quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Record vai brigar por Copas na Justiça

A Record vai entrar com um processo contra a Fifa na Justiça. Tudo por conta da renovação do contrato de transmissão das Copas do Mundo de 2018 e de 2022  com a Globo. A Record diz que foi informada pela Fifa em 2010, após o término da Copa do Mundo, de que haveria concorrência no Brasil pelos direitos de transmissão dos eventos em questão. A emissora diz que estava muito interessada em participar dessa disputa, e foi surpreendida pelo anúncio da Globo, na terça-feira (28), de que havia comprado os dois mundiais.
A Record afirma que não houve no Brasil livre concorrência pelo evento, diferentemente do que ocorreu em mais de 40 países, em que vários grupos de comunicação disputaram em licitações as Copas de 2018 e 2022. A emissora pretende recorrer às entidades mundiais de defesa ao livre comércio, na Suiça, para fazer valer os seus direitos. (Folha)

Secretaria da Segurança Pública divulga lista dos aprovados em seleção pública

A Secretaria da Segurança Pública (SSP) divulgou nesta quarta-feira (29) os nomes dos 26 candidatos selecionados para ocupar cargos administrativos em unidades das polícias Civil, Militar e Técnica em Salvador e Vitória da Conquista. A lista com o nome dos aprovados está disponível no Diário Oficial do Estado. Os aprovados para Salvador devem comparecer na próxima segunda-feira (5), das 9h às 17h, ao edifício-sede da SSP, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), com a documentação exigida no edital do processo seletivo (nº 003/2011).
Já os selecionados para as vagas em Vitória da Conquista devem se apresentar – também na segunda-feira (5), das 9h às 17h – ao Distrito Integrado de Segurança Pública (Disep), que fica na Rua Humberto de Campos, 205, bairro de Jurema. O contrato é de dois anos, prorrogáveis pelo mesmo período. Os critérios de avaliação foram análise curricular, entrevista presencial e, para os que concorreram ao cargo de motorista, também testes práticos de direção. (Correio)

Asma precisa de cuidado constante por parte da pessoa com a condição, lembra especialista

Crises constantes de falta de ar e chiado no peito podem ser sinais de asma, uma condição que atinge a região que faz a ligação entre a garganta e o pulmão, e que pode ser confundida com a bronquite. “A asma é uma doença pulmonar inflamatória crônica – ou seja, não se reverte sem tratamento – e que é caracterizada pelo fechamento dos brônquios – espécie de “tubos” que ligam a garganta aos pulmões –, mas cuja crise é reversível na grande maioria das vezes”, explica Olavo Mion, otorrinolaringologista do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. “A asma tem influência genética e, portanto, ter asmáticos na família aumentam as chances de ter um filho com a condição”, completa.
Durante as crises os pacientes apresentam uma espécie de “chiado” no peito, falta de ar, sensação de aperto para respirar e tosse seca. A grande maioria das crises de asma é precipitada por infecções de vias respiratórias altas (gripe ou resfriado). Entretanto, diz Mion, algumas crises podem ser desencadeadas por substâncias alérgicas (poeira, pelos ou saliva de animais, grama, mofo) ou irritantes (poluição, fumaça de cigarro ou lareiras, cheiros fortes). De forma menos frequente, as crises de asma também podem aparecer durante exercícios físicos ou após estresse emocional.

Professor da UNEB é preso em flagrante por pedofilia

Um professor da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) foi preso em flagrante por pedofilia no município de Nanuque, em Minas Gerais, na última quarta-feira (22). Segundo informações da Polícia Civil da cidade, três adolescentes foram encontrados na casa de Jeová Brito de Sampaio, 57 anos, e afirmaram que haviam mantido relações sexuais com o professor. A Uneb confirmou que Jeová ensina na instituição e está vinculado ao Departamento de Educação do campus de Teixeira de Freitas. O delegado Luiz Henrique afirmou, em entrevista à Tv 3 Fronteiras, que ele foi autuado em flagrante e encaminhado para o presídio da cidade. 
Ainda de acordo com o delegado, policiais militares faziam ronda no bairro onde fica a casa de Jeová quando abordaram quatro adolescentes. Um dos jovens contou aos agentes que havia sido acusado de ter roubado o celular de Jeová e foi levado pelo professor para a casa dele. O adolescente ainda contou que passou a tarde na casa de Jeová, que havia praticado sexo oral com ele e com outros três adolescentes, que também estavam no local. Os policiais foram até a casa do professor e, com ele, estavam dois adolescentes de 14 anos e um de 12, que também afirmaram que mantiveram relações sexuais com Jeová. As mães e avó dos adolescentes prestaram depoimento na delegacia e o Conselho Tutelar do município foi acionado e acompanha as investigações do caso. (Correio)

Igreja evangélica compra uma hora de faixa nobre da RedeTv!

O pastor R.R Soares, da Igreja Internacional da Graça, fechou a compra de uma hora da faixa nobre da RedeTV! e tem a estreia prevista para amanhã (1º de março). O programa vai ocupar uma hora diária, das 21h30 às 22h30. A RedeTV! confirmou a venda ao "F5", mas não revelou valores. Soares, que é cunhado de Edir Macedo e cofundador da Igreja Universal, disputava o horário com outro religioso: Valdemiro Santiago já oferecera cerca de R$ 6 milhões mensais para o mesmo horário ser ocupado por sua Igreja Mundial. Estava tudo praticamente fechado, mas a proposta de Soares desbancou a do concorrente. 
O presidente da RedeTV!, Amilcare Dallevo, vinha se dizendo contrário à venda de qualquer horário na faixa nobre, pois temia que a programação religiosa baixasse ainda mais a audiência da emissora. Além disso, prejudicaria também os programas que vêm após a pregação. No entanto, pressionado por dificuldades financeiras, acabou convencido a aceitar a proposta. Com a nova aquisição, Romildo Ribeiro Soares passa a ser o primeiro religioso a estar em dois canais, em horário nobre, ao mesmo tempo. Ele já tem um programa diário na Band, que começa às 20h30. A Band, aliás, arrendou seu canal UHF, o 21, para a Igreja Mundial, de Santiago. Já a Gazeta também exibe um programa da Igreja Universal em sua faixa nobre (das 20h às 22h). (F5)

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Globo acerta transmissão das Copas de 2018 e 2022

A TV Globo distribuiu comunicado oficial nesta terça-feira para anunciar que já adquiriu os direitos para transmitir as Copas do Mundo de 2018 e 2022, que serão realizadas respectivamente na Rússia e no Catar. A emissora festejou o acordo firmado com a Fifa, que também prevê a transmissão dos jogos destas competições por meio de TV fechada, celulares e internet. A Globo ainda esclareceu que poderá repartir esses direitos com outras emissoras, como já aconteceu no Mundial de 2010, quando a Bandeirantes também transmitiu as partidas realizadas na África do Sul. 
A Fifa confirmou em seu site oficial a prorrogação do atual acordo com a Globo para transmissão dos Mundiais que serão realizados após a Copa do Mundo de 2014, que será disputada no Brasil. "A força da Globo com sua penetração no vasto território do Brasil garante que o torneio seja acompanhado pelo maior número de pessoas possível e foi um fator determinante para a nossa decisão de renovar o nosso acordo", afirmou o secretário-geral da FIFA, Jérôme Valcke. (Abril)

Analgésicos podem aliviar a dor de um coração partido

Quem já teve o coração partido por qualquer razão (ou pessoa) sabe que a dor emocional pode, muitas vezes, ser física também. Agora, cientistas afirmam que aqueles com maior sensibilidade à dor realmente sofrem mais com dores "sociais". E, para aliviar o problema, os analgésicos comuns podem ser a solução, de acordo com a reportagem do jornal britânico Daily Mail.
Os pesquisadores descobriram que as dores física e emocional causam reações similares no cérebro - tão parecidas que os estudos mostraram que analgésicos comum poderiam, de fato, contribuir para aliviar a dor emocional. Os estudos foram realizados na Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos. Os testes mostraram que a dor física tem dois componentes: a experiência sensorial e a parte intelectual, em que o cérebro decide quão ruim e estressante é aquela sensação. É este último componente que parece ser semelhante quando a dor é emocional. O estudo foi publicado no periódicoCurrent Directions in Psychological Science, da Association for Psychological Science.

