Saúde. De acordo com dados da pasta, ainda há 117 feridos da tragédia ocorrida na madrugada deste domingo (27). Os pacientes são atendidos em hospitais gaúchos. Segundo o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, em entrevista coletiva no Hospital de Caridade, em Santa Maria, nesta terça-feira (29), há 64 internados em Santa Maria e 53 em Porto Alegre e na Região Metropolitana. Entre os pacientes na cidade onde ocorreu a tragédia, 27 estão em ventilação mecânica. Dos enfermos na capital, apenas três deixaram de respirar por aparelhos. "Estamos confiantes de que outras pessoas possam ter uma evolução no estado de saúde", disse Padilha. Ainda conforme o ministro, há 30 leitos de retaguarda de Unidade Terapia Intensiva (UTI) disponíveis em Santa Maria, que serão utilizados, caso necessário, pelas vítimas do incêndio.

Prefeitura de Cachoeira revitaliza o Campo da Manga


O  Campo da Manga, tradicional praça de futebol dos cachoeiranos, na Orla Fluvial, passa por obras de requalificação para   oferecer mais conforto e comodidade aos praticantes do esporte e torcedores. Os trabalhos  iniciados pela prefeitura, através das secretarias  de Esporte  e de Obras e Meio Ambiente prevê entre outras intervenções,   a substituição do gramado vegetal por  um tapete sintético.  

A substituição  da  grama  natural pela sintética, foi a solução encontrada pelos responsáveis pelas obras para, segundo eles, acabar com os transtornos pela má qualidade do piso do campo onde a grama natural não se adaptou devido às incorreções do solo.
O projeto de requalificação do Campo da Manga, também prevê melhoramentos no sistema de iluminação, vestiários e arquibancada.  A conclusão das obras está previstas para o próximo mês para a reabertura do campo no dia 13 de março, data do aniversário de Cachoeira. “A prefeitura está resgatando, um dos mais importantes equipamentos para a prática esportiva da cidade”, destacou o secretário de Esporte, Juracy Rocha. 

MEC aproveita encontro de prefeitos para incentivar ensino integral


O Ministério da Educação (MEC) disponibilizou uma equipe de técnicos para orientar gestores de todo o País que participam até quarta-feira Encontro Nacional de Novos Prefeitos e Prefeitas, em Brasília (DF). O objetivo é oferecer informações sobre a educação em cada município e incentivar a participação das administrações em programas da pasta, como o Mais Educação, que oferece educação integral para alunos do ensino fundamental e médio. Segundo o MEC, mais de 30 mil instituições participam do programa, que amplia a jornada escolar para sete horas e oferece reforço escolar, esporte, cultura e lazer aos estudantes. A meta é atingir 60 mil escolas até 2014. No encontro, os prefeitos podem participar de oficinas sobre diversos temas e programa oferecidos pelo MEC, como os de transporte escolar, mobiliário escolar, educação digital, merenda escolar, livro didático, educação no campo, acesso ao ensino técnico, planos nacional e municipais de educação, prestação de contas e piso salarial do professor. 
O pagamento do piso, que teve reajuste anunciado este mês pelo minsitro Aloizio Mercadante, é um dos maiores pontos de conflito entre o governo federal e a Confederação Nacional dos Municípios, que critica o reajuste a partir do Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb). A proposta dos prefeitos é que o aumento seja baseado na inflação. Por volta das 10h30 de terça-feira, Mercadante fará uma palestra aos prefeitos e o piso está entre os assuntos que devem ser discutidos. O MEC ainda disponibilizou um estande com materiais informativos sobre os programas da pasta. (Terra)

Número de casos de hanseníase no Brasil alarmante


O Brasil é o segundo país do mundo com maior número de casos de hanseníase, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Em 2011, o país registrou cerca de 34 mil novos casos da doença, número inferior apenas aos 127 mil casos na Índia, que tem uma população cinco vezes maior. Segundo o coordenador nacional do Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan), Artur Custódio, a situação do Brasil é alarmante, principalmente porque há muitos registros da doença em crianças e adolescentes com menos de 15 anos, totalizando 2.420 casos. De acordo com dados do Ministério da Saúde, em 2012 foram detectados quase 29 mil casos de hanseníase no país, dos quais 1.936 em menores de 15 anos.
“É raro hanseníase em criança. Hanseníase em criança significa adulto sem tratamento, significa demanda oculta [casos que não entram nas estatísticas]. Isso é mais criança doente do que todas as crianças doentes de hanseníase somadas da América, África e Europa. O Brasil está com um índice alarmante”, disse Custódio. De acordo com o Ministério da Saúde, os casos de hanseníase diminuíram 26% entre 2001 e 2011. No entanto, a queda da doença no resto do mundo foi muito mais acentuada, já que, segundo a OMS, em um período de seis anos (entre 2004 e 2010) houve uma redução de 40% nos casos da doença em todo o mundo. Segundo Custódio, para reduzir essas estatísticas é preciso que os três níveis de governo intensifiquem suas ações na prevenção e no tratamento da doença. Ele defende que sejam realizadas campanhas de conscientização da população e também a qualificação dos profissionais de saúde para atender aos pacientes.

