quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Tudo é Possível pode sair do ar em 2013

Exibido aos domingos, o "Tudo É Possível", de Ana Hickmann, pode ficar de fora da programação da Record em 2013. Isso se deve, principalmente, ao fato de a apresentadora acumular duas atrações na emissora, o diário "Programa da Tarde" e o "Tudo É Possível". A atração, que estreou em 2005 sob o comando de Eliana, disputa a vice-liderança no Ibope nas tardes de domingo. A Record diz que nenhuma mudança está prevista. (Uol)

Vaticano pode limitar a entrada de turistas na Capela Sistina


O Vaticano estuda a possibilidade de limitar o número de visitantes à Capela Sistina, que diariamente recebe em média mais de 10 mil pessoas. Há dias em que o número de turistas no local chega a 20 mil, segundo dados do Vaticano. No total, são cerca de 5 milhões de visitantes por ano. A Capela Sistina fica no Palácio Apostólico, onde mora o papa Bento XVI, e reúne obras de vários artistas da Renascença. A possibilidade de limitação aos turistas foi divulgada hoje, pelo diretor dos Museus do Vaticano, Antonio Paolucci, em texto publicado no jornal oficial do vaticano, o L’Obsservatore Romano.
Segundo o Vaticano, o barulho e o excesso de gente impossibilitam que as pessoas possam apreciar as famosas pinturas de Michelangelo no teto. Especialistas dizem que a umidade e o pó também estão colocando em risco algumas das pinturas. Hoje é comemorado o 500º aniversário da data em que Michelangelo terminou suas obras na Capela Sistina. “Poderíamos conter o acesso e introduzir o número limitado”, disse o diretor de Museus do Vaticano.

Senado aprova lei para SUS atender pacientes com câncer em até 60 dias


O plenário do Senado aprovou na noite de terça-feira (30) um projeto de lei que estabelece um prazo de até 60 dias para que pacientes com câncer recebam o primeiro tratamento no Sistema Único de Saúde (SUS). Se o caso for grave, o prazo pode ser menor, destaca o texto. Esse intervalo de dois meses é contado a partir da confirmação do diagnóstico, e o tratamento pode ser cirurgia, quimioterapia ou radioterapia. O projeto também prevê acesso "gratuito e privilegiado" a analgésicos derivados do ópio (como morfina) a pacientes que sofram com dores intensas. Cada estado deverá, ainda, ter um plano de instalação de serviços de oncologia para ampliar os serviços. O texto segue agora para sanção da presidente Dilma Rousseff. Se aprovada, a lei deve entrar em vigor 180 dias após sua publicação no Diário Oficial da União.
A proposta inicial, feita em 1997 pelo ex-senador Osmar Dias, falava apenas sobre tratamento com remédios contra a dor. Na Câmara, o projeto foi ampliado para essa nova versão. Segundo a relatora do substitutivo, a senadora Ana Amélia (PP-RS), a demora em começar um tratamento contra o câncer é o principal problema dessa terapêutica no Brasil. Na opinião dela, a aprovação do projeto trará grandes benefícios para as mulheres com câncer de mama. Ana Amélia disse, ainda, que não se deve esperar que a aprovação da lei "resulte na extinção das mortes por câncer no Brasil", mas que o Estado fará sua parte para combater a doença. (Bemestar)

Dilma articula mudanças em ministérios

A presidenta Dilma Rousseff começa a discutir na próxima segunda algumas mudanças que serão feitas nos ministérios. O convite foi feito pela própria presidenta ao vice-presidente Michel Temer, presidente licenciado do PMDB, e ao presidente do PT, Rui Falcão, que representam os dois maiores partidos da base. Eles se reunirão no Palácio da Alvorada. Dilma sabe que precisará acomodar Gabriel Chalita, do PMDB, em uma pasta, e o PSD, de Gilberto Kassab, em outra. Mas a ideia da presidente, neste momento, é fazer o mínimo de movimentos e, talvez ainda em novembro, atender às demandas e evitar que as disputas contaminem votações importantes no Congresso. (Blog do CLaudio Humberto)

Advogados defendem maior rigor para punição do crime de racismo

Advogados dedicados ao combate de crimes raciais entregaram hoje ao presidente da Comissão de Direitos Humanos (CDH), Paulo Paim (PT-RS), três propostas de alteração no texto em análise pelo Congresso sobre o novo Código Penal. Os profissionais integraram um grupo de trabalho formado pela Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir) para avaliar o texto da proposta do novo código. O relator do grupo de trabalho, Hédio da Silva Júnior, disse que o anteprojeto da comissão de juristas, responsável pela proposta do novo código, falha ao aplicar o princípio da insignificância aos crimes de racismo e injúria racial. Na prática, pela avaliação do advogado, se o texto for aprovado pelos deputados e senadores, haverá brechas para que juízes não punam ou julguem o crime inexpressivo. Ele destacou que o Brasil é signatário da Convenção Internacional sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação Racial.

Bahia só perde para São Paulo no número de policiais mortos em 2012


Um levantamento realizado pelo jornal Folha de São Paulo mostra que um policial é assassinado a cada 32 horas no Brasil. Na Bahia, 16 já foram mortos este ano, o que coloca o estado em segundo lugar no ranking brasileiro, ao lado do Pará, que também computou 16 PMs assassinados. A unidade federativa brasileira campeã é São Paulo, que acumula quase a metade das ocorrências, com 98 policiais mortos, 88 militares. A Bahia concentra 31% do efetivo de policiais civis e militares do país, mas responde por 43% das mortes dos profissionais em 2012.
No total, ao menos 229 policiais civis e militares foram mortos no mesmo período no Brasil, a maioria deles, 183 (79%), estava de folga. Muitos morrem em atividades paralelas à da corporação, no chamado “bico”. Em vários estados, há reclamação de falta de assistência. "Já houve o caso de um policial ameaçado que foi viver na própria associação até achar uma nova casa", afirma Flavio de Oliveira, presidente da Associação de Cabos e Soldados da Polícia Militar do Espírito Santo.

Cruz das Almas: Cabras e Bodes causam prejuízos ás matrizes da EMBRAPA

A Empresa Brasileira de Pesquisa e Agropecuária informou a Polícia Civil que diversas cabras constantemente invadem a área de experimento da empresa causando grandes prejuízos. De acordo com a EMBRAPA, os bovídeos destruíram todas as matrízes genéticas. Segundo informações, o proprietário dos animais tem conhecimento que os mesmos circulam sempre a área privada, e não adota nenhum tipo de providencias em relação à situação. A Civil irá ouvi o dono das cabras e bodes a fim de adotada medidas que sanem o problema.

Maragojipe: Prefeito reclama do ''sequestro de verba'' por parte do INSS


O prefeito Silvio Ataliba (PT), relatou ao radialista Natanael Luís da Radiovox que  tramitará de forma respeitosa os procedimentos de transição de governo. Segundo o alcaide, ele já foi oficializado sobre o ato e aguarda a formação da equipe da prefeita  eleita  Vera Da Saúde ( PMDB) para que o processo inicie. Silvio Ataliba, prefeito da cidade com a 5ª maior economia do Estado, falou a respeito dos seqüestros de verbas públicas por parte do Instituo Nacional de Seguridade Social que quase compromete a folha de pagamento salarial. O INSS, “seqüestrou” R$ 437 mil reais, o que segundo o gestor têm prejudicado o município. Segundo Ataliba, as Entidades municipalistas, Congresso Nacional, espera que esses  órgãos possam ajudar as cidades que vêm sofrendo com essas ações. Silvio Ataliba governará Maragojipe até 31 de Dezembro, quando completará oito anos a frente da máquina administrativa. Nesse período, supostas acusações foram levantadas contra o prefeito.
Vera Lucia Maria dos Santos (PMDB), conhecida 'Vera da Saúde', comandará os destinos da cidade nos  próximos quatros anos. Maragojipe atualmente reconhecida nacionalmente por conta do Estaleiro da Petrobrás que encontra-se em construção no seu Distrito, São Roque do Paraguaçu.  

terça-feira, 30 de outubro de 2012

Secretário de Portos visita Mragojipe

O Secretário da Indústria Naval e Portuária Carlos Costa, esteve no último domingo em Maragojipe, a fim de tratar de assuntos relacionados à sua pasta de governo, entre eles, a construção de uma Marina com área de lazer. O secretário foi recebido pela vereadora e prefeita eleita Vera da Saúde e o vice Dr. Ademar Noves e juntos visitaram diversas áreas do município, sendo que o Costa ficou de sanar os problemas de sua competência. O secretário também visitou localidades rurais mais o objetivo maior   do encontro foi a discussão do desenvolvimento sócio-econômico da região em decorrência da instalação do Estaleiro Enseada do Paraguaçu: "A Seinp vem promovendo o planejamento de ações ordenadas que visem motivar a ocorrência de programas e projetos voltados ao desenvolvimento dos municípios no entorno do Estaleiro, acrescentou Costa.