Gol contra no fim dá vitória ao Brasil sobre a Bósnia

Com um gol contra no fim da partida, a seleção brasileira superou a Bósnia-Herzegóvina por 2 a 1, nesta terça-feira, em St. Gallen, na Suíça, no primeiro amistoso da equipe dirigida por Mano Menezes em 2012. O lateral esquerdo Marcelo abriu o placar, aos 3min do primeiro tempo. A Bósnia empatou aos 13min, em uma falha de Júlio Cesar.
Aos 45min, do segundo tempo, após forte cruzamento de Hulk, Papac fez o gol contra. Esse foi o quinto jogo seguido do Brasil contra times sem muitas tradições no futebol mundial. A equipe nacional derrotou Costa Rica, México, Gabão e Egito.

PR cogita lançar Tiririca para prefeitura de São Paulo

Em meio às negociações de alianças na corrida eleitoral e de mais espaço no governo federal, o PR cogita lançar o deputado Tiririca na disputa pela Prefeitura de São Paulo. Segundo lideranças da legenda, o movimento tem dois objetivos principais. O primeiro é evitar indisposições tanto com PSDB quanto com o PT. Atualmente, o PR é aliado do prefeito Gilberto Kassab (PSD), mas teria dificuldade em apoiar o tucano José Serra por estar, em âmbito nacional, mais próximo de Dilma Rousseff do que da oposição. 
Ao mesmo tempo, caso apoie o petista Fernando Haddad ficaria "a pão e água", segundo palavras de uma liderança do partido, caso Serra ganhasse. Outra ideia com o lançamento do nome de Tiririca é puxar votos para os vereadores da capital. A cúpula do PR acredita que, na disputa, Tiririca seria um cabo eleitoral mais forte. Lideranças do PR, porém, negam que as negociações aconteçam para pressionar o Palácio do Planalto a indicar um novo ministro para os Transportes. Questionado, o deputado diz achar que tem capacidade para administrar a maior cidade do país. "Acho que isso [a possibilidade de ser candidato] é um reconhecimento do meu trabalho aqui [na Câmara]. De 513 eu sou um dos poucos que nunca faltou. Isso me surpreendeu, mas quem bota lá [quem elege o prefeito] é o povo", disse à *Folha&. Segundo Tirirca, sua decisão depende apenas do partido. Tiririca foi o deputado federal mais votado do país, com cerca de 430 mil votos somente na capital. (JB)

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Sindicato dos policiais civis marca assembleia para o dia 16 de março

A campanha salarial da Polícia Civil começa agora em março, mas precisamente no dia 16, que é quando ocorre a primeira assembleia sobre o assunto. De acordo com Marcos Maurício, presidente do Sindicato dos Policiais Civis da Bahia (Sindpoc-BA), a pauta de reivindicações ainda está sendo construída e serão criadas opções para que os integrantes do sindicato votem no dia 16. Após esse período, a pauta será enviada ao governo.
Entre as reivindicações, os policiais querem aumento salarial, ainda com o percentual não definido; pagamento de insalubridade; aposentadoria especial e reenquadramento, que é uma espécie de promoção. (Portal Metrópole)

Gestantes atendidas pelo SUS vão avaliar serviços prestados

A partir de abril, mulheres que tiveram filhos em unidades do SUS (Sistema Único de Saúde) poderão receber uma ligação telefônica do Ministério da Saúde. O objetivo é avaliar a qualidade dos serviços prestados às gestantes, incluindo o pré-natal, o parto e o pós-parto. Os números de telefone, segundo a pasta, serão obtidos nos formulários de Autorização para Internação Hospitalar, preenchidos pelos próprios profissionais de saúde.
No documento, constam também informações como quantos e quais procedimentos hospitalares foram realizados e se a mulher teve direito a levar um acompanhante para a sala de parto. A estratégia de avaliar a qualidade dos serviços prestados às gestantes, de acordo com o ministério, é inédita e integra as ações do Rede Cegonha, lançado pelo governo federal em 2011. O levantamento será feito pela Ouvidoria Nacional do SUS. A partir dos resultados, relatórios de avaliação do atendimento serão enviados para os gestores locais. (Folha)

Uma em cada dez pessoas já fez sexo no trabalho, diz pesquisa

Quando estiver no seu escritório, dê uma olhadinha em volta e imagine: uma em cada dez pessoas já fez sexo no local de trabalho. Pelo menos é o que diz a pesquisa divulgada pelo site de empregos norte-americano Glassdoor. Mais de mil usuários do site responderam um questionário sobre amor e relacionamentos no ambiente de trabalho, e contaram sobre suas experiências. O resultado: 12%, ou seja, uma em cada dez pessoas, já fizeram sexo no escritório. E 88% das pessoas nunca fizeram, mas 22% já pensaram em colocar esta ideia em prática.
Vale lembrar que romances entre colegas de trabalho não são raros. Das mais de mil pessoas que responderam a pesquisa, 37% já se envolveram com algum colega. E a maior parte dos participantes, 51%, acha que não há problema nesse tipo de envolvimento. Mas para um relacionamento entre colegas de trabalho dar certo, é bom prestar atenção em certasregras de comportamento. E antes de se animar demais dentro do escritório e fazer sexo em cima da mesa, lembre-se do bom e velho ditado: “onde se ganha o pão, não se come a carne”. Ainda mais em tempos em que tudo é vigiado por câmeras de segurança. (iG)

domingo, 26 de fevereiro de 2012

Gianecchini afirma ter vencido o câncer

Reynaldo Gianecchini comemorou o resultado de exame de imagem realizado na última semana, demonstrando que o ator não possui mais linfomas em seu corpo. Diagnosticado com câncer linfático em 2011, o galã passou por um transplante de medula no fim do ano passado e falou sobre seu tratamento à edição desta semana da revista "Época". "A operação de medula para mim foi um renascimento. Eu sabia que seria duro, mas não tinha noção. É uma quimioterapia que mata sua medula, aí você toma suas células de novo, as que foram salvas e são sadias. Foi o único momento de meu tratamento em que eu pensei, caramba, será que aguento isso?", declarou à colunista Ruth de Aquino.

Na última quarta-feira, dia 22, o cateter que estava no corpo de Gianecchini desde a descoberta dos linfomas foi retirado. Agora, o ator conta os dias para voltar ao teatro com a peça "Cruel", que teve a temporada interrompida em São Paulo para o tratamento de saúde do artista. "A partir de 13 de março, vou começar bem devagar minha peça 'Cruel' às segundas e terças. Faço o vilão, o cruel. Isso vai ser meio louco. Lidei com tanto amor, tanta gente vai me assistir, as pessoas tão carinhosas, querendo me rever no palco. E vou estar lá fazendo horrores (risos), supermalvado", brincou Gianecchini. 