125 mil pessoas devem sair de Salvador pela rodoviária no carnaval, diz Agerba

Com destino ao interior baiano, 125 mil pessoas devem deixar Salvador pela rodoviária, durante o Carnaval, segundo a Agerba. Estão previstos 750 horários extras para atender aos usuários no período de 4 a 13 de fevereiro, além dos 540 horários regulares que são cumpridos diariamente. A procura por passagens deve se intensificar a partir desta sexta-feira. Os destinos mais procurados são as cidades de Itacaré, Porto Seguro, Lençóis, Vitória da Conquista e Juazeiro, além das localidades compreendidas ao longo da Estrada do Coco, Litoral Norte e Recôncavo. A Agerba recomenda aos usuários do Sistema de Transporte Intermunicipal de Passageiros que procurem antecipar a compra das passagens, buscando evitar filas nos guichês. (Tribuna)

Ministério da Cultura abre concurso para preencher 83 vagas

O Ministério da Cultura (MinC) abriu nesta terça-feira (29) concurso público para preencher 83 vagas do cargo de Técnico de Nível Superior. O edital foi publicado no “Diário Oficial”. Os aprovados serão lotados nas unidades responsáveis pelo acompanhamento e prestação de contas dos projetos culturais do MinC, em Brasília. O processo também irá compor cadastro de reserva. O vencimento básico é de R$ 1.990,00, acrescido da Gratificação de Desempenho de Atividades Culturais (GDAC), no valor de R$$ 1.990,40. A jornada de trabalho será de 40 horas semanais. As provas serão aplicadas no dia 7 de abril pelo Instituto Cidades. As inscrições já estão abertas e poderão ser feitas até 3 de março, no eletrônico do instituto (www.institutocidades.org.br). Os locais das provas serão divulgados até o dia 27 de março. Para concorrer, os candidatos deverão ter diploma de conclusão de qualquer curso de graduação em nível de bacharelado ou de licenciatura plena. (Agência Brasil)

MPF denuncia servidores públicos baianos por sonegação fiscal

Um agente da Polícia Federal, um promotor de Justiça aposentado e um coronel reformado da Polícia Militar foram denunciados pelo Ministério Público Federal (MPF/BA) por sonegação fiscal. De acordo com o MPF, eles teriam sonegado, ao todo, mais de R$ 590 mil em suas declarações de imposto de renda. Os servidores foram descobertos após investigação da Delegacia da Receita Federal, em Salvador. A fiscalização apurou contribuintes que inseriram pagamentos falsos a consultas a duas médicas e uma fisioterapeuta com certa regularidade e descobriu a sonegação. O agente da PF, além das falsas despesas médicas, ainda teria declarado ter previdência privada e ter pago a escola de duas dependentes que não foram comprovadas. Ao todo, ele é acusado de sonegar R$ 161 mil, dos quais R$ 32,5 mil são referentes ao ano de 2006, quando o agente alegou ter pago pensão judicial para uma destas "filhas". Já o promotor de Justiça aposentado, que também alegou ter gastos com previdência privada, não comprovou seis dependentes que foram declarados. Ele teria sonegado mais de R$ 200 mil. A maior quantia sonegada teria sido a do coronel da Polícia Militar, que chega a R$ 229 mil. Somente nos anos de 2006, 2007 e 2008, ele declarou mais de R$ 60 mil em gastos com pensão alimentícia para seus "filhos". Na denúncia, o MPF solicita que os servidores sejam condenados por crime contra a ordem tributária, pelas declarações falsas realizadas. (Correio)

Governo vai liberar R$ 1,6 bilhão para unidades básicas de saúde

O governo federal usará R$ 1,6 bilhão para construção, reforma e ampliação de unidades básicas de saúde. O anúncio foi feito nesta terça-feira (29) pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, durante o Encontro Nacional de Novos Prefeitos e Prefeitas. “Queremos levar saúde com qualidade para os bairros onde as pessoas vivem”, disse. A meta é construir 1.253 unidades, ampliar 5.629 e reformar 4.348 em 2013. Há reserva de R$ 1,2 bilhão para a compra de equipamentos. Em 2012, 5.458 unidades foram ampliadas em 2.256 municípios, chegando a R$ 548 milhões em investimentos. Hoje existem mais de 38 mil unidades básicas de saúde em todo o país. O ministério anunciou também que, a partir do mês que vem, os municípios poderão aderir ao Programa de Modernização do Atendimento. A inscrição, feita pela internet, possibilita o aumento do valor de custeio das unidades básicas de saúde, de acordo com o desempenho da equipes. “Teremos mais recursos para quem tem bom desempenho”, explicou Padilha. 