Rodoviária abre 150 horários extras para feriado de Finados


Cerca de 45 mil pessoas deverão deixar Salvador pela Estação Rodoviária durante o feriado de Finados, com destino ao interior do estado, segundo estimativa da Agerba. Estão previstos 150 horários extras, no período de 30 de outubro a 2 de novembro, além dos 540 horários regulares que são cumpridos diariamente. A procura por passagens deve se intensificar a partir de terça-feira (30). Os destinos mais procurados são as cidades de Teixeira de Freitas, Porto Seguro, Itabuna, Ilhéus, Vitoria da Conquista, Juazeiro, Chapada Diamantina, Barreiras e o Recôncavo Baiano. As reclamações poderão ser feitas nos terminais rodoviários, onde há postos de fiscalização da agência, ou pelo telefone 0800-071-0080, da Ouvidoria da Agerba, das 7h às 19h, de segunda a sábado.
Ferry boat 
Os ferries Maria Bethânia, Ivete Sangalo e Anna Nery vão operar na travessia Salvador-Itaparica durante o feriadão. As viagens serão feitas no sistema bate-volta, das 5h às 23h30, nos dois sentidos. A última viagem no domingo será às 23h30, no sentido São Joaquim-Bom Despacho e vice-versa, mas outras viagens podem ser feitas após este horário, caso haja demanda. Os ferries Agenor Gordilho, Pinheiro e Juracy Magalhães estão docados para reparos na Base Naval de Aratu. A partir de quinta (1º), as lanchas Anita Garibaldi e Costa do Sol voltam a operar na travessia São Joaquim-Bom Despacho para atender aos usuários sem veículos. As embarcações voltam a sair do Terminal de São Joaquim para o Terminal de Bom Despacho das 7 às 19h, podendo haver viagem extra, caso haja demanda. As lanchas, que são das empresas que operam a travessia Salvador-Vera Cruz, têm capacidade para 300 e 280 passageiros, respectivamente, e fazem o percurso em 50 minutos.

Justificativa Eleitoral deve ser apresentada até 27 de dezembro


O eleitor que não votou no segundo turno das eleições por estar fora de seu domicílio eleitoral e não justificou a ausência tem até o dia 27 de dezembro para regularizar sua situação. Quem faltou ao primeiro turno do pleito deve regularizar a situação até o dia 6 do mesmo mês. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a justificativa deve ser apresentada em qualquer cartório eleitoral do país. Para tanto, o eleitor deve preencher o Requerimento de Justificativa Eleitoral, disponível gratuitamente, nos cartórios eleitorais e nos postos de atendimento ao eleitor. O documento também pode ser baixado no site do TSE. 
O eleitor que não votar e não apresentar justificativa fica impedido de tirar passaporte, participar de concurso público, obter empréstimos em bancos públicos, renovar matrícula em escola pública, entre outras sanções. Quem deixar de votar e não apresentar justificativa por três eleições, considerando cada turno uma eleição, tem o título cancelado. Os eleitores residentes no exterior que não se cadastraram para votar no país onde se encontram e os que estiverem fora do Brasil no dia do pleito municipal devem justificar a ausência do voto no prazo de 30 dias após o retorno ao Brasil. Os cadastrados para votar no país onde moram não votam nem precisam justificar a ausência na eleição municipal, pois votam apenas em pleitos para presidente da República. (EBC)

Álcool reduz vida em até 20 anos


Um estudo divulgado recentemente, realizado ao longo de 14 anos pelo Institute of Epidemiology and Social Medicine na University Medicine Greifswald, na Alemanha, mostra que os homens dependentes de álcool têm duas vezes mais chances de morrer do que pessoas da mesma idade que não bebem em excesso. Entre as mulheres, as taxas de mortalidade são 4,6 vezes maiores do que aquelas que não consomem bebidas alcoólicas. Para realizar a análise, os pesquisadores estudaram 4 mil pessoas com idades entre 18 e 64 anos, dos quais 153 foram identificados como dependentes do álcool. Destes, 149, sendo 119 homens e 30 mulheres.
O estudo revela que os alcoólicos morrem 20 anos mais cedo, em média, do que a população geral. Segundo a pesquisa, as mulheres tendem a reagir mais a toxinas, como o álcool, do que os homens. Elas também parecem desenvolver doenças ligadas à dependência mais rapidamente. De acordo com a médica psiquiatra Fabiana Nery, a pesquisa realizada pelos alemães aponta dados importantes, porém, para ser mais consistente, deveria ser reaplicada em populações de outras culturas. No entanto, a especialista ressalta que o uso do álcool ingerido em grande quantidade ou associado à medicação pode causar intoxicação letal. Segundo Nery, o álcool está relacionado a diversas doenças hepáticas como a cirrose, câncer de pâncreas, esôfago, além de lesões neurológicas. Ela ressalta ainda que uma pessoa que tem problemas de saúde como diabetes, problema de pressão arterial, entre outras, que faz uso abusivo do álcool, terá uma pior evolução da sua doença. A psiquiatra aconselha que caso o uso do álcool comece a interferir no trabalho, na família e no comportamento de qualquer ser humano, este deve procurar um especialista. O alcoolismo, tratado adequadamente, pode ter cura.  

Vacina contra gripe reduz em 50% risco de ataques cardíacos

A vacina contra a gripe pode evitar ataques cardíacos e proteger contra infecções, de acordo com um estudo apresentado no Congresso Cardiovascular Canadense 2012, realizado em Toronto. As informações são do Daily Mail. O estudo foi feito com 3.225 pacientes com e sem doença cardíaca. Desses, metade foi aleatoriamente designada para receber a vacina contra a gripe outra metade recebeu a vacina placebo. Pesquisadores descobriram que a vacina pode reduzir o risco de um ataque cardíaco em 50% e de mortes cardíacas em até 40%. Dessa forma, a vacina pode ser um tratamento importante para manter a saúde do coração. Embora a razão para essa diminuição de riscos não seja clara, o cardiologista Jacob Udell, um dos pesquisadores do estudo, disse que pessoas que desenvolvem doença cardíaca normalmente sofrem com algum entupimento de artéria ou níveis mais baixos de oxigênio. Assim, a vacina poderia ajudar a quebrar as placas nas artérias, mas é preciso realizar novos estudos para entender de que forma ela age no organismo. (Terra)

Apagão no Nordeste teve falha humana, diz diretor da Aneel

O diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Nelson Hübner, declarou nesta terça-feira (30) que o apagão que atingiu todo o Nordeste e parte do Norte brasileiro teve falha humana e que o governo está avaliando as medidas que podem ser tomadas para impedir que este tipo de problema volte a acontecer. "Teve falha humana (no apagão que atingiu o Nordeste), sem dúvida nenhuma", disse Hübner, citado pelo G1. "A proteção do equipamento não foi devidamente programada", acrescentou, falando sobre a proteção da linha de transmissão entre as subestações de Colinas (TO) e Imperatriz (MA), que ficou inoperante na sexta-feira. O problema fez com que a segurança do sistema falhasse e contribuiu para a extensão do apagão. Hübner disse que o governo está discutindo ações que ajudem a melhorar a segurança do sistema. Nos últimos meses, o fornecimento de energia no país apresentou várias falhas e o secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia, Márcio Zimmermann, declarou que os problemas "não são normais". "Estamos buscando uma série de ações para coibir esse tipo de falha. O sistema brasileiro, que é tão sofisticado, tem que ter níveis de cobertura, em termos de procedimento, que não pode a ação de um elemento qualquer causar um defeito. Temos que ter essas proteções e é isso que vamos buscar", disse Hübner. A expectativa é de que o relatório final sobre o apagão da semana passada seja divulgada nesta quarta.

Provas de seleção da Agerba serão aplicadas no dia 11


Foi publicado no Diário Oficial desta terça-feira (30) o edital de convocação para a realização das provas do processo seletivo simplificado da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba). As provas objetivas para os candidatos inscritos para os cargos de nível superior e nível médio serão aplicadas em 11 de novembro, à tarde, no local determinado no cartão informativo disponibilizado no site www.selecao.uneb.br/agerba2012.  Serão selecionados 61 candidatos – nove de nível superior e 52 de nível médio - para contratação de pessoal por tempo determinado, em Regime Especial de Direito Administrativo (Reda).
Os salários variam de R$ 629,43 a R$ 2.204,59 em jornada de trabalho de 40 horas semanais. O prazo de validade da seleção é de dois anos, contados a partir da data de publicação da homologação no Diário Oficial do Estado, podendo ser prorrogado uma única vez, por igual período. Os selecionados irão atuar nas unidades de Salvador, Feira de Santana, Itabuna, Jequié, Vitória da Conquista, Teixeira de Freitas, Bom Jesus da Lapa, Barreiras e Juazeiro. O Processo Seletivo Simplificado 2012 será realizado sob a responsabilidade da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), através do Centro de Processos Seletivos (CPS), e se constituirá em prova objetiva de conhecimentos. (Correio)

Dilma reúne ministros para discutir medidas contra a seca


A presidente Dilma Rousseff se reuniu nesta terça-feira com seis ministros do governo para discutir medidas de enfrentamento da seca pelo país. O Planalto não informou que projetos específicos foram debatidos. Segundo dados do Ministério da Integração Nacional, o governo federal liberou desde abril R$ 3,2 bilhões para ações emergenciais. De acordo com informações do “Blog do Planalto”, participaram da reunião o ministro Fernando Bezerra, da Integração Nacional – pasta que coordena as ações -, além de Miriam Belchior (Planejamento), Guido Mantega (Fazenda), Celso Amorim (Defesa), Mendes Ribeiro (Agricultura) e Pepe Vargas (Desenvolvimento Agrário).
A reunião, no Palácio do Planalto, durou cerca de três horas. Segundo o Ministério da Integração Nacional, mais de cinco milhões de famílias vêm sendo beneficiadas com programas como Bolsa Estiagem, Garantia-Safra e Água para Todos. As pessoas atingidas ainda recebem recursos por meio do Cartão de Pagamento da Defesa Civil. Ao todo, municípios de dez estados brasileiros estão recebendo repasse do governo federal: Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe. O “Blog do Planalto” informou ainda que os comitês estaduais criados para gerenciar a execução desses programas vão se reunir na próxima reunião do Conselho Deliberativo da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), no dia 9 de novembro, em Salvador (BA). (Oglobo)

Novo Código Penal deverá ser votado nesta terça na Câmara

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara Federal deverá votar nesta terça-feira (30) o relatório da Subcomissão Especial de Crimes e Penas com um anteprojeto de lei que modifica o Código Penal. O texto aumenta a punição para os crimes cometidos contra a vida, a administração pública e o meio ambiente. Por outro lado, reduz a punição para ações patrimoniais delitosas cometidas sem violência física, como furto simples, por exemplo. Um dos pontos mais polêmicos do relatório é a distinção objetiva entre usuários e traficantes de drogas no próprio Código Penal. O relatório elaborado pelo deputado Alessandro Molon (PT-RJ) considera usuário quem portar uma quantidade de entorpecentes suficiente para até cinco dias de consumo – cálculo, segundo o parlamentar, respaldado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Atualmente, não há critério objetivo em lei para essa diferenciação. Apesar da polêmica, o anteprojeto foi aprovado pela subcomissão, no último dia 4, por unanimidade. Se for aprovado na CCJ, o texto passará a tramitar na Câmara como projeto de lei.