Correios entrega 163 milhões de livros didáticos em todo o país

Os Correios finalizaram este mês a entrega de 163 milhões de livros didáticos para o ano letivo de 2012. As obras serão usadas por mais de 39 milhões de alunos do ensino médio e fundamental. Em relação ao ano passado, houve um aumento de 8% na quantidade de obras distribuídas. A operação, que movimentou cerca de 90 mil toneladas de carga, foi iniciada em setembro de 2011 e concluída dentro do cronograma previsto, cumprindo assim a meta previamente estabelecida. Na Bahia, foram entregues1 milhão e meio de livros, em 417 municípios. A logística do Programa Nacional do Livro Didático (PNDL) é de responsabilidade dos Correios há 18 anos. 
No total, 135 mil escolas públicas de ensino fundamental e médio foram beneficiadas pelo programa do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) do Ministério da Educação. A entrega de livros didáticos pelos Correios é considerada uma das maiores do mundo e possui uma estrutura especialmente criada para atender esta demanda. Já foi premiada pelo World Mail Awards, pela Associação Brasileira de Movimentação Logística (ABML) e pela Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). (r7)

Carnaval sem cordas e novo circuito ganham força para 2013

Desde os anos 1980 símbolo da privatização do Carnaval de Salvador, as cordas começaram gradativamente a ir ao chão nas duas últimas edições da folia. Atrações famosas, como Armandinho, Moraes Moreira, Luiz Caldas, Carlinhos Brown e Daniela Mercury já traziam antes o folião pipoca atrás dos trios, mas foi no ano passado que Saulo Fernandes, da banda e bloco Eva, provocou o que parece ser uma reviravolta agora, quando aboliu o cordão de isolamento na terça-feira de Carnaval de 2011, puxando 20 mil pessoas. De um, os adeptos dos sem-cordas passaram a dez este ano, segundo informou o presidente da Empresa de Turismo de Salvador (Saltur), Cláudio Tinoco. Entres os novos adeptos da tendência, destaque para Chiclete com Banana, Tuca Fernandes e Jammil. Já para 2013, outros artistas caros à indústria carnavalesca, como Asa de Águia, Claudia Leitte, Harmonia do Samba e Psirico, anunciaram o desejo de prestigiar a pipoca. O abaixar das cordas é, contudo, mínimo. Limita-se a um dia dos seis de festa, por atração. “É uma demagogia. Durante décadas esses artistas se serviram desse modelo e enriqueceram com ele. Se o Carnaval pode ter um dia sem corda, porque não pode todos? Não é uma boa pergunta?

Venda de chupetas e mamadeiras com bisfenol-A pode ser proibida

A Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio da Câmara analisa um projeto, já aprovado pelo Senado, que proíbe a comercialização e a distribuição gratuita de mamadeiras, bicos e chupetas que contenham bisfenol-A. “Estudos demonstraram potencial cancerígeno dessa substância, além de efeitos adversos no desenvolvimento físico, neurológico e comportamental de crianças”, explica o senador Gim Argello (PTB-DF), autor da proposta. O bisfenol-A está presente no plástico policarbonato e é liberado após aumento de temperatura. Em janeiro deste ano, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu o uso da substância na produção de mamadeiras. Dessa forma, o projeto transformaria a resolução da Anvisa em lei e incluiria bicos e chupetas, itens não mencionados na norma da agência. A proposta, que tramita na Câmara em caráter conclusivo e em regime de prioridade, deve passar ainda pelas comissões de Seguridade Social e Família, e de Constituição e Justiça e de Cidadania. (Fonte: Bahia Notícias)

Oficina vai elaborar questões para próximas edições do ENEM

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), órgão do Ministério da Educação (MEC) responsável pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), vai realizar oficinas para a elaboração e revisão de questões para compor o banco de itens da prova. A portaria que institui as oficinas foi publicada nesta sexta-feira no Diário Oficial da União. De acordo com a portaria, as oficinas vão acontecer em "ambientes seguros do Inep ou das instituições de ensino superior credenciadas conforme procedimentos descritos em editais próprios". O órgão ainda informou que os professores devem estar cadastrados no banco de colaboradres e todo o trabalho será feito sob supervisão de funcionários indicados pelo órgão.
A decisão de promover as oficinas foi tomada após erros na edição do ano passado. Em janeiro, a Polícia Federal (PF) indiciou um professor e um funcionário do Colégio Christus, de Fortaleza (CE), pelo vazamento das questões do Enem 2011. Por meio de uma apostila distribuída pela escola, os alunos tiveram acesso antecipado a 14 questões que foram cobradas na prova de outubro. O inquérito confirmou que os itens vazaram da fase de pré-teste da qual a escola cearense participou, em 2010. (Terra)