Harmonia do Samba e Jau vão se apresentar no aniversário de 176 anos de Cachoeira

Entre os próximos dias 09 e 10 de março, a cidade de Cachoeira, no coração do Recôncavo baiano, será palco de uma série de apresentações musicais que promete agitar o final de semana em comemoração ao aniversário de 176 anos do município histórico. A entrada é franca.Veja shows de Verão programados para Salvador No sábado (9), a festa tem início com muito samba, às 20h, com apresentações dos grupos Samba da Vida, Brotou Samba e Filhos de Jorge. A atração principal é o cantor baiano Jau, que sobe ao palco as 02h. Para o domingo (10) são esperadas diversas atrações locais, a partir das 16h, com os grupos Samba de Roda Filhos do Caquende, Samba de Roda Esmola Cantada e Dona Dalva e Samba de Roda Suerdieck. A partir das 22h, a programação ganha o agito das bandas Seu Maxixe e Harmonia do Samba. Na quarta-feira (13) a celebração do aniversário da cidade continua com a programação cívica a partir das 9h, na Praça da Aclamação. (iBahia)

Santa Maria: prefeitura diz que documentação de boate está em dia

O prefeito de Santa Maria (RS), Cesar Schirmer, disse na tarde de hoje (29) que todos os documentos e autorizações necessários ao funcionamento da Boate Kiss estão em dia. Ele se referiu aos papéis que competem a prefeitura e entregou cópias que, segundo ele, comprovam sua afirmação. Após um pronunciamento, o prefeito se retirou do local sem responder a perguntas dos jornalistas. O secretário de Governo e Comunicação, Giovani Manica, permaneceu na sala e prestou breves esclarecimentos. Ele concluiu que os documentos eram “auto explicáveis” e pediu que a imprensa analisasse os papéis e tirasse conclusões. Entre os documentos entregues estão cópias das leis sobre prevenção e combate a incêndio, um alvará de localização e atividade emitido em abril de 2012, com validade de um ano, e um alvará do Corpo de Bombeiros, com vencimento em 10 de agosto de 2012. A Boate Kiss pegou fogo durante um show na madrugada de sábado para domingo, 27. Até agora, o incêndio provocou a morte de 234 pessoas. Há centenas feridos, alguns em estado grave. (Agência Brasil)

Chocolate pode diminuir tosses frequentes, diz estudo

É sempre bom arrumar uma desculpa para comer mais chocolate. É melhor ainda quando a justificativa para o consumo do doce tem embasamento científico e inclui benefícios para a sua saúde. A novidade de acordo com o jornal britânico The Daily Mail é que pesquisadores ingleses descobriram que o chocolate pode funcionar como uma espécie de remédio para a tosse. Isso porque os estudos mostraram que uma substância presente no cacau tem o poder de reduzir consideravelmente os sintomas das tosses agudas e crônicas. Cerca de 300 pessoas com tosses frequentes estão participando de testes clínicos em hospitais e receberem doses diárias de um composto químico chamado teobromina – naturalmente derivado do chocolate. A administração da substância ocorre duas vezes por dia durante duas semanas. Os primeiros indicadores apontam que 60% dos pacientes demonstraram algum tipo de melhora. No entanto, não se trata de uma cura, já que os sintomas tendem a reaparecer assim que o tratamento é interrompido. Os pesquisadores acreditam que o consumo de uma barra de chocolate amargo por dia seria o suficiente para a absorção da quantidade necessária de compostos ativos para prevenir os sintomas da tosse crônica.

Ministro pede que prefeitos facilitem a instalação das antenas de telefonia celular


O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, pediu hoje (29) a ajuda dos prefeitos para facilitar a instalação de antenas de telefonia móvel no país. Ao participar do Encontro Nacional com Novos Prefeitos e Prefeitas, em Brasília, o ministro disse que é importante ampliar a infraestrutura nas cidades para aumentar o acesso da população aos serviços de telecomunicação. “Queria que os prefeitos e prefeitas se atentassem a isso, para ver como podem ajudar. Claro que não vai se permitir que se faça uma antena de celular em lugar que a comunidade não vai aceitar ou que não é razoável, mas achamos que é importante ter infraestrutura”, disse o ministro. Bernardo lembrou que, em muitos municípios, as legislações para instalação de antenas e torres de celulares são muito restritivas. Uma lei federal para unificar as regras já foi aprovada no Senado, e a expectativa do governo, segundo o ministro, é que a matéria seja analisada pela Câmara dos Deputados ainda no primeiro semestre deste ano.
“Precisamos ter qualidade, precisamos ter cobertura, as pessoas estão reclamando. Precisamos ter serviço de melhor qualidade, mas se os municípios não deixarem instalar antenas, não vai ter o serviço”. Bernardo disse que já conversou com o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, para que mudanças na legislação municipal sejam debatidas com os vereadores da cidade. O ministro também explicou para os prefeitos como funciona o Projeto Cidades Digitais, que neste ano deve selecionar cerca de 200 municípios que irão receber infraestrutura de rede para ligar todos os pontos da administração municipal. Os 80 municípios selecionados em 2012 assinaram hoje (29) acordo de cooperação técnica para implantação do programa.