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Bahia lamenta chances perdidas e já projeta jogo contra a lusa

A sensação é de que o Bahia poderia ter conseguido mais. O empate contra o Grêmio, em Pituaçu, pelas circunstâncias da rodada, foi até bom, mas, de acordo com os jogadores, poderia ter sido melhor. O meia Gabriel, substituído no intervalo com dores no tornozelo e na coxa, analisou o placar de 1x1. “Abrimos mais um pontinho para os adversários na zona de rebaixamento, mas o gosto é amargo. Tivemos várias chances de gol”, diz. O jogador ainda será reavaliado pelo departamento médico. A princípio, não preocupa para o jogo do próximo domingo, contra a Portuguesa, no Canindé, em São Paulo. Outro que ainda é dúvida para a próxima partida é o zagueiro Danny Morais, que também saiu de campo reclamando de dores musculares. Substituto de Fahel, o volante Fabinho também compartilha o pensamento de Gabriel. O jogador fez questão de elogiar o comportamento dos companheiros no duelo de ontem. “Nosso time foi gigante. Encaramos um time difícil e jogamos bem. Faltou o algo mais e vamos buscar isso nas próximas rodadas”.  (Ibahia)

Corpo da atriz Regina Dourado é cremado em Salvador


O corpo da atriz baiana Regina Dourado foi cremado na tarde deste domingo (28) no Cemitério Jardim da Saudade, em Salvador. Apenas familiares e amigos próximos participaram da cerimônia.  Antes da cremação, uma missa com acesso liberado para fãs e admiradores da artista foi celebrada na sala de velório do cemitério. A atriz morreu aos 59 anos na manhã de sábado (27), no Hospital Português. Ela lutava há nove anos contra um câncer de mama e estava internada em estado grave desde o dia 20 de outubro. Regina morreu às 11h20 depois de sofrer uma parada cardiorrespiratória. A atriz descobriu um nódulo maligno em um dos seios, no ano de 2003, e durante alguns anos, passou por cirurgias, sessões de quimioterapia e radioterapia. A doença deu uma trégua, voltando apenas em 2010. 
No último dia 20, a Regina deu entrada no Hospital Português, em Salvador, em estado grave. Dois dias depois, a baiana deixou a UTI e não estava mais se submetendo à quimioterapia.  A doença chegou a sua fase de metástase, dificultando o processo de cura. Em seus últimos dias de vida, Regina apresentou um quadro de insuficiência respiratória e infecção urinária - complicações decorrentes da metástase. (Correio)

Exigência de visto americano não acaba no curto prazo, afirma ministro

A possível extinção da exigência de visto para brasileiros que viajam para os Estados Unidos não deve acontecer em curto prazo. O ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, esteve em Washington para discutir o assunto com autoridades americanas. "Estamos examinando essa possibilidade de um sistema livre de vistos", afirmou o ministro em entrevista conjunta com a secretária de Estado, Hilary Clinton. “Não será no curto prazo”, pontuou logo após encontro dos dois. Patriota afirma que o assunto exige uma "série de aspectos que precisam ser muito bem examinados, inclusive o desequilíbrio grande entre o número de brasileiros que visitam os Estados Unidos e o número menor de americanos que visitam o Brasil". Os EUA têm interesse em facilitar a entrada de brasileiros no país, já que são os turistas que mais gastam em viagens. Já o Brasil, quer isentar o cidadão do visto pela demora na aquisição do mesmo e pelo alto índice de rejeição de pedidos de vistos. 

ACM Neto vence Pelegrino com mais de 94 mil votos de frente

A vitória do candidato do DEM a prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), foi proclamada com um índice de 94.101 votos de vantagem sobre o oponente do PT, Nelson Pelegrino, ou seja 7%. Com 100% das 4.507 urnas apuradas, às 20h21 deste domingo (28), o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) computou 717.865 sufrágios para o democrata (53,51%) contra 623.734 (46,49%) do petista. Chamou a atenção o elevado número de votos nulos (98.353 - 6,66%), brancos (36.579 - 2,48%) e, sobretudo, de abstenções (21,53%), o que significa que nada menos que 405.013 eleitores não compareceram às suas seções eleitorais na capital baiana. (por Evilásio Júnior - BN)

Seis milhões de eleitores deixam de votar no segundo turno

faltaram neste domingo (28) às urnas. Com quase 100% das urnas apuradas, o número indica que a abstenção no segundo turno ultrapassou 19%, 3 pontos percentuais a mais que o índice do primeiro turno, de cerca de 16%. O aumento preocupa o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e será avaliado pela Justiça Eleitoral, disse a presidenta do tribunal, ministra Cármen Lúcia. “Agora cabe aos órgãos tanto da Justiça Eleitoral quanto aos especialistas e cientistas políticos fazermos essa avaliação, porque qualquer aumento é preocupante. Toda abstenção não é boa”, ressaltou a ministra na entrevista coletiva em que fez um balanço da votação no segundo turno. “É um dado sobre o qual nós todos vamos nos debruçar para termos verificação adequada do porquê, quais as causas e consequências, e as medidas que podem ser tomadas para convidar com mais eficácia todos os eleitores que desta vez se abstiveram de votar”, acrescentou. Com mais de 99,6% das urnas apuradas em todo o país, o Maranhão foi o estado com maior índice de abstenção no segundo turno. Dos 678.070 eleitores que deveriam voltar hoje às urnas na capital, São Luís, única cidade do estado com segundo turno, 149.439 não compareceram, 22,04% do total. O Rio de Janeiro aparece em seguida, com 21,55% de abstenção e a Bahia, com 21,4%. As informações são da Agência Brasil. 

Idosa é morta a pedradas em São Gonçalo dos Campos

Uma idosa foi vítima de latrocínio (roubo seguido de morte) na tarde do último sábado (27), na fazenda Xavante, município de São Gonçalo dos Campos. Segundo informações de parentes, Júlia Rodrigues dos Santos, de 73 anos, foi fazer compras e ao retornar para casa em uma van, desceu em uma entrada que fica próximo ao local onde mora e pediu que um motoboy levasse suas compras, seguindo a pé.  Algumas horas depois, o corpo da idosa foi encontrado dentro de um buraco com várias marcas de pedradas na cabeça. Não foi encontrada nenhuma quantia em dinheiro com a aposentada. A Delegacia de São Gonçalo dos Campos investiga o caso. (Aratu)

UFRB passa a integrar a Universidade Aberta do Brasil

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) já está entre as instituições públicas de ensino superior do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). Através da Portaria nº 127/2012, a UFRB passou a integrar o programa que oferece cursos de nível superior para camadas da população que têm dificuldade de acesso à formação universitária, por meio do uso da metodologia da educação a distância. Este é mais um passo da UFRB em direção à oferta de cursos EAD. “Esta conquista assegura à nossa instituição a possibilidade de acesso a subsídios da Capes para oferta de cursos nesta modalidade”, informa o professor Ariston Cardoso, chefe do Núcleo de Gestão de Educação a Distância (NUGEAD). Com o ingresso na UAB, Cardoso acredita que a UFRB terá “melhor infraestrutura para atender as áreas educativa e institucional, uma vez que o acesso ao programa possibilita o financiamento de equipamentos e serviços de tecnologia da informação avançados”.

Em busca de uma vaga no ensino superior, 5,7 milhões participam do Enem no próximo fim de semana

No próximo fim de semana, 5.791.290 estudantes brasileiros farão as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2012. O teste marcado para os dias 3 e 4 de novembro é uma oportunidade para estudantes que querem ingressar em universidades federais ou faculdades particulares do país. Criado em 1999, o Enem ganhou mais importância há três anos, com a criação do Sistema Único de Seleção Unificada (Sisu). Por meio desse sistema, a nota obtida no exame passou ser usada por instituições públicas de ensino superior para ingresso de estudantes em substituição aos vestibulares tradicionais. No caso das faculdades particulares, a nota no Enem é um dos critérios para obtenção de bolsas de estudo parciais ou integrais por meio do Programa Universidade para Todos (ProUni).