Rio Paraguaçu dá empregos, cria paisagens e irriga culturas na BA

Montanhas imponentes, curiosas, das mais belas do Brasil. Joias raríssimas, encravadas no coração da Bahia. É neste cenário que começa nossa viagem pela Bacia do Rio Paraguaçu.
Estamos na Chapada Diamantina, terra dos rochedos gigantes e de águas cristalinas. O maior rio totalmente baiano tem 614 quilômetros de extensão. Nasce na Chapada Diamantina e deságua perto de Salvador, na Baía de Todos os Santos. Sua missão é dar ao homem a riqueza de suas águas.
Para ver onde o Paraguaçu começa, viajamos até o município de Barra da Estiva. Nosso destino é o Morro do Ouro, uma área conhecida como “Cocal”. É onde fica a nascente, o trecho oculto do Rio Paraguaçu.
É difícil imaginar que o Paraguaçu brota ao lado de um pasto abandonado. Na nascente, o Paraguaçu quase cabe na palma da mão. É interessante saber que essas águas, que começam tão tímidas, cruzam três regiões importantes da Bahia, matam a sede, a fome, distribuem riqueza, abastecem mais de 2,5 milhões de baianos.
Mais adiante, o Paraguaçu já ganha porte de um riacho, correndo ao lado ao lado da área abandonada.
Admo da Conceição é um pequeno empresário, uma espécie de protetor do primeiro trecho do Paraguaçu. Comprou a velha fazenda de café só para preservar a nascente. “Eu arranquei o café e deixei, abandonei. Fiz isso porque eu gosto da natureza, eu gosto da água, ninguém tem o direito de destruir uma nascente que uma vez morta nunca mais vai existir”.
O rio mal começa e vai logo distribuindo suas águas. A Barragem do Apertado, uma represa de 25 quilômetros de extensão, abastece o perímetro irrigado da região. O curioso é que esse volume vem de um Paraguaçu ainda menino.
O carro-chefe do agronegócio é a batata. Só uma fazenda tem dois mil hectares irrigados e produz 90 mil toneladas por ano. Grande parte do abastecimento de batata do Nordeste sai de lá.
A produção é responsável por 700 empregos diretos. O povo da região que as águas do Rio Paraguaçu produzem milagre porque não dava para imaginar que o semiárido nordestino fosse, um dia, produzir maçã.
A maçã é uma fruta de clima temperado, que precisa de frio em grande parte do ano. Por isso, Santa Catarina e Rio Grande do Sul são os grandes produtores nacionais.
Mucugê no calor do Nordeste parecia impossível. O holandês Theodorus Daamen já tinha feito experiências em outras regiões nordestinas, mas não deram certo. Quando descobriu a Chapada Diamantina e as águas do Paraguaçu, tudo mudou. “Essa variedade, a eva, já pode florescer com 150 horas de frio, em temperatura abaixo de 7°C, acumulada durante o inverno”.
Conhecer o Paraguaçu é fazer um passeio pela história do Brasil colonial. Quem visita Mucugê logo tem essa sensação. Município bucólico, oito mil habitantes e um ar de nobreza.
O Paraguaçu passa ao lado, mas corre escondido entre as montanhas do Sincorá. Para atravessar as montanhas do Sincorá, o Paraguaçu faz um percurso de 60 quilômetros. É o trecho mais acidentado do rio, o mais difícil de conhecer, mas onde se tem uma boa noção da força das águas. Foram milhões de anos furando os rochedos, abrindo caminho em direção ao mar.
O maior obstáculo para conhecer a região a pé são as pedras que rolam do topo da serra. Muitas desviaram o curso das águas e dificultam a caminhada. Pedrinhas menores, os seixos, estão por toda parte. Esse trecho do leito do Paraguaçu já enriqueceu muita gente nos bons tempos do diamante.
O Paraguaçu segue o seu rumo. Mais adiante, no município de Nova Redenção, ele passa perto de oito assentamentos. Em um deles, há 24 anos, cada família recebeu do Governo Federal um lote de 30 hectares. Alguns assentados já foram embora. Segundo Rosalvo Oliveira, presidente da Associação Comunitária, os que ficaram esperam até hoje o que o Incra prometeu.
“Várias vezes tivemos reuniões para vir irrigação aqui para dentro, para a gente trabalhar, só que não veio. O rio está perto, mas cadê, como é que você puxa água de lá sem condições?”, reclama Rosalvo.
Em outro lote, no mesmo assentamento, a colheita do tomate nunca falha. O lote foi arrendado por um empresário que bancou o projeto de irrigação. O assentado, de dono do lote, virou empregado. A situação só não é pior porque as famílias dos assentados ganham um dinheirinho com o turismo. A fonte de renda alternativa é uma atração deslumbrante.
Um afluente misterioso do Paraguaçu fica a 100 metros da superfície da terra, um riacho subterrâneo. A água impressiona, de tão cristalina. Uma cor azul vem do sol refletido nas paredes de calcário. O banho e a visitação são permitidos pelo Ibama. G1.COM

sábado, 25 de fevereiro de 2012

Objeto que caiu do céu no Maranhão seria tanque de foguete, diz astronauta

Um objeto que caiu do céu e assustou moradores de duas cidades do Maranhão na quarta-feira de Cinzas é provavelmente um tanque de um foguete utilizado para lançar satélites ao espaço, afirmou o astronauta brasileiro Marcos Pontes. O globo metálico foi encontrado por moradores de um povoado de Anapurus, a 280 km de São Luís, onde caiu a 6 metros de uma casa. A FAB (Força Aérea Brasileira) informou que vai investigar a origem do objeto. A reportagem consultou especialistas em engenharia aeroespacial que afirmam haver grande possibilidade de a peça ser lixo espacial, assim como um pesquisador espacial ouvido pela agência russa Ria Novosti. Um centro de estudos espaciais americano previa a reentrada de um fragmento de foguete no dia 22 de fevereiro na atmosfera terrestre, próximo ao local onde a peça foi encontrada, "tudo indica ser um tanque de foguete", diz astronauta Marcos Pontes.
Alvoroço
O objeto, encontrado por um morador do povoado de Moraes, provocou alvoroço também entre os 10 mil habitantes de Mata Rosa, município vizinho. José Valdir Mendes, 46 anos, afirmou que a peça, do tamanho de um botijão de gás, com mais ou menos 30 kg, é oca e deixou um buraco de cerca de 1 metro em seu quintal. “Escutei o barulho, tremeu até a perna. Fui olhar o que era. Pensei que era um avião que tinha caído, ou um terremoto”, contou. “Foi um alvoroço enorme aqui. Internautas também enviaram suas hipóteses para o mistério: seria a bola um babaçu gigante, comum no estado? Uma bola que caiu da árvore de Papai Noel? A barriga da falsa grávida do interior paulista ou um ovo de coruja? Uma bola de um gol perdido do jogador Deivid ou um pênalti batido por Elano na Copa América?

Adolescente admite ter dado partida em Jet Ski que matou criança

O adolescente suspeito de atropelar e matar a menina Grazielly Almeida Lames, de três anos, com um um jet ski em uma praia no Litoral Norte de São Paulo, afirmou nesta sexta-feira (24) em depoimento à polícia, que deu partida no jet ski. A informação foi confirmada pelo advogado dele, Maurimar Bosco Chiasso. "Ele simplesmente confirmou toda aquela informação (...) de que ele inadvertidamente acionou o jet ski, se projetou e aconteceu esse fatídico acidente", falou ao Jornal Nacional.
A polícia ouviu quatro turistas que estavam na praia no momento do acidente. Uma das testemunhas disse ter visto quando os dois adolescentes subiram no jet ski e aceleraram. O veículo empinou, os garotos caíram na água e o equipamento seguiu até a areia, quando, segundo ela, acertou a menina. Informações Bahianoticias / Foto: Correio

Cafezinho antes da refeição ajuda a emagrecer

Esqueça o cafezinho depois do almoço. O melhor, mesmo, é tomá-lo antes das refeições — sem açúcar. Se o conselho parece amargo demais, aí vai uma vantagem que pode adoçar o paladar: o café puro (ou até mesmo com adoçante) ajuda a emagrecer. Pelo menos é o que garante um estudo divulgado essa semana pela publicação científica americana ‘Metabolism’. De acordo com a pesquisa, tomar dois copos de café por dia estimula a queima de até 50 calorias a mais durante as quatro horas seguintes à ingestão da bebida.
Para quem quer perder peso, os nutricionistas recomendam tomar uma xícara de café antes das refeições. O mecanismo envolve principalmente o sistema nervoso: a cafeína estimula essa área do cérebro, sinalizando ao corpo que ele deve utilizar a energia do seu estoque de gordura. Além disso, a cafeína também libera endorfina no organismo, dando a sensação de saciedade.

Ministério Público cobra que 200 dias de aula sejam cumpridos na rede municipal

O cumprimento dos 200 dias letivos mínimos na rede municipal de ensino, exigidos pela Lei de Diretrizes e Bases (LDB), preocupa o Ministério Público do Estado (MPE) e o Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Bahia (APLB Sindicato). Segundo a procuradora de Justiça, Terezinha Lôbo, coordenadora do Centro de Apoio Operacional a Promotoria de Defesa da Educação (CETUC-MP), um calendário que contemplasse a exigência legal já havia sido pedido pelo MP. “Enviamos um ofício no dia 15 de fevereiro pedindo um novo calendário, com as reposições de aula efetiva, sem ‘tarefa de casa’”. Após tomar conhecimento da situação da rede municipal, a procuradora explica que a questão não é nova.
“A partir de uma reportagem de um jornal da Rede Globo, veiculada em 9 de maio de 2011, que denunciava que 70% dos alunos do Ensino Fundamental estudavam em escolas improvisadas e mal conservadas, foi celebrado um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) neste sentido, em agosto de 2011, entre a Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secult) e o MP”. Para garantir o cumprimento da legislação, o Ministério Público se reunirá na próxima terça-feira (28) com o secretário João Carlos Bacelar, titular da pasta, para saber o que será feito do calendário letivo. “Essa exigência se dá porque os conteúdos têm um tempo necessário para serem passados com qualidade”, justifica a procuradora. Em nota oficial, Bacelar garantiu que os 200 dias letivos serão cumpridos, contrariando o que afirmou em entrevista a TV Bahia anteontem. “Vamos acabar com a hipocrisia. Nenhuma escola de rede pública no Brasil, salvo exceções, atinge esses 200 dias letivos. Com greves, paralisações, falta de estrutura física, atrasos de salários, nunca atingimos", disse ele, na entrevista.