Cachoeira divulga a programação do 13 de março 2013

As comemorações pelo aniversário de 176 anos de Cachoeira acontecerá nos dia 09 e 10 de março (sábado e domingo). O dia 13 (quarta-feira), aniversário da cidade e feriado municipal está reservado para a programação cívica. Confira a programação completa:

09/03 (sábado)
20h - Samba da Vida
22h - Brotou Samba
23h - Filhos de Jorge
01h - Jau

10/03 (domingo)
16h - Samba de Roda Filhos do Caquende
18h - Samba de Roda Esmola Cantada
20h - Dona Dalva e Samba de Roda Suerdieck
22h - Seu Maxixe
00h - Harmonia do Samba

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Sem Dona Canô, Caetano Veloso faz show em Santo Amaro

Na praça central de Santo Amaro, no Recôncavo Baiano, estavam milhares de pessoas. No camarote da promoter Licia Fabio, montado em uma parte do Hospital Nossa Senhora da Natividade, centenas. No palco, backstage e camarins, dezenas. Mas faltava uma. A velhinha de aparência frágil, mas com personalidade forte, que sempre fez questão de participar dos preparativos da Festa de Nossa Senhora da Purificação, há um mês já não estava mais ali. “É o primeiro ano que canto sem ela no palco. Minha mãe sempre ficava sentada, me assistindo... Pensei muito nela. Este ano eu nem queria fazer (o show), mas me convenceram. Se eu não cantasse, não seria do gosto dela”, confidenciou Caetano Veloso, após sair do palco, na madrugada de ontem. Vestido de branco, durante a apresentação, ele quase não falou da mãe, mas nem precisava. A música que escolheu para abrir o show disse tudo. Canto do Ofertório foi composta pelo artista há alguns anos para o ofertório da missa de aniversário de Dona Canô. Depois veio Luz do Sol, Chega de Saudade e... Caetano começou a trocar as bolas. “Errei tudo. Estava um pouco nervoso para cantar, mas cantei”, disse, sob aplausos.

Pessoas que consomem iogurte são mais saudáveis

Pessoas que tomam iogurte são mais saudáveis do que aquelas que não consomem o alimento, sugere um estudo realizado pela Tufts University. As informações são do site da revista CosmopolitanPara a pesquisa, foram entrevistados 6.500 voluntários, que reportaram seus níveis de consumo de iorgute e também o que comem no resto do dia. Os resultados mostraram que os 58% dos participantes que disseram tomar iogurte, pelo menos, uma vez por semana também apostam  em outros alimentos saudáveis, como frutas, vegetais e grãos integrais. A pesquisa também revelou que quem incorporou o iogurte ao cardápio tem maiores níveis de cálcio, magnésio e vitamina B12 em comparação com aqueles que não recorrem ao alimento. A pesquisa revelou que quem incorporou o iogurte ao cardápio tem maiores níveis de cálcio, magnésio e vitamina B12.

Tricolor vence o Ceará na inauguração do Castelão e se isola na liderança


Foi com um gol do Esquadrão que as redes do novo Castelão balançaram oficialmente pela primeira vez. Kléberson marcou o único gol da partida, realizada no primeiro estádio brasileiro a ficar pronto para a Copa do Mundo, e selou a vitória do Bahia sobre o Ceará, na noite deste domingo (27). A vitória foi magra, sem grande apresentação, mas deixou o Tricolor próximo da classificação para a próxima fase da Copa do Nordeste. O resultado levou o Esquadrão aos sete pontos e a liderança isolada no grupo A, podendo confirmar a classificação já na próxima rodada. O Vozão é o segundo colocado, com quatro pontos. O confronto desse domingo se repete na próxima rodada da Copa do Nordeste. Na quinta-feira (31), o Bahia recebe o Ceará em Pituaçu, com bola rolando a partir das 21h15. 
  1. Ficha Técnica:
  2. Copa do Nordeste – 3ª rodada
  3. Ceará x Bahia
  4. Ceará: Fernando Henrique; Eric (Cléo), Cleiton, Rafael Vaz e Vicente; João Marcos, Régis, Ricardinho e Válber (Geovane); Pingo e Luís Henrique (Magno Alves). Técnico: Ricardinho. //Bahia: Marcelo Lomba; Neto, Danny Morais, Titi e Jussandro; Fahel, Kléberson e Hélder; Jéferson (Anderson Talisca),  Zé Roberto (Thuram) e Ryder (Ítalo Melo). Técnico: Jorginho.