Sergipe: Radialista é assassinado dentro do estúdio


Por volta das 21h da noite deste domingo (28), o radialista Edmílson Santos de Jesus, conhecido como “Edmílson dos Cachinhos”, de 40 anos, estava transmitindo seu programa de rádio na Princesa da Serra FM, na cidade de Itabaiana, a 60 km de Aracaju, quando foi assassinado a tiros em seu local de trabalho. De acordo com informações apuradas pela reportagem F5 News, Edmílson estava no estúdio, apresentando seu programa, quando um homem conhecido do locutor entrou na rádio e discutiu com o radialista. Pouco depois, a polícia foi acionada para se deslocar até a rádio. Lá, o corpo de Edmílson jazia sem vida, vítima de homicídio por arma de fogo. A autoria do crime é atribuída a alguém conhecido, pois a porta da rádio não foi forçada. Edmílson permitiu a entrada de seu executor na emissora. 
Policiais da Delegacia Regional de Itabaiana isolaram o local do assassínio. O corpo de Edmílson foi resgatado pela equipe do Instituto Médico Legal (IML) e levado para necropsia em Aracaju. Não se tem informações sobre quem é ou o paradeiro do elemento que matou o radialista, nem a motivação do crime. Segundo o repórter Edivanildo Santana, foram roubados o ciclomotor Shineray e o telefone celular do radialista assassinado. O radialista morreu atingido por três tiros. Dois no coração e um no braço. De acordo com as informações da polícia, houve luta corporal dentro do estúdio onde Edmílson foi morto. 

Estados criam programas de preparação para o Enem


Depois que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi transformado em vestibular, em 2009, diversas secretarias de Educação têm criado projetos de apoio à preparação para o exame. São programas que, em geral, funcionam no contraturno das aulas ou aos finais de semana. No estado de Santa Catarina, a secretaria fechou, em 2009, uma parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), que desde 2003 mantinha um curso pré-vestibular voltado exclusivamente a alunos de escola pública e pessoas carentes. Com a parceria, a iniciativa se espalhou por outros municípios catarinenses e hoje são oferecidas pouco mais de 3.000 vagas. O programa oferece também os Aulões Pró-Enem, que realizados em ginásios e auditórios de escolas da rede, sempre aos sábados, com a revisão dos principais conteúdos exigidos pelo exame.
"Entendemos que esses programas de apoio têm um começo, um meio e um fim", diz a gerente do ensino médio da Secretaria da Educação de Santa Catarina, Maike Kretzschmar Ricci. Segundo o secretário, o ideal seria que nada disso fosse necessário. "O nosso trabalho dentro das escolas já deveria dar conta de preparar esses estudantes para os vestibulares, mas uma série de problemas impede que isso aconteça", afirma. Má formação e qualificação de professores, além de condições socioeconômicas desfavoráveis, estão entre as adversidades apontadas por Maike.

Acender a luz, tomar banho e fazer exercícios de manhã ajudam a acordar

Ter preguiça ao levantar da cama, principalmente nos quatro meses de horário de verão, é um problema que atinge muitos brasileiros. As pessoas ficam enrolando na cama e colocando o despertador no modo "soneca" para dormir mais 5 minutinhos, até serem obrigadas a despertar. Segundo o especialista em biologia do sono Marco Túlio de Mello e os endocrinologistas Alfredo Halpern e Bruno Halpern, adotar alguns hábitos pode ajudar a ter mais disposição para dormir e também para acordar. Uma boa forma de levantar com mais energia é abrir as cortinas ou acender as luzes, tomar um banho e fazer atividade física de manhã. Com isso, a temperatura do corpo aumenta e a produção de melatonina, o hormônio do sono, é freada. Tanto a melatonina quanto o relógio biológico de cada um são controlados pela glândula pineal, localizada no cérebro. e acordo com os médicos, o horário de verão altera a fabricação de melatonina no corpo. Isso acontece porque o hormônio usa como informação a luz externa e a temperatura corporal.

Nível de inglês dos brasileiros é um dos 10 piores do mundo

Cuidado na hora de afirmar qual é o nível de conhecimento de inglês que você possui. Os recrutadores estão atentos. Segundo especialistas, o idioma é o item do currículo em que mais os candidatos mentem. A supervalorização é um erro clássico, dizem os entrevistadores. O inglês básico vira intermediário, o intermediário é avançado e o avançado é fluente. Uma pesquisa recente da rede de ensino de idiomas EF Education First corrobora com o que dizem os recrutadores. No ranking de proficiência em inglês feito com 1,7 milhão de adultos em 54 países, os brasileiros amargam a 46ª posição, com 46.86 pontos em uma escala de 0 a 100. O país fica atrás de El Salvador, Síria, Argélia e Kuwait. No ano passado, primeiro ano em que o estudo foi realizado, o Brasil estava na 31ª posição. Neste ano, os brasileiros avaliados demonstraram dificuldade até mesmo para dar explicações simples sobre planos e opiniões – o que é um obstáculo para os negócios internacionais. O desempenho do Brasil é sofrível perto dos vizinhos argentinos, que ocupam a 20ª posição, na frente de França e Itália. (Revistainfo)

Macaúbas: Incêndio atinge Serra há cinco dias

A vegetação serrana do município de Macaúbas, localizado Chapada Diamantina, é atingida por um incêndio desde quinta-feira (25), segundo a Secretaria de Meio Ambiente na cidade. Segundo o secretário José Hilton Almeida Lima, um agricultor teria colocado fogo em um pequeno pedaço de terra de sua propriedade e as chamas tomaram maiores proporções. "Tentamos combater, mobilizamos voluntários, mas o tempo está quente e é uma região de serra, com mata fechada, o que dificulta o acesso", contou Almeida ao G1. Uma equipe do Corpo de Bombeiros do município de Seabra foi acionada para auxiliar no combate ao incêndio, já que a cidade não tem uma unidade da corporação. Ainda de acordo com o secretário, até mesmo os funcionários da pasta trabalham para apagar o fogo.

Operação 'Fogo Cruzado' tira de circulações marginais perigosos em Maragojipe

De acordo com informações da delegacia de Maragojipe, uma operação policial em conjunto com a Civil e Militar, tirou de circulação homens de alta periculosidade na cidade. A Operação batizada de'Fogo Cruzado' ocorreu no último sábado, (27). A ação foi ordenada pela Juíza Direito da comarca Dr. Ana Lúcia Ferreira de Souza, e contou com as participações do delegado Dr. Ademilton Pereira e o Sargento da Polícia Militar Mauricio e suas equipes. Na Operação, foram presos: Jerfesson Lima Pereira ( Jerfinho ), Gledson Nascimento da Silva, (Gai)  Mailanderson dos Santos (Liu) Anderson Silva Fagundes ( Ralado) Edelmar Conceição dos Santos (Zingo) Jerfesson Gama Vulgo (Gegeu). Os acusados estão à disposição da justiça, custodiados provisoriamente na delegacia da cidade. Na operação, os policiais apreenderam  04 armas de fogo calibre 38', uma quantia em dinheiro, drogas  e máscaras provavelmente utilizadas em assaltos realizado pela quadrilha, segundo informou a Civil. 

UFRB abre seleção para professor assistente com salário de até R% 4 mil

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) abre nesta terça-feira (21) inscrições do concurso para docente do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CETEC). São cinco vagas para assistente em regime de trabalho de 40 horas semanais com dedicação exclusiva. A remuneração inicial total é de R$ 4.837,66. As vagas são para as seguintes Matérias/ Áreas do Conhecimento: Engenharia da Computação/Teoria da Computação, Linguagens Formais e Autômatos; Engenharia Elétrica/Conversão Eletromecânica de Energia; Física; Engenharia Mecânica/Mecanismos e Dinâmica das Máquinas, Elementos de Máquinas e Comportamento Mecânico dos Materiais; Engenharia Mecânica/Ciência e Tecnologia dos Materiais, Processos de Fabricação e Ensaios Mecânicos. As inscrições devem ser feitas até 23 de novembro no site www.ufrb.edu.br/concursos. Os interessados devem preencher o Requerimento de Inscrição disponível no site, assinar a via impressa e enviar ao CETEC pelos Correios, via SEDEX, juntamente com o comprovante de pagamento da inscrição e os documentos indicados no edital. O valor da inscrição é de R$ 90. A seleção é formada por duas etapas: escrita e/ou prática, didática (aula pública), prova de títulos e defesa de memorial. As provas serão realizadas a partir do dia 08 de janeiro no CETEC, campus de Cruz das Almas.

sábado, 27 de outubro de 2012

Quinto apagão em um mês afeta 50 milhões e expõe falhas de manutenção

Para ministro interino, blecaute que atingiu todo o Nordeste e áreas de Tocantins, Pará e DF, nesta sexta-feira não pode ser considerado normal. ONS descarta hipótese de sabatogem. Depois do apagão que deixou sem energia nove estados da região Nordeste e áreas de Tocantins e Pará, afetando mais de 50 milhões de brasileiros na madrugada de ontem, o quinto em pouco mais de um mês, o governo admitiu a fragilidade do sistema de transmissão do país. Pelas contas do ministro interino de Minas e Energia, Márcio Zimmermann, no entanto, teria sido o quarto apagão, desde setembro, provocado pelas mesmas causas. Ontem, após reunião extraordinária do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE), Zimmermann afirmou que o sistema está perdendo confiabilidade. Para especialistas em energia, o problema está na manutenção e na operação do sistema.

Correios iniciam transporte de urnas eletrônicas neste sábado

Os Correios iniciam neste sábado (27), a partir das 7h, o transporte das urnas eletrônicas que estão no Centro de Apoio Técnico (CAT) do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA), em Porto Seco de Pirajá, para os locais de votação na capital baiana. Serão utilizadas 4.907 urnas eletrônicas em Salvador para as 20 zonas eleitorais. Alunos oficiais da Polícia Militar da Bahia estarão acompanhado as equipes dos Correios para garantir a segurança. Nas áreas que integram a 4ª Zona Eleitoral, que são as Ilhas de Maré, Bom Jesus dos Passos e Frades, serão utilizadas 22 urnas, 14 para seções e oito de contingência. Já o transporte será feito por duas embarcações que sairão da Bahia Marina, depois do sorteio das quatro urnas da votação paralela. Os eleitores das três Zonas Eleitorais de Vitória da Conquista (39ª, 40ª e 41ª) terão 616 urnas para seções e 60 de reserva. Os equipamentos também chegarão neste sábado nos locais de votação.