Pressionado, Cerezo pede paciência no Vitória

O técnico do Vitória, Toninho Cerezo, está pressionado. Sob o seu comando, os números do rubro-negro no Baianão 2012 já têm deixado o torcedor de cabelo em pé: foram cinco empates, quatro vitórias e uma derrota. Na quarta colocação com 17 pontos ganhos, o seu time tem apenas um aproveitamento de 56% no Estadual. Em coletiva à imprensa após o treino que comandou na tarde desta sexta-feira, 24, na Toca do Leão, Cerezo deixou transparecer que, por conta dodesempenho modesto no Estadual, tem sido pressionado pela torcida e pela direção do clube.
"Se um dirigente vier me perguntar por que temos empatado tanto, vou dizer que o meu time tem jogado com vontade. Todo torcedor tem a sua opinião e eu tenho que respeitar isso. Mas a gente tem que ter paciência e eu vou seguir pelo meu caminho. Se não vier o resultado, paciência, mas eu vou fazer o melhor e com honestidade. O grupo está com vontade. Isso é fundamental em qualquer equipe que está em formação", disse o treinador. Apesar da falta de resultados expressivos, Toninho Cerezo valoriza a dedicação dos seus comandados e conta ainda que, no geral, está satisfeito com o que tem visto no elenco rubro-negro. "Logicamente que nós queremos ganhar. Mas, eu pergunto: minha equipe em campo está correndo, está lutando, está se dedicando e criando oportunidades? Está. Agora, você tem um adversário do outro lado. Todos os meus jogadores entram determinados. Não falta vontade. Dividem todas as bolas e sabem o que fazer em campo", destacou. (ATarde)

Horário de verão rende R$ 160 milhões nesta edição

Brasília, 25 - A economia  com o horário de verão chegou nesta edição a R$ 160 milhões. Segundo o Operador Nacional do Sistema (ONS), isso tem como consequência a redução da tarifa de energia elétrica para o consumidor. Dados reunidos pela ONS apontam para uma redução da demanda no horário da ordem de 2.555 MW - 1.840 MW no Sudeste e Centro-Oeste, 610 MW no Sul e 105 MW no Nordeste - neste ano, o Estado da Bahia passou a adotar o horário alternativo. A redução representa 4,6% da demanda máxima dos três subsistemas.

Ainda conforme o órgão regulador, a redução de energia foi de 0,5% em todos os subsistemas envolvidos, o que equivale a 8% do consumo mensal da cidade do Rio de Janeiro ou 10% do consumo mensal de Curitiba e 0,5% do consumo mensal de Feira de Santana (BA). No caso de São Paulo, houve redução de demanda de 4,5% no horário de pico - resultando em economia de 985 MW, a maior do País. O diretor-geral do ONS, Hermes Chipp, destacou que a medida também aumenta a segurança do sistema e diminui custos de operação. O Ministério das Minas e Energia já havia adiantado nesta semana que pretende continuar a adotar anualmente o horário de verão.

Casamento heterossexual é único digno para procriar, diz Papa

O papa Bento XVI disse neste sábado (25) que o casamento entre um homem e uma mulher é o único "lugar digno" para dar à luz a um novo ser humano, uma procriação que, segundo ele, representa a expressão da união biológica e espiritual dos cônjuges. Bento XVI abordou o assunto da procriação durante uma audiência no Vaticano com participantes da 18ª Assembleia Geral da Academia Pontifícia para a Vida, realizado de quinta-feira (23) até este sábado sob o lema 'Diagnoses e tratamento da infertilidade'. 
"A união do homem e da mulher nessa comunidade de amor e de vida que é o casamento constitui o único 'lugar' digno para a chamada à existência de um novo ser humano, que sempre é um presente", acrescentou. Bento XVI louvou o trabalho dos cientistas que mantêm "acordado seu espírito de busca da verdade, ao serviço do autêntico bem do homem", evitando o "cientificismo e a lógica do lucro" que, segundo o papa, parece dominar hoje o campo da infertilidade e da procriação humana, "chegando a limitar inclusive muitas outras áreas de pesquisa". "A dignidade humana e cristã da procriação não consiste em um produto, mas em seu vínculo com o ato conjugal, expressão do amor dos cônjuges, de sua união não só biológica, mas também espiritual", disse o pontífice. "As legítimas aspirações de paternidade do casal que se encontra em uma condição de infertilidade têm, portanto, de encontrar, com ajuda da ciência, uma resposta que respeite plenamente sua dignidade de pessoas e esposos", destacou Bento XVI.

Souza retorna o ataque tricolor

Após golear o Fluminense de Feira por 4 a 0, em Pituaçú, na última quinta-feira (23) e conseguir a liderança do Campeonato Baiano, devido a derrota do Bahia de Feira para o Juazeirense, o clima no Fazendão é de tranquilidade. Na última sexta-feira (24), o técnico Falcão comando um treino com os jogadores que não atuaram na partida da útima quinta-feira, a novidade foi a presença do atacante Souza que se recuperou das dores que sentiu na coxa e foi confirmado por Falcão para a partida deste domingo (26), às 16h, contra o Camaçari, no estádio Armando Oliveira, em Camaçari.
A outra novidade nas atividades desta sexta-feira, foi a presença do lateral-esquerdo Ávine que ainda não jogou esta temporada. O jogador pode voltar à equipe na próxima quarta-feira (29), às 20h30, também contra a equipe do Camaçari, só que desta vez o jogo será no estádio de Pituaçú. Quanto ao meia Zé Roberto, o jogador realizou atividades na academia e ainda não tem previsão certa para voltar a campo devido a dores no tendão do pé. O técnico do Bahia, Falcão, ainda não divulgou a lista de relacionados para a partida contra o Camaçari. O Bahia é líder do Campeonato Baiano com 23 pontos, dois a frente do vice-líder, Bahia de Feira (21). (Sociedade AM)

PM de Sergipe diz que vai processar a cantora Rita Lee

A Associação dos Militares de Sergipe (AMESE) através da sua assessoria Jurídica representada pelo advogado Plínio Karlo Moares e Costa vai entrar com uma ação de danos morais contra a cantora Rita Lee, que no dia 29 de janeiro fez o ultimo show de sua carreira, na praia da Atalaia Nova, na grande Aracaju. Na ocasião, a cantora protestou contra o que ela considerou excesso por parte do efetivo contra o seu público e proferiu palavrões ao se dirigir aos militares. “Os policiais associados à AMESE que trabalharam naquela noite e que se sentiram ofendidos pela cantora podem ingressar na ação. Estamos na fase de junção da documentação desses policiais, trabalho que só devemos concluir em março, quando pretendemos protocolar todas a ação”, destaca o advogado. 
Ele informou ainda, que o valor cobrado para cada policial foi de R$ 20 mil, mas que esse valor é usado como base, e cabe ao juiz que for julgar a ação estipular a quantia adequada. O presidente interino da AMESE, sargento Edgar Menezes apóia a atitude dos militares. “Não hesitaremos em atender aos associados que desejarem fazer parte dessa ação. Pois são profissionais que merecem respeito”. Segundo o sargento, o efetivo da noite do show contou com cerca de 110 policiais, nem todos associados, mas que podem entrar com ações independentes caso tenham se sentido ofendidos.Em conversa com a equipe do G1 SE, a advogada da cantora, que preferiu não ter o nome publicado, afirmou que soube da ação por meio da imprensa e não julga ser esse o momento para se pronunciar sobre o caso. As informações são do G1. 