Projeto busca resgatar Carnaval de Cruz das Almas

Localizado no Recôncavo Baiano, o município de Cruz das Almas possui um elevado potencial de crescimento econômico e social. Percebendo a necessidade do retorno das comemorações carnavalescas, o Sebrae, a Câmara de Dirigentes Lojistas local (CDL), as entidades empresariais, a sociedade civil organizada e outros parceiros decidiram se reunir para resgatar a festa no município. 
“É fundamental termos o apoio do poder público, assim como das entidades empresariais para que esse resgate se concretize”, afirmou o diretor do Sindicato dos Servidores Públicos de Cruz das Almas, Nadson Lopes dos Santos, que também é presidente da comissão do projeto de resgate do Carnaval da cidade.

Para o gestor de projetos do Sebrae, Raul Magno de Souza, a iniciativa é importante para o valorizar a cultura local e regional. Ele deixou claro que o projeto será de relevância para o Sebrae, pois vai permitir ações direcionadas aos vendedores ambulantes formalizados como os Empreendedores Individuais, “Serão oferecidas capacitações em segurança alimentar, gestão, empreendedorismo, entre outras”, informou o gestor.

'Não dá pra viver sem beijo na boca e sorvete', diz Roberto Carlos


A bordo do navio Costa Favolosa, que está no Rio de Janeiro, o Rei Roberto Carlos, que começou neste domingo (27) o nono ano da viagem “Emoções em alto mar”, declarou que está solteiro, mas que ninguém vive sem beijo na boca e sorvete. O cantor participou de uma entrevista coletiva com a presença dos jornalistas e dos fãs no mesmo local do show nesta noite. Questionado sobre a inspiração que o levou a fazer a música “Esse cara sou eu”, tema do casal protagonista da novela “Salve Jorge”, o Rei já tem sua reposta pronta.
"Fiz essa música falando do cara que toda mulher gostaria de ter e que todo homem gostaria de ser. E é o cara que eu tento ser.” Embalado pelo tema da música, Roberto respondeu que tipo de mulher poderia dizer para ele: “Essa mulher sou eu pra você”. “É muito difícil dizer porque a gente se apaixona às vezes até pela pessoa errada. A mulher tem que ser simplesmente ela. Tem que ser romântica, calorosa e com personalidade”, sugeriu. Sobre as paródias e regravações feitas por outros artistas, Roberto demonstrou insatisfação. “Para alguém gravar essa música tem que ter autorização nossa. Ainda não é o momento da música ser regravada por qualquer outro artista. Têm muitas paródias que já foram feitas, mas gravar a gente ainda não está autorizando. Mas há quem já tenha regravado e eu acho isso uma tremenda falta de respeito. Não gosto desse tipo de comportamento”, afirmou.(G1)

RS: jovem diz que escapou da morte porque pai o proibiu de sair


O estudante João Vitório Tavares, 19 anos, diz que poderia ter sido mais uma das mais de 200 vítimas do incêndio na boate Kiss, ocorrido na madrugada deste domingo, em Santa Maria. Sua vida, segundo ele, foi salva pelo seu pai, "que trancou o pé e me proibiu de sair", disse no velório de um de seus amigos. "Os guris já tinham me ligado umas setes vezes para ir para a Kiss, já tinha até me arrumado, mas meu pai trancou o pé na porta e não me deixou sair. Acabei dormindo e fui acordado por várias ligações me perguntado se eu estava bem", disse o estudante.
Ele perdeu ao menos três amigos na tragédia. "Poderia ter sido eu, era para eu estar lá", dizia. "A ficha ainda não caiu, não sei como pode ter acontecido uma coisa dessas", disse o jovem, demonstrando muita perplexidade com o ocorrido, que ceifou a vida de vários conhecidos seus. Roberta Hardtori, 23 anos, conta que perdeu duas amigas e dois amigos na tragédia. Segundo ela, as mortes devem fazer com que autoridades sejam mais atuantes na fiscalização das casas noturnas. "Acho que os pais também vão ficar mais preocupados com os filhos, já que essa é uma cidade universitária", afirmou. Segundo ela, nesse momento, o sentimento é de indignação com o que aconteceu. "Com tudo, com as autoridades, com o descaso, falta de preparo, estrutura", desabafou a jovem com os olhos vermelhos após um dia de más notícias. (Terra)