Muritiba: Em menos de uma semana menor conhecido como gasparzinho volta a aroombar as casas comerciais


Após ser apreendido em flagrante na última segunda-feira por arrombamentos as casas comerciais da cidade, o adolescente foi ouvido e encaminhado ao Conselho Tutelar de Cruz das Almas, cidade onde mesmo reside. Segundo informações, o menor foi ouvido e liberado pelo órgão. Sem nenhum tipo de atitude mais enérgica por parte das autoridades competentes de Cruz, o jovem retornou ao município de Muritiba, onde realizou novamente a mesma modalidade criminosa: arrobamentos em lojas. Diferente da primeira vez que o infrator foi pego dormindo em marquise, desta feita ele foi surpreendido por populares que o avistaram por volta das 20h, da última quinta-feira (26), nos telhados das casas comerciais e acionaram a Polícia Militar, que fechou o cerco contra I. R. S. de 15 anos, conhecido no mundo do crime como 'Gasparzinho'.
O adolescente encontra-se detido provisoriamente em sela especial da Delegacia de Policia de Muritiba até aval do Ministério Público e Poder Judiciário de Cruz das Almas, para internação em casa de apoio ao menor infrator. Outros dois integravam o grupo, Diego Silva 19 anos, conhecido com "Estefany " e Sarigué do Escorrega participaram da ação, porém apenas o homossexual Estefany foi preso pela Polícia após investigação, o outro elemento encontra-se foragido. Populares tentaram linchar 'Gasparzinho 'após ele despencar de um dos telhados dos comércios da cidade serrana. O Estatuto da Criança e Adolescente permite que o adolescente fique no máximo cinco dias detido em Delegacia, prazo que os Poderes têm para definirem a situação do acusado. Até lá, resta-nos aguardar se o mesmo será solto mais um vez ou transferido para uma Unidade. Já Diego Silva ( Estefany), será transferido para o presídio em Salvador. O menor tem 20 passagens pela polícia.

Dos cem candidatos que disputam o segundo turno, oito são mulheres

Nas eleições municipais deste ano, apenas 8 mulheres vão tentar conquistar a prefeitura nas 50 cidades em que a disputa será decidida no segundo turno. Municípios com possibilidade de haver segundo turno são considerados mais importantes pelos partidos, por terem mais de 200 mil habitantes. Destes, apenas Manaus (AM), Juiz de Fora (MG), Campina Grande (PB), Nova Iguaçu (RJ), Franca (SP), Guarujá (SP), Mauá (SP) e Ribeirão Preto (SP) ainda têm mulheres na disputa. No primeiro turno, elas conseguiram se eleger em 7 das 83 cidades com mais de 200 mil eleitores; a única capital foi Boa Vista (RR), com Teresa Surita (PMDB). Neste segundo turno, a única capital com chance de eleger uma mulher é Manaus. No primeiro turno, a senadora Vanessa Grazziotin (PC do B) obteve 189.861 votos (19,95% dos votos válidos); o mais votado foi o ex-senador Arthur Virgílio Neto (PSDB), com 385.855 votos (40,55% dos votos válidos). Segundo dados do TSE, no primeiro turno das eleições deste ano, das 5.568 vagas de prefeitos, 672 (12%) foram preenchidas por mulheres. Houve crescimento de 33% em relação a 2008, quando foram eleitas 504 prefeitas no primeiro turno. (G1)

Morre, aos 59 anos, a atriz baiana Regina Dourado


A atriz Regina Dourado, de 59 anos, morreu na manhã deste sábado, no Hospital Português, em Salvador. A artista lutava há nove anos contra um câncer de mama e estava internada em estado grave desde o dia 20 de outubro. Regina descobriu um nódulo maligno em um dos seios, no ano de 2003, e durante alguns anos, passou por cirurgias, sessões de quimioterapia e radioterapia. A doença deu uma trégua, voltando apenas em 2010. No último dia 20, a atriz deu entrada no Hospital Português, em Salvador, em estado grave. Dois dias depois, a baiana deixou a UTI e não estava mais se submetendo à quimioterapia. 
Trajetória de sucesso
A artista premiada começou a carreira na Companhia Baiana de Comédia, em Salvador, com quinze anos.  Aos 25 fez sua estréia na TV Globo, no especial Quincas Berro D'água, dirigido Walter Avancini e estrelado por Paulo Gracindo. Desde então, Regina atuou em mais de vinte novelas, entre elas Renascer, Explode Coração, Pai Herói, América e Bicho do Mato. Sua última personagem na TV foi Altina, de Caminhos do Coração, na Record. Muitos papeis de destaque também no cinema e no teatro.  Em abril deste ano, Regina interpretou Maria na versão baiana de A Paixão de Cristo, dirigida pelo seu irmão, Paulo Dourado. 

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Incêndio em equipamento pode ter causado apagão no NE, diz ONS


O apagão que afetou os nove estados do Nordeste do país desde o final da noite de quinta-feira (25) e início da madrugada desta sexta (26) pode ter sido causado por um incêndio em um equipamento entre duas subestações de energia, segundo o Operador Nacional do Sistema (ONS), responsável por administrar o Sistema Interligado Nacional. "Em princípio, sem identificação de causa com precisão ainda, houve um incêndio numa chave seccionadora de um equipamento, que é um capacitor-série do circuito 2 da linha de transmissão de 500 KV, entre as subestações de Colinas e Imperatriz, na interligação que liga os sistemas Norte/Nordeste ao sistema Sul/Sudeste", disse o diretor-geral do ONS, Hermes Chipp, em entrevista nesta sexta-feira ao "Bom Dia Brasil". Segundo o órgão, a falta de energia na região teve início à 0h14.
A origem e a causa do apagão só serão identificados com clareza depois que a ocorrência for analisada, o que deverá ocorrer ainda na manhã desta sexta, durante reunião convocada pelo Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico, conforme informou Chipp. De acordo com ele, o circuito atingido pelo incêndio é relativamente novo. "Não foi problema de idade, manutenção. Nada disso. As coisas estão todas em dia." Foram atingidos os estados da Bahia, do Ceará, do Maranhão, da Paraíba, de Alagoas, de Pernambuco, do Piauí, do Rio Grande do Norte e de Sergipe, além de parte do Pará, de Tocantins e do Distrito Federal. É a segunda vez nos últimos 35 dias que ocorre um apagão na Região Nordeste. Em 22 de setembro, segundo o ONS, um problema nas interligações Sudeste/Norte e Sudeste/Nordeste, atingiu o fornecimento de energia elétrica em parte da região Nordeste do país. (G1)

Comunicado da Coelba sobre ocorrência no Sistema Interligado Nacional

A COELBA informa que a interrupção no fornecimento de energia elétrica registrada em estados das regiões norte e nordeste do país afetou 100% dos municípios baianos. A ocorrência no Sistema Interligado Nacional (SIN) teve início às 23h14 (horário local), de ontem, quinta-feira (25).  Na Bahia, a recomposição gradativa das cargas foi iniciada por volta de 00h30 (horário local), com o restabelecimento de alguns municípios do sul da Bahia através das usinas hidrelétricas de Itapebi e Funil. Em Salvador e demais regiões da Bahia, o fornecimento começou a ser retomado a partir das 02h15 (horário local), após autorização do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). Nesse momento, o fornecimento de energia está operando dentro da normalidade no estado. Mais informações sobre a ocorrência no Sistema Interligado Nacional devem ser obtidas junto ao Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

Menina de 2 anos fica com nome sujo em serviços de crédito

Uma menina de dois anos ficou cerca de sete meses com o nome incluso nos serviços de proteção ao crédito (SPC e Serasa), de acordo com informações do jornal Folha de S.Paulo desta sexta-feira. Identificada apenas como Maria Clara, a criança teria sido vítima de um fraudador, que forjou um CPF falso com mudança na data de nascimento para 1983. De acordo com a publicação, ele usou o cadastro falso na operadora Vivo. A empresa disse que tomou as providências necessárias assim que soube que era um caso de fraude.

Wagner garante presença das baianas de acarajé na Arena Fonte Nova

“É claro que vai ter acarajé e baianas do acarajé na Arena Fonte Nova. Não tem hipótese de não ter”, garantiu o governador Jaques Wagner nesta sexta-feira (26) para uma plateia formada, em sua maioria, por baianas de acarajé, durante a solenidade de assinatura do decreto reconhecendo o Ofício das Baianas de Acarajé como Patrimônio Cultural Imaterial da Bahia e o respectivo registro no Livro Especial de Saberes e Modos de Fazer do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC), órgão vinculado à Secretaria da Cultura do Estado. Em uma cerimônia descontraída, com a participação das baianas e diversas autoridades do Estado, Wagner destacou a importância das baianas para a cultura e tradição da Bahia e garantiu que as baianas estarão presentes no Estádio da Fonte Nova. “É mais do que justo e merecido esta homenagem, é a marca mais forte das tradições baianas, um estímulo à manutenção dessa tradição”. Durante a cerimônia, realizada em um novo espaço construído para eventos no prédio da Governadoria e que estava sendo usado pela primeira vez, o governador lembrou que a homenagem às baianas acontecia, por uma feliz coincidência, na inauguração do local, motivo pelo qual nomeou o espaço de Salão de Atos das Baianas de Acarajé. Participaram da solenidade, além das baianas e da presidente da presidente da Associação das Baianas de Acarajé, Rita Santos, secretários de Estado, o superintendente do IPAC, Carlos Amorim, o presidente do Conselho de Cultura do Estado, Jaime Sodré, dentre outros. Ao final do evento, as baianas entregaram ao governador Wagner uma réplica em miniatura de uma baiana e foi tocado o hino da Bahia e o Hino ao Senhor do Bonfim.