Camisa azul da Seleção Brasileira já está pronta e vai usar nas Olímpiadas

A Seleção Brasileira de futebol já tem uniforme para a disputa dos Jogos Olímpicos deste ano, que serão disputados na cidade de Londres. O modelo é bem semelhante ao lançado pela empresa de material esportivo Nike, no início do mês, com a pequena diferença da bandeira brasileilra estar no lugar do símbolo da CBF - conforme a recomendação tradicional do Comitê Olímpico Internacional (COI) para todas as Olimpíadas. A coluna "Panorama Esportivo", do jornal "O Globo", revelou as primeiras imagens da camisa azul, com detalhes amarelos nas mangas, neste sábado. O uniforme será utilizado tanto pela Seleção masculina quanto pela feminina, nos Jogos que vão do dia 27 de junho a 12 de agosto. A camisa amarela ainda está em fase final de acabamento e não foi divulgada.
Vale lembrar que esta substituição do símbolo da Confederação Brasileira de Futebol causou uma grande polêmica entre a organização e o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) nos Jogos de 2008. O presidente Ricardo Teixeira, por exemplo, sequer viajou à China para acompanhar as partidas da Seleção. Na época, a Olympikus fornecia o material da delegação brasileira e a Nike fazia camisas e shorts dos time de futebol. Agora, não há mais esse problema já que a empresa americana é a patrocinadora master do Brasil em todas as modalidades. As informações são do Globoesporte.com.

Em Los Angeles, Carlinhos Brown recebe homenagem

Carlinhos Brown foi homenageado na sexta-feira (24), em Los Angeles, nos Estados Unidos, pelo Comitê das Cidades Irmãs. Salvador e Los Angeles são consideradas cidades irmãs desde 1962, portanto há 50 anos pessoas que incentivam o intercâmbio cultural entre os municípios, como Carlinhos Brown, recebem homenagens. "Tenho essa honra enorme porque isso foi no ano em que nasci, eu também completo 50 anos. Los Angeles abriu as portas para a cultura baiana, brasileira, e tenho algo a dizer senhores, foi por isso que os anjos resolveram morar aqui", disse Brown em seu discurso. Com a homenagem em mãos, Brown fez questão de compartilhar com todos os soteropolitanos a alegria do momento. "Tá vendo Salvador, como você é querida no mundo inteiro, esta é de Salvador, um beijo!", declarou. Carlinhos Brown viajou na manhã de quinta-feira (23) para Los Angeles, onde participa da cerimônia do Oscar. Na chegada, o artista já recebeu tratamento de estrela, recebendo um carro para buscá-lo. 
Oscar
Carlinhos Brown recebeu uma indicação na categoria de melhor canção original pela música do filme de animação ‘Rio’, de Carlos Saldanha. "Real in Rio" compete com "Man or Muppet", de Bret McKenzie, do filme 'Os Muppets'. A academia de Hollywood vai entregar as estatuetas da 84ª edição do Oscar no próximo domingo (26). 

Aposta de Cuiabá acerta dezenas da Mega-Sena deste sábado

Uma única aposta acertou as seis dezenas do concurso 1.366 da Mega-Sena, sorteadas na noite deste sábado (25), em Capão da Canoa (RS). A Caixa Econômica Federal (CEF) informou em seu site que a aposta ganhadora, feita em Cuiabá (MT), tem direito a um prêmio total de R$ 22.902.720,55. Confira das dezenas sorteadas:  12 - 27 - 37 - 44 - 54 - 59. 
A aposta mínima era de R$ 2 e podia ser feita em qualquer uma das mais de 11 mil lotéricas do país, segundo a Caixa. Com o prêmio acumulado, o ganhador poderia comprar 880 carros populares. Aplicado na poupança, o prêmio pode render, mensalmente, mais de R$ 128 mil - cerca de R$ 4,2 mil por dia. Outra possibilidade seria comprar imóveis. O apostador premiado poderá comprar, por exemplo, 88 apartamentos, considerando um imóvel de valor médio de R$ 250 mil.

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Fim do horário de verão desfavorece dieta e controle do diabetes

O fim do horário de verão interfere diretamente no sono, o que pode desequilibrar a produção de hormônios no corpo. Neste sábado, 25, à meia-noite, 11 Estados (São Paulo, Rio, Minas, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Bahia), além do Distrito Federal vão precisar atrasar em uma hora os ponteiros do relógio. Segundo explica o neurologista da Universidade Estadual de São Paulo (Unesp), Ronaldo Guimarães Fonseca, os 60 minutos de diferença na rotina configuram uma variação na quantidade de tempo de exposição à luz solar. “Quando o homem interfere nisso, acaba influenciando na qualidade e na arquitetura do sono”, afirma. 
Este processo, complementa Fonseca, provoca mudanças hormonais e metabólicas e os principais sintomas são diminuição da performance e sonolência diurna, o que pode favorecer acidentes. Alguns grupos da população acabam mais desfavorecidos com a volta daquelahorinha a mais, diz o médico. Os diabéticos, por exemplo, podem ter mais dificuldade para controlar a glicemia, intimamente ligada à produção hormonal. As pessoas que estão de dieta também precisam ficar atentas. Isso porque o sono de qualidade, já evidenciaram as pesquisas, é um dos principais aliados para o controle alimentar e a eliminação dos quilos extras. Neste contexto, o estresse também podem entrar em descompasso, aguçando a irritabilidade e a ansiedade.
Os especialistas orientam que a melhor forma de driblar estas alterações é recorrer a uma alimentação balanceada e leve, rica em frutas e cereais, sem negligenciar as horas de descanso. Evitar compromissos noturnos, que se estendem pela madrugada, bebidas alcoólicas ou estimulantes (como café) também estão entre as principais dicas preventivas. Ficar atento ao ar condicionado também ajuda, já que as baixas temperaturas aumentam a sonolência.