Entenda como o corpo reage á fumaça de um incêndio

Mais de 90% das vítimas morreram por intoxicação respiratória, segundo os bombeiros. Os médicos explicam o que a inalação de uma grande quantidade de fumaça provoca no corpo humano. O fogo se espalhou rapidamente, e não demorou muito para a fumaça também se alastrar. A boate lotada dificultou ainda mais a circulação de ar, que é tão importante para a respiração das pessoas. O ar entra pela boca ou nariz, passa pela traqueias, vai para os brônquios e chega aos alvéolos, que ficam no final do pulmão. É através dessas células que ocorrem as trocas gasosas: o oxigênio entra no sangue e o gás carbônico é retirado. Esse processo respiratório é muito rápido, dura menos de um segundo. Quando inalamos fumaça, ela faz o mesmo caminho do oxigênio e demora o mesmo tempo para chegar aos pulmões. A primeira reação do nosso corpo é combater essas substâncias tóxicas. As células de defesa começam a liberar enzimas, só que elas atacam as próprias células do pulmão, onde estão as substâncias tóxicas. A parede do alvéolo se rompe e, onde deveria haver ar, passa a haver sangue. A consequência disso é que não entra mais oxigênio e a pessoa morre. “Dificilmente alguém resistiria mais do que alguns minutos. Três, quatro, cinco minutos já deve gerar uma asfixia, dependendo da quantidade e da temperatura da fumaça já pode ser suficiente para a pessoa perder o sentido e vir a falecer”, explica Carlos Carvalho, diretor da divisão de pneumologia do Incor. Os médicos de São Paulo dizem que, além do fator tóxico, outro agravante é o calor. A fumaça quente aumenta os danos nas vias respiratórias. Eles dizem que os sobreviventes que não foram hospitalizados devem ficar atentos com os sinais de irritação. Essas pessoas podem desenvolver, em até cinco dias, doenças perigosas como a bronquiolite e a pneumonia.

Papa se diz consternado em mensagem a famílias de vítimas de incêndio

Em telegrama enviado ao arcebispo de Santa Maria, Dom Hélio Adelar Rubert, o papa Bento XVI expressou pesar pela tragédia que matou pelo menos 231 pessoas na Boate Kiss, na madrugada de domingo (27). “Consternado pela trágica morte de centenas de jovens em um incêndio em Santa Maria, o Sumo Pontífice pede a Vossa Excelência que transmita às famílias das vítimas suas condolências e sua participação na dor de todos os enlutados”, diz a mensagem, assinada pelo secretário de Estado do Vaticano, cardeal Tarcisio Bertone. A reitoria da Universidade Federal de Santa Maria estenderá a suspensão das atividades acadêmicas da instituição anteriormente anunciada, "de modo a propiciar um período de reflexão e atividades voltadas ao amparo e à solidariedade às famílias tão duramente atingidas", informou a UFSM. O incêndio que provocou a morte de 231 pessoas ocorreu durante uma festa promovida por acadêmicos de seis cursos da universidade. Santa Maria fica na região central do Rio Grande do Sul. (Agência Brasil)

Brasileiro deve gastar R$ 75 bilhões com educação em 2013, diz estudo

Os brasileiros deverão gastar R$ 75 bilhões neste ano com educação, valor 5,6% maior (já descontada a inflação) que o registrado em 2012, aponta pesquisa divulgada nesta segunda-feira (28) pelo instituto Data Popular. Em 2012, os gastos foram de R$ 62,8 bilhões. De acordo com a pesquisa, quanto maior a renda, mais se gasta proporcionalmente com matrículas e mensalidades do que com livros e material escolar. Os gastos com matrículas e   mensalidade correspondem a 81% do total (R$ 60,5 biilhões), e os outros 19% (R$ 14,5 bilhões) são referentes a gastos com material escolar. Segundo o estudo, as famílias de classe alta são maioria nos gastos com matrícula e mensalidade (65%), e nos gastos com material escolar (49%). "A percepção de que o ensino público vem piorando, somada a priorização da educação dos filhos leva os pais a investirem tudo o quanto podem na educação dos filhos”, explica Renato Meirelles, sócio diretor do Data Popular. Na distribuição regional dos gastos por educação, segundo o estudo, o Sudeste aparece em primeiro luigar com 53% dos gastos, seguido por Nordeste (18%), Sul (15%), Centro-Oeste (9%) e Norte (5%). (OGlobo)

Cerca de 80% dos municípios baianos têm contas irregulares

Cerca de 80% dos municípios da Bahia estão impedidos de celebrar convênios com a União porque têm as contas em situação irregular. Levantamento da Confederação Nacional de Municípios (CNM) divulgado neste domingo (27) aponta que a situação de 64,4% das prefeituras brasileiras é preocupante. "Se temos esse cenário em todos os Estados é sinal de que alguma coisa não está bem na Federação brasileira", diz o relatório. "Os municípios, que são executores de todas as políticas públicas, precisam ser auxiliados tecnicamente e, sobretudo, financeiramente, para fazer frente às demandas de nossa população", aponta o documento. A CNM fez a pesquisa com base no Cadastro Único de Convênios da Secretaria do Tesouro Nacional. De acordo com os dados, no Brasil, mais de 4 mil novos prefeitos e prefeitas (72,9%) enfrentam uma forte crise financeira nas contas de seus municípios. Os itens com mais irregularidade são contribuições previdenciárias (37,5% das prefeituras), publicação do relatório resumido de execução orçamentária (27%) e regularidade previdenciária (26,9%). Informações do Valor.