'Ele podia ter me levado', diz mãe da menina morta durante assalto em MG


Bárbara Guimarães Lopes, de 11 anos, morta durante assalto em Uberlândia, no Triângulo Mineiro, está sendo velada na Paz Universal e o enterro está programado para às 15h desta sexta-feira (26), no cemitério Bom Pastor. O tiro atingiu o coração de Bárbara. Foram três horas de tentativas para salvar a vida da criança, mas ela não resistiu aos ferimentos. "Ele podia ter ido embora e deixado ela. Muita maldade. Ele podia ter me levado e não ela", disse a mãe Liliane Guimarães. A família autorizou a doação das córneas da menina. O pai da menina, Sérgio Lopes, tenta compreender a perda da filha de forma tão banal. "Isso é uma covardia. Indignação total. Não tenho nem o que falar", lamentou. O veículo foi localizado na madrugada desta sexta-feira no Bairro Saraiva e encaminhado para o pátio. Os policiais têm as características do suspeito que ainda não foi localizado. “Temos dados que vão nos ajudar a capturar esse autor, esse covarde”, explicou o sargento da PM, Luciano Brum.
O tenente coronel da PM, Wesley Barbosa, complementou dizendo que tem alguns infratores cadastrados no sistema da polícia com a mesma semelhança do suspeito, e que enviará as imagens para a mãe e demais testemunhas para ver se alguém o reconhece. “Foi uma ocorrência que comoveu e estamos trabalhando intensamente para identificá-lo. Não foi um tiro acidental. Dá para perceber pela perícia, pois achamos mais um projétil no carro, além do que atingiu a menina. Foi crueldade”, afirmou o policial. O tenente informou ainda que todo o setor de inteligência da PM e o grupo de prevenção de homicídio, junto com a Polícia Civil, estão trabalhando para identificá-lo. É uma questão de honra esclarecer esse fato e prendê-lo”.

MEC pede que Polícia Federal investigue boatos sobre cancelamento do Enem

O Ministério da Educação (MEC) pediu que a  Polícia Federal investigue os boatos que circularam ontem nas redes sociais de que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano teria sido cancelado. A pasta confirmou a realização das provas nos dias 3 e 4 de novembro. Segundo o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, as provas já estão nos pontos estratégicos para serem distribuídas aos locais onde serão aplicadas “com total segurança”. Mercadante detalhou que o esquema de segurança em torno do transporte e distribuição das provas conta com 72 batalhões do Exército, agentes da Polícia Federal, da Polícia Rodoviária Federal e da Polícia Militar. Na quinta-feira (25), uma reportagem publicada em 2009 pelo jornal O Globo, que noticiava o cancelamento das provas do Enem naquele ano, voltou a circular na rede via Facebook, aparecendo na listas de matérias mais lidas da rede social no site do jornal. A notícia se espalhou nas redes sociais, gerando inclusive uma sobrecarga no volume de acessos ao site do MEC(http://www.mec.gov.br/). O Globo emitiu nota de esclarecimento afirmando que o Enem 2012 não foi cancelado e que está tomando providências junto aos administradores da rede social para que a reportagem de 2009 não seja usada indevidamente. As informações são da Agência Brasil.

Instituto de Radiodifusão da Bahia abre inscrições para 17 vagas

O Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (IRDEB) abre nesta sexta-feira (26) as inscrições do processo seletivo para 17 vagas em cargos de nível médio e superior. Os salários vão de R$ 933,31 a R$ 1.716,35, com as gratificações. As vagas são para a sede do IRDEB, em Salvador. Os cargos de nível superior são para técnico de nível superior nas funções de repórter/ jornalista, assistente de estúdio, editor de áudio e vídeo em estão não linear, produção cultural, assistente de comunicação/ publicidade e propaganda e apoio administrativo. As vagas de nível médio são para técnico de nível médio nas funções de operador de câmera, auxiliar de operador de câmera, atendimento e organização de fitas, operador de controle mestre e apoio administrativo. As inscrições podem ser feitas no período de 26 de outubro a 1º de novembro na sede do IRDEB, localizada na Rua Pedro Gama, 413 E, em Salvador, das 9h às 12h e das 14h às 17h. Não há cobrança de taxa de inscrição. No ato da inscrição, os candidatos devem levar o currículo e a ficha de inscrição, disponível no site www.irdeb.ba.gov.br. Os candidatos serão avaliados por meio de análise curricular e entrevista. O processo seletivo terá validade de 1 ano r poderá ser prorrogado por igual período.

Coelba terá R$ 850 milhões para melhorar fornecimento de energia no estado

O governo autorizou, nesta sexta-feira (26), as empresas estaduais de energia elétrica dos estados-sede da Copa de 2014, inclusive a Bahia, a contratarem empréstimos para melhorar o fornecimento de energia. Segundo a resolução, as empresas poderão pedir até R$ 850 milhões, que deverão ser destinados para empreendimentos de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica. Esses créditos poderão ser obtidos por meio de financiamentos no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). (BN)

De novo, São Caetano estraga festa e vence o Vitória no Barradão


Em 2011, o São Caetano surpreendeu. Venceu o Vitória de virada, no Barradão, e jogou um balde de água fria nas pretensões do rubro-negro baiano em chegar à primeira divisão. Onze meses depois as duas equipes voltaram a se enfrentar .E, desta vez, como foi o final da história? Quase idêntico. O azulão não se intimidou, jogou melhor e derrotou o rubro-negro baiano por 1 a 0, na noite desta sexta-feira (26), no Estádio Manoel Barradas. O autor do único gol da partida foi o meia Pedro Carmona. O resultado, porém, não afasta o leão da briga pela acesso à Série A como aconteceu na temporada passada. O Vitória, apesar da derrota, segue na segunda posição com sete pontos à frente do Atlético Paranaense, 5º colocado, mas que joga neste sábado (27) e pode diminuir a diferença.Na próxima rodada o Vitória enfrenta o desesperado Bragantino, no sábado (3), às 16h, Estádio Nabi Abi Chedid.
FICHA TÉCNICA
Vitória x São Caetano
Série B - 33ª rodada Data: 26/10/2012 
Vitória: Deola; Nino Paraíba, Gabriel, Josué e Mansur; Michel, Uelliton, Pedro Ken (Eduardo Ramos/Willie) e Tartá; Marquinhos (William) e Elton. Técnico: Ricardo Silva. // São Caetano: Luiz; Samuel Xavier, Eli Sabiá, Gabriel e Diego; Augusto Recife, Moradei, Éder (Jaime Bustamante) e Pedro Carmona (Marcone); Danielzinho (Geovane) e Somália.Técnico: Ailton Silva (interino)

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Hoje é aniversário da cidade de São Félix 122 anos de emancipação política


Seca causa prejuízo de 100% em algumas lavouras e 60% nos rebanhos

As consequências da seca em 100 municípios baianos foram levantadas em mapa elaborado pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia (Faeb). A queda de produção para o agricultor chegou a 100%, enquanto o prejuízo nos rebanhos alcançou a marca de 60%. Não há dados sobre o prejuízo financeiro, mas algumas regiões e produtos tiveram quedas mais acentuadas, a exemplo da colheita de milho e feijão no trecho de Senhor do Bonfim a Irecê, que também perdeu boa parte do gado segundo o vice-presidente da Faeb, Humberto Miranda. Já em Araci, a perda de mandioca atingiu 80% e de sisal, 60%. As perdas na agricultura chegaram a 100% em Irecê, com perdas em culturas como milho, feijão e mamona. Com informações do jornal A Tarde.

Provas do Enem já estão em pontos de distribuição


As provas para os alunos que vão se submeter à próxima edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já foram impressas e encaminhadas para pontos estratégicos de distribuição em todo o País, informou nesta quinta-feira o ministro da Educação, Aloizio Mercadante. "Já está tudo pronto", afirmou. O exame está marcado para os dias 3 e 4 de novembro e é o primeiro desde que Mercadante assumiu a pasta, em janeiro. Segundo o ministro, as provas já foram impressas há muito tempo e estão muito bem protegidas por 72 batalhões do Exército, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e Polícia Militar.  
O ministro destacou a mudança na correção das redações nesta nova prova do Enem . O Ministério da Educação promete mais rigor na correção das redações neste ano, ao diminuir a discrepância máxima de 300 para 200 pontos entre os dois corretores que analisam os textos. Para ajudar na preparação dos candidatos, a pasta também elaborou um guia para orientar os estudantes com esclarecimentos sobre os critérios de avaliação, que pode ser conferido no site do Inep. "Acredito que vamos ter um excelente exame, quem estudou vai ter um ótimo resultado", afirmou o ministro. Ele ressaltou que foi reforçado, também, o trabalho de treinamento dos fiscais das provas.

INSS antecipará pagamento de benefícios da revisão do teto


O Ministério da Previdência informou nesta quinta-feira (25) que o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vai antecipar o pagamento dos últimos lotes de benefícios para aqueles segurados que têm direito à revisão pelo teto. Dois lotes já foram pagos, restando outros dois (de maior valor) a serem quitados. Segundo o governo, quem tem direito a receber entre R$ 15.000,01 e R$ 19.000,00 terá o valor creditado já no dia 1º de novembro. Pelo cronograma de pagamentos, o 3º lote de benefícios seria creditado até 30 de novembro de 2012. O valor total investido pelo INSS no pagamento deste lote é de R$ 105,2 milhões. Ao todo são 5.961 benefícios que estão sendo pagos na próxima quinta-feira (1).
O pagamento do 4º lote também deverá ser antecipado, acrescentou o Ministério da Previdência. A previsão é que o depósito para os beneficiários que tenham direito a receber créditos superiores a R$ 19 mil aconteça no dia 2 de janeiro de 2013. De acordo com o calendário da revisão pelo teto, o pagamento deste lote aconteceria até o dia 31 de maio de 2012. O INSS deve pagar um valor estimado em R$ 852,5 milhões para 29.594 beneficiários deste último lote.