Fabiana resiste e é nova líder do BBB

A paulista Fabiana venceu a prova de resistência na madrugada desta sexta e é a nova líder do Big Brother Brasil 12. Na reta final da prova, Fabi enfrentou o aliado do quarto Praia Jonas, que acabou desistindo por volta das 3h da manhã. Cerca de meia hora antes Yuri, último representante do Selva, deixou a disputa. A prova exigia que os brothers ficassem equilibrados em colheres montadas no jardim. As colheres mexiam de vez em quando, dificultando a tarefa. Os participantes não podiam sentar ou se apoiar com as mãos no chão. “Tem que permanecer de pé sobre as colheres. E elas se mexem… Vamos testar para vocês verem. É só isso, ficar em pé sobre a colher. O último a sair, é o líder”, explicou o apresentador Pedro Bial.
O último líder, Fael, não participou, assim como Monique e Rafa, excluídos por Jonas, que ganhou o poder do não no Big Fone desta manhã. Renata foi a primeira a se desequilibrar na prova, antes da primera hora, e foi quase imediatamente seguida por Kelly. Depois foi a vez de João Carvalho desistir. Quando estava só com Jonas e Fabiana, Yuri garantiu que não votaria nos dois nessa semana e acabou desistindo pouco depois. “A gente vai na mesma pessoa, né?”, questionou Fabiana, sem citar nomes. “Não sei. Estou na dúvida”, respondeu Jonas, dizendo que independente de quem for indicado, a casa vai votar nessa pessoa. O gaúcho então resolveu desistir da disputa, beijou sua medalhinha e decretou: “Vai que é tua, Mama”, antes de pular da colher. Quem será a pessoa citada por Fabi? Quem a sister vai indicar?

Garota de 9 anos morre após ser obrigada pela avó a correr a três horas

Uma menina de nove anos morreu após correr ininterruptamente por três horas como punição por ter mentido sobre o fato de ter comido doces. Segundo a polícia do Alabama, nos Estados Unidos, a avó e a madastra da menina foram indiciadas por homícido acusadas de forçá-la a realizar a atividade. De acordo com informações do Terra, Savannah Hardin ficou extremamente desidratada, teve uma convulsão e morreu poucos dias depois, no hospital onde havia sido internada. Os investigadores ainda tentam determinar se Savannah sofreu ameaças de violência física ou se apenas recebeu ordens verbais para correr.
Segundo testemunhas, a garota foi vista na última sexta-feira (24) correndo do lado de fora da casa onde ela vivia. Ainda segundo o portal Terra, os vizinhos não acharam que havia algo grave ocorrendo. Por volta de 18h45 daquele dia, a madrasta de Savannah, Jessica Mae Hardin, de 27 anos, telefonou para os serviços de emergência, dizendo que a menina estava sofrendo uma convulsão. Três dias depois, nesta segunda-feira (20), a criança morreu no hospital. A menina foi punida após  negar para a avó, Joyce Hardin Garrard, que havia comido uma barra de chocolate no ônibus escolar. Joyce teria se preocupado com o consumo do alimento em razão de um problema que a criança tem na bexiga que poderia ter se agravado com a ingestão do doce. O pai da criança estava viajando durante a punição dada para sua filha.

Tartaruga com duas cabeças é exposta em Kiev

Uma exposição no Museu de História e Ciência de Kiev, na Ucrânia, conta com um exemplar à parte. Uma tartaruga de estepe, de cinco anos de idade, chama a atenção dos visitantes por ter duas cabeças e seis patas. O museu promove a exposição desde essa quinta-feira. O réptil tem um casco em forma de coração. Além disso, o animal possui dois corações, mas apenas um intestino, segundo os organizadores da exposição.
O espécime é originário da Ásia Central e é conhecido também como tartaruga russa, ou afegã. Além da dura carapaça, a tartaruga desenvolveu escamas mais resistentes nas patas. (Band)

Cantor Pery Ribeiro morre aos 74 anos, vítima de enfarte

O cantor e compositor Pery Ribeiro morreu na manhã desta sexta-feira (24), aos 74 anos, vítima de um enfarte, em Niterói, no Rio de Janeiro. De acordo com a esposa de Pery, a empresária Ana Duarte, ele estava internado há 30 dias no Hospital Universitário Pedro Ernesto para tratar de uma endocardite e tinha alta programada para esta semana. "Hoje (sexta-feira) pela manhã fomos surpreendidos com esse enfarte fulminante", lamentou Ana, casada há 20 anos com o artista. O artista deixa dois filhos: Paula, do seu primeiro casamento, e o produtor de comerciais Bernardo Martins. 

Rede Tv! pode pagar multa milionária aos integrantes do Pânico na Tv

Pelo visto, não é só Hebe Camargo quem está insatisfeita com os constantes atrasos de salários da Rede TV!. A emissora, que acaba de perder um de seus programas de maior audiência, o "Pânico na TV", para a Rede Bandeirantes, também estava atrasando o salário dos humoristas. Por isso, a RedeTV! pode arcar com uma multa milionária que pode chegar a R$ 25 milhões. A medida, segundo fonte da revista Veja, que não quis se identificar, é prevista numa cláusula contratual que também permite que os humoristas troquem de emissora antes do fim do acordo, em caso de falta de pagamento.
 O Pânico e a RedeTV! tinham contrato assinado até julho deste ano. Na última quinta, os integrantes do humorístico assinaram com a Band, após três meses sem receber em dia. Procurada, a emissora diz que o "caso Pânico" está sendo avaliado pelo departamento jurídico e que, portanto, não será comentado. A RedeTV! exibiu uma reprise do programa no último domingo e mantém o site do Pânico no ar em seu portal. O Pânico na Band deve ir ao ar no mesmo dia (domingo) e na mesma faixa de horário (por volta das 21h) em que era exibido na RedeTV! e, apesar da polêmica envolvendo Rafinha Bastos e o CQC, também da emissora, deve manter seu formato ao vivo. A estreia do programa na nova emissora está prevista para 18 de março. (Exame)

Adolescente morre ao despencar de brinquedo do Hopi Hari, em São Paulo

Um adolescente de 14 anos morreu em um acidente no parque de diversões Hopi Hari, na manhã desta sexta-feira (24), em São Paulo. De acordo com a assessoria de imprensa do espaço, a garota chegou a ser encaminhada ao Hospital Paulo Sacramento, em Jundiaí (SP), mas não resistiu.
Segundo as informações da PM, ela se desprendeu do assento de um brinquedo conhecido como elevador e caiu. Em nota, o Hopi Hari informou que "lamenta profundamente o ocorrido" e que "está prestando toda a assistência à família da vítima e apoiando os órgãos responsáveis na investigação sobre as causas do acidente". Com informações do UOL.

Porto Seguro: Promotor dá surra em Juíza

A juíza Nemora de Lima Jannsen dos Santos da comarca de Caravelas Bahia, foi agredida, na madrugada desta sexta feira, por volta das 01h30h, no camarote da Arena Axé Moi, em Porto Seguro. Segundo o depoimento da juíza à Delegacia de Proteção ao Turista de Porto Seguro, ela no camarote da arena quando, sem motivo aparente, foi agredida de forma violenta pelas costas com chutes e pontapés pelo promotor de justiça de Porto Seguro Dioneles Leones Santana Filho.
O namorado da juíza, o advogado Leonardo Wishart, ao socorrê-la também foi agredido pelo promotor. O casal esteve na delegacia na manhã desta sexta feira para fazer exame de corpo e delito, mas não quiseram falar com a imprensa sobre o ocorrido. (A Guilhotinha e Políticos do Sul da Bahia)

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Operação Carnaval: 151 acidentes e 20 pessoas mortas nas estradas federais baianas

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) encerrou a meia noite de ontem (22) a Operação Carnaval 2012. Nos seis dias da Operação Carnaval 2012 (17 a 22), foram registrados em números absolutos, 151 acidentes, que deixaram 96 feridos e 20 mortos. No ano passado foram registrados 161 acidentes, com 142 feridos e 17 vítimas fatais nas rodovias federais em todo o estado. No Sul do estado, devido ao Carnaval fora de época em Porto Seguro, a Operação nas rodovias federais daquela região terminará no dia 27 de fevereiro.
Em 10 acidentes graves, 20 pessoas perderam suas vidas, sendo quatro em colisões frontais, três por saída de pista, dois por capotamento e um por atropelo, causados principalmente por ultrapassagens mal sucedidas e excesso de velocidade.  O principal acidente ocorreu no dia 17, quando oito pessoas de uma mesma família morreram em um acidente por perda de direção, seguida de colisão frontal, no Km 825, da BR 349, município de São Félix do Coribe (BA), cujo condutor era recém habilitado e transportava em seu veículo oito pessoas, considerando que era um VW/GOL com capacidade máxima para cinco pessoas. Na BR-324, na entrada de Salvador, a PRF registrou uma redução  significativa nos índices de acidentes, quando foram registrados 20 acidentes, com 18 feridos e nenhuma morte este ano, contra 40 acidentes, 33 feridos e quatro mortes em 2011. 