Brasil fica no 6° lugar de país com mais empresários otimistas

Os empresários no Brasil estão otimistas em relação à economia do País para os próximos 12 meses. Segundo um estudo divulgado nesta segunda-feira pela da consultoria Grant Thornton International, 77% dos empresários locais estavam otimistas no quatro trimestre do ano passado, um aumento de 11 pontos percentuais em relação ao trimestre anterior. O resultado deixa o País na sexta posição no ranking mundial de otimismo. Segundo a consultoria, o resultado é "excepcionalmente maior que os 4% apresentado globalmente". O estudo é feito com 12 mil empresas em 40 economias, sendo 300 companhias brasileiras. "O Brasil deve começar a sentir os efeitos da política fiscal e monetária do governo agora. Além disso, com a proximidade da Copa e Olimpíadas, as obras de infraestrutura terão que acontecer", disse em nota Paulo Sérgio Dortas, da Grant Thornton Brasil. A pesquisa aponta ainda que dos executivos ouvidos, 64% preveem aumento das receitas nas empresas, 51% estimam elevar a lucratividade, 44% esperam contratar mais e investir em máquinas e equipamentos em 2013. "O grande entrave para os planos de expansão das empresas continua sendo a burocracia", diz a pesquisa, que aponta que para 55% dos empresários, regulamentações e entraves burocráticos são os principais fatores que podem restringir o crescimento, seguidos pela falta de mão de obra qualificada (49%) e pelo custo do financiamento (33%). O estudo aponta também que 72% dos empresários esperam crédito mais acessível em 2013, 16 pontos percentuais a mais que o registrado no ano passado.

UFRB divulga edital para contratação de professor substituto

O Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas (CCAAB), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), torna público o processo seletivo para contratação de professor substituto por tempo determinado, de acordo com o Edital Interno nº 02/2013. As inscrições abertas nesta segunda-feira, 28, seguem até o dia 06 de fevereiro. São oferecidas quatro vagas para as seguintes áreas do conhecimento: Biologia Geral, Ciências Naturais, Produção e Tecnologia de Alimentos e Saúde e Produção Animal. Os regimes de trabalho são de 20h e 40h semanais. Para se candidatar, os interessados devem requerer sua inscrição junto a Gerência Técnica-administrativa do CCAAB, no campus de Cruz das Almas, no período de 8h às 12h e de 14h às 18h, bem como apresentar comprovante de pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 60 (sessenta reais). Os candidatos devem ainda ficar atentos aos formulários presentes no edital. O processo seletivo ocorrerá no período de 07 e 08 de fevereiro de 2013 e constará de prova de títulos, com peso 3, e prova didática, com peso 7. O resultado final da seleção será divulgado no prazo máximo de 14 de fevereiro de 2013. A contratação do candidato aprovado terá validade até junho de 2013, podendo ser prorrogada. Confira o Edital Interno Nº 02/2013Mais informações no site do CCAAB e no site de concursos da UFRB.

Sócio da boate Kiss que estava foragido se apresenta á Delegacia de Santa Maria

Mauro Londero Hoffmann, um dos sócios da boate Kiss e único dos quatro suspeitos pelo incêndio na casa noturna que estava desaparecido, compareceu nesta segunda-feira, 28, à Delegacia Regional de Santa Maria. Ele está entre os investigados pela polícia como responsáveis pela tragédia que matou 231 pessoas na madrugada de domingo, 27. O delegado titular da 3ª DPR de Santa Maria, Marcelo Arigony, afirmou que um dos sócios da boate Kiss, Elissandro Stohr, e dois integrantes da banda Gurizada Fandangueira, Marcelo de Jesus dos Santos (vocalista) e Luciano Bonilha (carregador de instrumentos) foram detidos na manhã desta segunda-feira,28. Bonilha teria soltado o efeito pirotécnico conhecido como Sputnik. Os três detidos estavam fora de Santa Maria por medo de linchamento. Dois foram presos na cidade de Mata, a pouco mais de 80 quilômetros de Santa Maria. O terceiro preso estava em Cruz Alta, a 132 quilômetros da cidade onde ocorreu o incêndio. Arigony afirmou que a prisão temporária das três pessoas é de caráter cautelar e serve para contribuir para a apuração dos fatos. "Se elas forem as responsáveis, elas serão punidas. Esses presos são presos para a investigação". Entenda. O incêndio com mais mortes nos últimos 50 anos no Brasil causou comoção nacional e grande repercussão internacional. Em poucos minutos, mais de 230 pessoas - na maioria jovens - morreram na boate Kiss de Santa Maria - cidade universitária de 261 mil habitantes na região central do Rio Grande do Sul. Outras 127 ficaram feridas.