Muritiba: ''Gasparzinho'' aterroriza comércio da cidade

Um fantasma nada camarada. Um adolescente de 15 anos foi encontrado dormindo em marquise de uma casa comercial. Até ai tudo normal, porém o adolescente foi apreendido após ser acusado de ter arrombado várias casas comerciais. Os arrombamentos foram descobertos após o menor confessar a Polícia que ele e mais alguns comparsas vieram à cidade realizar as ações criminosas, porém os amigos foram embora durante a madrugada e lhe deixou. “Estava esperando amanhecer para ir embora. Mas me passei do horário, e acordei com a Polícia me chamando”, relata o adolescente , de iniciais I.S.S., conhecido como 'Gasparzinho'. O mesmo foi encaminhado a Delegacia de Polícia onde prestou depoimento, e confessou sua participação nos arrombamentos. De acordo com a delegada Dr. Jocelina Ferrão, Gasparzinho é natural de Cruz das Almas, não tem documentos, e nem família. Seus pais morreram quando ele tinha sete anos. “Esse é mais uma vítima do sistema. Encaminhamos ele para o Conselho Tutelar de Cruz das Almas”, frisou a delegada. O promotor de justiça de Muritiba, Dr. José Botelho Neto, acompanhou todo trâmite do processo com o menor. Segundo informações, o “fantasminha ‘’ será internado em uma casa de para adolescente infrator, pois já tem várias passagens pela Polícia em Cruz das Almas.Os produtos roubados, foram levados pelos comparsas do garoto. A Polícia investiga o fato.

Vacinação contra a gripe vai incluir doentes crônicos a partir de 2013

A partir da campanha de vacinação de 2013 contra a gripe, o Ministério da Saúde passa a incluir entre o público-alvo as pessoas que têm algumas doenças crônicas não transmissíveis e outras condições que possam favorecer o surgimento de casos graves. O ministério divulgou nesta quinta-feira (25) uma lista determinando em quais casos a vacina é recomendada (ver tabela abaixo). As mães até quatro semanas após o parto também terão a vacinação recomendada. Em 2012, a recomendação durante a campanha foi para que as pessoas nessas condições se dirigissem aos 48 centros de Referência de Imunobiológicos Especiais (Cries) existentes no Brasil. Agora, esse grupo vai poder tomar a vacina em qualquer uma das 35 mil salas de vacina do Sistema Único de Saúde (SUS), bastando apresentar um atestado médico. Cerca de 6 milhões de pessoas devem se beneficiar com a descentralização.

Vitória pode mandar jogos na Fonte Nova em 2013


Pelo menos em algumas partidas, o Vitória poderá trocar o Barradão pela Arena Fonte Nova em 2013. A casa do Leão será substituída em jogos experimentais pela nova arena que está sendo construída para receber a Copa das Confederações de 2013 e a Copa do Mundo de 2014. Inicialmente, o rubro-negro fará a mudança de mando de campo apenas para testar os pós e os contras. - O consórcio responsável pela administração da Arena Fonte Nova já nos procurou. Vamos fazer alguns jogos experimentais lá. Mas não é nada em definitivo ainda  - disse o presidente do clube, Alexi Portela, em entrevista ao Globoesporte.com. 
Outra possibilidade é a de mandar os jogos de maior apelo popular para a Arena Fonte Nova, já que o novo estádio tem a capacidade de 55 mil torcedores, enquanto o Barradão suporta 35 mil pessoas. A mudança do mando de campo serviria para aumentar a renda do rubro-negro. Porém, a modificação depende ainda de uma decisão do conselho gestor do clube. - Estamos em fase de negociação. Mas não depende só de mim. O conselho é quem decide se mandaremos esses jogos na Fonte Nova – explicou o dirigente ao porta

Carla Perez e Xanddy comemoram 11 anos de casados hoje


A loira homenageou o maridão com um especial em seu programa de tevê com direito a figurino com o rosto do amado estampado. O casal Carla Perez e Xanddy está completando nesta quinta (25) 11 anos de umcasamento. São 11 anos de casados e 13 anos de relacionamento que rendeu-lhes dois frutos: os pequenos Camilly Victória, de 10 anos, e Victor Alexandre, de 8 anos. Para celebrar essa data tão especial na vida dos dois, a apresentadora Carla Perez fez uma homenagem para o esposo em seu programa infantil 'Clube da Alegria', transmitido pela TV Aratu, afiliada do SBT na Bahia, de segunda à sexta às 10h30 da manhã.
O programa foi um especial em comemoração a data, até o figurino foi feito em homenagem ao seu marido. Na ocasião, Xanddy, o cantor do grupo Harmonia do Samba, também fez uma surpresa para a amada mandando um recado em vídeo que deixou a apresentadora emocionada. “Meu amor, eu estou aqui porque quero repetir para o mundo inteiro ouvir mais uma vez que eu sou verdadeiramente o homem mais feliz do mundo por ter você, que Deus foi muito generoso comigo porque deu você de presente pra mim, e eu sou grato a ele todos os dias, obrigado por tudo!”, disse o esposo apaixonado no vídeo. “Hoje eu completo 11 anos de casada com uma pessoa maravilhosa, que Deus colocou na minha vida: Xanddy, meu amor, ainda que eu tente falar mil vezes, não vou conseguir transformar em palavras esse sentimento que é tão grande, tão verdadeiro e tão puro. Obrigada por você existir e por ter me presenteado com essa família tão linda que nós temos”, retribuiu a loira.

Cinema: Cachoeira participa de evento internacional de animação


No próximo domingo (28), Cachoeira participa pela primeira vez, das atividades do Dia Internacional da Animação (DIA). O evento criado pela Associação Internacional do Filme de Animação (ASIFA) e está em sua 11ª edição, acontece em várias partes do mundo e celebra a data em que, Émile Reynaud realizou a primeira projeção do seu teatro óptico no Museu Grevin, em Paris, no ano de 1892. Essa projeção foi a primeira exibição pública de imagens animadas (desenhos animados) no mundo.
Cachoeira será uma das mais de 200 cidades brasileiras a participar do DIA, que já é realizado no Brasil há nove anos. Segundo a Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA), que promove o DIA no país, este é o maior evento simultâneo do gênero no Brasil, e tem como principal objetivo difundir o cinema de animação, atraindo novos públicos e proporcionando aos espectadores o acesso a essa arte cinematográfica, institucionalizando esta data, como referência histórica da animação mundial no calendário de eventos culturais do Brasil. Em 2012, o dia acontecerá em mais de 30 países. Para mais informações, acesse o site. Confira a programação do evento em Cachoeira:
Domingo (28/10) – Auditório do Quarteirão Leite Alves
14h - Mostra Infantil (livre)
15h – Mostra Nacional (14 anos)
16h – Mostra Internacional (16 anos)
Eventos de Cinema
O Dia Internacional da Animação que acontece no domingo (28) é o terceiro de uma série de quatro eventos com temáticas relacionadas ao cinema, realizadas quase que simultaneamente em Cachoeira, pelo curso de Cinema e Audiovisual da UFRB. Nesta terça-feira (23) e quarta-feira (24), acontece o seminário “Ouvir o Documentário”. Começa nesta quinta-feira (25) e vai até a próxima terça (30), o Panorama Internacional Coisa de Cinema. Nos dias 31 de outubro e 01° de novembro, acontece a Semana Kirimurê. Todos os eventos acontecem no auditório do Quarteirão Leite Alves e têm entrada franca.
Eliandson José
Repórter do Jornal A Cachoeira

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Ministério Público fiscalizará gastos e atos nos municípios


O Ministério Público do Estado da Bahia, por meio dos promotores de Justiça que atuam em todo o estado, acompanhará a transição administrativa nos municípios e a renovação de mandatos nos poderes Executivo e Legislativo. Para esta finalidade, o procurador-geral de Justiça Wellington César Lima e Silva e o corregedor-geral do MP, procurador de Justiça Franklin Ourives, expediram recomendação conjunta dirigida aos promotores de Justiça que atuam nas áreas da saúde, educação, cidadania e defesa do patrimônio público.
A recomendação, que foi publicada nesta quarta-feira (24), no Diário de Justiça Eletrônico, leva em conta experiências anteriores de períodos de sucessão eleitoral em que houve dilapidação, extravio e danos a bens públicos, bem como ocultação de documentos e desvios de valores de caixas escolares, fundos municipais de saúde, da educação, da assistência social e de contas correntes dos municípios, além de outras irregularidades. Segundo o MP, essas condutas prejudicam serviços públicos essenciais, colocando em risco a vida, saúde, integridade e bem estar da população, além de lesar o patrimônio público de forma irreparável. 