Silvio Santos terá de pagar para ter Bozo de volta ao SBT

Para realizar a vontade de trazer o palhaço Bozo de volta à programação do SBT, Silvio Santos terá de colocar a mão no bolso. A emissora precisará recomprar os direitos de imagens do palhaço dos herdeiros de Larry Harmon, criador do personagem.
Há quem aposte que Silvio irá atrás desses direitos e colocará Bozo no ar aos sábados.O SBT, via assessoria, diz desconhecer negociações para trazer o palhaço de volta. (F5)

Sogra de Rafa promete processar o brother após traição no BBB 12

Rafa, do "Big Brother Brasil", pode ter alguns problemas quando sair do confinamento se depender de Sonia Souza, mãe de Camila, namorada do brother antes do BBB. Tudo por causa do beijo do participante em Renata durante a festa "Lapinha", que ocorreu na madrugada desta quinta-feira (23). Decepcionada com a cena, ela fez um desabafo no Facebook: "Hoje caiu a máscara dele e todo o Brasil viu quem ele realmente é". Durante a festa, Renata provocou Rafa de modo insinuante e o brother chegou a "secar" uma bebida que a sister derramou na coxa com a boca. Depois de muito charme, a loura acabou cedendo às investidas.
"Hoje à noite assisti a coisa mais nojenta que eu podia ouvir da boca de um homem que expôs a minha filha em rede nacional, uma pessoa que frequentou a minha família e foi tratado como tal", declarou Sonia na rede social. "Eu dei vários depoimentos elogiando ele, retiro tudo e acho que ele e aquela mulher se merecem", continuou. Bastante nervosa, Sonia falou que teve aumento da pressão enquanto acompanhava ao reality show pelo pay-per-view. "Vou processar ele por ter exposto o nome da minha filha em rede nacional", garantiu ela. "Camila, tu sabes como te amo incondicionalmente, eu não podia ficar quieta", explicou. No final, disse que, caso a filha concorde, pode fazer revelações sobre Rafa. "Tu sabes que tem muitas coisas sobre ele que posso falar. Está cheio de jornalistas querendo falar comigo no Twitter e se tu me autorizar eu abro a minha boca". Algumas horas depois da declaração, o primeiro lugar nos Trending Topics do Brasil já era a hashtag "#AutorizaCamila". Desde que entrou no programa, Rafa não escondeu que tinha um relacionamento fora da casa e ficava o tempo todo repetindo o nome de Camila. Até então, o comportamento do moço vinha sendo elogiado por sua namorada. As informações são do Ego

Obama pede desculpas a presidente do Afeganistão por queima do Coroão

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, enviou a seu colega afegão Hamid Karzai uma carta de desculpas pela queima de cópias do Alcorão numa base militar americana, informou o gabinte de Karzai nesta quinta-feira (23). Obama disse que o incidente não foi intencional e que determinou uma ampla investigação, segundo a fonte. "Desejo expressar meu profundo pesar pelo incidente informado", afirma Obama em sua carta entregue a Karzai pelo embaixador americano Ryan Crocker. "Estendo ao senhor e ao povo afegão minhas sinceras desculpas". "O erro foi inadvertido; garanto tomarei as medidas apropriadas para evitar uma repetição do tipo", acrescentou. A queima dos exemplares do Alcorão provocou revolta entre os afegãos. Nesta quinta, um soldado afegão matou a tiros dois soldados da Otan, enquanto violentos protestos contra os Estados Unidos varriam o país pelo terceiro dia consecutivo. 
Bases da França, Noruega e dos Estados Unidos também foram atacadas por manifestantes, com um saldo de três mortos, elevando o número de vítimas fatais nos dois últimos dias a 12 pessoas, afirmaram autoridades. Os ataques aconteceram depois que os talibãs convocaram os afegãos a matar as tropas estrangeiras para vingar a queima de exemplares do Alcorão em uma base administrada pelos Estados Unidos. O Afeganistão quer que a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) faça um julgamento público e justo dos culpado, afirmou o gabinete de Karzai, em comunicado nesta quinta-feira. O gabinete de Karzai também afirmou que a Otan concordou com um julgamento, mas isso não pôde ser imediatamente confirmado. Mais cedo, o presidente afegão culpou um oficial dos Estados Unidos pelo incidente, que provocou três dias de protestos violentos em todo o país. As informações são do G1.

'' Circulou'' é eleita a melhor música do Carnaval 2012

É certo que a alegria é um dos principais ingredientes que movem a folia momesca. Mas, verdade seja dita, a música é a grande protagonista da maior festa popular do mundo. E, eleita pelos foliões, a trilha sonora escolhida para embalar as memórias do Carnaval de 2012 foi a música "Circulou". A canção foi gravada pela banda Eva, comandada por Saulo Fernandes, mas o autor do hit é Magary Lord, que foi uma das revelações do Carnaval deste ano. O Bahia Folia premia a melhor música da folia há 18 anos.
Numa verdadeira mistura de ritmos, entre as músicas que concorriam ao prêmio tinha pagode, axé, black semba e até o sertanejo com o hit do verão "Ai Se Eu Te Pego" na voz de Michel Teló. Entre os pagodeiros na disputam estavam Ed City, Parangolé, Saiddy Bamba, Psirico e Harmonia do Samba. O concurso da melhor Música do Carnaval 2012 foi realizado pela Pesquisa Bahia Folia 2012, realizada pelo Instituto P&A, e os foliões votaram até esta quarta-feira (22) pela internet, pelo telefone da rádio Bahia FM e ainda por meio de pesquisa que ouviu a opinião dos foliões nas ruas da cidade.

Agerba firma contrato para melhorias de aeroportos no interior

A Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba) firmou contrato de concessão remunerada de uso com o objetivo de promover melhorias nos aeroportos das cidades de Barreiras, Lençóis e Teixeira de Freitas, no interior da Bahia. Entre as melhorias previstas estão a adequação dos terminais de passageiros, implantação do Serviço contra Incêndio (SCI) e o balizamento para voos noturnos. O objetivo é adequar os três aeroportos às normas da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
A empresa São Francisco Administração Aeroportuário e Rodoviário Ltda pagará R$ 72 mil ao Estado pela concessão e deve investir R$ 180 mil nos primeiros 120 dias do prazo da concessão, que é de 180 dias, informou a Secretaria de Comunicação do Estado (Secom). O aeroporto João Durval Carneiro, em Feira de Santana, também deve passar por ampliação e modernização. Segundo a Secom, a licitação será realizada no próximo dia 29.