MG: governador inaugura primeira cadeia privada do Brasil


O governador de Minas Gerais, Antônio Anastasia, inaugurou na tarde desta segunda-feira o primeiro presídio privado do Brasil, em Ribeirão das Neves, na região metropolitana de Belo Horizonte. O complexo penitenciário é uma parceria entre o Estado e um grupo de empresas que formou a Gestores Prisionais Associados (GPA), em uma Parceria Público-Privada (PPP) e vai custar para Minas Gerais mais de R$ 2 mil mensais, cada presidiário. Os primeiros presos começaram a chegar ao prédio há duas semanas. Lá eles terão toda a estrutura para ressocialização. Dentro do complexo penitenciário irão trabalhar, estudar e farão cursos profissionalizantes obrigatórios. Eles terão ainda acesso a médicos, psiquiatras, psicólogos, dentistas, terapia ocupacional e assistência jurídica e social.
“O objetivo da pena é colocar o indivíduo novamente na sociedade, então o tempo que ele está afastado poderá estudar e aprender um ofício e quando voltar à sociedade estará preparado”, afirmou o governador de Minas, durante a solenidade. Anastasia disse ainda que acredita que o modelo vai levar avanço para o setor e garantiu que toda a sociedade será beneficiada. “É algo inédito tenho certeza que vamos conseguir aprimorar o sistema brasileiro. Acredito que a sociedade será beneficiada, durante décadas estamos acostumados com presídios ruins, estamos longe de padrões internacionais bons, mas melhorou bastante. Isso vai aprimorar bastante para o preso que poderá se preparar para sair novamente para a sociedade”, argumentou.

sábado, 26 de janeiro de 2013

Ronco traz mais risco de ataque cardíaco do que cigarro


Quem costuma roncar durante a noite corre mais risco de ter ataques cardíacos e AVC (Acidente Vascular Cerebral) do que fumantes, obesos ou pessoas com colesterol alto. Uma pesquisa mostrou que quem ronca é mais propenso a ter anormalidades na artéria carótida, que fornece sangue oxigenado ao cérebro. As informações são do Daily Mail. Essa condição causa endurecimento das artérias, o que aumenta o risco de ataques cardíacos e hemorragias cerebrais, segundo os cientistas. Apesar de o ronco ser mais comum em pessoas que estão acima do peso, estima-se que 40% dos homens e 24% das mulheres costumam emitir o barulho durante o sono.
Há muitos anos, cientistas fizeram uma relação entre o ronco e as doenças cardiovasculares, como ataques cardíacos e derrames. Mas agora cientistas alertam que essas complicações podem ser muito mais graves à saúde do que se imagina. O estudo apresentado na reunião Combined Sections Meeting of the Triological Society, no Arizona, mostra que as vibrações do ronco podem causar trauma e consequente inflamação na artéria carótida. O levantamento avaliou 54 pacientes com idades entre 18 e 50 anos. Eles responderam a um questionário sobre ronco e fizeram exames para medir a espessura das artérias. O resultado mostrou que pessoas que roncavam tinham as artérias carótidas significativamente mais espessas do que as com sono tranquilo.

Defesa Civil monitora 13 municípios baianos por conta das chuvas

Treze municípios de diversas regiões da Bahia acionaram a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cordec) por conta dos estragos causados pelas chuvas desde o final de semana passado. Outros sete tiveram problemas, mas não entraram em contrato com o órgão: Saúde, Brumado, Itabuna, Jacobina, Milagres e Carinhanha. A Defesa Civil ainda não possui o número total de pessoas afetadas nem o balanço dos prejuízos. Técnicos estão realizando visitas em alguns municípios para dar orientação sobre a correta elaboração da documentação para decretar situação de emergência e também para verificar e avaliar o impacto. Na última segunda (21), o prefeito Nixon Duarte (PMBD), da cidade de Iaçu, a 287 km de Salvador,decretou estado de calamidade pública. A chuva deixou um rastro de destruição por onde passou - o nível de riachos que cortam a cidade e do rio Paraguaçu subiu. Vinte casas sofreram desabamento e outras trinta foram interditadas. Além disso, 15 km dos trilhos da ferrovia Centro Atlântica foram danificados pela enxurrada. A Cordec aponta o crescimento urbano desordenado dos municípios como um dos motivos dos transtornos em épocas de chuvas, gerando problemas como enchentes, desmoronamentos, alagamentos, entre outros danos que podem causar fatalidades.