Lindolfo Neto é nomeado presidente do INSS


O Ministério da Previdência Social informou que foi publicada nesta quarta-feira (24), no "Diário Oficial da União", a nomeação do novo presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Lindolfo Neto de Oliveira Sales. Seu nome já havia sido anunciado pelo titular da pasta, Garibaldi Alves. Lindolfo Neto de Oliveira Sales, que era chefe de gabinete do ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho, assume o cargo no lugar do procurador federal, Mauro Luciano Hauschild, que estava na presidência do INSS desde janeiro de 2011 e renunciou ao cargo.
Lindolfo Neto de Oliveira Sales, natural de Recife, é professor do Departamento de Engenharia Civil da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Mestre em Engenharia Civil pela Universidade de Missouri (EUA), foi também diretor-geral do Detran (RN) e secretário de Planejamento e Finanças do Estado do Rio Grande do Norte. O líder do PMDB no Senado, Renan Calheiros, afirmou na quinta-feira da semana passada (18) que a indicação do próximo presidente do INSS seria do partido. Calheiros, responsável pela indicação de Hauschild, disse, na ocasião, que o nome para ocupar o cargo seria escolhido pelo ministro da Previdência. (G1)

Muritiba: Pai de Santo que deu abrigo a menor infrator pode responder a processo, diz delegado

O menor apreendido na última segunda feira (22),  em Muritiba, acusado de estuprar e esfaquear uma mulher de 50 anos em Feira de Santana, estava escondido em casa de Pai de Santo, segundo informou a Polícia. De acordo com o Tenente Henrique, comandate do 3º pelotão de Polícia Militar,  a sua guarnição foi informada através de denúncia anônima, que  o adolescente estava na cidade. Segundo a Polícia, o menor foi reconhecido por uma pessoa que  viu reportagens sobre o fato nos veículos de comunicação do estado. Segundo a autoridade policial, o  mesmo vinha constantemente ao município e resolveu se esconder na cidade após a autoria da infração. O pai de santo que não teve o nome revelado, tem sua casa de Camdomblé no bairro Santana, onde o adolescente estava alojado.  Passamos três dias investigando após  a denúncia, colocamos  "olheiros"  na localidade, até obter certeza que tratava-se dele, relata o Tenete Henrique. O  infrator tinha passagens na "DAI" Delegacia do Adolescente Infrator e na Furtos e Roubos,  por assaltos a mão armada. O Jovem de 17 anos,  foi ouvido, encaminhado ao Ministério Público e em seguida foi conduzido para o Centro Socioeducativo Juiz Melo Matos, onde ficará custodiado. Se ficar comprovado que quem o abrigou sabia do crime e que ele era procurado, essa pessoa poderá ser indiciada”, informou o delegado André Ribeiro, titular da DRFR.  O jovem nega o crime.  A comerciante A.F.L.S. continua internada no Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA) e, embora o seu estado de saúde seja estável, ainda não há previsão de alta médica. 

Baianas de acarajé vão se tornar Patrimônio Imaterial da Cultura Baiana nesta sexta

Nesta sexta-feira (26), as baianas de acarajé vão receber o título de Patrimônio Imaterial da Cultura Baiana. O ato de assinatura será realizado às 11h, no Prédio da Governadoria do Estado da Bahia, no Centro Administrativo da Bahia (CAB) Em 2005, o ofício recebeu o título patrimônio Cultural Imaterial do Brasil, considerado o primeiro passo da conquista da regulamentação da atividade, uma luta da categoria há anos.O reconhecimento como Patrimônio Imaterial da Cultura Baiana visa garantir a preservação do ofício e a não alteração do seu modo de fazer e vender. Segundo a Associação das Baianas de Acarajé (ABAM), há cerca de cinco mil baianas na Bahia. 

Vitória da Conquista elege pela primeira vez prefeito em segundo turno


Uma das principais cidades do interior da Bahia, Vitória da Conquista escolhe seu futuro prefeito, no próximo domingo (28), entre os candidatos do PT, Guilherme, e do PMDB, Herzem Gusmão (PMDB). No primeiro turno, o petista obteve 77.061 votos (49,12% do total) e o peemedebista, 63.130 votos (40,24%). Esta é a primeira decisão em segundo turno no município, que ultrapassou o mínimo de 200 mil eleitores necessários para realização da segunda rodada de votação. Atual prefeito da cidade, Guilherme tenta a reeleição na chapa que tem como candidato a vice-prefeito o servidor público Joás Meira Cardoso, do PSB.
Seu adversário, o jornalista e redator Herzem Gusmão, tem como vice o professor Claudionor Dutra, do PSDB. Sexta maior economia do estado, com Produto Interno Bruto (PIB) estimado em R$ 3,1 bilhões, Vitória da Conquista tem 306 mil habitantes, de acordo com o censo 2010 do Instituto Brasileiro de Economia e Estatística (IBGE), e cerca de 215 mil eleitores aptos a votar, conforme dados do Superior Tribunal Eleitoral (TSE). A economia local é majoritariamente baseada no setor de serviços, que gera R$ 2,2 bilhões em receitas. Anualmente, Vitória da Conquista recebe R$ 47,5 milhões do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).  (EBC)

Pena para Valério pode chegar a 20 anos e R$ 1 milhão de multa

O plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) prossegue nesta quarta-feira (24) com a definição da pena de prisão para Marcos Valério, apontado como operador do esquema de compra de votos no Congresso Nacional para beneficiar o governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Na análise de quatro acusações diferentes, a pena pode chegar a 20 anos, 4 meses e 16 dias de prisão. Além disso, a multa chega a R$ 1,684 milhão (em valores que ainda serão corrigidos). A pena pode ser reduzida porque os ministros ainda vão definir se houve concurso material (quando as penas são somadas), concurso formal (quando com uma só ação se pratica mais de um crime é aplicada a pena mais grave podendo ser ampliada) ou crime continuado (quando o segundo ou demais crimes são continuação do primeiro, então é aplicada a pena mais grave podendo ser ampliada). Segundo o Código Penal, condenados a penas acima de oito anos devem cumprir pena em regime fechado, o que deve ocorrer com Valério. Até a última atualização desta reportagem, o Supremo decidiu punições para os seguintes crimes:

Cachorro ataca e mata criança de seis meses no Rio Grande do Norte

Uma tragédia chocou o município de Mossoró, na região Oeste do Rio Grande do Norte, na manhã desta quarta-feira (24). Um cão da raça bull terrier atacou e matou um bebê de apenas 6 meses. O incidente foi registrado pela polícia no bairro Boa Vista. A dona do animal, bastante abalada, disse que o cachorro nunca tinha avançado contra ninguém.  A bebê, chamada Alíssia Ramile Filgueira Dantas, morreu na hora. Já o animal, foi capturado e levado para o Centro de Controle de Zoonoses, onde vai ficar em quarentena. A dona pediu para que o cão seja sacrificado. Na rua onde o fato aconteceu, várias pessoas também cobraram a morte do animal. A polícia já deu início às investigações e vai ouvir a dona do cachorro. A família da criança e os moradores da casa onde o cachorro vivia também serão intimados pelo delegado Rafael Arrais, titular da 2ª DP de Mossoró. (G1)

terça-feira, 23 de outubro de 2012

Bahia entra no top 100 das melhores médias de público do mundo


Um estudo divulgado pela Pluri Consultoria nesta terça-feira (23) mostra que o Bahia tem uma das 100 melhores médias de público no futebol mundial. Apenas três clubes brasileiros aparecem no top 100. Mais bem colocados do que o Tricolor, aparecem Santa Cruz e Corinthians. De acordo com o site da revista Placar, a pesquisa considera a última temporada completa (Brasileirão 2011) de cada clube do planeta contabilizando os números dos jogos em campeonatos nacionais.
O Bahia, com a média de 22.741 do ano passado, é justamente o 100º clube da lista. O Santa Cruz, que jogou a Série D em 2011 e alcançou a marca de 36.916 torcedores por jogo no Mundão do Arruda, é o 39º time. O Corinthians, com 29.424, é o 65º. O líder do ranking é o Borussia Dortmund, bicampeão alemão e único clube com 100% de taxa de ocupação, com todos os 80.552 ingressos vendidos para todas as partidas no Westfalenstadion.

A partir de dezembro de 2016 celulares na Bahia terão 9 dígitos

A inclusão de um nono dígito em celulares já é obrigatória na capital paulista, passará a ser obrigatório nos interiores de São Paulo em dezembro de 2013, no estado do Rio de Janeiro em dezembro de 2014 e em todo o Brasil a partir de 31 de dezembro de 2016, revelou a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) ao divulgar o cronograma. No dia 29 de julho, as ligações feitas para celulares da cidade de São Paulo que incluíam apenas oito dígitos recebiam um aviso sobre a mudança, mas só a partir da semana passada as chamadas deixaram de ser completadas sem a inclusão do nono dígito. (Folha)

Homem chega em casa e interrompe o próprio velório em Alagoinhas


Uma família de Alagoinhas, cidade a cerca de 100 Km de Salvador, levou um susto ao descobrir, no meio do velório, que o corpo que seria sepultado por eles não era do lavador de carros Gilberto Araújo, de 41 anos. Gilberto surpreendeu a todos e provocou corre-corre ao aparecer no velório em casa, onde estavam muitos amigos e parentes. “Teve muito susto. As meninas caindo ali, desmaiando, gente correndo. A rua encheu de moto, de carro, de tudo”, conta a vendedora Maria Menezes. Gilberto disse que soube na rua, por um amigo, de toda a confusão. Ele conta que ligou para falar com alguém no velório, mas quem atendeu achou que era um trote. Então, ele resolveu ir pessoalmente mostrar que estava vivo.
“Um colega me ligou [dizendo] que tinha um caixão, que era eu que estava morto. Aí eu disse ‘gente, mas eu tô vivo, me belisca aí”, conta Gilberto. O corpo que a família reconheceu na manhã de domingo (21), no Departamento de Polícia Técnica local, é de um homem muito parecido fisicamente com Gilberto, o que provocou o equívoco entre os familiares, desde a liberação do corpo até a cerimônia de velório. Ninguém percebeu a troca até que Gilberto aparecesse na casa.